Autor Tópico: Ainda compensa comprar 5D mark II ? ou ir logo pra 6D ?  (Lida 9425 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Online: 28 de Setembro de 2015, 16:54:41
Olá pessoal, tudo jóia ?
Andei vendo os anúncios, e encontrei uma 5D mark II, por R$ 3200,00 com 36 mil clicks.
Uma 6D nova, custa em média em SP, R$ 5000 a 5300,00.
O que é melhor fazer ?
Comprar uma 6D nova, ou poupar grana e conseguir uma 5D mark II + 35MM f 1.4 ART ainda?
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2015, 17:20:32
Em tempos pretéritos a diferença de preço foi menor, e eu diria preferir ir direto pra 6D, que tem dois pontos a mais de autofoco, ponto central mais sensível, e imagem bem mais limpa em ISO alto (fora algumas perfumarias que pra alguns pode ser útil, como WiFi e GPS embutido, os quais eu particularmente nunca usei).

Mas com essa diferença de preço, hoje eu já recomendaria a 5D Mark II em bom estado, que continua sendo uma baita câmera, e em alguns pontos, como qualidade de construção e ergonomia, supera a 6D. De acordo com alguns, as cores e texturas da 5D Mark II também são melhores, principalmente em retratos.

Embora alguns critiquem a lente 24-105, que você já tem, eu gostava do meu exemplar. Dá pra fazer muita coisa boa com ela na 5D Mark II. E se você trabalha com fotografia, a 60D vai ser um ótimo backup.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2015, 17:33:48
Eu também estava de olho na 6D, mas perdi o timing e vi o preço dela subir de 4.000 pra 5.600 em poucos meses.
Como tive a oportunidade de trabalhar uma vez com a 5D Mark II, acho que vc encontrou um ótimo preço pra uma câmera pouco usada. Nesse caso, eu iria de Mark II tbm
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2015, 17:53:52
Em tempos pretéritos a diferença de preço foi menor, e eu diria preferir ir direto pra 6D, que tem dois pontos a mais de autofoco, ponto central mais sensível, e imagem bem mais limpa em ISO alto (fora algumas perfumarias que pra alguns pode ser útil, como WiFi e GPS embutido, os quais eu particularmente nunca usei).

Mas com essa diferença de preço, hoje eu já recomendaria a 5D Mark II em bom estado, que continua sendo uma baita câmera, e em alguns pontos, como qualidade de construção e ergonomia, supera a 6D. De acordo com alguns, as cores e texturas da 5D Mark II também são melhores, principalmente em retratos.

Embora alguns critiquem a lente 24-105, que você já tem, eu gostava do meu exemplar. Dá pra fazer muita coisa boa com ela na 5D Mark II. E se você trabalha com fotografia, a 60D vai ser um ótimo backup.

Na verdade, estou sem a 24-105 e a 60D agora.
Apenas flash 600ex.
Tenho 5200,00 em mãos para investir. Mas consigo a 5D 2 + 35mm f 1.4 art.
Ou só consigo a 6D com uma 50mm f 1.4
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2015, 17:54:09
Eu também estava de olho na 6D, mas perdi o timing e vi o preço dela subir de 4.000 pra 5.600 em poucos meses.
Como tive a oportunidade de trabalhar uma vez com a 5D Mark II, acho que vc encontrou um ótimo preço pra uma câmera pouco usada. Nesse caso, eu iria de Mark II tbm
Rapaz do céu... que tristeza esse dólar.  :(
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2015, 17:55:20
O preço da 6D no Mercado Livre disparou  :shock:
R$ 6.500,00 em média.

Dois meses atrás achava fácil por 4700.
Outros modelos, como a D750, subiram numa proporção bem menor  :ponder:
Samsung Galaxy S8+ rss


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2015, 17:57:26
Na verdade, estou sem a 24-105 e a 60D agora.
Apenas flash 600ex.
Tenho 5200,00 em mãos para investir. Mas consigo a 5D 2 + 35mm f 1.4 art.
Ou só consigo a 6D com uma 50mm f 1.4

Pega a 50mm 1.8 STM :D
N sei se a 1.4 tá valendo tanto à pena em comparação com essa nova cinquentinha.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2015, 23:59:52
Eu estava pensando no seguinte:

Não uso e nunca usei: Wi-fi, gps, em camera, logo isto não fará falta em uma 6D.
Porém a 6D fotografa em até 10 mil de iso sem grandes quantidades de ruído e a 5D 2, até 6400 estourando...
Apesar disto, a 5D mark II tem um corpo mais robusto, e aceita dois slots de Cartões, podendo fazer backup simultaneamente, prevenindo que algum dos cartões dê pau e deixe eu, os clientes e todos na mão.
E também, uma diferença de 2 mil reais a menos, consigo uma fullframe, que já dá um iso elevado, e combinado a lentes claras, dificilmente, passarei dos 5 mil de iso...
Dizem, que o autofoco da 5D 2 é uma merda...
E o que vocês acham amigos?
Qual a moral da história ?
O que fariam ?
Lembrando que estou sem camera NENHUMA. HAHAHAHAHAHA, e lente também.

Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2015, 01:52:50
Mesmo tendo duas 6D, paguei nelas menos de 4 mil nelas... nessa diferença de preço iria na 5D que, como vc disse,  é uma baita câmera já!
6D tem ISO melhor, processamento de imagem mais atual... e umas coisinhas a mais, inclusive wifi... não se engane... ajuda pra caramba! mas não sei se valeria a pena... é uma quantia considerável!
Se tivesse uma qualidade menor, mas tirando o ISO, que mesmo na 6D evito passar de 3200, ficaria com a 5D + uma lente... ou duas fixas menos top... 50mm e 85 1.8!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2015, 02:39:15
Mesmo tendo duas 6D, paguei nelas menos de 4 mil nelas... nessa diferença de preço iria na 5D que, como vc disse,  é uma baita câmera já!
6D tem ISO melhor, processamento de imagem mais atual... e umas coisinhas a mais, inclusive wifi... não se engane... ajuda pra caramba! mas não sei se valeria a pena... é uma quantia considerável!
Se tivesse uma qualidade menor, mas tirando o ISO, que mesmo na 6D evito passar de 3200, ficaria com a 5D + uma lente... ou duas fixas menos top... 50mm e 85 1.8!

Quem dera pagar isto ! :(
Qual valor você achou mais em conta hoje em dia ?
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2015, 08:47:44
Eu estava pensando no seguinte:

Não uso e nunca usei: Wi-fi, gps, em camera, logo isto não fará falta em uma 6D.
Porém a 6D fotografa em até 10 mil de iso sem grandes quantidades de ruído e a 5D 2, até 6400 estourando...
Apesar disto, a 5D mark II tem um corpo mais robusto, e aceita dois slots de Cartões, podendo fazer backup simultaneamente, prevenindo que algum dos cartões dê pau e deixe eu, os clientes e todos na mão.
E também, uma diferença de 2 mil reais a menos, consigo uma fullframe, que já dá um iso elevado, e combinado a lentes claras, dificilmente, passarei dos 5 mil de iso...
Dizem, que o autofoco da 5D 2 é uma merda...
E o que vocês acham amigos?
Qual a moral da história ?
O que fariam ?
Lembrando que estou sem camera NENHUMA. HAHAHAHAHAHA, e lente também.

- Autofoco da 5D mkII é muito boa, mas achava a da 6D um pouco melhor;
- A 5D mkII tem entrada apenas para um cartão CF;
- Quando uso ISO 3200, a imagem já fica com muito ruído. Uso no máximo a 1600 para não ter problemas.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2015, 10:17:29
- Autofoco da 5D mkII é muito boa, mas achava a da 6D um pouco melhor;
- A 5D mkII tem entrada apenas para um cartão CF;
- Quando uso ISO 3200, a imagem já fica com muito ruído. Uso no máximo a 1600 para não ter problemas.

A 5D Mark II tem tanto ruído assim?  :shock:
Deve ser por isso que eu achei a diferença brutal quanto migrei da 60D pra 6D.
E quando eu ainda estava com a 60D, como não tinha nenhum outro parâmetro de referência, usava ISO 3200, 6400 em situações críticas, e me dava por satisfeito, rsrsrs.
Já o ISO da 6D é coisa de outro mundo.
Esses dias fotografei um aniversário na camaradagem, e como estava sem flash, fiz essa foto em ISO 10000. Nada mal pra esse ISO, em minha humilde opinião:

Sem título by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2015, 10:44:23
A 5D Mark II tem tanto ruído assim?  :shock:
Deve ser por isso que eu achei a diferença brutal quanto migrei da 60D pra 6D.
E quando eu ainda estava com a 60D, como não tinha nenhum outro parâmetro de referência, usava ISO 3200, 6400 em situações críticas, e me dava por satisfeito, rsrsrs.
Já o ISO da 6D é coisa de outro mundo.
Esses dias fotografei um aniversário na camaradagem, e como estava sem flash, fiz essa foto em ISO 10000. Nada mal pra esse ISO, em minha humilde opinião:

Eu preciso colocar mais tarde alguns exemplos, mas o fato de 90% a 95% de minhas fotos terem sido tiradas em local com boa iluminação ou luz controlada, quando tiro fotos em locais com pouca luz e ISO alto, o ruido me incomoda. Pode ser chatice de minha parte, mas na 6D eu subia até 3200 e para mim era aceitável.
Na sua foto o ruído não incomoda (e está boa em minha opinião). O problema é quando tem muitas partes escuras, dai ficam bem evidentes.
 


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2015, 11:00:13
A 5D Mark II tem tanto ruído assim?  :shock:
Deve ser por isso que eu achei a diferença brutal quanto migrei da 60D pra 6D.
E quando eu ainda estava com a 60D, como não tinha nenhum outro parâmetro de referência, usava ISO 3200, 6400 em situações críticas, e me dava por satisfeito, rsrsrs.
Já o ISO da 6D é coisa de outro mundo.
Esses dias fotografei um aniversário na camaradagem, e como estava sem flash, fiz essa foto em ISO 10000. Nada mal pra esse ISO, em minha humilde opinião:
(...)

Meus 2 cents à discussão: eu iria de 5D². Tenho hoje 3 corpos: 5D², 5D³ e 6D, e digo que não tem tanta diferença na 6D que justifique essa diferença de preço. Peguei a 6D pelo preço da minha 5D², senão teria pego outro corpo de 5D na época.

De fato, o ponto central de foco da 6D é muito bom no escuro, mas tendo um flash com assist lamp (ou mesmo um trigger), a 5D² dá conta tranquilo. E de fato, o ISO da 6D é melhor, mas não passa de 2/3 de f-stop a mais. Isso para mim não justifica o custo. Eu iria de 5D² e de lente boa, sem sombra de dúvidas. Tu fazes coisa muito mais legal com uma 5D² e uma 35L do que com uma 6D com uma 35 f/2, por exemplo (isso eu garanto). Abraços e boa sorte na escolha!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2015, 11:11:23
Alguns adendos: a durabilidade da 6D é notoriamente menor (já ouvi casos de o shutter se entregar em menos de 100k, enquanto já vi 5D² com mais de 300k), o corpo tem borrachas que descolam com o tempo, a velocidade de sincronismo do flash é menor, a velocidade máxima de disparo é metade (1/4000 vs 1/8000), o botão multifunção é combinado com o segundo seletor (que gera transtorno de uso indevido de um e outro), os controles de WB e compensação do flash não estão acessíveis facilmente (foram tirados de cima do lado direito), enfim, a 6D tem muita coisa inferior à 5D². Ao contrário do que diz o Zack do Vlog, a 6D não é a sucessora natural da 5D². A 5D³, sim, é uma 5D² com funções de 1Dx... Abraços.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!