Autor Tópico: [DUVIDA] Usando Microfone o eco do ambiente some ?  (Lida 2175 vezes)

mikuim182

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Online: 21 de Setembro de 2015, 08:56:11
Galera estou fazendo algumas gravações de um canal no youtube e como gravo no quarto têm um
eco nas gravações, pra vocês entenderem uso uma Nikon D7000 e não tenho microfone na câmera uso o microfone
que tem imbutido nela mesmo. Quero saber se eu comprar um microfone pra Camera se esse eco vai sumir.
Nikon D7000
Lente Nikon 18-105mm Af-s Dx F/3.5-5.6g Ed Vr

Flickr:https://www.flickr.com/photos/106263545@N04/


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2015, 10:15:24
Acho que se vc usar aqueles direcionais, tipo shotgun, que vai na sapata da camera já dá uma diminuida.

Como o microfone da camera não é direcional, ele pegar todo o som do ambiente. Isso é normal.

Abcs

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mikuim182

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2015, 10:33:47
Valeu dimi, tive a mesma resposta do vendedor. Olhei um tipo shotgun mesmo. Obrigado.
Nikon D7000
Lente Nikon 18-105mm Af-s Dx F/3.5-5.6g Ed Vr

Flickr:https://www.flickr.com/photos/106263545@N04/


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2015, 08:17:24
A vantagem do shotgun, ao meu ver, é a versatilidade. Porém se você usa a câmera apenas pra gravação dos vídeos pro Youtube, talvez um mic de lapela já satisfaça sua necessidade...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2015, 10:27:03
Quanto à mic de lapela versus direcional, funciona assim: o lapela é omni direcional, ou seja, ela pega todo som em volta, porém é feito de um jeito a captar o som da distância da 'lapela do terno' até a boca, atenuando um pouco o som que está mais longe. Por isso é melhor que o microfone da camera que também é omni e além de estar mais longe, quer captar o máximo do som que puder, praticamente sem seleção. Já o direcional tenta (dependendo da qualidade dele, um direcional bom custa mil dólares, então não espere desempenho top de um simples) captar o som de onde onde ele está apontado, ou direcionado, pegando bem pouco do som ao redor.

No seu caso imagino que o direcional seja o mais indicado, pois pra que o lapela funcione bem o ambiente deve ser mais silencioso e não ter muito reverbe (paredes ou obstáculos que rebatem o som). Ele deve ser usado o mais próximo possível (não menos de um palmo), e se não quiser que apareça no quadro o melhor é por cima, com um tripé estilo girafa ou alguma improvisação, sempre apontado para a boca.

Outra coisa que ajuda muito na questão do reverbe (eco) é cobrir toda a área em volta com cobertores ou mantas que possam absorver o som, principalmente entre a camera e o apresentador. O próprio chão rebate bastante o som.
  vimeo     flickr     insta