Autor Tópico: Sebastião Salgado de 24-105  (Lida 26695 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #15 Online: 27 de Setembro de 2015, 01:22:42
Para mim não, manda pra galera do fórum ué !

E não vejo por que essa de falar que no Brasil fica complicado. Se um país com 8.500.000 km2 não tem um local para fazer uma foto interessante, eu realmente perco a fé na humanidade.

Menos críticas e mais serviço...

Ninguém curte meu material aqui. A maioria não vê a hora de eu sumir. Já nem posto mais nada  :D

Mas voltando ao tópico, ninguém pede pra ver as minhas câmeras kkkkkkkkkk
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 01:24:35 por C. Ferrari »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2015, 01:37:45
Ninguém curte meu material aqui. A maioria não vê a hora de eu sumir. Já nem posto mais nada  :D

Mas voltando ao tópico, ninguém pede pra ver as minhas câmeras kkkkkkkkkk

Acontece... Eu não posto quase nada no fórum, e quando faço nunca é com o objetivo de mostrar uma foto assim do cacete. Geralmente é para mostrar alguma característica específica quando tem alguém falando sobre o tema. Fotografo para mim, e não para os outros. não me considero um bom fotógrafo ao ponto de querer mostrar para os outros.


Eu só pediria para ver um equipamento, se fosse antigo ou bem fora do usual, como curiosidade técnica ou histórica.


Mas realmente acho que rola muito aqui o criticar, e muito pouco o mostrar algo digno de nota.
Continuo curioso se alguém aqui que critica assim tem trabalhos no mesmo nível.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 01:40:08 por AFShalders »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2015, 01:47:31
a minha opinião já acho o “Genesis” o melhor trabalho do Sebastiao Salgado, e o que mais me impressiona é o processo dos projetos…
10 anos ou mais para cada um, elaboração, execução e finalização …….não conheço nenhum fotografo que tenha tido um trabalho nessa dimensão

agora falar que fotografia depende de equipamento e lugar….pqp….

tipos de fotografias diferentes, paisagem, retrato, abstrato, conceitual, etc, etc
em diversas profissões, jornalistica, publicidade, moda, arte, etc
e tipos de equipamentos diferentes, grande formato, medio formato, pinhole, 35mm, etc
com saída final de diversos tipos, papel, video, internet, alternativo ( como papel salgado, cianotipia, albúmen, etc)

um não é melhor que o outro,

uma Nikon D810 não produz uma imagem melhor que pinhole
só tem uma estética diferente, e tudo depende da intenção do autor
cada equipamento tem a sua limitação e sua versatilidade,

o importante não é o equipamento, é saber tirar o melhor dele de acordo com seu contexto.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2015, 02:40:37
e o outro me fala que qualquer fotografo fodão de paisagem se tivesse os mesmos recurso faria igual ou melhor…

pqp……

fotografia esta muito mais ligado a pessoa do que recursos(dinheiro para viajar e equipamentos)…..
enquanto as pessoas olharem uma paisagem como uma paisagem, ou uma montanha como uma montanha
nunca sairão do mesmo…….
pq sempre estarão ligados ao seu significado….

uma montanha antes de ser montanha, tbm é forma, volume, cor, textura, etc….tbm pode ter caráter mais abstrato com imponência, solidez, etc

então “ver” se torna algo muito mais complexo que apontar a câmera e apertar o botão quando se vê algo bonito

eu usaria as palavras percepção e intenção,

depois que Robert Frank cria o conceito de “imagem em primeira pessoa” em 1955 com o livro “The Americans”
o mundo é inundado com as ideias de que a fotografia é uma opinião sobre o que se vê,
então o nosso olhar é influenciado mais pelo nosso conhecimento, experiência, estado emocional, etc….do que a lente do kit……


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2015, 09:04:15
...Fico triste que grande parte de nossas conversas ainda esta focada em equipamento...

A fotografia como hobby tem esse componente de equipamento que alimenta o sonho de o hobbista um dia fazer fotos que admire. Assim é natural que grande parte das conversas estejam voltadas para esse aspecto porque grande parte dos frequentadores tem foto como hobby. Após chegarem a um nível que consideram satisfatório, ficam apenas aqueles que querem contribuir com alguma experiência e/ou vender seus equipamentos quando de um futuro upgrade.

Entretanto, o fórum é de livre acesso pelo público e se os verdadeiros artistas julgam as conversas desinteressantes, é porque seus pares não querem participar. E não há muito o que se possa fazer nesse sentido, todos os fóruns são assim...  ;)
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 09:06:21 por efilho »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 27 de Setembro de 2015, 09:30:10
Brasil sem lugar para fotografar foi ironia tambem, né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Setembro de 2015, 09:36:42
Sebastião Salgado teve sim seus grandes momentos e isso abriu portas para ele.

Agora, Gênesis é outra história. Fica muito mais fácil quando se tem um discurso hipócrita de defesa do meio ambiente ao mesmo tempo em que se tem o trabalho patrocinado por uma... mineradora!!!!
E a questão de poder viajar longe ajuda sim já que qualquer pessoa se interessa muito mais por imagens "exóticas" do que por imagens que vê todo dia no noticiário local e Gênesis é isso, um apanhado de imagens de locais distantes que só se chega com MUITA grana e muito apoio logístico.
Com relação às imagens dos nossos indígenas a visão que ele traz é um tanto ~brega~, baseada em uma visão da antropologia lá do começo do começo do século passado, sem contar que as fotos dele são em grande parte montadas. Eu particularmente prefiro uma visão mais realística da situação, como essa: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/09/nos-os-selvagens.html

Não preciso ter imagens melhores do que ele para poder apontar isso. 
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 09:37:30 por sri_canesh »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #22 Online: 27 de Setembro de 2015, 10:39:07

Legal, boas críticas. Agora que tal quem estiver reclamando tentar fazer melhor do que ele e mostrar aqui para a galera ? Aliás nem precisa ser com a lente do kit ou com a 24-105, pode ser com a lente mais fuderosa que tiverem.  :D

Falou tudo!
Tem fotógrafos no fórum que deveriam aprender uma lição de humildade.

Agora falar q não tem foto assim pq o Brasil não oferece lugares é a pior babaquice que já ouvi...

Tem que comer muito feijão com arroz pra crescer e virar hominho!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #23 Online: 27 de Setembro de 2015, 10:49:33

Sebastião Salgado teve sim seus grandes momentos e isso abriu portas para ele.

Agora, Gênesis é outra história. Fica muito mais fácil quando se tem um discurso hipócrita de defesa do meio ambiente ao mesmo tempo em que se tem o trabalho patrocinado por uma... mineradora!!!!
E a questão de poder viajar longe ajuda sim já que qualquer pessoa se interessa muito mais por imagens "exóticas" do que por imagens que vê todo dia no noticiário local e Gênesis é isso, um apanhado de imagens de locais distantes que só se chega com MUITA grana e muito apoio logístico.
Com relação às imagens dos nossos indígenas a visão que ele traz é um tanto ~brega~, baseada em uma visão da antropologia lá do começo do começo do século passado, sem contar que as fotos dele são em grande parte montadas. Eu particularmente prefiro uma visão mais realística da situação, como essa: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/09/nos-os-selvagens.html

Não preciso ter imagens melhores do que ele para poder apontar isso.

Rapaz dane-se o patrocinador dele, com esse patrocinador ele fez muito mais coisa pelo meio ambiente do q vc faria se tiveste o dobro dos recursos. Ele criou um instituto para reflorestamento incrível, colocou a cara a tapa e entrou em uma área que ele não tinha tanto domínio, fez bonito e ainda por uma causa reconhecida mundialmente.

Se o governo dos EUA me desse um patrocínio para ajudar os refugiados na guerra Síria deixaria de ser uma causa justa?

Nos faça um favor e vá fotografar suas florzinhas enquanto pensa antes de falar besteira...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 27 de Setembro de 2015, 10:52:29
Muito stress, vamos tomar uma cerveja.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 27 de Setembro de 2015, 11:12:49
A fotografia como hobby tem esse componente de equipamento que alimenta o sonho de o hobbista um dia fazer fotos que admire. Assim é natural que grande parte das conversas estejam voltadas para esse aspecto porque grande parte dos frequentadores tem foto como hobby. Após chegarem a um nível que consideram satisfatório, ficam apenas aqueles que querem contribuir com alguma experiência e/ou vender seus equipamentos quando de um futuro upgrade.

Entretanto, o fórum é de livre acesso pelo público e se os verdadeiros artistas julgam as conversas desinteressantes, é porque seus pares não querem participar. E não há muito o que se possa fazer nesse sentido, todos os fóruns são assim...  ;)

Caro amigo, certamente que aspectos técnicos e avanços tecnológicos devem permear nossas discussões, pois elas atendem às pessoas iniciantes e ávidas por conhecimento e, por outro lado, ajudam os profissionais da área a investirem melhor em equipamentos e atualizarem-se no mercado.

Se Canikon lança uma nova série de lentes como a Sigma Art, com dock USB para atualização de firmware e correção de back/front focus, sou o primeiro a criar o tópico, pois isso sim seria um grande avanço tecnológico.

Minha frase sobre o "pouco" que conversamos sobre a fotografia em si, algo que está sendo falado neste tópico, justamente disso que precisamos, eleva e muito o nível forense, pois certamente muitas feras da fotografia estçao por aqui.

Em relação ao Sebastião Salgado deixo meus pitacos:

- importância da pós produção. Há uma equipe que trata seus arquivos até que a cena esteja devidamente de acordo com seus objetivos. Lição preciosa, a pós é muito importante, para mim continuação do clique, como sempre foi na fotografia. Antes que joguem pedras, a pós como CONTINUAÇÃO do clique, não para salvar uma foto ruim com efeitos/defeitos/firulas desnecessárias;

- viagens e locais. Claro que nosso Brasil possui locais e paisagens maravilhosas, mas a diversidade mundial de certas paisagens não se encontra por aqui, talvez por isso achamos tão interessante fotos com neve, primavera européia etc, da mesma forma os estrangeiros devem achar o máximos as fotos de nossas dunas, praias etc. O diferente nos atrai, pois não é comum.

- equipamento. Deve atender às necessidades do artista, sendo uma Canon, Nikon, Leica, o que for, com ou sem lente do kit, sempre vai imperar o elemento humano.

Pessoas de referência nos ajudam a discernir sobre nossa trajetória, onde queremos chegar com a arte fotográfica, podem ou não ser exemplos de acordo com o que buscamos.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 27 de Setembro de 2015, 11:32:12
Não li todas as postagens.

Achei legal o tópica, já tinha visto este vídeo.

Eu digo pro meus alunos de fotografia que o Sebastião Salgado fotografa hoje com a 1DX usando apenas os três parâmetros básicos (iso, velocidade e diafragma), ele não está preocupado com as zilhões de traquitanas que ela tem.

Em outra reportagem o cara pergunta quais as lentes ele está usando (só lente L mega ultra power) e ele n sabe responder de cabeça, tem que ficar olhando na frente da lente pra responder a pergunta. Claro que ele sabe que está com uma zoom tele de um lado e com uma zoom grande-média angular do outro.

Outra coisa interessante é que o filme negativo que acompanhou o Salgado nos seus grandes trabalhos foi o Tri-X da Kodak, um filme de 1950, muito bom mas muito simples, aceita MUITO erro.

O que eu tiro disso é que o Sebastião Salgado sempre simplificou ao máximo seu trabalho pra se preocupar com a foto. Tanto faz uma 1DX ou uma Miranda mecânica e sem fotômetro (nossa, será que exagerei?  :ponder:)


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Setembro de 2015, 12:09:56
Rapaz dane-se o patrocinador dele, com esse patrocinador ele fez muito mais coisa pelo meio ambiente do q vc faria se tiveste o dobro dos recursos. Ele criou um instituto para reflorestamento incrível, colocou a cara a tapa e entrou em uma área que ele não tinha tanto domínio, fez bonito e ainda por uma causa reconhecida mundialmente.

Se o governo dos EUA me desse um patrocínio para ajudar os refugiados na guerra Síria deixaria de ser uma causa justa?

Nos faça um favor e vá fotografar suas florzinhas enquanto pensa antes de falar besteira...

"Ainnn falaram mal do meu ídolo vou subir mas tamancas e xingar muito. "

Sim, importa muito quem é o patrocinador. Já que você não teve a capacidade de entender a hipocrisia vou dar outro exemplo: qual seria a validade do  discurso de uma ONG anti-corrupção se recebesse doação do PT?

Sobre a Síria, teu suposto exemplo é totalmente fail e demonstra que você não entende nada do que está acontecendo lá.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Setembro de 2015, 12:27:03
"Don't feed the troll..."  :no:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 27 de Setembro de 2015, 12:33:44
"Ainnn falaram mal do meu ídolo vou subir mas tamancas e xingar muito. "

Sim, importa muito quem é o patrocinador. Já que você não teve a capacidade de entender a hipocrisia vou dar outro exemplo: qual seria a validade do  discurso de uma ONG anti-corrupção se recebesse doação do PT?

Sobre a Síria, teu suposto exemplo é totalmente fail e demonstra que você não entende nada do que está acontecendo lá.

Nada a ver essa de xingar ídolo. O problema é que muita gente aqui é frustrada e arruma desculpa para tudo. Ou é o equipamento, ou é a locação ou o patrocinador. Isso é pura hipocrisia e geralmente uma desculpa para justificar a falta de competência.

A maioria das fotos que vejo no fórum são completamente insípidas e o engraçado é que os comentários gerais são aahhhhh, ohhhhhhh, fantásticas ! Sério ? O que vejo aqui massivamente são fotos de cães, gatos, grávidas, flores e uns streets horríveis. Aí alguém crava o foco no olho do gato ou do filho e o comentário é um grande uaaaaaaauuu que nitidez ! O foco ta lindo bem no olho ! E esquecem que o resto da foto está uma verdadeira bosta, que não tem expressão nenhuma. Isso sem contar a breguice, pelo amor de Deus.

As fotos do Patagônico são boas pra cecete não porque ele está na Patagônia. Ele tem um puta olho para o enquadramento, iluminação e para o clima. O cara é fera, simplesmente isso.

As do Croix vão pelo mesmo caminho, o cara entende muito de escala tonal e de escolher sobre o que fotografar. De para ele uma instamatic ou uma Sinar que garanto que sai coisa boa.

O Luis L. (ta sumidão) é mestre na técnica do still, principalmente comidas e coisas com iluminação complicada. Não interessa a mínima o local, o patrocinador nem o equipamento.

As fotos de viagem do Aguinaldo estão entre as melhores que já vi. Vai falar com ele que teve um montão de pós para ver a resposta...

As macros do Rui Pará são dignas de nota. Faz muito, e bem, com um equipamento bem simples, sem patrocínio, locação complicada nem pós.

Gostar ou não gostar do estilo de alguém, seja o Sebastião Salgado, o Ansel Adams, o David Hamilton, o Litchfield, o Bresson ou do zezinho, é questão de gosto e um direito de cada um.

Mas se for falar que faz melhor do que eles, isso eu vou querer ver.

Muitas, muitas crítica.
Pouquíssimas fotos dignas de nota.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 12:57:20 por AFShalders »