Autor Tópico: Ensaio infantil  (Lida 2117 vezes)

Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Online: 28 de Setembro de 2015, 15:22:29
Pessoal, fiz essas fotos, mas não estou muito satisfeita com o resultado. Não sei exatamente onde eu poderia melhorar. Acho que a nitidez não está como gostaria, sempre tenho que melhorar na edição. Tenho lido bastante, vendo muitas fotos na internet, etc... As vezes penso que poderia ser limitação do meu equipamento, mas depois vejo pessoas fazendo fotos lindíssimas com câmera até inferior à minha...

Alguém me dá dicas do que posso fazer pra melhorar minhas capturas? Nessas fotos usei a nikon d7100 e a 50 mm.

Na bolsa eu tinha: tamron 17-50 2.8, 55-300, e flash sb 910. Tô pensando em comprar uma 85 mm, o que acham?
1
_LIS5083 by Angelita Alves, no Flickr
2
_LIS5116 by Angelita Alves, no Flickr
3
_LIS5117 by Angelita Alves, no Flickr
4
_LIS5195 by Angelita Alves, no Flickr
5
_LIS5239 by Angelita Alves, no Flickr
6
_LIS5249 by Angelita Alves, no Flickr
7
_LIS5449 by Angelita Alves, no Flickr
8
_LIS5478 by Angelita Alves, no Flickr


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2015, 16:09:48
O assunto sendo nitidez, tem vários fatores que podem ajudar. Primeiramente utilize uma abertura menor. Vi que suas fotos foram todas feitas em 2.8. Em geral se tem a melhor nitidez na abertura intermediária. Essa lente é a 50mm 1.8g ou d? Como todas foram em ISO 100, dá pra usar ISO 200 ou 400 para manter a velocidade. Tem que testar várias aberturas do mesmo assunto, assim você consegue descobrir quando estarão satisfatórias para você.  Um softbox ou sombrinha pode ser útil também nas suas tentativas. Outras coisas que reparei: plano de fundo da mesma cor que a pele, sombras duras demais por causa do sol, devia ter escolhido um local melhor, pois pelo visto haviam muitas áreas de sombras no mesmo local. 85mm em cropada não sei não. As vezes uma 35 fica melhor, por poder aproximar mais do assunto, e dessa forma diminuindo erros no foco. Mais um último comentário que nada tem a ver com sua pergunta, mas creio que toda ajuda é bem-vinda quando se está aprendendo, e eu também estou aprendendo: A última foto me incomodou bastante, desde a colocação da assinatura, que nem é possível ler, quanto o enquadramento, e o fundo claro demais. Nessas situações tente fotometrar o fundo e aumentar 1 ponto no fotômetro, e depois usar o flash com difusor para iluminar a criança . Depois você baixa um ponto do fundo na edição. Espero ter ajudado.  :ok:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2015, 16:31:41
Angelita, vou tentar dar algumas sugestões

Poderia fazer algo totalmente na grama verde, como é mais comum, e no final da tarde para pegar uma luz mais bonita, menos dura. Ví que usou abertura de f/3.2, na próxima abuse do f2 afinal o fundo não é muito interessante. Tente montar a sua cena de trás pra frente, primeiro encontre o seu fundo, depois pense no que vai interagir com a criança e aí sim coloque a criança no meio.

Outra coisa, o ângulo faz diferença. Olhe a 6 e a 7 como estão mais agradáveis de olhar. Nelas você usou a câmera na altura do rosto da criança ou abaixo, então deite no chão se for preciso, mas explore a altura dos olhos ou peito, de cima pra baixo para algo diferente e por aí vai.

Trocar a lente não vai adiantar muita coisa, mas visto que vc tem a 17-50, poderia trocar a 50mm por uma 85mm para usar em ensaios e travar a abertura em f2 :hysterical:
Esqueça a nitidez um pouco, as suas fotos estão ok nesse aspecto, mas o foco está um pouco para trás, pode ser que um microajuste resolva.
Camera nem pensar, a sua é ótima!

Agora como essas fotos já estão feitas você tem que caprichar bastante na pós. Vá no lightroom e escureça um pouco o fundo, dê um blur extra, aplique uma temperatura maior e depois o tratamento é só no bebe. As fotos estão bem sem contraste.
Enfim, uma boa pós vai dar vida nova à essas fotos.

Tente passar um tempo no lightroom mexendo nelas e depois nos mostre os resultados :ok:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2015, 17:33:26
Angelita eu gostei... na pós use um pouco mais de contraste!! Boas Fotos.
Ricardo Ghion


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2015, 18:42:49
Gostei muito das fotos também.
Pouquinho a mais de contraste fica joia.  :ok:

Angelita, que horas vc tem escolhido para fazer os ensaios externos ?


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2015, 19:33:03
Angelita, sobre as fotos, acho que o pessoal já te deu excelentes dicas, com as quais estou de acordo.

Sobre a nitidez, tive o mesmo problema com a D7100. Levei na assistência técnica e me disseram que o espelho poderia estar fora do lugar. Essa câmera também tem um sistema de microajuste do AF. Na internet tem uma série de tutoriais sobre como utilizar esse recurso para dar mais precisão ao foco e, consequentemente, mais nitidez.

Sobre a lente, tenho uma 85mm 1.8G e é uma objetiva excelente, mesmo sendo usada a f/1.8. Mas leve em consideração que é uma lente que precisa de espaço pra atuar. Em fotos como a 4 e a 5, que você apresenta aqui, você teria que ficar relativamente longe da criança e talvez fosse difícil chamar a sua atenção.

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2015, 19:59:13
Nao vejo problema com a técnica. Pras condiçoes de luz voce soube "se virar bem"

O que falta é um estudo melhor da luz em diferentes situaçoes pra voce entender como ela funciona e adaptar a sua maneira de fotografar. Um segundo ponto é a linguagem. Acho que essa maneira de fotografar crianças nao consegue tirar delas o que elas têm de melhor. Se posso dar um conselho é...deixe-as mais soltas, passe mais tempo com eles, e simplifique o máximos as coisas. Sem tantas distraçoes...e por fim, experimente, nao tenha medo de errar, nao se apegue tanto a sua maneira de fotografar.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2015, 09:05:10
Achei muito boas em questão de nitidez e tal. Gostei das fotos. Acho que poderia usar um fundo de gramado e tentar um local com um pouco mais de sombra, ou um horário mais para o fim da tarde. Ia ficar bacana. E intensificar um pouco mais o contraste.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2015, 11:27:26
O assunto sendo nitidez, tem vários fatores que podem ajudar. Primeiramente utilize uma abertura menor. Vi que suas fotos foram todas feitas em 2.8. Em geral se tem a melhor nitidez na abertura intermediária. Essa lente é a 50mm 1.8g ou d? Como todas foram em ISO 100, dá pra usar ISO 200 ou 400 para manter a velocidade. Tem que testar várias aberturas do mesmo assunto, assim você consegue descobrir quando estarão satisfatórias para você.  Um softbox ou sombrinha pode ser útil também nas suas tentativas. Outras coisas que reparei: plano de fundo da mesma cor que a pele, sombras duras demais por causa do sol, devia ter escolhido um local melhor, pois pelo visto haviam muitas áreas de sombras no mesmo local. 85mm em cropada não sei não. As vezes uma 35 fica melhor, por poder aproximar mais do assunto, e dessa forma diminuindo erros no foco. Mais um último comentário que nada tem a ver com sua pergunta, mas creio que toda ajuda é bem-vinda quando se está aprendendo, e eu também estou aprendendo: A última foto me incomodou bastante, desde a colocação da assinatura, que nem é possível ler, quanto o enquadramento, e o fundo claro demais. Nessas situações tente fotometrar o fundo e aumentar 1 ponto no fotômetro, e depois usar o flash com difusor para iluminar a criança . Depois você baixa um ponto do fundo na edição. Espero ter ajudado.  :ok:

A lente é G.
Obrigada pelas dicas.  :ok:

Angelita, vou tentar dar algumas sugestões

Poderia fazer algo totalmente na grama verde, como é mais comum, e no final da tarde para pegar uma luz mais bonita, menos dura. Ví que usou abertura de f/3.2, na próxima abuse do f2 afinal o fundo não é muito interessante. Tente montar a sua cena de trás pra frente, primeiro encontre o seu fundo, depois pense no que vai interagir com a criança e aí sim coloque a criança no meio.

Outra coisa, o ângulo faz diferença. Olhe a 6 e a 7 como estão mais agradáveis de olhar. Nelas você usou a câmera na altura do rosto da criança ou abaixo, então deite no chão se for preciso, mas explore a altura dos olhos ou peito, de cima pra baixo para algo diferente e por aí vai.

Trocar a lente não vai adiantar muita coisa, mas visto que vc tem a 17-50, poderia trocar a 50mm por uma 85mm para usar em ensaios e travar a abertura em f2 :hysterical:
Esqueça a nitidez um pouco, as suas fotos estão ok nesse aspecto, mas o foco está um pouco para trás, pode ser que um microajuste resolva.
Camera nem pensar, a sua é ótima!

Agora como essas fotos já estão feitas você tem que caprichar bastante na pós. Vá no lightroom e escureça um pouco o fundo, dê um blur extra, aplique uma temperatura maior e depois o tratamento é só no bebe. As fotos estão bem sem contraste.
Enfim, uma boa pós vai dar vida nova à essas fotos.

Tente passar um tempo no lightroom mexendo nelas e depois nos mostre os resultados :ok:

Eu já conhecia esse lugar e tinha um gramado lindo e muita área com sombra. Fiquei uns quatro meses sem ir lá novamente, cheguei no dia das fotos e estava sem gramado nenhum e as árvores desfolhadas. :(
Vou ver essa questão do ângulo. Na verdade eu não queria perder muito tempo com pós-produção, queria mesmo era que a foto saísse quase pronta da máquina. Sobre a abertura, fico com receio de usar abertura maior e perder muito o foco e nitidez.
Obrigada pelas dicas! :ok:

Angelita eu gostei... na pós use um pouco mais de contraste!! Boas Fotos.

 :ok:

Gostei muito das fotos também.
Pouquinho a mais de contraste fica joia.  :ok:

Angelita, que horas vc tem escolhido para fazer os ensaios externos ?

 :ok:
Essas fotos foram feitas de manhã, começamos 9 horas e terminamos por volta de 10.

Angelita, sobre as fotos, acho que o pessoal já te deu excelentes dicas, com as quais estou de acordo.

Sobre a nitidez, tive o mesmo problema com a D7100. Levei na assistência técnica e me disseram que o espelho poderia estar fora do lugar. Essa câmera também tem um sistema de microajuste do AF. Na internet tem uma série de tutoriais sobre como utilizar esse recurso para dar mais precisão ao foco e, consequentemente, mais nitidez.

Sobre a lente, tenho uma 85mm 1.8G e é uma objetiva excelente, mesmo sendo usada a f/1.8. Mas leve em consideração que é uma lente que precisa de espaço pra atuar. Em fotos como a 4 e a 5, que você apresenta aqui, você teria que ficar relativamente longe da criança e talvez fosse difícil chamar a sua atenção.

Abraço!

Vou verificar essa questão do ajuste de foco, obrigada! :ok:



Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2015, 11:30:38
Nao vejo problema com a técnica. Pras condiçoes de luz voce soube "se virar bem"

O que falta é um estudo melhor da luz em diferentes situaçoes pra voce entender como ela funciona e adaptar a sua maneira de fotografar. Um segundo ponto é a linguagem. Acho que essa maneira de fotografar crianças nao consegue tirar delas o que elas têm de melhor. Se posso dar um conselho é...deixe-as mais soltas, passe mais tempo com eles, e simplifique o máximos as coisas. Sem tantas distraçoes...e por fim, experimente, nao tenha medo de errar, nao se apegue tanto a sua maneira de fotografar.

Então, acho que esse é o ponto que mais preciso melhorar. Sinto que não consigo captar o que penso e o que vejo. Fico um pouco travada. Gostaria de fazer fotos mais leves, diferentes do comum que vemos por aí. Acho que essa é a minha maior insatisfação. E essa parte não sei como trabalhar.
Obrigada pelas dicas!  :ok:


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2015, 11:31:04
Achei muito boas em questão de nitidez e tal. Gostei das fotos. Acho que poderia usar um fundo de gramado e tentar um local com um pouco mais de sombra, ou um horário mais para o fim da tarde. Ia ficar bacana. E intensificar um pouco mais o contraste.

Obrigada pelas dicas!  :ok:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2015, 12:29:35
Angelita um detalhe que vi nas fotos 1 a 5; A toalha do piquinique é muito importante mas esta colocada na composiçao das fotos de forma errada veja esses dois exemplos que acho mais correto:

Essa primeira foto a toalha do piquinique quase nao aparece na composição:

Ensaio by Ricardo Ghion, no Flickr

Na segunda a Toalha já aparece com mais importancia na Foto:

Ensaio by Ricardo Ghion, no Flickr
Ricardo Ghion


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2015, 12:37:07
Angelita um detalhe que vi nas fotos 1 a 5; A toalha do piquinique é muito importante mas esta colocada na composiçao das fotos de forma errada veja esses dois exemplos que acho mais correto:

Essa primeira foto a toalha do piquinique quase nao aparece na composição:

Ensaio by Ricardo Ghion, no Flickr

Na segunda a Toalha já aparece com mais importancia na Foto:

Ensaio by Ricardo Ghion, no Flickr

Cara, essas fotos suas são maravilhosas! Quando crescer eu quero ser assim.  :D


felipedamaia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2015, 13:04:21
Olá Angelita! Parabéns pelas fotos! Gostei principalmente da 6 e 7. Se me permites, também acho que um pós bacana irão dar um up nas imagens... de repente um preset warm.
Nikon D5100 + Nikkor 35mm f/1.8G + Nikkor 18-55 f/3.5-5.6G + Flash Yongnuo 565ex

www.flickr.com/felipedamaia


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2015, 14:47:01
concordo com os comentarios do Renato e do Lucas.Nao sei se seria o tratamento,mas achei que as cores estao lavadas,alem de estarem "opacas"...nw entendo o suficiente para citar muita coisa,mas foi o que me incomodou..as fotos do Ghion como exemplo sao boas,as cores,composição....nao quer dizer que as suas estao ruins,mas ha margens para melhoras!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II