Autor Tópico: Filmagens da Canon SX600 HS com excesso de ruído - Chuviscos  (Lida 4991 vezes)

alexbachini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 23 de Setembro de 2015, 14:07:14
Boa tarde galera,

No último mês furtaram minha compacta SONY DSC-WX100 e então passei a buscar por uma substituta. Comprei há 15 dias uma Canon SX600  HS. As fotos que ela tira satisfazem minha necessidade mas tamanha foi minha frustração ao gravar videos com ela.

Escolhi esse modelo pois filma em Full HD, assim como a Sony furtada, mas nem de longe chega perto da qualidade dos vídeos. Em qualquer situação a imagem fica extremamente chuviscada, com muitos ruídos na imagem.

Alguém sabe se isso pode ser um problema de fábrica? Ou é uma característica lamentável desse modelo? Ou ainda se é alguma configuração que não estou sabendo ajustar?

Uso bastante os video também, quase tanto quanto as fotos...

Obrigado!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2015, 14:44:40
Bom, como você não postou um exemplo, faça comparação com esses:

https://www.youtube.com/results?search_query=SX600+video+test

A imagem fica parecida?


alexbachini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:20:21
Boa tarde,

ainda não postei os meus pois estou sem acesso a meu notebook, mais a noitinha eu posto.

Mas fica bem pior que esse video, quanto menos luz pior, mas mesmo em ambientes com média luz fica bem ruim... se formos observar mesmo nesse video aí, ainda há uns chuviscos olhando mais pras partes escuras, no meu fica com esse chuviscos só que muito mais intenso.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:28:19
Qual o formato dos videos?  A minha SX240hs (algumas versões anteriores a sua maquina) tem formato MOV e é muito superior ao AVI e MP4, embora esses do Youtube sejam MP4 (devem ter sido convertidos) . O contra é que o arquivo fica maior.
Exemplos: https://www.youtube.com/results?search_query=canon+sx240+terst+video

« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 15:34:06 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


alexbachini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2015, 19:43:54
Seguinte,

Os filmes são salvos em MP4, desculpe a inorancia mas onde mudo isso? só achei a opção VGA, HD e FullHD...

Aqui vai um exemplo de como estão ficando os videos...há 1 lâmpada fluorecente no local e não foi usado nenhum efeito de edição. Pra efeito de comparação o video 2 foi gravado no mesmo local com minha CAM antiga, até com menos luz e ficou melhor...

Canon SX600HS: https://www.youtube.com/watch?v=oUSTM852jj4&feature=youtu.be

Gravado no mesmo local com a SONY WSC-WX100: https://www.youtube.com/watch?v=tN9iVHZfJ4E

OBS: O Video 2 tem alguns efeitos de curves (contraste e brilho) e balanço de cor mas nada que amenizasse os chuviscos que ainda incidem mas em quantidade aceitável

« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 19:44:49 por alexbachini »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2015, 09:58:20
O tipo de video vem de fabrica. Eu tenho uma handcam samsung que filma em mp4 e eu pouco uso pela qualidade (usável em dia ensolarado), já a canon eu usei numa competição em ginásio coberto e média iluminação e ficou muito boa. O que eu acho é que a luz fluorescente (eu odeio essas lampadas) prejudicam fotos e videos, por isso esses tons "sem vida". O video da sony deve ser avi. Eu salvo muitos videos que vejo na net e a ordem de qualidade prá mim são: mkv, mov, avi, wmv, mp4 e lá longe mpeg e 3gp. Só prá constar, prefiro o mov da sx240 do que o mp4 da sony nex apesar do sensor 400 vezes maior.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2015, 11:15:03
Olá
Eu tenho uma SX50Hs e filma muito bem. Não conheço seu modelo mas a Canon é muito boa , quase uma referência, no quesito filmagem nas câmeras fotográficas.
Experimente mexer  nas regulagens, que deve achar alguma que ajusta sua configuração de vídeo. Inclusive o vídeo azulado que você postou é desta cor por erro no balanço de brancos.
A minha tem duas opções de configurar vídeo: Através do menu e através de fn ( tecla ok no meio do seletor traseiro ), mas as principais opções aparecem quando a câmera não está na seleção automático.
Outra possibilidade é dar um reset para as configurações de fábrica e testar novamente.
Em última hipótese, pode ser que sua câmera tenha um defeito e necessite uma assistência. Incomum em equipamentos novos, mas pode acontecer.
Boa Sorte
PMVG


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2015, 11:19:37
Olá
Eu tenho uma SX50Hs e filma muito bem. Não conheço seu modelo mas a Canon é muito boa , quase uma referência, no quesito filmagem nas câmeras fotográficas.
Experimente mexer  nas regulagens, que deve achar alguma que ajusta sua configuração de vídeo. Inclusive o vídeo azulado que você postou é desta cor por erro no balanço de brancos.
A minha tem duas opções de configurar vídeo: Através do menu e através de fn ( tecla ok no meio do seletor traseiro ), mas as principais opções aparecem quando a câmera não está na seleção automático.
Outra possibilidade é dar um reset para as configurações de fábrica e testar novamente.
Em última hipótese, pode ser que sua câmera tenha um defeito e necessite uma assistência. Incomum em equipamentos novos, mas pode acontecer.
Boa Sorte
PMVG

Pelo que eu vi, a SX600 é totalmente automatica.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2015, 13:52:03
Esses chuviscos sao normais. Quando a  camera sobe muito o ISO acima do aceitavel do sensor dá nisso. Pode ser que voce nao entenda, mas alterar a iluminacao nao vai resolver isso, se ela tiver ISO aceitavel ate por exemplo 400.

Para eliminar isso a camera tem que ter um firmware que reduza os ruidos durante a gravação. O formato nada tem a ver, seja ele MOV, MP4.

Essas cameras compactas da Canon tem esse problema, tenho uma e ja reparei isso, o que nao acontece com as da Panasonic, mesmo em ISO 1600 a imagem nao apresenta granulação.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2015, 13:52:20 por pedromartins021 »


alexbachini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2015, 14:04:00
Cara na verdade eu imaginei que fosse o ISO que estivesse causando isso, mas tanto pra 100 como para 3200 em mesmas condições medias de iluminação, a diferença nesses chuviscos é minima...

Só vejo 2 opções:
- Ou realmente é assim a qualidade dos filmes, o que acho lamentável pois percebe-se uma qualidade até boa nas imagens em sí, mas esse ruído o torna precário.

- Ou defeito da minha câmera em algum momento da captura do filme, pois mesmo no visor da cam, sempre há o chuvisco antes de filmar ou bater fotos... mas na imagem da foto em sí mesmo ele desaparece mas no filme fica!


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2015, 14:54:59
Olá

Como eu mencionei antes, não conheço a SX600, mas tive informações de que existe um modo P ( as demais opções não ), então talvez por ali se consiga adentrar mais no menu.
De qualquer forma, pela descrição ( relativa ao chuvisco tanto em ISO alto como baixo ) parece ser um problema na câmera mesmo. Neste caso, melhor contatar a assistência.
Certamente ela não está normal. Talvez seja um problema na placa e neste caso sómente a troca da mesma pode recuperar o equipamento.
O sensor deve ser CMOS retro iluminado, padrão atualmente, então ruído só com muito pouca luz mesmo.
Abç
PMVG


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2015, 15:11:57
Eu costumo converter videos e tem diferença sim entre os formatos. Quando converto DVD's por ex. eu uso o matroska (mkv) que é muito melhor que os outros, usando o mesmo programa. Fiz 2 videos agora a pouco com minha sx240, usando 20x de zoom na sombra, em 1280x720 e com vento. O que acham: http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=zuB4P-rQ
dê 2 clicks que abre tela inteira... a imagem estabiliza no meio da filmagem (vento)
« Última modificação: 24 de Setembro de 2015, 15:36:25 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


alexbachini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2015, 20:31:46
Sim, o modo "manual" dela é a posição P, assim como as duas compactas que já tive,

Enfim, outro dado: não sou nenhum expert em câmeras e afins mas,
Deveria haver um diferença grande na captura entre ISO 100 e ISO 3600 não é???
Pois na minha visão aqui na minha CAM não há.. se há não é o suficiente pra perceber a diferença entre o min e máx de ISO que ela trabalha, ta errado isso né?

Esse video acima de exemplo da minha CANON eu capturei com ISO 200... e ta granulado pra caramba!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2015, 09:41:32
Tem uma confusão aqui, MKV (assim, como AVI, MP4, e outros) são containers, uma casca com um padrão pré-estabelecido que pode armazenar um ou vários tipos de arquivos de vídeo. O que interessa nesse caso não é o container e sim qual o tipo de codificação utilizada no vídeo, que pode ser MPEG-2, MPEG-3, MPEG-4, H.264, etc..

A grande vantagem (para mim ao menos) do MKV é que ele suporta praticamente qualquer tipo de arquivo de vídeo, consegue manter os capítulos e também consegue encapsular vídeos com codificação em 3D.

Por exemplo, eu uso o HandBrake (no Linux) para fazer as conversões de DVD's, e ele me permite criar arquivos .mkv ou .mp4. Para cada um destes arquivos, posso codificar os vídeos em VP3 (Theora) MPEG-2, MPEG-4 ou H.264. Para áudio, dezenas de opções de codificação desde MP3 até FLAC (conversão sem perdas). Escolhendo-se o tipo de codificação e setando-se a qualidade, a saida ser em .mkv ou .mp4 não terá efeito na qualidade.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2015, 09:58:31
Na prática não é o que eu vejo... mas não vou insistir nisso...
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount