Autor Tópico: Big Ben!  (Lida 1158 vezes)

Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Setembro de 2015, 16:52:43
Tentando algumas noturnas em Londres! :ok:


Big Ben! by Fernando_Flora, no Flickr


Lights - Big Ben by Fernando_Flora, no Flickr

[]'s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2015, 17:01:23
Legal, Fernando!  :ok:

Pode-se dizer que essas fotos de longa exposição do Big Ben são clássicas. Tenho uma parecida com a sua segunda.

Pensou em corrigir a perspectiva?

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2015, 17:10:03
Legal, Fernando!  :ok:

Pode-se dizer que essas fotos de longa exposição do Big Ben são clássicas. Tenho uma parecida com a sua segunda.

Pensou em corrigir a perspectiva?

Abraço!

Olá Pedreira,

Essa questão da perspectiva que você se refere seria a distorção? Se for, com certeza preciso melhorar nesse aspecto mas eu tenho um pouco de dificuldade com isso principalmente em lente GA. Alguma dica?

[]'s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2015, 18:25:21
Olá Pedreira,

Essa questão da perspectiva que você se refere seria a distorção? Se for, com certeza preciso melhorar nesse aspecto mas eu tenho um pouco de dificuldade com isso principalmente em lente GA. Alguma dica?

[]'s

Fernando, as GA têm essa característica de apresentar distorções, principalmente em fotos de arquitetura.

É importante procurar a posição que menos apresente essas distorçoes. No caso da segunda foto, que a torre do relógio parece caída pra trás, o melhor a fazer é posicionar a câmera o mais alto possível e/ou deixá-la o "mais paralela" possível em relação ao prédio a ser fotografado.
Depois disso,só resta ir na opção Filtro -> Correção de lente, no Photoshop, e fazer ps ajustes necessários.

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2015, 09:26:27
Como o amigo Pedreira recomendo também a correção da perspectiva, no demais as fotos estão bem bacanas mesmo!
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2015, 10:55:38
Independente da perspectiva ter distorção e de ser uma cena meio "batida" eu gostei da foto.

Só na minha opinião acho desnecessário postar duas imagens com o mesmo conteúdo, acredito que devemos escolher a que melhor transmite a nossa ideia e o resto pode ser descartado, no caso de ser praticamente a mesma composição e momento.
A segunda esta bem legal!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2015, 12:06:27
Também preferi a segunda.

Me incluo nos que precisam aprender algo sobre correção de perspectiva. Depois que comprei minha 17-40L fico sempre apanhando na edição ao achar que o horizonte está torto ao me basear por alguma linha vertical! hehe
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2015, 18:27:17
Olá Pedreira,

Essa questão da perspectiva que você se refere seria a distorção? Se for, com certeza preciso melhorar nesse aspecto mas eu tenho um pouco de dificuldade com isso principalmente em lente GA. Alguma dica?

[]'s

A distorção neste caso é a aparente convergência das linhas verticais em direção ao céu, por causa da inclinação da câmera. Se vc fotografasse com a câmera perfeitamente horizontal, isto não apareceria; porém seria um desafio conseguir um bom enquadramento. Aí entraria uma lente PC (perspective correction), ou correção por software. Gimp, PS e até o Hugin fazem isso.


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2015, 22:08:44
Fernando, as GA têm essa característica de apresentar distorções, principalmente em fotos de arquitetura.

É importante procurar a posição que menos apresente essas distorçoes. No caso da segunda foto, que a torre do relógio parece caída pra trás, o melhor a fazer é posicionar a câmera o mais alto possível e/ou deixá-la o "mais paralela" possível em relação ao prédio a ser fotografado.
Depois disso,só resta ir na opção Filtro -> Correção de lente, no Photoshop, e fazer ps ajustes necessários.

A distorção neste caso é a aparente convergência das linhas verticais em direção ao céu, por causa da inclinação da câmera. Se vc fotografasse com a câmera perfeitamente horizontal, isto não apareceria; porém seria um desafio conseguir um bom enquadramento. Aí entraria uma lente PC (perspective correction), ou correção por software. Gimp, PS e até o Hugin fazem isso.

Obrigado Pedreira e Felipe! :ok:
Essa técnica de não inclinar a câmera eu sabia na teoria, mas na hora de executar ainda falta prática! :aua: :aua:
E, no pós, eu acabo tendo dificuldades por achar que sempre tem algo que não está correto.

Como não mexo no Photoshop fiz um pequeno ajuste no Lightroom mesmo. Acredito que melhorou um pouco. :ok:



Como o amigo Pedreira recomendo também a correção da perspectiva, no demais as fotos estão bem bacanas mesmo!

Obrigado Joabe Juliano! :ok:


Independente da perspectiva ter distorção e de ser uma cena meio "batida" eu gostei da foto.

Só na minha opinião acho desnecessário postar duas imagens com o mesmo conteúdo, acredito que devemos escolher a que melhor transmite a nossa ideia e o resto pode ser descartado, no caso de ser praticamente a mesma composição e momento.
A segunda esta bem legal!
Obrigado Raphael! :ok:
Eu até pensei em colocar apenas uma mas como a segunda ficou com rastro de luz acabei colocando as duas.

Também preferi a segunda.

Me incluo nos que precisam aprender algo sobre correção de perspectiva. Depois que comprei minha 17-40L fico sempre apanhando na edição ao achar que o horizonte está torto ao me basear por alguma linha vertical! hehe
Obrigado Elder! :ok:
É exatamente essa minha dificuldade, parece que tem sempre algo fora do normal! :D


[]'s
« Última modificação: 28 de Setembro de 2015, 22:12:15 por Fernando_Flora »
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora