Autor Tópico: Mais um exercício fotográfico  (Lida 10008 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Novembro de 2006, 18:29:27
Vou sugerir mais um exercício fotográfico, um pouco diferente do 1o ( http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=6357 ), que teve como objetivo a análise do estilo próprio de cada um, ajudando os colegas do fórum a entender as nossas fotos. Fotos aqui http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=6357

Este tem por objetivo o entendimento do processo pessoal de criação e, é claro, a entrosamento e conhecimento entre todos.
É simples. Quem quiser participar escolha uma foto que goste e e responda a 4 perguntas sobre ela, de preferência com detalhes.

1 - Porque tirei esta foto?
Esta pergunta é a básica, o que atraiu voce para querer tirar a foto. Respostas como, o lugar era bonito, não ajudam muito

2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?
Aqui voce deve descrever o que voce achou importante mostrar a quem for ver a sua foto. Claro que voce deve achar que é uma foto que voce queira mostrar.

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Como foi a escolha da abertura, tempo de exposição, o compromisso com a profundidade de campo, o uso a luz, e por aí vai

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Linhas-guia, terços, pontos áureos, que elementos de composição voce escolheu para valorizar a sua foto e porque.

Estas perguntas não são aleatórias, são perguntas chaves que devemos fazer em todas as nossas fotos. É só trocar o tempo dos verbos.
Voluntários?
« Última modificação: 08 de Novembro de 2006, 18:50:49 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2006, 18:38:55
Paulo, gostei da brincadeira, vou separar uma foto e depois faço isso. Mas bvem que vc podia começar a brincadeira.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Orlando LRO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • http://
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2006, 21:27:53
Isso me interessou, quero ver o trabalho da galera primeiro. Depois vejo uma para colocar.
 
orlando lro
brazlandia-df
A75
Ex (Canon AE-1, Minolta D370 e JVC MiniDV)


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2006, 21:28:33


1 - Porque tirei esta foto?
Depois de um dia muito bom com amigos,paramos em um bar,bem na foz de um rio perto daqui de Recife.Quando estávamos indo embora,o sol já se pondo,eu dei uma olhada para o lugar onde passamos algumas horas e senti vontade de registrar aquilo.Provavelmente pela sensação de que aquela paisagem,com aquelas pessoas nunca vai acontecer de novo. E aí ficou marcado um por-do-sol nada colorido,de um dia nublado,em que ficamos em baixo de um coqueiro,com uma cervejinha gelada conversando.Refexo da amizade...Bonito como o reflexo que está na àgua da foto.

2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?
Tentei mostrar com a foto um pouco da paz que o lugar oferecia.

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Usei uma abertura pequena para ter mais profundidade de campo,deixei a foto um pouco superexposta para pegar melhor o reflexo na água,porém sem perder a silhueta do coqueiro e das cadeiras.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Tentei colocar as folhas do coqueiro como um tipo de moldura.A regra dos terços,eu tentei usar na "horizontal" dividindo a foto em 3 planos,um das cadeiras,um do rio e vegetação e o outro do céu.Colocanto 1/3 do fotograma para cada plano.

Espero que gostem da foto e dos comentários.

abs
 
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2006, 08:02:43
Excelente, Diogo.
Muito bem explicado, contextualizou a foto.

Mais algum voluntário?
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Orlando LRO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • http://
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2006, 08:36:59
Citar
Excelente, Diogo.
Muito bem explicado, contextualizou a foto.

Mais algum voluntário?
Gostei muito. Parabéns.  
orlando lro
brazlandia-df
A75
Ex (Canon AE-1, Minolta D370 e JVC MiniDV)


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2006, 09:52:55
Realmente ficou muito bom mesmo...

Sou muito acostumado em "fotografar por fotografar".... mas tenho algumas que realmente contem um significado, seja poético, seja "jornalístico".

Tem uma que gosto muito.. postarei mais tarde.
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2006, 11:19:13


1 - Porque tirei esta foto?
Passeio fotográfico do pessoal de BH na fábrica abandonada da Lafersa em Contagem. Estava procurando um enquadramento diferente p/ esta torre qdo consegui achar este ângulo com parte da torre na sombra.

2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?
A torre em si mostrando um pouco do abandono da fábrica. E passar um pouco de uma idéia da torre erguendo-se sobre as sombras em direção ao céu azul.

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Procurei ter uma boa profundidade de campo e fiz a fotometria no topo da torre, pois queria valorizar a parte da torre que saia da sombra e também sem perder as texturas da parte que estava na sombra.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Coloquei parte da estrutura do galpão ao lado e deixei alguns galhos de árvore aparecendo na esquerda tendendo a parecer uma moldura. Procurei uma posição em que a chaminé no fundo também estivesse visível p/ um melhor contexto e dimensões da torre.

---------------------------
Diogo, ficou muito bonita a sua foto e gostei muito dos comentários.  :thmbup:  
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 11:20:09 por Andre Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2006, 13:04:59
Paulo,gostei bastante desse exercício.Li o outro que o pessoal fez e fiquei com um gostinho ruim por não ter participado.Mas eu sempre estou procurando por isso do exercício em todas as minhas fotos.É muito importante a gente saber o que quer quando for bater a foto!

Fransergio,Orlando e Paulo, muito obrigado pelos comentários!

André Sena,
a sua foto ficou linda!O contraste do azul do céu com a ferrugem da torre ressaltaram ainda mais a impressão de abandono da fábrica.

Participem!!Vamos agitar um pouquinho o "Arte fotográfica" que anda meio parado ultimamente.

abs
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 13:05:15 por DiogoLeal »
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2006, 17:48:31
Gostei do que eu vi até agora, muito legal essa idéia
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2006, 18:10:19


1 - Porque tirei esta foto?
Recentemente tinha visto muitas fotos do fotógrafo Bill Brandt, da série de nus, em que ele usou a luz de forma a eliminar texturas e ressaltar a forma. Fiquei impressionado com o uso um tanto "subversivo" da luz e isso acabou me influenciando de alguma forma. A luz do fim de tarde parecia propícia para um exercício.

2 - O que quis mostrar com essa foto?
Basicamente, busquei um destaque para as formas através do contraste alto e do corte fechado, a fim de produzir uma imagem em que as linhas e o jogo de sombras se destacassem mais do que o próprio conteúdo.

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Fiz a fotometria de forma a equilibrar a luz e a sombra, de forma que tivesse margem para aumentar o contraste da forma que quisesse no pós-processamento. Como há apenas um plano, não houve preocupação com a profundidade de campo. Fotografei em RAW, converti no RAW Shooter e editei o Jpeg no Gimp. Não costumo usar esses programas, mas são os que são suportados no computador da casa de campo.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Não sei explicar. A decisão pelo enquadramento e pelo corte não foi consciente.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2006, 18:49:45
Vamos lá.


1 - Porque tirei esta foto?
Esta foto foi no passeio do pessoal do fórum a Paquetá.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...showtopic=8353&
Antes de ir eu já tinha olhado o mapa de ilha e procurado ver se estava acontecendo alguma coisa lá. E estava. Uma festa junina na praça de São Roque. Eu costumo sempre ler alguma coisa sobre um lugar que eu vá para fotografar, procurando melhores pontos e eventos. Então já fui para lá preparado para tentar aproveitar. Na hora estava tudo parado, umas 2 barraquinhas vendendo cerveja com o pessoal na sombra se escondendo do sol causticante. Esta foto eu tirei porque achei as cores muito bonitas na hora, com as bandeirinhas e a igreja contando uma história e pensei logo em mandar para o concurso da Fotografe, Cena Brasileira. E depois pensei, se fosse 5 horas da tarde seria outra coisa...


2 - O que quis mostrar com essa foto?
A explosão de cores com as bandeiras, o céu completamente azul, a igreja, uma festinha do interior, que todos conhecemos

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Prioridade de abertura, como geralmente faço, f8 por ser na faixa de melhor nitidez da lente e me dar DOF suficiente. A desafio era não estourar a igreja, a hora não era a melhor, o sol estava forte. Então com uma leve sub-exposição a igreja manteria a textura e o céu iria ficar com um azul mais escuro.  Devo ter feito uma medição spot nas folhas e compensação de exposição negativa de -0,7 a 1 ponto. Foi em RAW como todas.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Primeiro dei uma rodada em torno para ver qual seria o melhor fundo para o mastro. Ficaria legal com o pessoal deitado no chão como se estivesse cansado da festa ou fazendo contraste com o mar que estava logo atrás. Como o sol não estava a pino, mas mais ou menos nas minhas costas na hora da foto, não sobrou muita opção. Se virasse para o outro lado seria um contraluz que deixaria as cores pouco saturadas e o céu perderia o azul forte. Então, usando a lente GA do kit, 27 equivalente, queria enquadrar a ponta do mastro em um ponto áureo, mas faltou GA e se eu movesse um pouco deste enquadramente apareceriam as caixas de skol que estavam na barraquinha em baixo, o que iriam cortar o clima de interior. Coloquei em uma leve diagonal para fazer os olhos percorrerem a foto e a igreja no canto. Claro que tem 4 ou 5 versões variando levemente o enquadramento, mas esta eu achei mais equilibrada.

Citar
Gostei do que eu vi até agora, muito legal essa idéia
Então manda ver uma sua.

Citar
Paulo,gostei bastante desse exercício.Li o outro que o pessoal fez e fiquei com um gostinho ruim por não ter participado.Mas eu sempre estou procurando por isso do exercício em todas as minhas fotos.É muito importante a gente saber o que quer quando for bater a foto!
Vamos reviver o tópico, é só colocar as suas fotos lá.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 18:53:09 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2006, 19:43:28
Bom, vou entrar na brincadeira tb.



1 - Porque tirei esta foto?
Num passeio com a galera para Santos (onde fomos muito bem recebidos pelo Celso - nick Cotovia), paramos num per, ai eu vi essas varas em formação e resolvi tentar  fazer a cena, já pensando num poema (eu coloco o texto dele no final do post)

2 - O que quis mostrar com essa foto?
Sempre associei a pesca a uma briga entre o homem e o peixe, de certa forma solitária para ambos, ai, ao ver as 3 varas em formação, comecei a viajar na idéia de se viver daquilo e ao mesmo tempo buscar uma briga justa com o peixe, na verdade vi as varas como a única forma de uma disputa justa entre homens e peixes (ao menos naquele momento)

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
fotometrei no céu e fui subexpondo cada vez mais, quase no limite pra que eu tivesse as varas em silhueta (aproveitando que elas eram mais escuras que o céu), nada muito elaborado

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Aproveitei a diagonal para colocar as varas em destaque, foi o único cuidado que tive.


o poema faz parte do processo de composição


Delírios de um Pescador

Pouco a pouco vai anoitecendo
E durante mais que um dia não pesquei
Coloquei no anzol a melhor isca
O caniço curvou-se durante a briga
Eu trouxe o peixe a tona e o soltei

E fiz isso muitas vezes nesse dia
E talvez repita o mesmo amanhã
Foi mais uma escolha indefinida
Entre alimentar os peixes da baia
Ou saciar a fome do meu clã

E de novo os peixes tem vencido
Eu mesmo só como pão e água
Mas gosto de vê-los em briga
Recolher aos poucos a vara retorcida
Torcendo para a linha ser quebrada
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 19:50:32 por Alex Biologo »
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2006, 21:06:39
Muito legal o tópico!

Vamos lá...



1 - Porque tirei esta foto?
Essa foi uma das fotos que fiz nas minhas férias de Janeiro, no Rio Grande do Norte. Fiquei impressionado com a forma que os "balseiros" atravessavam os bugs sem bater uma balsaa na outra... e também com a velocidade que eles atravessavam, mesmo a balsa não tendo motor.

2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?
Bom, eu quis mostrar a confusão que era essa travessia, realmente algo único. Eram muitas balsas em várias direções, não tinha uma direção exata, mas um único objetivo, chegar ao outro lado.

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Bom, foi meio que no feeling, quando vi aquele alinhamento peguei a câmera e cliquei, o problema é que estava usando a câmera no modo prioridade de abertura, e como na foto anterior a luz estava mais fraca, deixei a abertura em em f5.6, o que acabou deixando a profundidade de campo meio curta... além disso, infelizmente tive que fazer a imagem em jpg pois já não tinha muito espaço no cartão e ainda tinha mais lugares para fotografar.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Bom, tentei enquadrar todos as balsas pois percebi que elas estavam formando 3 linhas em perspectiva (só tinha uma que não tava assim). Usei a lente do kit em 18mm, pra dar uma imensidão à imagem, pois o céu de lá é muito azul, muito lindo! O problema é que uma das balsas ficou com a ponta cortada, mas ainda sim gostei do resultado...

Bom essa foi a minha contribuição...

Abraços,
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2006, 23:49:23


1 - Porque tirei esta foto?
Estava em mais um passeio fotográfico com a turma de BH.  Este ocorreu no Aeroporto da Pampulha durante a comemoração do centenário da aviação.  Foi a primeira vez que usei uma tele-objetiva (obrigadão Pedro) e descobri um mundo novo na fotografia.  Onde o fotógrafo pode captar, em detalhes, o momento sem que sua presensa intimide os modelos. Neste novo mundo, reparei como é possível retratar um momento totalmente familiar e, ao mesmo tempo, ficar totalmente anônimo.  

2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?
Total admiração do pai e filho com a perfeita integração do piloto e seu avião, fazendo as mais diversas acrobacias aéreas e dando ao público um verdadeiro espetáculo.

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Como estava fotografando principalmente as manobras aéras, a máquina ficou em priodidade de velocidade em 1/500 s (F/5.6).  A fotometria por área feita principalmente no menino com seu pai.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Como estava mais com estilo fotojornalístico não parei para compor a imagem baseando-me nas regras clássicas.  Apenas tentei enquadra-los e clicar.

 :thmbup:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/