Autor Tópico: O quão resistente é uma câmera nao selada?  (Lida 4705 vezes)

samucarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 28 de Setembro de 2015, 11:33:49
Estou querendo comprar minha primeira SRL e tenho uma duvida que nao consigo tirar em lugar nenhum..
Optei pela NIKON D5300 porque gostei muito da qualidade de imagem que é o que mais me interessa, porém ela não é selada, estou com medo de compra-la porque nao consigo saber se qualquer coisa, como por exemplo respingos de chuva/agua, ja estragaria a camera. Não quero usa-la prologadamente debaixo da chuva nem pretendo, mas ela aguenta sereno? garoa? respingos?

Se por acaso eu queira ir em uma cachoeira, quem já foi em uma deve saber que existe mt respingos de agua ao redor dela, mas nada comparado a uma chuva mt intensa...

Quero saber o quão resistente essa câmera é, mesmo nao sendo selada e até que ponto ela aguenta água e poeira.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2015, 15:16:48 por DMZamora »


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2015, 12:46:05
Creio que tirar fotos de cachoeiras não será problemas, mesmo porque você não ficará à 3,4 metros dela. Eu particularmente não vejo tanto problema de pegar um sereno vez e outra, desde que você tenha o cuidado de secá-la prontamente após o uso.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2015, 13:09:45
Ela aguenta, sim. Minha D40 já viu muita cachoeira, chuvisco e areia fina, e tá firme e forte. Evite a todo custo vapor, evite levar de lugar quente pra lugar frio repentinamente (que pode causar condensação interna) e, em caso de emergência, carregue sempre uma bolsa de supermercado dobrada dentro da bolsa da câmera.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2015, 13:19:16
Existe uma tolerância, claro, pois câmeras não podem ser tão frágeis. Eu até hoje nunca tive problemas em várias situações de umidade, chuva e poeira, mas sempre fico atento ao seguinte:

-choveu ou empoeirou eu guardo a câmera sob a camisa ou casaco, ou até mesmo ela volta para a bolsa;

- apareceu gota d'água na câmera, eu seco como posso e vejo se as regiões em volta dos botões de acionamento na parte superior estão secas. Se molhou mesmo eu retiro a bateria e espero uma noite para secar;

- se o ambiente é muito úmido ou poeirento eu só troco de lente com muito cuidado e bem abrigado; se a lente for zoom com prolongamento do corpo eu evito ficar "bombeando ar contaminado" fazendo zoom;

- saco de lixo pequeno é uma solução excelente!!!  :ok:


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2015, 13:21:58
qnd tive a d5100 ia a praia com vento e com direito a respingo de ondas..... cachoeira, cataratas,  noites inteiras no sereno... só me preocupava com troca de lente nestes ambientes.... como renato falou é mt importante os cuidados com a câmera depois desses usos... na volta desses passeios sempre limpo a câmera e guardo no armário com controle de temperatura e umidade.... na necessidade de secar tem q ser na hora.....só lembrando que não é apenas a câmera, a lente do kit tb não é selada e colocar a câmera em situações que podem causar danos é por conta e risco do proprietário.... eu arriscava e não tive  problema... pra quem precisa da câmera em locais onde vai molhar mesmo, precisa de caixa estanque ou capa da outex
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2015, 16:37:25
É, esse é um detalhe muito ignorado pelos que pensam em adquirir um equipamento selado: a lente.

Se a lente não for selada vc não poderá ir além do comum, mesmo com uma camera selada.

Mas fica sem neura, a minha lumix com quem iniciei na fotografia foi submetida as mais diversas intempéries ( um pouco de chuva, rios, cachoeiras, respingos, neblina, geada, calor de 40 graus, maresia ) e nunca arriou, funciona 1000% até hj, então fica "gelo". :ok:


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2015, 16:42:34
É, esse é um detalhe muito ignorado pelos que pensam em adquirir um equipamento selado: a lente.

Ja ia falar isso... dane-se a maquina, a lente é que NAO AGUENTA

Minha D5100 ja tomou chuva, suor e sereno e quando vendi vendi perfeita, ja as lentes, se voce levar pra uma cachoeira ou tomar um respingo, trate de jogar com a sorte.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2015, 18:24:04
Ja ia falar isso... dane-se a maquina, a lente é que NAO AGUENTA

Nunca tive problemas com situações de tempo, apenas tomava cuidado para não molhar. E eram lentes comuns, nada "L" de Canon...
« Última modificação: 28 de Setembro de 2015, 18:26:04 por efilho »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2015, 10:30:33
Eu tenho uns saquinhos plásticos próprios para isso, ele tem um tubo por onde vai a lente que é presa no parassol e atrás é mais largo, com abertura por baixo.

Não é a maior das maravilhas, mas é melhor do que deixar a câmera, e como disseram, a lente, pegando água direto.

Já usei na chuva e não teve problema. Meu modelo é meio parecido com esse aqui



Também já fotografei uma corrida de carro abaixo de chuva, protegendo a câmera e lente (uma XSi com uma 55-250) apenas com o colete de identificação, mas não faço mais de jeito nenhum. Uma amiga na mesma situação acabou ganhando uma oxidação no botão de shutter e teve que mandar para a assistência.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


samucarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2015, 10:40:45
Eu tenho uns saquinhos plásticos próprios para isso, ele tem um tubo por onde vai a lente que é presa no parassol e atrás é mais largo, com abertura por baixo.

Não é a maior das maravilhas, mas é melhor do que deixar a câmera, e como disseram, a lente, pegando água direto.

Já usei na chuva e não teve problema. Meu modelo é meio parecido com esse aqui



Também já fotografei uma corrida de carro abaixo de chuva, protegendo a câmera e lente (uma XSi com uma 55-250) apenas com o colete de identificação, mas não faço mais de jeito nenhum. Uma amiga na mesma situação acabou ganhando uma oxidação no botão de shutter e teve que mandar para a assistência.

Galera, estou adorando as respostas, muito obrigado mesmo!
Mas me diz ai... Qual o nome desse saco plastico? Aonde compro?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2015, 12:13:41
Eu tenho uns saquinhos plásticos próprios para isso, ele tem um tubo por onde vai a lente que é presa no parassol e atrás é mais largo, com abertura por baixo.

Não é a maior das maravilhas, mas é melhor do que deixar a câmera, e como disseram, a lente, pegando água direto.

Já usei na chuva e não teve problema. Meu modelo é meio parecido com esse aqui





olhaaa, capa de chuva pra câmera!! Curti!!!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2015, 12:54:05
As lojas de foto nos EUA estão cheias dessas coisas, mas eu uso mesmo é o velho "saco pequeno de lixo com elástico de papelaria", caso caia um toró...  :)


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2015, 20:42:26
Nunca tive problemas com situações de tempo, apenas tomava cuidado para não molhar. E eram lentes comuns, nada "L" de Canon...

Lentes fixas comuns são menos suscetíveis a isso pois não atuam como foles.  :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2015, 21:46:37
Lentes fixas comuns são menos suscetíveis a isso pois não atuam como foles.

Eu uso basicamente zooms, eu quis dizer comuns como não vedadas...  :)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2015, 08:19:47
Saco plastico e elásticos quebram o galho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs