Autor Tópico: Fotômetro de mão analógico vale a pena?  (Lida 7641 vezes)

Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Setembro de 2015, 17:18:04
Salve.

Tanto no Mercado Livre quanto no Ebay observo a oferta de "antigos" fotômetros de mão analógicos a preços bem baixos.

Bem, se nós ainda usamos as analógicas mecânicas, será que esses fotômetros de agulha ainda cumprem sua função também?

Ou seja, para quem não precisa de um mega fotômetro super preciso de 3.500 reais, mas apenas quer ter mais uma opção de fotometria, esses antigos não seriam uma boa pedida?


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2015, 23:58:36
Ninguém?  :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2015, 07:54:15
Fotometro é fotometro, não interessa se é de agulha ou digital se estiver funcionando. O único problema é que a imensa maioria dos modelos analógicos ou são de selênio ou então usam baterias de mercúrio.

As células de selênio sofrem degradação com o passar dos anos e passam a dar leitura errada. Eu evitaria.

Os que usam baterias de mercúrio ainda podem ser usados com baterias alcalinas (ou melhor, de óxido de prata) se forem recalibrados por um técnico decente. As baterias de mercúrio não são mais vendidas ao público, mas podem ser substituidas por baterias de zinco-ar diretamente.

Os fotometros analógicos Gossen série Lunasix são excepcionais.

Uma coisa tem que ser avisada: Se der um tombo num fotometro de agulha é provavel que ele quebre a suspensão do galvanometro (agulha). Nisso os digitais são muito mais parrudos.

Um bom fotometro analogico sem agulha é o russo Sverdlovsk-II, encontrado facilmente no ebay.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2015, 08:37:29
Fotometro é fotometro, não interessa se é de agulha ou digital se estiver funcionando. O único problema é que a imensa maioria dos modelos analógicos ou são de selênio ou então usam baterias de mercúrio.

As células de selênio sofrem degradação com o passar dos anos e passam a dar leitura errada. Eu evitaria.

Os que usam baterias de mercúrio ainda podem ser usados com baterias alcalinas (ou melhor, de óxido de prata) se forem recalibrados por um técnico decente. As baterias de mercúrio não são mais vendidas ao público, mas podem ser substituidas por baterias de zinco-ar diretamente.

Os fotometros analógicos Gossen série Lunasix são excepcionais.

Uma coisa tem que ser avisada: Se der um tombo num fotometro de agulha é provavel que ele quebre a suspensão do galvanometro (agulha). Nisso os digitais são muito mais parrudos.

Um bom fotometro analogico sem agulha é o russo Sverdlovsk-II, encontrado facilmente no ebay.

É bom esse modelo? Qual a alimentação dele?
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2015, 19:12:32
Fotometro é fotometro, não interessa se é de agulha ou digital se estiver funcionando. O único problema é que a imensa maioria dos modelos analógicos ou são de selênio ou então usam baterias de mercúrio.

As células de selênio sofrem degradação com o passar dos anos e passam a dar leitura errada. Eu evitaria.

Os que usam baterias de mercúrio ainda podem ser usados com baterias alcalinas (ou melhor, de óxido de prata) se forem recalibrados por um técnico decente. As baterias de mercúrio não são mais vendidas ao público, mas podem ser substituidas por baterias de zinco-ar diretamente.

Os fotometros analógicos Gossen série Lunasix são excepcionais.

Uma coisa tem que ser avisada: Se der um tombo num fotometro de agulha é provavel que ele quebre a suspensão do galvanometro (agulha). Nisso os digitais são muito mais parrudos.

Um bom fotometro analogico sem agulha é o russo Sverdlovsk-II, encontrado facilmente no ebay.

Respostas suas que sempre merecem virar um artigo. Muito obrigado!!

Sobre o Sverdovsk (é de beber??? r :hysterical:), achei não só o 2, como tb o 4 e o 6 com preços bem legais no E-bay. Será já n vale partir para o 6?

Se bem que os Lunasix que vc citou tem preços bem legais até aqui no Brasil.

Considerando que as condições dos equipamentos estejam boas, qual deles é o melhor?



Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2015, 19:20:49
É bom esse modelo? Qual a alimentação dele?

Pelo que estou pesquisando todos estes antigos usam a lendária 1,35v.

Bora fazer um carreto e importar os adaptadores?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2015, 19:27:23
Pelo que estou pesquisando todos estes antigos usam a lendária 1,35v.

Bora fazer um carreto e importar os adaptadores?


Use a de 1.4V zinco-ar. Tem a venda.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2015, 19:28:21
Respostas suas que sempre merecem virar um artigo. Muito obrigado!!

Sobre o Sverdovsk (é de beber??? r :hysterical:), achei não só o 2, como tb o 4 e o 6 com preços bem legais no E-bay. Será já n vale partir para o 6?

Se bem que os Lunasix que vc citou tem preços bem legais até aqui no Brasil.

Considerando que as condições dos equipamentos estejam boas, qual deles é o melhor?


O Lunasix é o melhor de todos. Mas tem que estar bom, claro.
Gosto do Sverdlovsk-4. Tive um desses, vendi e me arrependi.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 19:28:49 por AFShalders »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2015, 20:04:12
Vc ao invez de comprar um fotometro de mão , poderá fazer uma leitura ponderada .
Pegue sua camera mesmo , e sem variar a abertura ou a velocidade , faça leituras diferentes da mesma cena e de diferentes pontos de vista . Escolha por exemplo 6 tomadas de fotometria .
Anote todas elas e tire a media . Pronto . Tai sua leitura fotometrica por luz refletida . Simples e muito mais barato , apesar de levar mais tempo , mas funciona sempre . Um abraco .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2015, 21:42:51
Vc ao invez de comprar um fotometro de mão , poderá fazer uma leitura ponderada .
Pegue sua camera mesmo , e sem variar a abertura ou a velocidade , faça leituras diferentes da mesma cena e de diferentes pontos de vista . Escolha por exemplo 6 tomadas de fotometria .
Anote todas elas e tire a media . Pronto . Tai sua leitura fotometrica por luz refletida . Simples e muito mais barato , apesar de levar mais tempo , mas funciona sempre . Um abraco .

 :clap:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2015, 00:08:56
Só tem um detalhe. Esses fotômetros medem luz incidente, coisa que eu considero se total importancia.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2015, 12:15:53
Só tem um detalhe. Esses fotômetros medem luz incidente, coisa que eu considero se total importancia.

Alguns fotômetros analógicos já tinham tecnologia para utilização em estúdio. Neste tipo de utilização se consegue um trabalho mais preciso e prático medindo a luz incidente.

AFShalders e demais colegas, vcs sabem dizer os fotômetros analógicos que mediam a luz dos disparos de flash em estúdio?

 8-)  :)  ;)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2015, 14:12:39
Pelo que estou pesquisando todos estes antigos usam a lendária 1,35v.

Bora fazer um carreto e importar os adaptadores?

Rapaz...estou mais apertado que calça 38 em bumbum 54....rsrs. Senão embarcava nessa
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2015, 14:16:29
Alguns fotômetros analógicos já tinham tecnologia para utilização em estúdio. Neste tipo de utilização se consegue um trabalho mais preciso e prático medindo a luz incidente.

AFShalders e demais colegas, vcs sabem dizer os fotômetros analógicos que mediam a luz dos disparos de flash em estúdio?

 8-)  :)  ;)

Eu tenho um que faz isso. É o Sekonic L256D, lindo lindo lindo. Levei ele em um técnico e ele disse que está funcionando, até mostrou pra mim. Mas precisa de uma bateria, a original dele é a mesma da Yashica Electro. Coisa mais linda, está na case de couro, tem as esferas originais para leitura incidente e etc. Mas precisa adaptá-lo para usar uma pilha menor com a mesma voltagem da original (5.6V, serve até de 6V)....
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2015, 14:18:10
Alguns fotômetros analógicos já tinham tecnologia para utilização em estúdio. Neste tipo de utilização se consegue um trabalho mais preciso e prático medindo a luz incidente.

AFShalders e demais colegas, vcs sabem dizer os fotômetros analógicos que mediam a luz dos disparos de flash em estúdio?

 8-)  :)  ;)

Dá uma olhada:

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)