Autor Tópico: Fotos com sx40hs e ruído  (Lida 4748 vezes)

EmersonSC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 04 de Outubro de 2015, 17:47:13
Olá, preciso dizer, que estou aprendendo a mexer na câmera.

Bom, conheço o PS, em um nível avançado na parte de gráficos, e iniciante/intermediário, na área de tratamento de imagem.

Questão, ao colocar uma foto, no PS, e dar um 100% da imagem, aparece muito granulado. Não importando se tirada em AUTO, ou com ajustes.

Alguma dica?

Agradeço a atenção, obrigado!


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2015, 18:14:26
A dica é UMA SÒ; comprar uma camera com sensor maior. Por mais que voce queira e tente um sensor de 1/2,3 nunca vai fazer fotos sem ruidos. Quando voce ve aquelas fotos limpinhas é porque o software da camera ja arrancou todo ruido possivel pra a foto ficar utilizavel.


EmersonSC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2015, 19:00:40
O sensor que você fala, são dos "pixels". Pois é, segundo informações:
Citar
Com várias novidades na bagagem, a PowerShot deverá ser ainda mais atraente do que a versão anterior. A resolução do seu sensor recuou alguns megapixels, tem 12.1 MP contra 14.1 MP da Canon SX30 IS, mas é do tipo CMOS que, em combinação com o processador DIGIC 5, promete imagens com menos ruído sob quaisquer condições de luz.

Sei que, a máquina não é uma bam bam bam...

Mas, digamos o seguinte. Se configuro para tirar um tamanho pequeno, com pixels maiores, teria menos ruído?

Abraço


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2015, 19:32:07
Sua camera tem corpo grande e sensor pequeno, quanto menor o sensor, mais ruído ou propensa a ruído   a imagem fica.

Quanto menos megapixels, menos ruido.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2015, 08:53:16


Mas, digamos o seguinte. Se configuro para tirar um tamanho pequeno, com pixels maiores, teria menos ruído?

Abraço

Não, não terá menos ruído. Procure sempre usar até ISO 400.
E pra quê exatamente vc precisa de uma imagem PERFEITA qdo ampliada a 100%? Vc irá fazer grandes ampliações em papel? Se for, esta não é a câmera mais adequada. Se não for, relaxa... Esse problema praticamente não aparece se a foto não estiver ampliada 100% no monitor, ou se for para o papel em tamanho 10x15 ou até um pouco maior.  :ok:


EmersonSC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2015, 20:30:10
Pois é Helena, e Pedro, compreendo.

Na verdade, estou iniciando, (se é que pode se dizer assim), nesse mundo de câmeras e fotos. Talvez, não tenha "acertado" na câmera, mas, é o que as "finanças" me permitem por hora.

Meu atrativo nesse início: Macros, e "Mato", explico. Macro não preciso explicar, mas o "Mato". Vou tentar, fotos na mata atlântica, pássaros e afins.

Bom, estou entendendo esta relação de sensor e megapixel. O sensor desta compacta "avançada", é pequeno...então, segundo o raciocínio lógico, teria de tentar "diminuir" os pixels, ISO mais baixa, e "regulagem boa do resto, para tirar umas fotos bacanas, e isso de "regular", é tempo e aprendizado.

Quanto a "ampliar" 100% a imagem no monitor, Helena, tipo, não que seja necessário, e claro, sei que se mandar revelar dentro de um tamanho 10x15, uma foto bem tirada, vai ficar uma beleza, vai ficar "limpa". Mas quanto menos ruído, melhor para trabalhar com arte, em cima da imagem, se necessário.

Tenho que me conformar por hora, tranquilo. Talvez daqui a uns 2 anos, talvez 1 ano, eu passe para o próximo degrau, uma EOS Rebel...mas, até lá, tem chão.

Obrigado pela atenção! Abraço!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2015, 23:12:19
Reforçando que diminuir a resolução da foto na câmera, não vai fazer diferença.
A câmera fotografa na resolução nativa e diminui a foto via software interno.
Na verdade, um usuário de superzoom não precisaria de mais do que 5 megapixels. Mas infelizmente o povo adora números, e o mercado vai se aproveitando disso. Hj já há câmeras com sensor minúsculo de 20 megapixels.  :no:
E enquanto as pessoas acharem que megapixel é sinônimo de qualidade, infelizmente a corrida vai continuar...


EmersonSC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2015, 19:51:11
Citar
Reforçando que diminuir a resolução da foto na câmera, não vai fazer diferença.
A câmera fotografa na resolução nativa e diminui a foto via software interno.

Assisti um vídeo, sobre esta relação de sensor x megapixels, inclusive tomando como exemplo a sx30 e a sx40, que possuem o mesmo tamanho de sensor.
Bom, não tenho uma "máquina ruim", pra um começo...mas tenho que saber exatamente como, ajustar com exatidão as funções, para tirar o proveito pretendido.

Sei que você entendo muito mais do que eu, mas, ao diminuir a resolução, a foto fica bem mais granulada se der um zoom no monitor, correto?

Enquanto isso vou estudando...

Abraço!


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2015, 10:30:16
Vi o video e não concordo com a comparação ccd x cmos. Eu tenho uma canon sx240 (cmos) e já tive a sx170 (ccd). Os sensores são do mesmo tamanho, mas a sx240 tira fotos com iso maior com muito menos ruido do que a SX170. veja ex.:
 http://www.dpreview.com/reviews/studio-compare?#baseDir=%2Freviews_data&cameraDataSubdir=boxshot&indexFileName=boxshotindex.xml&presetsFileName=boxshotpresets.xml&showDescriptions=false&headerTitle=Studio%20scene&headerSubTitle=Standard%20studio%20scene%20comparison&masterCamera=canon_sx150is&masterSample=img_0079&slotsCount=4&slot0Camera=canon_sx150is&slot0Sample=img_0079&slot0DisableCameraSelection=true&slot0DisableSampleSelection=true&slot0LinkWithMaster=true&slot1Camera=canon_sx260hs&slot1Sample=img_0016&x=0.23194701609457344&y=-0.7528080941056561
Quanto a resolução, eu tiro na maior resolução, faço crop para melhor enquadrar a foto, e só depois eu redimensiono para resolução menor (no mínimo 1920x1080) ou uns 2 mpx.
E se é prá dar zoom depois, então não precisa tirar fotos tamanho pequeno.
 
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 10:40:46 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


EmersonSC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2015, 05:03:57
Olá Gilberto, beleza?

Então, na verdade não entendo muito do hardware, portanto pode ser que você tenha razão naquilo que diz, em detrimento ao vídeo sobre sensores.

Concordo exatamente com você, por experiência, aonde que, se você tem uma imagem com resolução grande, ainda que esta tenha ruído, ao diminuir, ela vai ficar "limpa", a princípio, é o caminho que vou escolher nas minhas fotos, resolução maior possível. Resta aprimorar os ajustes da máquina, para cada situação.

Na verdade, o que falei de zoom ao monitor, foi o seguinte, ao tirar uma foto, e deixar em 100% no visualizador, aparece então o ruído, claro que, se for mandar revelar em tamanho apropriado, não terá problema, mas por exemplo, para utilizar em trabalhos gráficos, pode prejudicar um pouco. Nesse caso, como disse a Helena, o sensor da câmera, é que fala mais alto.

Abraço!


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2015, 11:08:02
EmersonSC essas cameras de sensor pequeno geram muito ruído mesmo em ISO100.
Pra você ter uma ideia e comparar, as fotos da minha 5Dc (a primeira, FULL FRAME), mesmo se eu usar em ISO3200 a noite, fica menos ruido que o Iphone 6 em ISO50 de dia.
Além do sensor pequeno tem a questão do processamento pro Jpeg que geralmente é ruim nessas cameras.

A sua tem a opção em RAW? Se sim é possível deixar a foto com melhores detalhes (mesmo tendo ruido) e retirar esse aspecto estranho, meio escamoso das fotos em Jpeg.

Outra coisa é, além de usar RAW, fazer as fotos sempre compensando a exposição, deixando a área que você considera importante na foto com boa luz, pois é normal toda camera apresentar mais ruido nas sombras, pois ruido = falta de luz.
Portanto mantenha a parte importante da foto bem iluminada + Raw + ISO100 + um pouco de Luminance no Lightroom e você conseguirá melhores resultados com o que possui.

Agora se é cismado mesmo, não vai ter jeito, vai ter que partir pras cameras com sensor maior.
Seguem 2 exemplos pra você comparar, NENHUMA passou por tratamento além do padrão de luminance do Lightroom que já é aplicado na importação, se não me engano 15.
ISO100
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/18643970328/in/dateposted-public/
ISO1600
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/21270208806/in/dateposted-public/
ISO3200
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/19357161041/in/dateposted-public/

« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 11:12:36 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


EmersonSC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2015, 21:02:46
Olá Silvano, blz?

Pois então, estou te entendendo. Falar em RAW, instalei o CHDK, e agora tenho a opção RAW, gostei da ferramenta. Consegui instalar em um SD de 4GB que tinha aqui, porque os outros 2, de 8gb e 16gb, não instalam, dão "bloqueados", tentei de tudo, e estou quase pensando que a Canon bloqueia eles...Então, penso que, não será em todo o momento, que poderei usar o CHDK, e fazer configurações detalhadas para a foto, de outra forma, uso outro cartão e vai em JPEG mesmo.

A SX40HS, apesar das limitações de sensor, é uma câmera muito boa, guardadas as devidas proporções, aliás, sou Canon desde "pequeneninho", ou seja, possivelmente vou continuar daqui pra diante com a "marca", no futuro...gostei.

Pois muito bem, no momento, é a máquina que tenho, e vou aprender nela, a usar todos os seus recursos. O zoom dela, pra o que eu vou experimentar em termos de fotografia, é até limitado, que são fotos na mata, de pássaros. Mas, ainda não posso afirmar. Primeiro, aprender o que usar, depois, tentar usar e usar, e aí, ver os resultados. Claro, que vão ter limitações, então tenho que estudar como vou praticar este tipo de fotografia. Exemplo, adequar para mais perto possível.

Aqui pro sul, anda chovendo muito, estou esperando um fim de semana com sol, para me "enfiar" mata adentro, e começar a trilhar os caminhos.

Comprei os filtros básicos também, o UV e o anti-reflexo, acompanhados de quebra-sol. Também um tripé básico, que vou adaptar, para o uso que pretendo. Pensei em adaptar anéis na base dos pés, e dentro destes anéis após ajustar o tripé, colocar "estacas" de ferro, tipo que tem em barracas. Tem certos pássaros, que é possível se fazer uma "espera", levo junto o canto da espécie, e aguardar pela sorte. Neste ponto, devo dizer que na infância, vivia correndo atrás de passarinhos nos matos da região, e conheço um pouco como a coisa funciona, só que agora, a captura vai ser só da imagem, sou contra a caça, lógico.

A máquina, que almejo, pra daqui uns 2 anos talvez, se fosse hoje (pode ser que surja outra), seria a EOS T5i, e se Deus e minhas possibilidades permitirem, lentes de 135mm...mas, isso é futuro.

Agradeço tuas dicas.

Abraço!


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2015, 13:23:53
A máquina, que almejo, pra daqui uns 2 anos talvez, se fosse hoje (pode ser que surja outra), seria a EOS T5i, e se Deus e minhas possibilidades permitirem, lentes de 135mm...mas, isso é futuro.
Cara, a T3i faz a mesma coisa com a mesma qualidade e é BEM mais barata, você encontra por uns 1000 reais só o corpo. Como já tens um perfil traçado, irá para TELES e já te digo que 135mm é pouco para fotografar aves, você provavelmente irá partir pra algo em torno de 300mm.

Eu tive uma Canon T3i e é a Camera que eu sempre recomendo de olhos fechados a todos os meus amigos, é a DSLR mais vendida da história e não é por acaso.

Abraço.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2015, 18:56:38
Emerson, pratico fotografia de aves há alguns anos e com a experiencia que tenho permita-me te dar alguns conselhos:
-sx40 é uma boa camera para fotografar aves, desde que vc saiba respeitar seus limites;
- compre um flash externo. vai te ajudar muito em situações com pouca luz, ex: dentro do mato e a noite;
- evite usar o zoom digital;
- acho o ISO 800 dela aceitável;
-qdo for migrar para as DSLR procure uma camera mais robusta, que aguente a "pauleira" do mato;
- fotografia de aves com DSLR - sensor cropado: de 400mm pra cima. sensor full frame: 600mm pra cima;
bom, creio que seja isso. Qquer dúvida é só perguntar.
espero ter ajudado. :ok: :ok: :ok:
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


EmersonSC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2015, 18:23:08
Eu tive uma Canon T3i e é a Camera que eu sempre recomendo de olhos fechados a todos os meus amigos, é a DSLR mais vendida da história e não é por acaso.

Olá Silvano, blz? Então, na verdade não fiz nenhuma pesquisa comparativa, e foi até uma boa você falar. Com a SX40Hs, fiz esta pesquisa, usei vários sites comparativos e fóruns. Se é como você diz, com certeza opto por algo mais em conta, levando-se em consideração, que as lentes podem custar bem caro também hehehe...


Abraço e obrigado!