Quanto à mic de lapela versus direcional, funciona assim: o lapela é omni direcional, ou seja, ela pega todo som em volta, porém é feito de um jeito a captar o som da distância da 'lapela do terno' até a boca, atenuando um pouco o som que está mais longe. Por isso é melhor que o microfone da camera que também é omni e além de estar mais longe, quer captar o máximo do som que puder, praticamente sem seleção. Já o direcional tenta (dependendo da qualidade dele, um direcional bom custa mil dólares, então não espere desempenho top de um simples) captar o som de onde onde ele está apontado, ou direcionado, pegando bem pouco do som ao redor.
No seu caso imagino que o direcional seja o mais indicado, pois pra que o lapela funcione bem o ambiente deve ser mais silencioso e não ter muito reverbe (paredes ou obstáculos que rebatem o som). Ele deve ser usado o mais próximo possível (não menos de um palmo), e se não quiser que apareça no quadro o melhor é por cima, com um tripé estilo girafa ou alguma improvisação, sempre apontado para a boca.
Outra coisa que ajuda muito na questão do reverbe (eco) é cobrir toda a área em volta com cobertores ou mantas que possam absorver o som, principalmente entre a camera e o apresentador. O próprio chão rebate bastante o som.