Autor Tópico: Lente Nikon 50 mm 1.4 x 50 1.8  (Lida 2504 vezes)

Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Novembro de 2006, 08:49:03
Estou para adquirir uma lente normal, mais luminosa para usar com minha d50.
Vi que existe 50mm 1.4 e 50mm 1.8, só que a diferença de preço é grande.
Qual a melhor das 2 de fato?

Abraços a todos.
Credilson
Nikon e coisas


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2006, 11:14:27
oi

ja tive a 1.4...adorava ela..estou querendo comprar outra...a 1.8 é mais recente..mas o boke da 1'.4 é muito bom...e em ambientes escuros ela ajuda bem com a abertura

abraço


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2006, 16:41:25
Opa!
Eu tenho a 50mm F1.8 e posso dizer que o boken (tipo de defoque) dela é lindo... Gosto muito dela.

Pensava na 1.4 pela CLARIDADE, mas pelo preço vi que realmente não valeria a pena pra mim...

Se quiser ver umas fotos TESTE com a 50mm, confira meu FLICKR.


Abraços


rafaelscl

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2006, 16:55:42
Credilson,

Tô usando a rodo a 18-70mm... Páreo duro com a 70-300 que peguei com o Tiago!! heheh

Agora, eu tenho as duas 50mm 1.4 e 50mm 1.8! Uma comigo e uma com meu irmão...

Vou pedir pra ele tirar fotos iguais com as duas, e aí vc verá a diferença de fato!!

Principalmente em aberturas semelhantes!

Abraços
***************************************************
Rafael
Rio de Janeiro - RJ


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2006, 10:11:05
Rafael, que legal saber da 18-70mm, ela é muito boa.
Aguardo as fotos para comparar. Obrigado.

Agradeço as opiniões dos outros colegas tb.

Abs.
 
Credilson
Nikon e coisas


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2006, 11:19:30
oi credilson

aqui vao fotos tiradas com a 50mm F1.4

http://motozono.multiply.com/photos/album/7

a camera era a FUJI S3 PRO...foi no castelo de nagoya.

abraço e  boa escolha


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2006, 13:54:29
Olá Credilson

Tenho a 1.8 e adoro ela. Acho fantástica. Especialmente para retratos.

Só compraria a 1,4 se realemente fosse muito necessário ou achasse uma muito de barbada.

Mas com certeza são duas ótimas lentes.

Abraços
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2006, 14:06:30
E ae rafaelscl, o que achou da 70-300 APO?...

Posso dizer também que adoro minha 50mm F1.8 mas fico curioso pra ver o comportamento da F1.4

Por outro lado eu penso que com a GRANA da F1.4 da quase pra comprar uma 28mm F2.8 + 50mm F1.8 e ficar com uma lente mais angular e clara.

Ehehehe, lentes nos deixam doidos!


Abraços!!!


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2006, 14:15:30
Credilson,

a decisão entre 1.4 e 1.8 é até simples.

Pra que você quer a lente? Se o que você quer é uma lente luminosa pra caramba, pra fotografar em pouca luz com grandes aberturas, a 1.4 é melhor.

Se quer apenas uma lente nítida, que vai usar em aberturas pequenas, como f/5.6, f/8 etc a 1.8 é melhor.

Basicamente, é o seguinte: ambas as lentes não têm um bokeh muito maravilhoso não, elas são bem médias nesse quesito, mas a 1.4 é muito mais nítida que a 1.8 nas aberturas de f/1.8 a 4, enquanto que a 1.8 é mais indicada pra usar de f/5.6 em diante.

Como o que eu queria era uma lente pra usar bem aberta mesmo, peguei a 1.4. Eu dificilmente uso essa lente mais fechada do que f/4, acho que só tirei umas 5 fotos em aberturas pequenas, nos quase 2 anos que tenho a lente!

Segue um retrato feito em f/1.4 com luz precária (f/1.4, 1/30s, ISO 800):


Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2006, 16:52:39
Bom, muita gente acha q a 1.4 é muito mais bem construida que a 1.8, mas isso não é verdade. A lente é um pouco melhor construida sim, mas a diferença não é gritante.
Uma coisa que o Thiago falou é bem verdade. Nenhuma das 2 lentes tem um bokeh maravilhoso. N se deve confundir bokeh "intenso" com a qualidade dele. Ambas as lentes tem um bokeh que apresenta um halo em volta, etc. Não chega a ser um bokeh ruim, mas não é uma maravilha.
Mas em contrapartida vou ter que discordar (mas no final concordo) em parte do Thiago em outra parte. A 1.4 não é absurdamente mais nítida do que a 1.8 não. E para falar a verdade ela muitas vezes pode até perder na nitidez do centro para a 1.8. No entanto a nitidez das bordas da 1.4 é BEM maior. Então a 1.4 tem uma nitidez mais homogênea em todo quadro, enquanto a 1.8 é mais nítida no meio do que nas bordas. Como a diferença no centro é muito pequena, e a da borda é bem maior, considero o desempenho da 1.4 melhor nesse quesito. Por isso concordo com o Thiago quando ele fala que a nitidez da 1.4 é maior...
Fora esses aspectos, a 1.4 tb cria menos vinheta e tem menos aberração cromática.

Resumindo, a 1.4 é um pouco superior a 1.8 no geral, e ainda é um pouco mais clara. Agora, se essa diferença vale mais do que o triplo do preço, vc que decide. Mas só de curiosidade, eu estou procurando uma 1.4D para comprar... Alguém tem??? :D
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2006, 01:55:36
Então, se a diferença principal entre elas é na borda,  não tem problema já que nas Digitais da Nikon os sensores são APS-C e não usam as bordas das lentes "normais" - para 35mm, caso destas 50mm.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2006, 10:01:45
Acho que já tenho bastante informações a respeito das lentes, graças aos depoimentos de vocês. Até aprendi mais sobre esse tal de bo-keh, que não sabia direito o que era.
Pelo que pude concluir, a 1.4 é melhor que 1.8, considerando o conjunto de características das 2, porém a diferença de preço é bem maior.
Para o meu caso, vou decidir ficar com uma 1.8, que vai me atender plenamente.

Agradeço pelas dicas de todos.

Abs.
Credilson
Nikon e coisas


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2006, 11:54:34
Citar
Então, se a diferença principal entre elas é na borda,  não tem problema já que nas Digitais da Nikon os sensores são APS-C e não usam as bordas das lentes "normais" - para 35mm, caso destas 50mm.
Na verdade a diferença nas bordas que eu citei é justamente nas digitais. Não tenho informação em como ficaria em filme, mas provavelmente seria ainda maior a diferença.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2006, 13:09:31
Citar
Opa!
Eu tenho a 50mm F1.8 e posso dizer que o boken (tipo de defoque) dela é lindo... Gosto muito dela.

Pensava na 1.4 pela CLARIDADE, mas pelo preço vi que realmente não valeria a pena pra mim...

Se quiser ver umas fotos TESTE com a 50mm, confira meu FLICKR.


Abraços
Desculpe, mas o bokeh produzido pela 1.8, principalmente a grandes aberturas é Horrivel!!!! Parece q forma Zig Zags no Desfoque!!!!
Eu tenho uma, e infelizmente n gosto muito. a 1.4 sim, vale a pena. O Bokeh é lindo  :thmbup:  
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...