Autor Tópico: Mais um exercício fotográfico  (Lida 10013 vezes)

diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #30 Online: 10 de Novembro de 2006, 17:33:23
Vou me arriscar na brincadeira...




1 - Porque tirei esta foto?

Estava fazendo turismo em Londres e o British Museum me impressiou pacas! A coleção dele é magnífica e a arquitetura é linda. Quis registrar minha impressão sobre a arquitetura e o meu "boquiabertamento" na hora.


2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?

Como as luzes e linhas compoem um conjunto harmonioso e envolvente no hall de entrada do museu.


3 - Qual a técnfica fotografica que usei?

Usei uma técnica sagrada criada pelos antigos ninjas da montanha, que era conhecida como "point-and-shoot". *rs* Eu mal sabia mexer na câmera, que comprar há quatro dias, então imaginei a cena na cabeça, botei no modo "landscape", enquadrei com calma e cliquei.


4 - Como usei a composição para valorizar a foto?

Procurei criar duas metades na foto, uma com o prédio central e outra com o teto, valorizando os diferentes círculos da cena e o modo como os linhas convergiam para o meio da foto. Eu achei muito maneiro o jeiot de as linhas se encontrarem com suas sombras, criando uma sensação de espelho  e ao mesmo tempo "teia-de-aranha" no museu. O arquiteto devia ser um cara muito bom!
Cientista profissional, fotógrafo amador.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #31 Online: 10 de Novembro de 2006, 18:03:57
Citar
Alex, uma curiosidade.
Em fotos que voce associa poesia voce faz os 2 ao mesmo tempo ou foto antes ou depois? Como é isto?
Paulo, tudo bom?

Em geral a poesia vem antes, não exatamente os versos, mas sempre tenho a idéia geral do que vou escrever e ai mudo a foto na hora que estou fazendo.

Tem fotos que já sei que vão virar versos no momento do click e então faço as coisas pensando nisso.

Raramente faço em separado ou uma foto primeiro e depois os versos, algumas das fotos que fiz ai no Rio foram separadas pra virar poesia...rs a preguiça é que não me deixou terminar os versos ainda, mas até sei sobre o que vou escrever em cada uma das fotos.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #32 Online: 10 de Novembro de 2006, 18:17:17
Diaemus, a coleção deles é tão bem organizada quanto falam? Sempro foi um mito nas aulas essa coleção.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #33 Online: 10 de Novembro de 2006, 18:52:31
Estava observando a foto e a análise do Ivan... realmente uma foto infeliz que não alcançou sua potencialidade.
Aquela foto ficou apenas Ótima na minha opinião...   :whistling:

Preciso selecionar uma foto logo pra postar aqui. Fazer uma auto-análise ajuda até a abrir nossos olhos para os "porquês" e "comos" que a gente costuma ignorar durante o "momento".
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 10 de Novembro de 2006, 19:43:18
Citar
Estava observando a foto e a análise do Ivan... realmente uma foto infeliz que não alcançou sua potencialidade.
Aquela foto ficou apenas Ótima na minha opinião...   :whistling:

Preciso selecionar uma foto logo pra postar aqui. Fazer uma auto-análise ajuda até a abrir nossos olhos para os "porquês" e "comos" que a gente costuma ignorar durante o "momento".
Obrigado, Luiz.

É muito importante isso de analisar o que fazemos e analisar não apenas a foto que fazemos mas o nosso processo, o que nos atraiu antes e o que tentaremos fazer a partir do que fizemos antes.

Hoje eu tenho muita clareza de haver uma linha na minha produção, e nessa linha por vezes emergem sacações novas. Quando acontece uma sacação eu me ponho a desenvov~e-la, ela fica como um subtema na minha cabeça e vai se desdobrando nos exemplos práticos, vai misturando-se a outros subtemas, etc.

Esse subtema do primeiro plano em paisagens, eu venho trabalhando isso quase há ano e meio. Recentemente saquei a necesssidade de composições "duras", altamente geométricas para ambientes e cenas/retratos. Isso já me faz pesquisar essas composições, às vezes fazer toda uma seção procurando-as. Geralmente uma seção ocasional ao ser analisada em casa mostra alguns acertos inesperados e vou puxando o gancho e desenvolvendo aquilo.

Por isso é importante realizar fotos arriscadas, digamos assim. Fotos que privilegiem o tipo de coisa que você quer. As idéias surgem de experiências. Uma foto com algum erro pode ter uma idéia fantástica e uma foto toda certa pode não ter nada de útil para seguir.


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 11 de Novembro de 2006, 13:45:52
Gostei demais do tópico!
Boas fotos,ons comentários!
Isso sim é que ajuda a gente a aprender mais sobre fotografia!
Vamos continuar participando!!

abs
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #36 Online: 12 de Novembro de 2006, 02:01:03
Alex,

Sim, a coleção do British Museum é organizadíssima! E de uma maneira muito didática. Fora isso, as peças que eles têm lá, especialmete egípcias e assírias, são fantásticas.

abraço!



Ivan,

Linda a foto da linha de produção!
Cientista profissional, fotógrafo amador.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #37 Online: 12 de Novembro de 2006, 15:19:55
Bom, vou postar uma fotografia que gosto muito para a análise dos colegas.



1 - Porque tirei esta foto?
Há 5 anos minha irmã está morando longe daqui de casa, fazendo faculdade em
Ribeirão Preto - SP. Ela sempre gostou de fazer trabalhos manuais como pinturas,
bijouterias e costuras. No fim de semana em que esta foto foi feita, ela estava
aqui em Santo André nos visitando. Quando a vi costurando, logo tive a idéia de
fotografá-la pois, além de ser uma chance rara, percebi que a iluminação proporcionaria uma boa fotografia.
A fotografia, então, tem valor sentimental para mim pois mostra minha irmã em uma destas poucas visitas que faz e ainda por cima costurando, que é algo que ela gosta de fazer.

2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?
Quis mostrar a concentração de minha irmã, o ambiente ao seu redor com alguns objetos necessários ao trabalho executado e um relato de um acontecimento tal como ocorreu, sem poses ou sorrisos para a câmera.

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Estava decido a fazer a fotografia sem utilizar o flash. O motivo é para que aproveitasse ao máximo a luz ambiente (lâmpada de filamento de tungstênio) e para preservar cores, texturas, sombras e profundidade.
A objetiva utilizada foi uma 50mm f/1.8 que gosto muito para retratos íntimos e com pouca luz. O ISO foi 1600, a abertura f/2.5 e velocidade 1/90 s para evitar que saísse tremida.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Enquadrei a máquina de costurar em um ponto áureo e a deixei nítida pois para mim
era um dos elementos principais da fotografia. Procurei fazer o foco no rosto da minha irmã mas não ficou perfeito. Em tamanho maior dá para perceber o leve erro mas, na minha opinião, não compromete a leitura. Quis mostrar também os objetos ao fundo mas deixando-os meio embaçados para não desviar muito a atenção. Os elementos da cena estão tal como foram encontrados, sem nenhuma interferência específica para a fotografia. Isso também é proposital para que seja mostrado o ambiente com fidelidade.



 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 12 de Novembro de 2006, 15:36:54
Fábio:

Ponto áureo tem uma definição precisa.

Diz-se que um segmento está dividido aureamente quando a razão entre sua parte menor sobre sua parte maior é igual à razão entre sua parte maior e o segmento todo.

Para simplificar, dividindo o segmento por 1,618 ou multiplicando por 0,618 obtém-se a divisão áurea, ou Divina Proporção dos renascentistas e gregos.

A Máquina não está em menum áureo. Há várias hipóteses de colocação de um objeto no áruro, opções essas derivando do fato de querermos ou não enfatizar isso. Podemos estabelecer o áureo na horizontal ou na vertical, e podemos estabelecer sub-áureos a partir de um ponto notável da foto.

Esta sua foto é muito boa, íntima. Exatamente no que tange à composição geométria está um dos caminhos para aprimorar a abordagem. |No mais, o casamento de intenção e ação é muito ajustado.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #39 Online: 12 de Novembro de 2006, 15:42:30
Citar
Fábio:

Ponto áureo tem uma definição precisa.

Diz-se que um segmento está dividido aureamente quando a razão entre sua parte menor sobre sua parte maior é igual à razão entre sua parte maior e o segmento todo.

Para simplificar, dividindo o segmento por 1,618 ou multiplicando por 0,618 obtém-se a divisão áurea, ou Divina Proporção dos renascentistas e gregos.

A Máquina não está em menum áureo. Há várias hipóteses de colocação de um objeto no áruro, opções essas derivando do fato de querermos ou não enfatizar isso. Podemos estabelecer o áureo na horizontal ou na vertical, e podemos estabelecer sub-áureos a partir de um ponto notável da foto.

Esta sua foto é muito boa, íntima. Exatamente no que tange à composição geométria está um dos caminhos para aprimorar a abordagem. |No mais, o casamento de intenção e ação é muito ajustado.
Ivan, obrigado pela análise e correção. Acho que seria mais correto dizer que a máquina está em um dos "terços", certo? No caso, o terço inferior direito.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #40 Online: 13 de Novembro de 2006, 00:28:17
Citar
Diz-se que um segmento está dividido aureamente quando a razão entre sua parte menor sobre sua parte maior é igual à razão entre sua parte maior e o segmento todo.

Para simplificar, dividindo o segmento por 1,618 ou multiplicando por 0,618 obtém-se a divisão áurea, ou Divina Proporção dos renascentistas e gregos.

PUTZ.

Isso é muito feio, hehehehehehe. Não entendi absolutamente nada.

Fico com a Regra dos Terços, que o Fábio citou. Até pq acho que foi que ele quis dizer.


............................................................... ............................................................... ................................

Sobre a foto, achei bem legal o "clima" natural. Perfeito, não tem nada de artificial.


 :boxing:  :boxing:  


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #41 Online: 13 de Novembro de 2006, 01:36:39
Citar
Citar
Diz-se que um segmento está dividido aureamente quando a razão entre sua parte menor sobre sua parte maior é igual à razão entre sua parte maior e o segmento todo.

Para simplificar, dividindo o segmento por 1,618 ou multiplicando por 0,618 obtém-se a divisão áurea, ou Divina Proporção dos renascentistas e gregos.

PUTZ.

Isso é muito feio, hehehehehehe. Não entendi absolutamente nada.

Fico com a Regra dos Terços, que o Fábio citou. Até pq acho que foi que ele quis dizer.


............................................................... ............................................................... ................................

Sobre a foto, achei bem legal o "clima" natural. Perfeito, não tem nada de artificial.


 :boxing:  :boxing:
Lipe, apesar de ser um site de matematica, explica um pouco a proporção aurea e fala sobre a divina proporção.
Sequencia de Fibonacci e a proporção aurea

Não se preocupe com a matematica pesada, da pra entender com os quadrados :laughing:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #42 Online: 13 de Novembro de 2006, 02:06:02
Olha Tales vou ser bem sincero com vc, fui lá, vi qual é, cheguei a começar a ler, mas viajei.

Fugi da matemática e fui para biologia.

Vlw, pela sua atenção, cooperação, e preocupação, mas não dá pra mim não. Eu não consigo "esquecer" os nºs.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #43 Online: 13 de Novembro de 2006, 06:51:17
O Terço é muito bom para o formato 2:3 porque ele delimita um quadrado. afinal 2/3 de 3 é e, isto é cria um quadrado com lado igual à altura, quadrado esse definido para o olho pelo elemento notável.

Mas para uma série de outras maneiras de fazer, o terço é inútil, e a Divina Proporção tem respondido às questões desde a Grécia, pelo menos, passado por todo mundo, de Leonardo a Michelângelo, ao Andrea Paladio, Lúcio Costa, Escola da Bayhaus, Bresson, etc, etc.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #44 Online: 13 de Novembro de 2006, 09:21:48
Acrescentando... Embora se calcule a Proporção Áurea matematicamente, ela é uma posição determinada na foto e dá perfeitamente para decorá-la no visor, para ter uma educação visual que a reconheça sem cálculo algum. Eu a uso e não a calculo (obviamente na arquitetura eu calculo)