Autor Tópico: Adaptador para cartão CF (para entrada de SDHC na 5D MARK II) é confiável ?  (Lida 3292 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Pessoal. Boa tarde.
Comprei a 5D mark II, conforme a discussão que rolou post passado e agora, só compliquei minha vida.   >:(
Não aceita cartões SDHC. Que eu tanto usava na 60D.
O problema, que, terei que vender os dois cartões que tenho de 16 gb CLASSE 10 sandisk 45mb/s e ainda desenrolar um dinheiro para comprar um de 32 GB 400x ou 600x que está por volta de 280 reais no ML (verei pessoalmente se encontro algo mais em conta.)
Pesquisando na web, me deparei com isto: Que parece ser a solução do meu problema.
Pode-se confiar ?  :o :ponder:

Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
 adaptador sempre será um elo fraco no armazenamento de imagens.... pode funcionar, e tb pode acabar com seu trabalho.... numa emergência é legal, quebra galho e tal, mas no uso regular profissional é melhor correr dele....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Tenho dois, um exatamente esse da foto.
Sem problemas até agora.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
EU (opinião pessoal), não confio.
Já tive cartões corrompidos por usar adaptadores (não esse da foto).


Sandro ENTRE-VISTA

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Evite problemas futuros de conexões, cartoes no formato correto é sempre melhor.


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Valeu pessoal !
Terei de gastar o que não tenho para ter algo confiável. Melhor assim do que perder eventos e clientes por falhas.  :ok:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Cheguei tarde, mas só pra corroborar com o que já disseram, eu não confio. Além disso, adaptadores, se não forem realmente bons (e que, consequentemente, vão custar mais caro) podem interferir na velocidade de armazenamento do cartão. Melhor evitar, principalmente quem fotografa em RAW ou faz vídeos. :)
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Cheguei tarde, mas só pra corroborar com o que já disseram, eu não confio. Além disso, adaptadores, se não forem realmente bons (e que, consequentemente, vão custar mais caro) podem interferir na velocidade de armazenamento do cartão. Melhor evitar, principalmente quem fotografa em RAW ou faz vídeos. :)

Aqui cai de 11 para 9 fotos seguidas, como eu não bato nem 3 num curto espaço de tempo, não me fez falta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Aqui cai de 11 para 9 fotos seguidas, como eu não bato nem 3 num curto espaço de tempo, não me fez falta.

Curioso para saber como foi feito esse teste...

Evite problemas futuros de conexões, cartoes no formato correto é sempre melhor.

Discordo! Os contatos são metálicos, o tipo de dados é o mesmo. O adaptador só faz uma ponte. Tem uns que aceitam até os SD's eye-fi, podendo praticamente transformar a 5D² numa 6D no quesito transferência de dados sem fio...

Enfim, meus 2 cents: uso adaptador há mais de 2 anos, e nunca tive problema. Uso o Digigear, comprado na B&H, e recomendo! A 5D² grava tão rápido pelo adaptador no SD quanto a 6D diretamente (não notei mudança de velocidade). Abraços e boa sorte na compra!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Curioso para saber como foi feito esse teste...


Comparei aquele numero que aparece no visor com o CF que tenho contra o adaptor + o SD mais rápido que tenho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Comparei aquele numero que aparece no visor com o CF que tenho contra o adaptor + o SD mais rápido que tenho.

A redução não é por conta do adaptador, e sim por ser SD.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
A redução não é por conta do adaptador, e sim por ser SD.

Tirou as palavras da minha boca... SD's não têm uma escrita eficiente como os CF... Tenho 1 CF de 8GB Sandisk antigo, class 4, e um SD class 4 Sandisk também de 8GB, parecem pai e filho, e o CF escreve quase o dobro mais rápido... Mas como eu disse, tanto na 6D quanto na 5D² com o adaptador, o mesmo SD escreve na mesma velocidade, praticamente... mínima vantagem, talvez, para a 6D (mas os raw são um pouco menores, também). Recomendo o Digigear, e está em promoção na B&H por 12,95 (paguei 15 há dois anos e meio).
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Cheguei a pensar nisso e fui comparar com a T3, mas a coitada passou vergonha, são 3 fotos o mesmo SD.

Ambos são scandisk, o CF é 50mb/s e o SD 60 mb/s.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Cheguei a pensar nisso e fui comparar com a T3, mas a coitada passou vergonha, são 3 fotos o mesmo SD.

Ambos são scandisk, o CF é 50mb/s e o SD 60 mb/s.

No caso, as taxas que interessam são as de escrita. Tem alguns SD no mercado com taxas de leitura altas, mas as de gravação dão medo :)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
No caso, as taxas que interessam são as de escrita. Tem alguns SD no mercado com taxas de leitura altas, mas as de gravação dão medo :)
SanDisk original normalmente tem uma taxa de escrita 5mbps menor que a taxa de leitura. Por exemplo, se ele lê a 95mbps, ele escreve a 90mbps.

Considerando que o SD usado pelo vangelismm tem 60mbps, e assumindo que o cartão seja original, a taxa de escrita dele é de 55mbps (eu tive um com a mesma velocidade, era um SanDisk SD Extreme UHS-I). Ainda assim, maior que a velocidade de 50mbps do CF dele.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.