Autor Tópico: Sebastião Salgado de 24-105  (Lida 26593 vezes)

Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Setembro de 2015, 13:57:16
Infelizmente quem paga suas contas não paga o bastante pra provar o q digo

Luquinhas eu gosto mais das suas fotos do que de vc kkk mas ainda acho fotos mediocres nada extraordinario, por isso mesmo acho que ñ deveria falar mal das fotos do Carlos, humildade meu caro.

Sobre o SS, ele é foda!! Mas chegou em um nivel que se tirar foto da hemorroida nervosa do luquinha vai ser aplaudida por todos!!

Ricardo Ghion


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #46 Online: 27 de Setembro de 2015, 14:01:47
Esse comentário vindo de vc só me diverte. Hahahaha
Beijinho =*


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #47 Online: 27 de Setembro de 2015, 14:11:48
Concordo plenamente.

Mas minha opinião não vai mudar: a fotografia está muito e é completamente dependente de recursos para executar as fotos que ele faz.

Ou tu acha mesmo que ele vai bancar do dinheiro dele os 2 meses que ele passou na sibéria com uma equipe gigante para acessorar ele, tanques de guerra para locomoção, tradutores, $$$ para pagar as pessoas locais para ter acesso a esse tipo de povo?

Tem um problema aqui no fórum que o pessoal acha que tudo é mérito do fotógrafo, que ninguém pode tocar no cara pois é sagrado.

Eu tenho contato com pessoas que estão no mundo da arte, e quem já abdicou dessa fama. O mercado de arte fotográfica é uma falcatrua. Tu acha que se qualquer pessoa normal quiser chegar numa tribo indígena pra fotografar vai ter acesso? É só pagar um barco e sair pela Amazônia? mesma coisa na África?

Rola MUITO, mas MUITO dinheiro por trás disso. Tu tem que ter uma pulserinha "VIP" pra poder acessar certos locais.

Sem falar nos casos que aconteceu de ele chegar em certos lugares e ser barrado. (sim o mito também é vetado)




Velho, eu faço bem na boa. Só me da a grana.

Me consegue 1 milhão de dólares, pra viajar por três anos que tu vai ver o material que vo te apresentar.
(e isso é um valor ínfimo perto do que o cara teve)

Quer um cara foda que fazia o que o S.S faz?
Te dou o nome: Ansel Adams. E ele fotografava com cromo de 5EV. Não dependia de equipamento e nem de patrocinadores para colocar o nome dele na história da fotografia. Esse cara tem meu respeito.


Ferrari.....
cara vc esta falando de coisas completamente diferentes, uma coisa é mercado, outra é o olhar e valor artístico e outra é execução de projeto

o mercado é isso mesmo, depende mais de “QI” do que qualquer outra coisa…..

execução, vc pode escolher fotografar o mundo inteiro e gastar milhões ou fotografar a sua família e amigos que sai de graça ou no máximo uma cervejinha……
se ambos forem bem feitos, terão o mesmo valor artístico…..

e o olhar…..é disso que se trata……
vc pode ter o Sebastião Salgado que gasta milhões e faz um trabalho excelente como o Genesis
e a Nan Goldin que fotografa os amigos e é um dos trabalhos fotográficos mais importantes do séc XX

tem gente que não é fotografo de paisagem e outros não se dão bem em street, etc e etc…..
vc tem que encontrar qual linguagem vc se dá melhor, e criar um estilo……

agora comparar Sebastião Salgado com Ansel Adams… :no:

ce acha que ele tbm não tinha a pulseira vip no parque Yosemite……

alem do mais as preocupações e motivações são completamente diferente……
Adams participava do grupo F64…..junto com Imoge Cunningham, Weston entre outros
eles estavam no meio do modernismo e as suas preocupações eram basicamente sobre a forma
o grupo era ligado a pessoas como Stieglitz e Steichen….e foram os conceitos que eles criaram na época que elevaram a fotografia ser reconhecida como arte
coisa que o Pictorialismo sempre tentou e nunca conseguiu
já o Salgado nunca se considerou artista  sim um fotografo, e a ideia dos trabalhos dele são de documentação
é claro que tem conceitos(artístico) de forma, composição e estética,
mas o trabalho como um todo tem um valor muito grande(como conjunto)
o livro é a percepção que ele tem sobre o mundo(como ele vê),
um conceito muito diferente sobre as fotografia de Adams que estava ligado a um movimento modernista…
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 14:29:47 por pkawazoe »


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 27 de Setembro de 2015, 14:17:08
Esse comentário vindo de vc só me diverte. Hahahaha
Beijinho =*

Kkk gracinha de menino.

um dia quando vc ganhar $ com suas fotos vc pode falar mal das fotos dos outros, por enquanto foca na sua barraquinha de cachorro quente kkk

Ricardo Ghion


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #49 Online: 27 de Setembro de 2015, 14:29:33
Ferrari.....
cara vc esta falando de coisas completamente diferentes, uma coisa é mercado, outra é o olhar e valor artístico e outra é execução de projeto

o mercado é isso mesmo, depende mais de “QI” do que qualquer outra coisa…..

execução, vc pode escolher fotografar o mundo inteiro e gastar milhões ou fotografar a sua família e amigos que sai de graça ou no máximo uma cervejinha……
se ambos forem bem feitos, terão o mesmo valor artístico…..

e o olhar…..é disso que se trata……
vc pode ter o Sebastião Salgado que gasta milhões e faz um trabalho excelente como o Genesis
e a Nan Goldin que fotografa os amigos e é um dos trabalhos fotográficos mais importantes do séc XX

tem gente que não é fotografo de paisagem e outros não se dão bem em street, etc e etc…..
vc tem que encontrar qual linguagem vc se dá melhor, e criar um estilo……

agora comparar Sebastião Salgado com Ansel Adams… :no:

ce acha que ele tbm não tinha a pulseira vip no parque Yosemite……

alem do mais as preocupações e motivações são completamente diferente……
Adams participava do grupo F64…..junto com Imoge Cunningham, Weston entre outros
eles estavam no meio do modernismo e as suas preocupações eram basicamente sobre a forma
o grupo era ligado a pessoas como Stieglitz e Steichen….e foram os conceitos que eles criaram na época que elevaram a fotografia ser reconhecida como arte
coisa que o Pictorialismo sempre tentou e nunca conseguiu
já o Salgado nunca se considerou artista  sim um fotografo, e a ideia dos trabalhos dele são de documentação
é claro que tem conceitos(artístico) de forma, composição e estética, mas o trabalho como um todo tem um valor muito grande
o livro é a percepção que ele tem sobre o mundo(como ele vê),
um conceito muito diferente sobre as fotografia de Adams que estava ligado a um movimento modernista…

Velho, não poderia ter sido melhor a sua colocação. Eu não vejo como coisas diferentes, para mim estão completamente ligadas. Uma não existe sem a outra. Quantos artistas hoje produzem material pelo puro "prazer" da arte? Sem pensar no comercial: 0,1%. Antigamente se tinha mais liberdade e menos pressão dos meios, e se criavam obras que realmente faziam a diferença na época. A fotografia contemporânea salva excessões vai de mal a pior.

E sobre o S.S não se considerar artista, ao meu ver é essa abordagem que é o problema do Genesis. Uma coisa é o que o S.S pensa a respeito do trabalho dele sendo somente um fotógrafo e não um artista. O outro problema é a percepção que as pessoas tiveram e colocaramm em cima do Salgado. Idolatram transformaram ele num artista, e isso complicou para com as convicções dele de vida. Algumas atitudes são meio contraditórias.

Cada um tem que saber o seu estilo, o S.S é um cara que conseguiu navegar por alguns, mas a origem dele é o fotojornalismo, escancarar os problemas do mundo e mostrar o que não se quer ver. E ele fez isso muito bem desde o início da sua carreita até meados de 2000 com Êxodos (essa é a minha opinião, ok). E é até aí que eu vejo o grande mérito na carreira dele.

Gênesis são fotos bonitas em lugas exóticos (algumas icônicas e não se tira o mérito: a dos penguins descendo o iceberg por exemplo. Ainda acho que é PS kkkk), mas expedições bancadas por empresas que fazem ao contrário do que ele buscou mostrar.

Ao invés de preservar, destroem.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #50 Online: 27 de Setembro de 2015, 14:32:25
vou publicar outra vez.....


as pessoas confundem a obra com o autor….
vou deixar um comentário do Antonio Candido sobre o assunto

“a obra de arte pode depender do que for, da personalidade do autor, da classe social dele, da situação econômica, do momento histórico, mas quando ela é realizada, ela é ela. Ela tem sua própria individualidade. Então a primeira coisa que é preciso fazer é estudar a própria obra. Isso ficou na minha cabeça. Mas eu também não queria abrir mão, dada a minha formação, do social. Importante então é o seguinte: reconhecer que a obra é autônoma, mas que foi formada por coisas que vieram de fora dela, por influências da sociedade, da ideologia do tempo, do autor. Não é dizer: a sociedade é assim, portanto a obra é assim. O importante é: quais são os elementos da realidade social que se transformaram em estrutura estética.”


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #51 Online: 27 de Setembro de 2015, 14:58:28

Kkk gracinha de menino.

um dia quando vc ganhar $ com suas fotos vc pode falar mal das fotos dos outros, por enquanto foca na sua barraquinha de cachorro quente kkk

É tão lindo ver vc querendo defender os amiguinhos! Hahahaha
Cada palavra sua tentando me agredir só me faz rir. Continue por favor!
Obrigado =*


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #52 Online: 27 de Setembro de 2015, 15:04:19
vou publicar outra vez.....


as pessoas confundem a obra com o autor….
vou deixar um comentário do Antonio Candido sobre o assunto

“a obra de arte pode depender do que for, da personalidade do autor, da classe social dele, da situação econômica, do momento histórico, mas quando ela é realizada, ela é ela. Ela tem sua própria individualidade. Então a primeira coisa que é preciso fazer é estudar a própria obra. Isso ficou na minha cabeça. Mas eu também não queria abrir mão, dada a minha formação, do social. Importante então é o seguinte: reconhecer que a obra é autônoma, mas que foi formada por coisas que vieram de fora dela, por influências da sociedade, da ideologia do tempo, do autor. Não é dizer: a sociedade é assim, portanto a obra é assim. O importante é: quais são os elementos da realidade social que se transformaram em estrutura estética.”

Eu li e compartilho da mesma opinião. Estamos falando a mesma coisa :)

Agora tu imagina se aqui que é um fórum voltado pra fotografia há problemas em relação compreensão disso, pensa para os leigos que estão vendo a obra dele pela primeira vez e tem que separar obra de autor. Complicado.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #53 Online: 27 de Setembro de 2015, 15:13:23
Falta de cordialidade gente! Vou chamar o inspetor e todos não vão brincar no recreio!

Onde faltam argumentos sobram palavras que não enobrecem nada!

Não vamos deixar morrer um tópico tão bom sobre fotografia.

Colocar suas opiniões com respeito, discutir mesmo, mas mantendo a cordialidade.

Sei que inveja, vaidade, orgulho, preconceitos são inerentes à nossa natureza humana, mas vamos relaxar?  :ok:

------------------------------------------

Tentando dar um norte e parar com a "briguinha" que não acrescenta nada, pelo menos para mim;

Pontos fortes e fracos do trabalho do SS, já citei alguns na última postagem que foi engolida pela briga de papel.  :hysterical:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 27 de Setembro de 2015, 15:45:33
É tão lindo ver vc querendo defender os amiguinhos! Hahahaha
Cada palavra sua tentando me agredir só me faz rir. Continue por favor!
Obrigado =*

Te agredir, Luquinha jamais. Garoto Inteligente, Perpicaz. Uma Graça de menino.
Ricardo Ghion


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #55 Online: 27 de Setembro de 2015, 15:51:22



Eu só pediria para ver um equipamento, se fosse antigo ou bem fora do usual, como curiosidade técnica ou histórica.
as vezes só pergunto do equipamento por curiosidade de como é o barulho do click... algumas câmeras tem um som maravilhoso... deve ser fetiche....kkkkk mas estar com SS ou qualquer outro nome e preferir o equipamento é mt falta de noção....  nos iguala a cascas vazias apertadoras de botao
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 27 de Setembro de 2015, 16:04:32
Realmente o cara do video pagou mais pau para 1dx do que pro SS kkk, pelo menos teve uma aulinha particular de como ligar a 1dx.

E se vcs tivessem a oportunidade como o cara teve de 5 minutos com o SS, oq perguntariam?
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 16:05:29 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #57 Online: 27 de Setembro de 2015, 16:19:12
Continuo achando que alguns fotografos do NatGeo são melhores em retratar paisagens que o SS, fazem isso com muito menos tempo, muito menos logistica, muito menos dinheiro. Entao é fácil de supor que se pegassem um destes fotografos (quase anonimos) e unissem com o patrocinio e logistica do Salgado, num projeto de 10 anos pra poder selecionar o melhor, eles fariam sim melhor.

Mesmo assim continuo achando o cara um paladino da fotografia nacional e queria muito ter 5 minutos com ele pra poder conversar (nao sobre a 1DX dele, que eu to cagando)

Pra mim o Salgado continua sendo um fotografo da realidade humana, continuo achando o Workers e o Exodos os melhores trabalhos dele e o admiro por esses trabalhos, o Genesis nao me transmite muita coisa (deve ser pq nao me interesso muito por paisagens também...)
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 16:20:56 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #58 Online: 27 de Setembro de 2015, 16:24:58

E se vcs tivessem a oportunidade como o cara teve de 5 minutos com o SS, oq perguntariam?

onde ele corta o cabelo...... :D ....brincadeira

eu perguntaria sobre o próximo projeto ou o que ele ainda gostaria de fotografar.........eu sei que ele disse que o gênesis seria o ultimo ....
mas fotografo sempre clicam algo, para a família, prazer ou ambos......


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #59 Online: 27 de Setembro de 2015, 16:58:36
Começou com SS e Canon 1dx...e acabou com mentes fracas...