Autor Tópico: Retratos de Faculdade  (Lida 3877 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 12 de Novembro de 2006, 13:15:18
Em um fórum há uma distribuição desigual dos comentários que sofre diversas influências. As influências são: do tipo de fotografia, de quem postou, da qualidade da fotografia, do dia de postagem, do fluxo aleatório de pessoas ao fórum.

Não ter uma foto comentada não significa nada. Há fotos que posto em três fóruns, em alguns ocorrem comentários profusos, em outros nenhum. É interessante porque conforme o tipo da foto pode acender mais um fórmum e menos o outro e isso nada tem a ver com a qualidade da foto.

Por outro lado, é da natureza dos fóruns o descompromisso. Sendo impossível comentar  muitas fotos, terminamos nos guiando por uma mistura aleatória de apetite da hora, de identificação, de haver na foto algum elementos evidentemente exclamando por um comentário.

Gustavo, meu amigo. Não se aborreça. Falando por mim, prezo muito sua companhia aqui e gostaria de ver mais fotos suas. Você posta pouco.

Grande abraço,
ivan


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #16 Online: 12 de Novembro de 2006, 13:46:10
Você está certo, Ivan, um dos motivos também foi em parte esse, de eu não gostar de colocar fotos de terceiros. Achei interessante publicar pq é um tipo de foto que não estou acostumado a fazer e esperava críticas, mas beleza, eu vou fazer diferente, vou republicar em forma de links para o site que criei para a turma.

Alberto, como eu coloquei antes não era nem questão de presumir boas fotos, não achei fotos merecedoras de muitos elogios, mas de críticas, pq é um assunto que praticamente não fotografo: pessoas. Estou republicando, obrigado pelo comentário.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 13:58:56 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear




albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #18 Online: 12 de Novembro de 2006, 13:59:17
Guss, eu curti o estilo informal das fotos. Gostei muito da primeira,  em PB. Tá com uma composição legal, o momento capturado ficou bom tambem, e eu curti os tons de PB tambem.
Eu acho que a ultima vc poderia ter esperado um pouco mais talvez, pra pegar um outro momento. Uma coisa que faço em retratos é ficar um certo tempo esperando até que venha o momento certo. Eu já fiquei 5 minutos com a camera apontada pra uma pessoa esperando pra tirar a foto.

abraços

Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2006, 14:01:26
Dentro do tipo de fotos que postou, não há muito o que criticar, pois estão bem feitas. Mudar isso já seria mudar o tipo de fotografia em diereção a uma abordagem mais de retrato ou poética, o que não me parece ter sido seu intento. Mesmo entre essa já há fotos mais sutis como a da menina servindo-se (ressalvo o crop).

Vi novamente e confirma-se minha impressão sobre suas amigas -risos.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 14:02:05 por Ivan de Almeida »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2006, 14:06:25
Hehe. A maioria é de solteiras, Ivan, mas a faculdade de arquitetura (e as de farmácia) tbm, em geral, tem muito mais garotas. Essa que vc comentou servindo-se na primeira foto estou seriamente pensando em aproveitar do pretexto das fotos. Alberto, é, também não me agradou muito a última da menina com o professor, o foco não ficou muito bom também.

Também achei interessante publicar pq muita gente abre 100 tópicos perguntando sobre a usabilidade da 18-70 ou as vantagens em cima da 18-55, acho que dá para ter uma boa noção do que ela oferece. As cores não sei se ficaram boas, pois estou tratando todas em monitor lcd do notebook. As próximas já serão em RAW, abandonei o JPEG depois dessa experiência (ao menos para retratos e paisagens).

Outra conclusão que tive é que simplesmente não consigo mais fotografar com compactas. Levei a minha SD600 para lá e não usei. Será muito útil ainda em lugares que não possa levar a reflex, mas simples não há quase nenhum prazer em fotografar sem controle do processo.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 14:09:32 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2006, 15:29:28
Citar
Hehe. A maioria é de solteiras, Ivan, mas a faculdade de arquitetura (e as de farmácia) tbm(...)
PQP!
Com este nível feminino acho que eu voltava a estudar...
Farmácia então... Pra fazer uns suplementos  :laughing:

Não tem mais fotos desta primeira da esquerda para direita?  :wub:
http://static.flickr.com/112/292583545_436a418cb7_o.jpg
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 15:30:21 por Pictus »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2006, 18:47:37
Gustavo,

retratos posados, apesar de perder um pouco o espontâneo das pessoas, eu acho que são fundamentais, para mostrar a união e o amor dos amigos...por isso eu lhe digo que as suas fotos são muito bem feitas, bem expostas, nítidas e muito bem enquadradas.

Mas apesar de achar interessante e importante algumas fotos posadas, eu prefiro as fotos em que o sujeito não perceba que está sendo flagrado, assim eu adorei a sua primeira foto (mas a colorida) e a do seu camarada com biquinho...bem espotânea e com uma profundidade de campo muito bem dosada.

Valeu  


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2006, 22:12:31
Os retratos são muito bons e gostei em especial da moça preparando o lanche pois não é uma foto posada.  

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #24 Online: 12 de Novembro de 2006, 22:16:00
Serei repetitivo ao comentar pois faço das palavras de elogios dos colegas as minhas! Só uma pergunta: deu algum retoque em alguma foto?

abraços,  


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #25 Online: 13 de Novembro de 2006, 00:12:38
Realmente a do malandro com biquinho... Mas tá legal, tá natural.

Seguindo os comentários, as fotos estão bem básicas, só retratando os momentos em amigos, nada de especial mesmo, em nível de "produção".

Além da foto do biquinho a da moça cozinhando tb tá boa, bem natural.

 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 13 de Novembro de 2006, 00:39:38
Beto, usei um set de tratamento do Fred Miranda a fim de simular cores do Velvia. Não posso dizer que funcionou, pois nunca fotografei com Velvia. Na próxima vez vou buscar isso a partir do RAW.
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #27 Online: 14 de Novembro de 2006, 17:44:32
Guss,

A primeira foi a que mais me agradou. Tanto pela composição quanto pelo PB bem feito.

Agora as outras de grupo achei que está sobrando mto teto. Uma coisa que faço é dar aquela flexionada nos joelhos para não pegar tanto teto e enquadrar melhor.

Ah, usar o ponto de foco superior na D50 ajuda no foco também.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!