Autor Tópico: Sebastião Salgado de 24-105  (Lida 26726 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Setembro de 2015, 12:49:24
Nada a ver essa de xingar ídolo. O problema é que muita gente aqui é frustrada e arruma desculpa para tudo. Ou é o equipamento, ou é a locação ou o patrocinador. Isso é pura hipocrisia e geralmente uma desculpa para justificar a falta de competência.

(...)

Gostar ou não gostar do estilo de alguém, seja o Sebastião Salgado, o Ansel Adams, o David Hamilton, o Litchfield, o Bresson ou do zezinho, é questão de gosto e um direito de cada um.

Mas se for falar que faz melhor do que eles, isso eu vou querer ver.

Muitas, muitas crítica.
Pouquíssimas fotos dignas de nota.


Eu não tenho frustração nenhuma em relação as fotos do SS e sei que dificilmente farei algum dia melhor do que ele. Minha crítica é sobre essa defesa dele ser o paladino de várias lutas, como a ambiental, enquanto que ele é patrocinado por uma empresa que é destruidora do M.A.

Por causa do meu trabalho e de meus contatos eu conheço várias pessoas (biólogos, geólogos, engenheiros florestais, antropólogos) que diariamente fazem muito mais pelo M.A., mas no anonimato e algumas vezes sofrendo ameaças de morte. E diariamente precisam lutar contra grandes empresas, tais como  Vale do Rio doce, que com seus EIA/RIMAs fajutos, contatos políticos e MUITO dinheiro, estão devastando grandes áreas no Brasil, pelos mais diversos motivos (especulação imobiliária, construção de represas, garimpo, etc).

Vamos ver o que o Sr. SS. fará se passar o PL que irá permitir garimpo em áreas indígenas, desejo de, entre outros, da Vale (http://ti.socioambiental.org/noticia/45409). Vamos ver se ele levará a Miriam Leitão novamente para uma área indígena, mas que desta vez estará sendo explorada pela Vale  ;)




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 27 de Setembro de 2015, 12:55:09
Estou falando de fotos e não de política. Aliás, cada dia falo menos de política.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 12:58:13 por AFShalders »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:04:13
Bom, isso não exatamente "política", de qq forma uma coisa leva a outra.

O C. Ferrari apontou muito bem a questão das locações. Maioria das locações que ele foi exige uma logística ENORME, com custo enorme que envolveu inclusive uso de helicópteros, etc. Se não fosse o patrocínio que ele teve durante tantos anos ele não teria conseguido fazer isso então nesse caso "hardware" é um componente muito importante, principalmente nesse último trabalho dele.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #33 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:08:29
Obrigado por me poupar o trabalho de responder AFShalders.

Hipocrisia é criticar algo que a pessoa não tem capacidade de fazer igual. Falar que faria se estivesse no mesmo lugar é fácil, quero ver fazer!
Pura inveja de fotógrafos frustrados com si mesmos... É tipo criança que fala que não gosta de algo pq não tem :hysterical:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #34 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:10:11
as pessoas confundem a obra com o autor….
vou deixar um comentário do Antonio Candido sobre o assunto

“a obra de arte pode depender do que for, da personalidade do autor, da classe social dele, da situação econômica, do momento histórico, mas quando ela é realizada, ela é ela. Ela tem sua própria individualidade. Então a primeira coisa que é preciso fazer é estudar a própria obra. Isso ficou na minha cabeça. Mas eu também não queria abrir mão, dada a minha formação, do social. Importante então é o seguinte: reconhecer que a obra é autônoma, mas que foi formada por coisas que vieram de fora dela, por influências da sociedade, da ideologia do tempo, do autor. Não é dizer: a sociedade é assim, portanto a obra é assim. O importante é: quais são os elementos da realidade social que se transformaram em estrutura estética.”


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:11:35
Obrigado por me poupar o trabalho de responder AFShalders.

Hipocrisia é criticar algo que a pessoa não tem capacidade de fazer igual. Falar que faria se estivesse no mesmo lugar é fácil, quero ver fazer!
Pura inveja de fotógrafos frustrados com si mesmos... É tipo criança que fala que não gosta de algo pq não tem :hysterical:

Ad hominem até na veia, né? Contra-argumentar que é bom, nada  :D


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:15:29
Obrigado por me poupar o trabalho de responder AFShalders.

Hipocrisia é criticar algo que a pessoa não tem capacidade de fazer igual. Falar que faria se estivesse no mesmo lugar é fácil, quero ver fazer!
Pura inveja de fotógrafos frustrados com si mesmos... É tipo criança que fala que não gosta de algo pq não tem :hysterical:

Lucas vc precisa tomar banho gelado rapaz kkk ta muito extressadinho, vai fotografar kkk isso relaxa.

Ricardo Ghion


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #37 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:19:07

Lucas vc precisa tomar banho gelado rapaz kkk ta muito extressadinho, vai fotografar kkk isso relaxa.

Isso que é amor pela minha pessoa, comenta no tópico só pra falar comigo! :hysterical:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #38 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:22:11

Citar
uma montanha antes de ser montanha, tbm é forma, volume, cor, textura, etc….tbm pode ter caráter mais abstrato com imponência, solidez, etc

então “ver” se torna algo muito mais complexo que apontar a câmera e apertar o botão quando se vê algo bonito

eu usaria as palavras percepção e intenção,

Concordo plenamente.

Mas minha opinião não vai mudar: a fotografia está muito e é completamente dependente de recursos para executar as fotos que ele faz.

Ou tu acha mesmo que ele vai bancar do dinheiro dele os 2 meses que ele passou na sibéria com uma equipe gigante para acessorar ele, tanques de guerra para locomoção, tradutores, $$$ para pagar as pessoas locais para ter acesso a esse tipo de povo?

Tem um problema aqui no fórum que o pessoal acha que tudo é mérito do fotógrafo, que ninguém pode tocar no cara pois é sagrado.

Eu tenho contato com pessoas que estão no mundo da arte, e quem já abdicou dessa fama. O mercado de arte fotográfica é uma falcatrua. Tu acha que se qualquer pessoa normal quiser chegar numa tribo indígena pra fotografar vai ter acesso? É só pagar um barco e sair pela Amazônia? mesma coisa na África?

Rola MUITO, mas MUITO dinheiro por trás disso. Tu tem que ter uma pulserinha "VIP" pra poder acessar certos locais.

Sem falar nos casos que aconteceu de ele chegar em certos lugares e ser barrado. (sim o mito também é vetado)



Eu não tenho frustração nenhuma em relação as fotos do SS e sei que dificilmente farei algum dia melhor do que ele. Minha crítica é sobre essa defesa dele ser o paladino de várias lutas, como a ambiental, enquanto que ele é patrocinado por uma empresa que é destruidora do M.A.

Por causa do meu trabalho e de meus contatos eu conheço várias pessoas (biólogos, geólogos, engenheiros florestais, antropólogos) que diariamente fazem muito mais pelo M.A., mas no anonimato e algumas vezes sofrendo ameaças de morte. E diariamente precisam lutar contra grandes empresas, tais como  Vale do Rio doce, que com seus EIA/RIMAs fajutos, contatos políticos e MUITO dinheiro, estão devastando grandes áreas no Brasil, pelos mais diversos motivos (especulação imobiliária, construção de represas, garimpo, etc).

Vamos ver o que o Sr. SS. fará se passar o PL que irá permitir garimpo em áreas indígenas, desejo de, entre outros, da Vale (http://ti.socioambiental.org/noticia/45409). Vamos ver se ele levará a Miriam Leitão novamente para uma área indígena, mas que desta vez estará sendo explorada pela Vale  ;)


Perfeita a colocação.

Estou falando de fotos e não de política. Aliás, cada dia falo menos de política.

A fotografia do cara é PURA política. Não se pode separar as coisas.

Nada a ver essa de xingar ídolo. O problema é que muita gente aqui é frustrada e arruma desculpa para tudo. Ou é o equipamento, ou é a locação ou o patrocinador. Isso é pura hipocrisia e geralmente uma desculpa para justificar a falta de competência.

A maioria das fotos que vejo no fórum são completamente insípidas e o engraçado é que os comentários gerais são aahhhhh, ohhhhhhh, fantásticas ! Sério ? O que vejo aqui massivamente são fotos de cães, gatos, grávidas, flores e uns streets horríveis. Aí alguém crava o foco no olho do gato ou do filho e o comentário é um grande uaaaaaaauuu que nitidez ! O foco ta lindo bem no olho ! E esquecem que o resto da foto está uma verdadeira bosta, que não tem expressão nenhuma. Isso sem contar a breguice, pelo amor de Deus.

As fotos do Patagônico são boas pra cecete não porque ele está na Patagônia. Ele tem um puta olho para o enquadramento, iluminação e para o clima. O cara é fera, simplesmente isso.

As do Croix vão pelo mesmo caminho, o cara entende muito de escala tonal e de escolher sobre o que fotografar. De para ele uma instamatic ou uma Sinar que garanto que sai coisa boa.

O Luis L. (ta sumidão) é mestre na técnica do still, principalmente comidas e coisas com iluminação complicada. Não interessa a mínima o local, o patrocinador nem o equipamento.

As fotos de viagem do Aguinaldo estão entre as melhores que já vi. Vai falar com ele que teve um montão de pós para ver a resposta...

As macros do Rui Pará são dignas de nota. Faz muito, e bem, com um equipamento bem simples, sem patrocínio, locação complicada nem pós.

Gostar ou não gostar do estilo de alguém, seja o Sebastião Salgado, o Ansel Adams, o David Hamilton, o Litchfield, o Bresson ou do zezinho, é questão de gosto e um direito de cada um.

Mas se for falar que faz melhor do que eles, isso eu vou querer ver.

Muitas, muitas crítica.
Pouquíssimas fotos dignas de nota.

Concordo plenamente. Mas aqui estamos falando de um cara que faz milhões com a fotografia.
Se alguém tivesse foto digna de nota, não estaria aqui perdendo tempo nesse fórum. Nos todos, sem exceção somos o "Fórum Nerd Guy" que rolou no vídeo que o Pope postou.

E eu repito: tu, pagonico, eu, e quem mais que tu queiera colocar que tenha a mínima noção de fotografia, se tivesse o mesmo acesso, recurso e suporte que o Tião tem, faria as mesmas fotos ou melhores.

« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 13:24:28 por C. Ferrari »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #39 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:23:56
Obrigado por me poupar o trabalho de responder AFShalders.

Hipocrisia é criticar algo que a pessoa não tem capacidade de fazer igual. Falar que faria se estivesse no mesmo lugar é fácil, quero ver fazer!
Pura inveja de fotógrafos frustrados com si mesmos... É tipo criança que fala que não gosta de algo pq não tem :hysterical:

Velho, eu faço bem na boa. Só me da a grana.

Me consegue 1 milhão de dólares, pra viajar por três anos que tu vai ver o material que vo te apresentar.
(e isso é um valor ínfimo perto do que o cara teve)


Vocês são muito inocentes. Acham que a fotografia ainda tem o mesmo Glamour que tinha na década de 50.

Quer um cara foda que fazia o que o S.S faz?
Te dou o nome: Ansel Adams. E ele fotografava com cromo de 5EV. Não dependia de equipamento e nem de patrocinadores para colocar o nome dele na história da fotografia. Esse cara tem meu respeito.


E só pra deixar claro aqui: O meu principal "problema" contra o S.S é no Gênesis. O início de carreira dele foi brilhante, principalmente no fotojornalismo.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 13:29:54 por C. Ferrari »


admfcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #40 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:25:05
Olá gente, apesar de estar começando agora, aprendi a admirar o trabalho do SS. Axo muito válido a discução que num tópico falando sobre equipamento, acabou tomando o rumo diferente, discutindo a qualidade do trabalho de um dos maiores fotojornalistas que o Brasil. Concordo que com qualquer equipamento o trabalho dele seria equivalente, pois pelo que vi até hoje dele, ele tem uma preocupação maior na composição da imagem, com um olhar treinado para as formas e texturas, é só olhar a foto do iceberg dele. No meio do oceano ele viu uma fortaleza no gelo e a retratou. Ele poderia fazer com uma t3i ou com uma 1dx, na verdade ele fez com o que ele tem a mão. Já tive canon aps-c, mudei para nikon apc-s, depois para nikon full frame e hoje estou com canon full frame, e pela experiencia que eu tive até agora, não era o equipamento que limitava minha fotografia e sim minha fotografia que limitava o equipamento. Agora só me resta estudar e apreciar esses grandes mestres como Sebastião Salgado.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #41 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:28:00
Já vi suas fotos pra comentar isso Ferrari, e continuo com a mesma opinião, não faria nem com equipamento melhor!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #42 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:31:17
Já vi suas fotos pra comentar isso Ferrari, e continuo com a mesma opinião, não faria nem com equipamento melhor!

Felizmente os que pagam as minhas contas pensam ao contrário de você.
Eu não preciso provar nada pra ninguém aqui. Ganho minha vida com fotografia muito bem obrigado :)

E eu não vim desmerecer o trabalho de ninguém daqui, não precisa ficar provocando ;)
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 13:50:27 por C. Ferrari »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #43 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:32:29
Felizmente os que pagam as minhas contas pensam ao contrário de você.
Eu não preciso provar nada pra ninguém aqui. Ganho minha vida com fotografia muito bem obrigado :)

Infelizmente quem paga suas contas não paga o bastante pra provar o q digo


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:38:21


Eu não tenho frustração nenhuma em relação as fotos do SS e sei que dificilmente farei algum dia melhor do que ele. Minha crítica é sobre essa defesa dele ser o paladino de várias lutas, como a ambiental, enquanto que ele é patrocinado por uma empresa que é destruidora do M.A.

Por causa do meu trabalho e de meus contatos eu conheço várias pessoas (biólogos, geólogos, engenheiros florestais, antropólogos) que diariamente fazem muito mais pelo M.A., mas no anonimato e algumas vezes sofrendo ameaças de morte. E diariamente precisam lutar contra grandes empresas, tais como  Vale do Rio doce, que com seus EIA/RIMAs fajutos, contatos políticos e MUITO dinheiro, estão devastando grandes áreas no Brasil, pelos mais diversos motivos (especulação imobiliária, construção de represas, garimpo, etc).

Vamos ver o que o Sr. SS. fará se passar o PL que irá permitir garimpo em áreas indígenas, desejo de, entre outros, da Vale (http://ti.socioambiental.org/noticia/45409). Vamos ver se ele levará a Miriam Leitão novamente para uma área indígena, mas que desta vez estará sendo explorada pela Vale  ;)


Esse artigo ai que tu postou é de 2007, foi o ano do desmembramento do IBAMA e o Instituto Chico Mendes, ou seja, muita coisa mudou.

E quem emitiu essa notícia tendenciosa foi o ISA, esses caras são uns escrotos, sempre foram financiados com dinheiro estrangeiro, inclusive dos EUA (Fundação Ford). Eu conheci esses caras (o coordenador deles na época, 2010) na Amazônia, em Roraima, quando eu trabalhava com os Ingarikós e com outros 12 povos indígenas. O ISA se movem apenas pelos interesses políticos da instituição, inclusive de perpetuação da sua máquina. A estrutura deles está quase que totalmente e m SP, ai de vez em quando eles mandam um antropólogo pra campo. Nunca vestiam a camisa dos lutas que realmente interessavam aos indígenas, inclusive na Raposa Serra do Sol. É um puta marketing dizer que trabalha pros indígenas lá no Norte, precisavam disso pra manter seus projetos (e seus empregos). Recebiam sérias críticas dos indígenas e, inclusive, não conseguiram autorização para entrar e desenvolver seus projetos em várias comunidades, tamanha era a imagem negativa dos caras.

Sobre EIA/RIMA da Vale, gostaria que você me disse quais são as não conformidades dele. Olha, faz 15 anos que eu gerencio projetos de impacto ambiental e coordeno pesquisas socioeconômicas. Por causa da Vale, já fui depor como testemunha no Ministério Público Federal e na Justiça Federal. Cara, o negócio é pesado e é sério! Em MG vários mineriodutos da Vale ficaram embargados por muitos meses.

Vc quis se se esquivar das críticas que te fizeram no campo da fotografia entrando em assuntos que são polêmicos e com uma complexidade gigantesca. Mas dão IBOPE né? E também um verniz de inteligência política pro matuto. Isso é chato pra car$alh@.