Autor Tópico: Dúvida - Filme com ISO 100, configuração ISO 100?  (Lida 10405 vezes)

leandroh00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 12:39:42

Vamos lá.

Exposição é a medida de quanta luz vai ser registrada pelo filme ou sensor.

É controlada basicamente por ISO, abertura e tempo de exposição. Na câmera de filme, você não controla o ISO. ISO é uma característica do filme que estiver usando. Algumas câmeras têm um seletor de ISO, mas ele serve apenas para você dizer para a câmera qual filme está sendo usado. Algumas câmeras mais avançadas detectam automaticamente o ISO, outras mais básicas (sem fotômetro) não tem nada relacionadas a ISO.

Na sua câmera, especificamente no modo de prioridade de abertura , você informa o ISO, escolhe a abertura e a câmera ajusta a velocidade para obter uma exposição correta. Correta de acordo com o sistema de medição dela. Que não é infalível. O seletor de -2 a +2 serve para você discordar da decisão da máquina, aumentando ou diminuindo o valor da exposição (EV), em até 2 pontos para mais ou para menos.
Na prática, se usar um valor negativo, a foto vai sair mais escura, e sairá mais clara com um valor positivo.

Eu recomendaria não mexer com isso até você ter estudado um pouco mais, queimado aí uma dúzia de rolos e estar entendendo melhor do assunto.

Estude bastante, leia e releia o manual infinitas vezes, é continue participando do fórum!




Meu parco entendimento é que não faz diferença ajustar o balanço de branco na câmera para quem vai tratar os arquivos RAW posteriormente.

Obrigado pela explicação.
Continuo lendo tudo que encontro pra poder dominar a máquina.

Meu deus pessoal o garoto ta começando vcs só vão confundir ele com essa conversa toda :shock:.

Leandro vou tentar passar uma ideia básica pra vc sobre filme[...]

Abraço bons estudos.

Belchior, eu não me importo com tanta explicação nem com as histórias contadas além da dúvida. Na verdade tudo isso tem me ajudado a entender mais sobre fotografia de filme.
Todos têm algum conhecimento aqui e como ainda sou uma "criança" no mundo da fotografia, minha intenção é absorver tudo como uma esponja. hehe

queria te agradecer por ter respondido e pela explicação. Valeu mesmo.

E aos demais, eu já revelei 4 filmes e faltam outros 3 pra revelar.
Eu notei que alguns filmes que uso tem deixado minhas fotos mais escuras e vou consertar isso futuramente variando o EV.

E tenho outra dúvida, referente as tais puxadas de filme.
Eu não pretendo mexer com isso enquanto não melhorar minhas fotos do jeito "defaut", por assim dizer.
Mas a dúvida é quanto a revelação.
Os reveladores já puxam a foto para que fique melhor pro cliente?
Atrás das fotos existe um número do quanto ele deixou "a mais", pra que uma foto escura aparecesse, certo?
Eu já li e já pude provar isso com uma foto que ampliei em uma reveladora diferente. A foto menor estava mais clara e a ampliada mais escura.
Eu deveria então dizer pra manter os valores originais pra saber o que tenho feito de errado e ter um melhor feedback das minhas fotos?

Ou se estou enganado, puxar filme só diz respeito ao filme fotográfico inteiro, na hora de revelar (na hora de mergulhar a película toda), e clarear foto é outra coisa na "pós produção", podendo ser feita independentemente pra cada foto (no quanto o papel fotografico fica na solução)?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 15:46:21
Obrigado pela explicação.
Continuo lendo tudo que encontro pra poder dominar a máquina.

Belchior, eu não me importo com tanta explicação nem com as histórias contadas além da dúvida. Na verdade tudo isso tem me ajudado a entender mais sobre fotografia de filme.
Todos têm algum conhecimento aqui e como ainda sou uma "criança" no mundo da fotografia, minha intenção é absorver tudo como uma esponja. hehe

queria te agradecer por ter respondido e pela explicação. Valeu mesmo.

E aos demais, eu já revelei 4 filmes e faltam outros 3 pra revelar.
Eu notei que alguns filmes que uso tem deixado minhas fotos mais escuras e vou consertar isso futuramente variando o EV.

E tenho outra dúvida, referente as tais puxadas de filme.
Eu não pretendo mexer com isso enquanto não melhorar minhas fotos do jeito "defaut", por assim dizer.
Mas a dúvida é quanto a revelação.
Os reveladores já puxam a foto para que fique melhor pro cliente?
Atrás das fotos existe um número do quanto ele deixou "a mais", pra que uma foto escura aparecesse, certo?
Eu já li e já pude provar isso com uma foto que ampliei em uma reveladora diferente. A foto menor estava mais clara e a ampliada mais escura.
Eu deveria então dizer pra manter os valores originais pra saber o que tenho feito de errado e ter um melhor feedback das minhas fotos?

Ou se estou enganado, puxar filme só diz respeito ao filme fotográfico inteiro, na hora de revelar (na hora de mergulhar a película toda), e clarear foto é outra coisa na "pós produção", podendo ser feita independentemente pra cada foto (no quanto o papel fotografico fica na solução)?

O filme todo eh puxado durante a revelacao, pq eh o tempo que o filme fica submerso na solucao o principal efeito.

Fotos mais claras ou mais escuras pode ser tanto efeito da revelacao (tempo, diluicao da quimica, temperatura da quimica, agitacao da quimica), tambem pode ser na hora de imprimir a luz ou na hora de scanear, como tambem pode ser a sua fotometria (contra luz, reflexos de pedras, objetos brancos e brilhosos, cores que refletem mais e menos luz, etc).

Na hora da impressao, vc pode fazer a foto ficar mais clara ou mais escura variando o tempo do papel a exposicao a luz (mais tempo de exposicao mais escura a foto, mais curta esposicao mais clara a foto), o tipo de papel tambem influencia, como tambem usando filtros de variacao de contraste.

Eu altamente recomendo a vc revelar seus proprios negativos. Vc tera muito mais controle dos resultados como tambem pode aprimorar o resultado que quiser. Eh facil e acessivel.

E se puder imprimir em casa a luz tambem eh legal. A qualidade eh outra. Se vc nao tiver acesso ao darkroom ou a um ampliador, vc pode fazer impressao a contato usando apenas uma lampada comum para isso, em um ambiente escuro ilumidado a luz vermelha ou marrom. Pode ser no banheiro por exemplo.

Fazer impressao a contato de fotos medio formato apesar de pequeno eh charmoso e interessante. Ja 35mm fica super pequeno, mesmo assim eu acho que vale muito a pena. Eh igual colecionar selos, vc pode guardar em um livro para ser observado depois. Pode usar uma lupa para ver os menores detalhes. Bom... Vale muito a pena na minha opiniao.

E se quiser da para colocar uma moldura legal nas suas fotos a contato para decoacao de cabeceira de cama, pia de banheiro, parapeito de janelas, correntes e amuletos, qualquer coisa que a sua criatividade puder oferecer.

Vai por mim.


leandroh00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 23:41:53
Eu altamente recomendo a vc revelar seus proprios negativos. Vc tera muito mais controle dos resultados como tambem pode aprimorar o resultado que quiser. Eh facil e acessivel.

Vai por mim.

eu queria mesmo, acho um trabalho de paciência e é fantástico mexer no projeto todo da foto. Uma verdadeira alquimia pra guardar lembranças.

Mas sempre duvidei que fosse facil e acessivel. Nem cheguei a pesquisar ainda. De cabeça, vc saberia me dizer onde arrumo um ampliador, por exemplo, ja que os "tóxico" me parece mais acessivel... :P
Ou entao, qual é a coisa mais dificil de arrumar e qual mandinga eu tenho q fazer pra encontrar e comprar algum elemento?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 04:45:34
eu queria mesmo, acho um trabalho de paciência e é fantástico mexer no projeto todo da foto. Uma verdadeira alquimia pra guardar lembranças.

Mas sempre duvidei que fosse facil e acessivel. Nem cheguei a pesquisar ainda. De cabeça, vc saberia me dizer onde arrumo um ampliador, por exemplo, ja que os "tóxico" me parece mais acessivel... :P
Ou entao, qual é a coisa mais dificil de arrumar e qual mandinga eu tenho q fazer pra encontrar e comprar algum elemento?

Eu nao sei a disponibilidade de ampliadores no Brasil. Eu procurei no ebay e o resultado foi Zero. Nos EUA e Europa vc encontra ampliadores por 100 dollares ou euros. Tem gente ate dando de graca para se livrar. Mas como os ampliados costumam ser muito pesados importar deve sair muito caro.


Caso vc nao encontre ampliadores na sua cidade, provavelmente aqueles ampliadores de transparencia (que costumavamos usar nas escolas) tambem funcione. A unica diferenca esta no uso do espelho no lugar de lente. Todo o resto o principio eh o mesmo. Mas eu nunca tentei.

Coloca o negativo na base, ajusta a distancia para a imagem ficar no tamanho do papel, ajusta o foco e faz a exposicao.

Para evitar que o ecesso de area de luz deixe o papel/exposicao enuvencida, cobre o resto da base (fonte de luz) que nao esta preenchida com o negativo. Eh sompegar uma cartolina grande e negra, recordar o centro um pouco maior do que o tamanho do negativo, coloca na base do ampliador e o negativo no centro da area recortada.

Ou como eu disse, vc ainda pode fazer impressao sem ampliar, a contato, usando apenas uma lampada. Eu tenho ampliador para 35mm e medio formato. Eu amplio as minhas fotos 35mm, mas os demais formatos eu gosto de fazer impressao a contato, mantendo tamanho e qualidade original das fotos. Apesar de 35mm ser bem pequeno, ainda assim eh interessante.

Eh uma pratica comum fazer impressao a contato de todo o negativo 35mm em uma folha, para depois escolher qual ampliar. Muitos passaram a scanear no lugar de fazer isso. Mas eh legal ter essas fotos pequenas guardadas tambem. Vc pode imprimir uma por uma para obter o melhor da impressao de cada uma e guardar em um livro. Eh similar a colecionar selos.



Revelador, agente para parar a revelacao, fixador e papel tenho certeza que vc acha no e-bay ou lojas especializadas de fotografia, ou se precisar vc pode importar.

Para revelar os negativos vc procura por Paterson tank ou Jobbo tank, e nao esquece de conferir se o que vc esta comprando ja vem com espula(s).


Reveladores como Rodinal, Ilfotec HC e Xtol sao super economicos e baratos. Xtol vc pode fazer um esquema de uso que pode durar por anos sem que vc precisa comprar revelador por muito tempo. Mas so vale a pena fazer isso se vc revelar negativos com bastante frequencia.

O agente para parar a revelacao nao eh essencial. Muitos nem usam preferindo usar apenas agua ou pular o processo transferindo o negativo direto ao fixador. Esse agente apenas faz com que a revelacao pare mais rapido e vc tenha maior controle do tempo de revelacao/resultado. Mas com pratica vc pode obter tal controle de quanto tempo a revelacao para apos jogar na agua ou direto no fixador. No fundo o agente para parar a revelacao eh similar ao vinagre de cozinha, mas nao necessariamente a mesma coisa.

O resto que vc precisar vc acha em qualquer supermercado ou farmacia. Como seringa ou pote com medidas em ml para faxer as misturas a medida correta, garrafas para guardar quimicas, pratileiras para fazer revelar impressoes, clips, luvas e termometro.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 07 de Maio de 2016, 15:42:11
O Fomapan que a maioria das pessoas acham muito escuro pq seguem o ISO da caixa, mas o filme na verdade eh bem claro com sobras bem detalhosas quando acertado o ISO apropriado para a revelacao que se faz.

Em resumo, todo filme novo que vc for usar vc primeiro faz fotos de testes padrao para descobrir o quanto de mais claro ou mais escuro vc acha que a foto fica ideal para a sua tecnica de medicao de luz e revelador/laboratorio.

E se vc revela o filme em casa vc tambem pode fazer testes para descobrir qual revelador combina melhor com o filme para dar o resultado que vc mais gosta. E se vc for mais chato e detalhosta, buscar o metodo de agitacao e descanco do filme durante a revelacao, para o resultado que mai te agrada.

Ressuscitando!!!!!!

CROIX, o que eu deveria fazer em um FOMAPAN 400? Qual é o ISO real dele e como mandar revelar? Abraço!