Autor Tópico: Sujeira no Sensor ou Dead Pixels?  (Lida 4900 vezes)

DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2015, 13:06:27
Galera, obtive resposta da namba. A troca do sensor sai por R$ 2.600,00 :( :(

Uma 70D nova deve sair por uns 3800/4000...

Argh...  :aua:

Bom, as fotos não estão mais visíveis, mas pelo que lembro os pontos não estão tão grandes assim, não tem linhas/colunas detonadas, portanto vale um teste, tente programar a correção automática, que normalmente é usada para a remoção de pontos de sujeira, para eliminar os pontos problemáticos da imagem.

Existe o recurso tanto na câmera (mas depende do uso do DPP, página 341 do manual) quanto no Lightroom.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2015, 13:13:56 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2015, 14:06:08
Nossa que triste isso. Eles disseram o que pode ter causado isso? Bem, tente realizar orçamento em outros lugares, tem a optisom, perto do metro anhangabaú, aqui em sp.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 22 de Setembro de 2015, 14:53:44
Ainda nem vimos fotos, então não tem como saber o que é. Sugestão:
1. Coloque a câmera em um tripé, virada para uma superfície de cor homogênea e razoavelmente iluminada.
2. Tire duas fotos, uma com a maior e uma com a menor abertura da lente.
3. Compare as duas fotos: se as marcas mudam de forma e tamanho, o problema é de sujeira. Caso negativo, o mais provável é problema no sensor.

Aproveitando pra lemnrar o que disseram, dificilmente pixels queimam em um agrupadinho, normalmente será um somente, ou uma linha ou uma coluna.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Setembro de 2015, 15:01:00
Galera, obtive resposta da namba. A troca do sensor sai por R$ 2.600,00 :( :(

Uma 70D nova deve sair por uns 3800/4000...

Pergunta importante: você levou a câmera lá, ou eles deram o "veredicto" a partir das fotos?
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Tiago Penha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #19 Online: 30 de Setembro de 2015, 10:56:47
Tentei upar as fotos em outro site, vocês conseguem ver abaixo?

Não levei a câmera na autorizada, tratamos tudo por email. Eles não viram o equipamento mas, na pior das hipóteses (caso realmente se confirme que é o laser no sensor, a troca sai por aquele valor).

Uso a minha câmera pra vídeo, por isso é mais difícil tirar a sujeira da cena.





efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Setembro de 2015, 11:31:47
Meu amigo, prepare-se para a troca do sensor...  :(


Tiago Penha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #21 Online: 30 de Setembro de 2015, 11:53:26
Meu amigo, prepare-se para a troca do sensor...  :(

Pois é, acho que não vale a pena comprar outra nova, a minha câmera tem 4 meses de uso apenas. E uma nova não sai por menos de 4 mil agora com esse dólar.

A questão é a Autorizada Namba é de confiança? Alguém já consertou equipamento com eles? Será que posso, ao invés de enviar, deixar o equipamento em mãos com eles?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 30 de Setembro de 2015, 12:39:16
A questão é a Autorizada Namba é de confiança? Alguém já consertou equipamento com eles? Será que posso, ao invés de enviar, deixar o equipamento em mãos com eles?

Namba era famosa por ser a mais tradicional (e mais cara...) autorizada das Canikon e Pentax... Totalmente de confiança, em minha opinião. Nunca usei, mas vivi uma época que Nikon era só nela...  ;)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 30 de Setembro de 2015, 15:54:42
As manchas não me parecem do tamanho de pixels, me levando à conclusão de serem sujeira ou algo grudado no sensor. Pra reforçar a conclusão, vejo as manchas seguirem meio que um linha "espirrada". O ideal seria fazer uma limpeza mecânica com o kit apropriado, e ver se as manchas somem ou diminuem.

Em tempo, minha câmera tava com sujeira por trás do filtro de proteção do sensor. Limpava, limpava e a sujeira não saía. Até que um dia a sujeira caiu por si só.  :shock: