Autor Tópico: Lampada fluorescente armazenamento camera  (Lida 4278 vezes)

Duartes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 26 de Setembro de 2015, 00:09:16
Olá!

Estou montando um local para deixar as minhas câmeras e acessórios, não coloquei tudo ainda, mas a lampada fluorescente é recomendado existe algum pró ou contra(fungos ou etc)? :assobi:


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2015, 08:58:40
Duartes, a lâmpada florescente não vai servir para o propósito.

A questão é prover um nível de calor (moderado) e luz no ambiente exatamente pra controlar a umidade e, consequentemente, a formação de fungos, que é prejudicial para as lentes.

A grosso modo, acho que não tem contra, mas pró também não tem.

« Última modificação: 26 de Setembro de 2015, 08:59:23 por isaacwga »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2015, 09:10:42
Melhor incandescente mesmo, como o colega explicou!
D600 - E-M10


Duartes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2015, 10:55:02
Duartes, a lâmpada florescente não vai servir para o propósito.

A questão é prover um nível de calor (moderado) e luz no ambiente exatamente pra controlar a umidade e, consequentemente, a formação de fungos, que é prejudicial para as lentes.

A grosso modo, acho que não tem contra, mas pró também não tem.
Olá Isaacwga,

Então vou providenciar de uma lampada halogenia ou as atualmente raras incandescente, Obrigado :D.

Melhor incandescente mesmo, como o colega explicou!

Olá Kokimoto,

Coloquei na lista para comprar junto com o higrômetro, sílica e eva  :). Valeu! 


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2015, 20:52:27
Outra coisa QUASE sem importância .... fungos sao invisíveis sob luz fluorescente , vc deverá escolher uma luz do tipo incandescente , para obter algum resultado .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Duartes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2015, 23:33:15
Outra coisa QUASE sem importância .... fungos sao invisíveis sob luz fluorescente , vc deverá escolher uma luz do tipo incandescente , para obter algum resultado .

Olá Bjorn!

Sem nenhum importancia quase rsrsrs.


E ai pessoal, arrumei uma caixa(não sei se coloco elas ali dentro com sílica e higrômetro ) e troquei de gaveta e coloquei as Yashicas e outras coisas com uma lampada incandescente de 15W(falta a sílica e higrômetro) .



pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2015, 11:54:01
Minha opinião.
Acho desnecessário usar lâmpadas para conservar os equipamentos. Eu uso sílica gel com indicador de saturação (muda de azul para rosa) para manter o ambiente seco. Com isso consegui eliminar o surgimento de fungos. Conservo 2 câmeras e 1 lente numa caixa de plástico com vedação na tampa mais 250g de sílica gel num saquinho de TNT. A umidade dentro da caixa varia de 20 a 35%.
A vantagem da sílica é que ela pode ser recuperada com aquecimento quando já está saturada. Quando a sílica começa a mudar de cor eu a aqueço numa panela levada ao fogo para remover a umidade absorvida.
Outra coisa. Percebi pelas fotos caixinhas de filmes perto da lâmpada. Filmes devem ser conservados longe de fonte de luz e de calor.
Acho até perigoso manter uma lâmpada dentro de uma gaveta. Vai que dá um curto e pega fogo em tudo...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2015, 12:41:47
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


chaves666

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 10:11:37
Desculpa está revivendo este tópico, mas de todos esse foi o menos antigo que encontrei rsrs

Eu comprei uma Canon T5i e veio com a lente 18-55 e 55-250,  e agora estou querendo entrar para o mundo da fotografia, pesquisando na net fiquei meio maluco com esse negocio de fungo  :aua:, vi que essas caixas DryBox são bem caras, e vi pessoas falando que acharam umas caixas plásticas que veda bem a entrada de ar por um preço bem em conta, mas não colocaram link e nem onde compraram, queria saber se devo mesmo ficar meio maluco na questão de fungos e onde encontro uma caixa com um preço bacana, e se eu colocar os saquinhos de silico nessa caixa já me ajuda???

 :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 15:41:47
Desculpa está revivendo este tópico, mas de todos esse foi o menos antigo que encontrei rsrs

Eu comprei uma Canon T5i e veio com a lente 18-55 e 55-250,  e agora estou querendo entrar para o mundo da fotografia, pesquisando na net fiquei meio maluco com esse negocio de fungo  :aua:, vi que essas caixas DryBox são bem caras, e vi pessoas falando que acharam umas caixas plásticas que veda bem a entrada de ar por um preço bem em conta, mas não colocaram link e nem onde compraram, queria saber se devo mesmo ficar meio maluco na questão de fungos e onde encontro uma caixa com um preço bacana, e se eu colocar os saquinhos de silico nessa caixa já me ajuda???

 :ok:

Coloca o equipamento em uma caixa de plástico trasparente, dentro junto, um pode com anti mofo ( por ex o "Secar" ) que tem uma parte aonde a água fica acumulada. Depois que encher de água compra outro.
Mantenha o pote do equipamento semi aberto ou faça furos para uma entrada de ar ( embora se o clima estiver seco pode ate deixar destampado ), e sempre as lentes voltadas para luz, pode ser uma lâmpada ou melhor atá uma janela.

Fungo ocorre por umidade e escuridão. :ok:


chaves666

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2016, 12:16:53
Coloca o equipamento em uma caixa de plástico trasparente, dentro junto, um pode com anti mofo ( por ex o "Secar" ) que tem uma parte aonde a água fica acumulada. Depois que encher de água compra outro.
Mantenha o pote do equipamento semi aberto ou faça furos para uma entrada de ar ( embora se o clima estiver seco pode ate deixar destampado ), e sempre as lentes voltadas para luz, pode ser uma lâmpada ou melhor atá uma janela.

Fungo ocorre por umidade e escuridão. :ok:

Opa Raphael,

obrigado pela resposta, farei isso, vou tentar encontrar uma caixa que se Adéque ao meu uso.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2016, 20:20:38
Eu pensei em conservar num armário com lâmpada UV, tipo luz negra de boate. Hoje em dia é fácil de encontrar elas para soquete E27. O tal de SECAR eu acho barato pelo que pode salvar. Não sei onde comprar a sílica à granel. Mas também não pesquisei corretamente por ser muito fácil achar o tal potinho SECAR.

O que acham da luz negra?


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #12 Online: 02 de Março de 2016, 00:50:59
Cuidado!

Luz negra não é bactericida e luz UVc (a "da boa") é altamente cancerígena!!!

Deixo minhas lentes abertas num armário onde instalei uma lâmpada UVC, mas, na hora que abro a porta o circuito abre e a luz apaga antes de eu ter contato com a radiação.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2016, 08:37:40
Bom dia, Leonardo.

Já haviam me alertado sobre essa lâmpada em questão. No caso, é melhor tomar cuidado mesmo. Não dá pra facilitar, ainda mais quando se divide o armário com a esposa. Normalmente eu deixo minhas lentes num banho de sol ao menos uma vez ao mês. Se é pouco, não sei. Mas como tenho poucas lentes e as uso frequentemente, então acho que ainda não serei agraciado com fungos.

Mas pensei que a luz negra tivesse algum efeito, mesmo que muito menor que a tal lâmpada UVC que você citou. Não sabia que não faria diferença.


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2016, 15:22:30
Bom dia, Leonardo.

Já haviam me alertado sobre essa lâmpada em questão. No caso, é melhor tomar cuidado mesmo. Não dá pra facilitar, ainda mais quando se divide o armário com a esposa. Normalmente eu deixo minhas lentes num banho de sol ao menos uma vez ao mês. Se é pouco, não sei. Mas como tenho poucas lentes e as uso frequentemente, então acho que ainda não serei agraciado com fungos.

Mas pensei que a luz negra tivesse algum efeito, mesmo que muito menor que a tal lâmpada UVC que você citou. Não sabia que não faria diferença.

Na verdade a ho que a caixa seca é a melhor opção... Só vai ter que comprar uma boa sílica e trocar quando indicado. Só fiz essa bobagem do armário porque curto fazer umas gambiarras eletromecânicas quando tenho tempo :doh:.

Agora pelo que eu já li sobre isso, expor à luz do sol não adianta. Primeiro porque a camada de ozônio filtra os raios uv que poderiam ajudar na descontaminação, depois porque a maior parte das lentes mais modernas já tem filtro UV.

Sou achista no assunto, então é importante ouvir um colega que realmente entenda do riscado. Eu também vou acompanhando  :snack: