Autor Tópico: Mais um exercício fotográfico  (Lida 10034 vezes)

lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #15 Online: 10 de Novembro de 2006, 00:56:45
Entrando na brincadeira...



Porque tirei esta foto?

Na época da foto, no apartamento em cima do meu, havia um poodle. O meu cachorro (foto) ficava maluco, sempre que ia a varanda a 1ª coisa que fazia era olhar pra cima procurando pelo "amigo".

O que quis mostrar com a foto?

A foto foi tirada justamente num momento desses, em que ele procurava o "amiguinho" para umas latidas. Representado pela sua apreensão, claramente vista em seu olhar.

Qual a técnica fotográfica que usei?

Básico, fotometria no cachorro e velocidade e abertura não lembro.

Como usei a composição para valorizar a foto?

Não havia elementos de composição. Procurei centraliza-lo. A intenção era mais a expressão do olhar à que uma composição rebuscada.



 


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2006, 01:14:07

1 - Porque tirei esta foto?
Essa foto tem forte cunha pessoal na familia. É a fazenda onde mora a minha avó, lugar onde meu pai nasceu. É da familia, da epoca dos meus bisavós (apesar da sede da fazenda ser em outro lugar, e ter sido dividida entre meu avô e seus irmãos). Fui para lá em Janeiro, e como meu pai faria aniversário em breve (Abril) queria dar uma ampliação bem grande, pra colocar na sala de casa junto de uma pintura que uma prima minha fez da mesma casa.

2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?
Quis mostrar a vista de como a casa é vista desde longe, quando ela é vista pela primeira vez na estrada. Ela fica no alto de um morro, e é possivel avista-la quase 1Km antes de chegar. E como meu avô foi uma das pessoas mais importantes e conhecidas da região, ao avistar a casa já se cria uma espectativa de querer chegar o mais breve possivel lá. Tenho essa sensação gosto sa de casa de vó sempre que avisto essa vista. É uma vista classica de quem chega, por isso quis adicionar um toque especial, fotografando-a no por do sol. Essa casa fica no sertão do Ceará, um lugar extremamente seco e com muita caatinga. Mas planejei a viagem justamente pra Janeiro porque é o inicio da epoca das chuvas. Assim, saberia que aumentaria as chances de haver nuvens, dando uma sensação de esperança de chuva pra quem vê. O povo fica muito alegre quando chega essa epoca, e já começam a fazer previsões se "este ano vai ter inverno" (chuvas fortes e abundantes)

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Como queria realçar o por do sol, sub expus bastante. Acho que por olta de 1.5 pontos. Quis aproveitar as nuvens ao maximo, pra dar mais alegria ao ver a foto. Usei uma abertura bem fechada, pra dar profundidade de campo, pois queria que desde as pedras perto (na ampliação da pra ver melhor) até as arvores ao fundo estivessem nitidas. Como ainda estava relativamente claro, baixei mais a velocidade pra sub expor a foto. Me posicionei de forma a deixar o Sol fora do quadro e esperei um pouco até que uma nuvens (a mais a esquerda da foto) cubrisse-o para vir mais luz por traz dela, dando mais sensação de por do sol.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Enquadrei a casa deixando-a num ponto aureo, e tentando manter 1 terço de casa e chão e o resto de céu. Busquei o angulo que melhor representasse a visão classica de quem chega, mas mudei um pouco o angulo, ficando mais de lado, pra mostrar mais a profundidade da casa, dando amplitude com os angulos da mureta. Do lado esquerdo da casa tem uma area aberta maior, então deixei a maior parte da casa do lado direito. Busquei também um angulo que escondesse ao maximo o carro e uma antena parabolica (essa eu escondi bem :P), tentando "diminuir o rumo do progresso", já que só ha alguns anos que chegou a luz eletrica na região (antes só luz de lamparinas, TV a bateria de carro e geladeira movida a gaz). Tentei esconder porque me traz boas lembranças, já que cresci viajando varias vezes pra esse lugar e penei com toda a falta de infraestrutura  :laughing:
« Última modificação: 10 de Novembro de 2006, 01:28:20 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2006, 09:45:31
Bem, há muitas fotos boas neste tópico e vou postar uma foto apenas com algum interesse para mim, mas longe de ser cabal. É apenas uma foto mediana que já foi muito criticada em outros fóruns. Por que? Pois bem, porque as fotos feitas seguindo uma idéia, mesmo quendo não ficam cabais são mais claramente intencionais. Eu frequentemente sigo uma idéia durante meses, vou aperfeiçoando, cercando experimentando. Cada foto deste caminho de experimentação é uma etapa de meditação, e não necessariamente a mais interessante é a foto "boa". As fotos intermediárias apontam mais que as outras as questões, às vezes.





Por que tirei esta foto?

Em primeiro lugar porque eu saio para fotografar quando estou na serra.  Assim, como a finalidade do passeio é a fotografia, volto com uma dúzia delas sempre. Neste dia eu tinha recebido a MC Mir 20M e a estava experimentando tanto com filme quanto com a digital. Esta foto foi com filme. Ent~]ao eu fiz esta foto porque ela sintetiza uma abordagem de paisagens com grande-angular conforme explicado abaixo. Ela visou experimentar se minha idéia de arranjo em paisagem com GA resultava naquilo desejado.



2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?

Uma das questões importantes da paisagem, ou melhor, da descrição do ambiente rural ou natural é o primeiro plano. A paisagem fotografada sem primeiro plano fica fria, distante, desinteressante na maioria das vezes. O primeiro plano dá a sensação de estarmos presentes. Observando as fotos de paisagens do Adams reparei anteriormente a presença de um primeiro plano muito desenhado e desde então tento incorporar isso nas minhas paisagens.

A questão do desenho é interessante, pois não necessariamente o desenho fotográfico é de algo dito belo. Pode ser um detalhe de cerca, um mourão, etc. No caso eu quis usar a moita de capim com suas grandes folhas laminares, ela mesma geradora de um rico desenho. Quis encher de desenho este lado da foto. propositalmente deixando este lado rústico, áspero, terroso. Barranco e capim, coisa completamente rural. Esse é o desafio, fazer fotografia com aquilo que é, não com a linda flor mas com a moita de capim.

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?

É uma foto em filme. Fotometrei o verde/capim como cinza médio devido ao fato da miita ser o desenho principal, usei um diafragma objetivando nitidez e DOF, no caso creio que f8. Observei na escala de DOF da lente se todos os elementos, desde o primeiro plano ao infinito ficavam nítidos. Regulei a distãncia pela escala de DOF e não visualmente.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?



Já expliquei a concepção básica. Nesta concepão a paisagem, paradoxalmente, ocupa apenas um terço da foto do lado direito. Além da divisão no terço, há duas dominâncias leves diagonais, uma a diagonal que cai junto com o barranco e prolonga-se com a sombra até o canto direito inferior, outra sugerida pelo galho que emerge do barranco à média distãncia e aponta para o céu na outra diagonal. O perfil das montanhas ficou próximo ao áureo vertical. O sentido da estrada e o fato dela terminar no terço horixzontal e aproximadamente no outro áureo vertical e por sua margem também ser uma linha que continua a queda do barranco faz com que a vista sempre termine no fim da estrada, embora ela seja uma parte menor da fotografia. Desarte, fica assim realizada a estrutura planejada de um elemento muito desenhado no primeiro plano mas com a "verdaeira paisagem" embora menor mantendo a dominância.

5) Acrescento uma pergunta... O que não deu certo?

Todas as concepções e intenções acima estão perfeitamente realizadas na fotografia. Em nenhuma delas houve erro, no entando a fotografia não funciona tão bem quanto intentada. Por que? Essa é uma questão interessante. Na verdade há uma diferença de luz muito grande entre o barranco e o céu, de modo que o céu fica claro em demasia e o barranco escuro em demasia, assim diminui o impacto do desenho laminar das folhas de capim e empalidece o céu. Também a lente não estava perfeitamente regulada (posteriormente ela passou por uma revisão acertando-a) de forma que não houve no segundo plano a nitidez prevista. A questão da luminosidade seria resolvida, em meu entendimento, por um filtro polarizador, pois assim eu teria intensidade no céu (axul profundo) e saturação nos verdes do capim. Contudo, a lente é bojuda e não é possível usar polarizador nela exceto do tipo placa.

Pois bem, aí está. A escolha de uma foto que ficou aquém do resultado intentado em minha opinião é melhor para esclarecer as intenções do que seria uma foto cabal, pois na foto cabal terminamos nos perdendo em gostar.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2006, 11:31:42 por Ivan de Almeida »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2006, 09:54:41
Até agora os resultados estão ótimos.
Mais voluntários?

Citar
5) Acrescento uma pergunta... O que não deu certo?
Ivan, esta pergunta eu ia fazer no final. O que fazer para melhorar?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2006, 10:07:13
Citar
Até agora os resultados estão ótimos.
Mais voluntários?

Citar
5) Acrescento uma pergunta... O que não deu certo?
Ivan, esta pergunta eu ia fazer no final. O que fazer para melhorar?
Por isso, Paulo, eu escolhi esta foto ao invés de uma foto-sucesso.

Por  isso eu postei esta foto na época em que a fiz e recebi uma ducha de críticas no BrFoto, mas a foto, no entanto, é mais importante para o deesenvolvimento desta linha de processo criativo do que outras tantas fotos-sucesso.

Isso, Paulo, é o que tento tantas vezes dizer aqui e não sei porque não é compreendido: é preciso não apenas mostrar os sucessos, mas principalmente as etapas importantes dos processos, mesmo quando não inteiramente sucessos. Há em muitos fóruns um amor à normalidade tão grande que os aspectos criativos ficam esterilizados. Não se cria acertanto tudo sempre. criar envolve risco e às vezes uma foto que atendeu aos nossos requisitos criiativos, ao projeto como esta, é como uma pedra que precisa ser lapidada para mostrar seu brilho. Mas se não a recolhecemos enquanto ela ainda não brilha, nunca brilhará.


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2006, 11:57:33
Estou começando hoje no f´rum e gostaria de saber como posso postar minhas fotos. Obrigado!
Fuji S7000...meu xodó...


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2006, 12:12:25
Carlos, no Assundo (sala de discussão) Galeria, tem um tópico, logo acima, explicando como proceder.

Linda composição a do Ivan.

 :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2006, 12:14:26
Citar
Estou começando hoje no f´rum e gostaria de saber como posso postar minhas fotos. Obrigado!
ai vão os dois tópicos que podem te ajudar

primeiro

segundo

Eles vão te explicar como isso funciona e seja bem vindo ao fórum.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2006, 12:22:36
Estou gostando do que está aparecendo aqui, de certa forma revela o que cada um vê como mais importante na hora de fotografar.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Orlando LRO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • http://
Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2006, 12:25:45
Ivan,

Belo trabalho. Nem sempre o que é "sertu" é o que é melhor. Saber reconhecer que pode mudar para melhorar é saber ser sensato e inteligente. Se você não tivesse colocado essa opinião (muito bom o seu artigo), provavelmente eu não iria imaginar tudo que colocou. Certamente faria uma crítica a respeito do contraste entre o primeiro e segundo plano. Mas, ao final eu daria uma nota boa para o trabalho. Dessa forma, eu agora, passo a entender melhor o seu trabalho e o porque da turma ficar adimirado com as fotos das flores. Parte da sua idéia eu concordo.  

SDS
orlando lro
brazlandia-df
A75
Ex (Canon AE-1, Minolta D370 e JVC MiniDV)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 10 de Novembro de 2006, 12:33:04
Orlando:

Tentei mostrar aí porque uma foto como essa me ensina dez vezes mais que uma foto de flores, e porque ela me estimula muito mais, porque é desafiante e difícil, não é aquela moleza das flores que já são bonitas -risos Quis stambém postar uma foto incompleta, pois a incompletude mostra malhor as questões.

Obrigado pelo comentário.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 10 de Novembro de 2006, 13:39:50
Diogo:

A narrativa e a intenção estão casados com justeza. A escolha do PB não me parece igualmente justa, contudo. No tratamento há sharp em demasia e isso atrapalha bastante a foto, pois ele fica tensa, áspera, indo em sentido contrário à narrativa. É preciso no tratamento perseguir as ênfases desejadas.

------------------------------------

André Sena.

Parabéns. Excelente foto. Claramente uma foto pensada e calculada na feitura. Sua explicação, em meu entendimento, é insuficiente, porque não dá conta do principal que é o valor formal da torre e da ênfase devido à inclinação da cãmera.

-------------------------------------

Rodrigo;

Um composição muito difícil, pois anda-se no fio da navalha entre legibilidade e abstração, na verdade você precisa de ambas. Acho que esse é o ponto importante da sua foto, e em minha opinião o balanço ficou mais para o abstrato e haveria benefício em uma ligeiramente maior legibilidade.

-------------------------------------

Paulo. Na casa do meu avõ havia um quadrinho pequeno de uma festa de São João. Ver sua foto me fez lembrar dele e da casa do meu avô de quem eu gostava muito e foi uma figura importantíssima para mim.

Sua foto é muito bonita e atraente, mas falta a ele chão. Ela fica voando e isso é um pouco incômodo na contemplação. Toda a foto, todo o enquadramento está legal, mas a base não está bem resolvida em minha opinião.

--------------------------------------

Alex;

A concepção, composição estão bem interessantes e propriamente descritas (relacionadas com a intenção). O resultdo, contudo, está fechado em demasia a ponto de não ter legibilidade. Olhamos para a foto e ela sem sua explicação fica sem dizer o que é. Creio que haveria algum tratamento capaz de minorar isso.

-----------------------------------

Flávio:

A foto é bonita, lindo azul e detalhes coloridos, mas você não consegue nela transmitir sua intenção de mostrar a confusão das chatas. As chatas ficam muito espalhadas e não dominam a foto, que é sim dominada pelas horizontais e azul. No caso pode-se falar de uma foto bem feita, mas não relacionada com a intenção.

------------------------------------

Fransergio

Excelente foto. Parabéns. Transmite exatamente o que voc~e queria mostrar, e nem precisa de avião para vermos o avião.

-------------------------------------

Lipe

Não há relação perceptível entre a foto e a narrativa, e não me parece que a fotometria tenha sido feita no cachorro, pois se fosse ele ficaria em tom médio e está em tons baixos.

Mesmo uma foto de um só objeto pode ter composição.

-------------------------------------

Tales

Tipicamente uma foto em silhueta com fotometria no céu. Esta bastante bonita, mas a casa mesmo não é seu elemento principal. A casa apenas é moldura para o céu que parece ter sido o objeto das maiores atenções. Também é uma foto onde a execução está muito boa mas não diretamente relacionada com a narrativa. Ver a casa em silhueta não dá impressão do conteúdo afetivo por você narrado.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:41:01
Citar
Tales

Tipicamente uma foto em silhueta com fotometria no céu. Esta bastante bonita, mas a casa mesmo não é seu elemento principal. A casa apenas é moldura para o céu que parece ter sido o objeto das maiores atenções. Também é uma foto onde a execução está muito boa mas não diretamente relacionada com a narrativa. Ver a casa em silhueta não dá impressão do conteúdo afetivo por você narrado.
Ivan, gostei da analise que você fez nas fotos de todos, normalmente ninguem faz e isso é o tipo de coisa que ajuda a crescer.
Apenas uma observação, que serve um pouco como justificativa. Sim, as nuvens fazem parte da intenção, não porque elas ficariam bonitas, havia um motivo forte de deixa-las la, que era a exibição de esperança de chuva chegando. Pra quem ta fora do contexto, soa como se realmente elas tivessem mais importancia do que a casa em si, e seria esta apenas mais uma casa que estava no lugar certo na hora certa. Mas como disse no começo, a foto tem mais importancia e contexto dentro da familia. Talvez até tenha falhado ao subexpor demais, e que talvez 1/2 ponto mais clara ela estaria melhor. Nisso até confesso que falhei. Mas dentro do contexto que disse, da importancia que o ambiente proporciona e da intenção da foto, não acredito que a casa seja apenas moldura para o céu. Foi uma foto feita com uma intenção, e direcionada pra uma pessoa. Não foi ela que me pediu, mas desde o começo, do planejamento da foto antes da viagem, ja pensava em retratar uma vista que trouxesse esperança e alegria pra essa pessoa, no caso, meu pai.
Tentei colocar um pouco das minhas sensações e sentimentos na foto também, como disse, escondendo a "tecnologia" e dando um pouco a cara de casa de vó. Mas até pra mim a chuva tem importancia. Quando pequeno, apesar de quase sempre ir antes do inicio da chuva, era após a epoca de chuva que eu preferia ir. Porque os rios e açudes estariam cheios, e seria mais divertido pra bincar, nadar, pescar...
Eu até poderia deixar a casa mais importante, mas acho que no contexto, ela esta relativamente bem executada, dentro das minhas intenções.

Se a foto fosse feita para que todos pudessem apreciar, aí sim ela estaria falha, e seria apenas mais uma foto "Tipicamente uma foto em silhueta com fotometria no céu".

Eu até tenho outras fotos que fiz durante o processo de criação, com mais céu, com mais casa e de outros angulos. Mas na minha concepção inicial, acredito que esta tenha a que melhor balanceou as minhas intenções.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #28 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:48:49
Ivan, interessante seu comentário sobre a minha foto, concordo com tudo o que escreveu, sem tirar uma vírgula.

A concepção dela foi para ser incompleta, veja ela só existe pq tem um poema que a acompanha, ela como foto, realmente não tem valor algum, é puramente ilustrativa, por isso o fato dela ser tão fechada, até de certa forma escura e vazia. Ela foi pensada num conjunto com outras fotos igualmente ilustrativas de poesias. A origina possui um céu azul cores de certa forma mais vibrantes e um enredo até mais rico, mas esse enredo ia contra a idéia que eu queria passar.

Valeu pelo comentário.

Não comento sua foto, pq vc descreveu de forma clara o que pensou, então nem tenho o que falar sobre ela...rs

Abraços
Alex
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 10 de Novembro de 2006, 17:12:09
Alex, uma curiosidade.
Em fotos que voce associa poesia voce faz os 2 ao mesmo tempo ou foto antes ou depois? Como é isto?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams