Autor Tópico: 85 1.8 para retratos em FF  (Lida 8796 vezes)

felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Outubro de 2015, 23:31:49
Bom com esse dólar a 4 reais , tão cedo a 85 1.2 não vem. Uso a 50 1.4 para retratos , mas li vários reviews sobre a 85 1.8 ser um dos melhores custo x benefício para retratos que tem.  Alguém que possua ela pode opinar? li que o foco inclusive e mais rápido que do o da 50 1.4, e pelo que eu li mesmo na maior abertura ele e bem nítida.
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2015, 23:48:38
Bom com esse dólar a 4 reais , tão cedo a 85 1.2 não vem. Uso a 50 1.4 para retratos , mas li vários reviews sobre a 85 1.8 ser um dos melhores custo x benefício para retratos que tem.  Alguém que possua ela pode opinar? li que o foco inclusive e mais rápido que do o da 50 1.4, e pelo que eu li mesmo na maior abertura ele e bem nítida.

Ouço isto mil vezes, sempre que pergunto a outros fotógrafos: Ela é a bendita dos retratos.
Mas, se ela é tão boa, porque nas comunidades de venda de equipamentos no facebook, ela é tão vendida ?  :ponder:
Encontrei essa lente a venda por mais de 15 pessoas. Por que ninguém quer ficar com ela ?  :ponder:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2015, 00:45:21
Comprei uma 85 1.8 só porque estava muito barata na Canon...  : :D Minha previsão é que daqui a alguns meses (e nenhum uso) acabarei vendendo-a  :ponder:. Prefiro (e muito) a versatilizada de lentes zoom (24-105L, 70-200 F4L IS  :wub:). As fixas acabam sendo backup e para uso pontual. Fixas co muso frequente acabo usando em fotos macro (até porque não existe lente zoom macro de verdade) e super tele, quando uso uma 400L fixa. Talvez encontres muitas 85 a venda porque muitos compram por sugestão de outros e acabam se desfazendo pelo mesmo motivo... Nem todo mundo gosta de ficar trocando de lente com frequência...  :no:

Pontualmente quando sei que o local tem pouca iluminação e não desejo/posso usar flash, as fixas podem trabalhar, mas a 50 1.4 costuma estar na bolsa por este motivo e raramente entra na câmera. Para retratos prefiro a 70-200, que me deixa tirar retratos de mais longe, com expressão mais natural, já que não fica óbvio que estou tirando foto da pessoa, ou a 24-105L quando o assunto está mais próximo e a expressão mais natural não é o objetivo... Ambas inclusive cobrem a DF de 85mm... Se um desfoque mais agressivo é desejado (aberturas maiores), aí sim as fixas entram na dança :ok:
JVc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2015, 00:56:52
Tenho a 85/1.8 desde o tempo que usava EOS de filme. É uma baita lente, e disparado o melhor custo x benefício da categoria. O foco é 100% cravado, muito, muito rápido.

O problema é que a maioria dos fotógrafos simplesmente não sabe usar o equipamento nas situações para as quais eles são otimizados.

Essa é uma objetiva projetada para retratos e reportagem, mas dá para fazer paisagens, eventos e outras coisas desde que você saiba o que está fazendo.

O principal ponto "negativo" é a aberração cromática moderada em situações bem específicas, em objetos fotografados contra a luz, mas é de facílima correção na pós. Se o cara não sabe escolher bem o ângulo ou se tira so em jpeg, merece, desculpe.

É uma lente muito, muito nítida. Mas não vá querer milagres de uma borda impecável em 1.8 em uma full frame. Para isso compre uma Zeiss APO Sonnar ou uma Planar, só que vai custar um "tiquinho" mais.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 01:23:18 por AFShalders »


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2015, 01:16:57
E para quem faz casamentos ? É uma boa ? :)
 :D
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2015, 07:08:56
Eu tenho! Eu Adoro! Eu não vendo! Uso em FF  :D
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 07:09:19 por Rezende_SP »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2015, 08:02:11
E para quem faz casamentos ? É uma boa ? :)
 :D

Só com ela não! Mas eu usava ela na T3, pendurada de um lado no strap, e do outro a 6D com a 54-105, adivinha qual me rendia as melhores fotos? :assobi:

Quando estava em dois fotógrafos, eu botava ela na 6D e apenas ela, e fazia o casamento todo.

Mas o Shalders já matou a questão sobre a quantidade de 85 que tem a venda.

Pegue, aprenda a tirar vantagem dela, e vai ficar viciado.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 08:02:39 por Roberto Dellano »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2015, 08:33:08
Nesse caso tem muita gente vendendo porque sai fácil, não é uma lente que encalha.
Depois da 50mm, deve ser a fixa canon que mais tem por ai.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2015, 08:56:27
É muito boa para retratos. Tem AF legal, muito melhor que da irmã mais cara 1.2. Vale cada centavo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2015, 09:00:39
Quando fiz o primeiro curso de fotografia, uma das perguntas que o professor mais ouvia era:

- Professor, qual a melhor lente fixa pra iniciar na fotografia?

A resposta era: 50mm. E depois? A 85mm.

Muitos alunos nem sabiam pra que serviam as objetivas recomendadas, mas compravam por indicação dos outros. Se não servisse, vendiam depois. São lentes fáceis de vender.

Basta ver a quantidade de desapegos da 50mm e logo em seguida a 85mm no fórum e Mercado Livre.




fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:33:05
Uma perguntinha:
Seu desempenho (nitidez) é "notavelmente" melhor em uma FF em vez de APC?

Pergunto pois estou testando esse conjunto (SL1+ 85mm 1.8) e
queria saber se perceberei algo realmente melhor em uma FF.
Samsung Galaxy S8+ rss


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:54:40
Não canso de responder a mesma coisa aqui no forum: a 85 f/1.8 da Canon é minha xodó! Não me imagino vendendo-a tão cedo.

É uma lente muito barata pela qualidade que entrega. Opticamente é bastante nítida, tem um desfoque muito bonito e suave, boa reprodução de cores e contraste. Mecanicamente é bem construída (embora não seja uma L), possui o auto-foco mais rápido e preciso que já experimentei, além de ser inaudível. Os pontos fracos? Acho que apenas as aberrações cromáticas em contra-luz que o AFShalders mencionou.

O porque de ter tanta "volatilidade"? Não tenho uma tese definida. Mas ao menos aqui no forum, que tem ou teve, só fala bem!

Funciona bem em cropadas? Sim senhor! Eu comprei a minha na época em que ainda tinha apenas uma Rebel. O ângulo realmente fica bastante fechado, equivalente a 135mm em full-frame. Mas isso é muito pessoal, não é bom e nem ruim: é adaptação e estilo. Eu gosto. Gostei tanto que agora que uso FF quero uma 135mm f/2L! Mas sem me desfazer da 85mm xodózinha! Mas sim, fica mais restrito a ambientes externos/espaçosos ou closes bem fechados em lugares com menos espaço disponível.

Em full-frame? Bom, pra mim é onde ela brilha ainda mais, deixando o "bokeh" ainda mais interessante, com uma sensação de profundidade bastante pronunciada. E a distância focal, ao menos para o meu estilo, é perfeita e é a que mais utilizo. Cobri as festinhas de 1 e 2 aninhos da minha sobrinha apenas com ela. Ou melhor, 95% das fotos com ela. Uma ou outra mais aberta para mostrar o ambiente, apenas. E uma ou outra daquelas manjadas na mesa do bolo. De resto, só 85mm. Aprendi a enxergar com os olhos dessa distância focal. Comprei uma 50mm STM e não me adaptei mais, tanto pela DF quanto pelo foco mais lento! hehe

Aqui deixo um exemplo recente de uma das fotos que gostei (retrato) e que fiz com 5D + 85mm: https://www.flickr.com/photos/95747741@N05/20481290108/

AH, e mesmo sem ser para retratos: a 85mm faz umas landscapes bem interessantes. Basta saber quando e como utilizar. Aqui também um exemplo dessa aplicação: https://www.flickr.com/photos/95747741@N05/16410072387/
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:55:19
Usei ela por algum tempo em câmeras crop! Depois que fui para FF, como gostava do ângulo dela, acabei pegando uma 135mm... aí parei de usar ela!
Agora estou atrás de outra 85mm mas vou na 1.4 da Sigma ou na L mesmo! A 1.8, como falado aqui é ótima, foco bacana, rápido e preciso, mas com muita AC.
Uso muito duas lentes... 50 ART + 135L... só que as vezes a 135 fica apertada para eventos... quando o espaço é pequeno... então quero uma 85 para fazer par com a 30 ART tbm... casaizinhos perfeitos! :D

Como comentado... ela é uma lente que tem muito no mercado e mantem o valor, então se tá na dúvida, podes comprar, testar... usar por um ano... e depois vender pelo mesmo preço que pagou, desde que bem conservada! Comprei a minha aqui no fórum por R$950,00 e vendi por R$900,00 com um estragado na borda do filtro!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2015, 12:06:31
A 85 f/1.8, como disse o Shalders, é uma lente de propósito mais especifico. Embora possibilite diversos usos, o uso principal para a maioria dos fotógrafos são retratos, principalmente aqueles em que se deseja um "descolamento" do fotografado em relação ao fundo através da profundidade de campo curta. Aliás, descolamento não é o termo correto, mas não encontrei melhor.

Talvez o grande número de lentes negociadas decorra do fato de que grande parte da comunidade fotográfica, aqui e em outras mídias, é composta de amadores. E para o amador nem sempre vale a pena ter no seu set uma lente com uso tão específico. O pessoal compra e depois descobre que usa pouco, e como o valor não é tão desprezível, acaba vendendo para comprar alguma zoom. Com pouco mais que o valor de uma 85mm usada dá para comprar uma 70-200 f/4 usada, que para muitos pode ser muito mais útil.

Eu comprei a minha na loja Canon para usar na 60D e de lá para cá tenho usado muito para retratos da minha filha e de família. Pontos fortes e fracos são consenso: foto rapidíssimo e cravado, diria que suficientemente nítida em f/1.8 (em cropada), em f2.2 é muito afiada e como ponto fraco, AC em algumas situações de contraluz em aberturas grandes, mas facilmente corrigíveis na pós.

Essa foi a primeira foto que fiz com ela, logo que recebi.

IMG_2072 by Alexandre, no Flickr

Feita em f/1.8. Para mim, tem nitidez suficiente na área em foco para qualquer tipo de impressão e esse desfoque só é possível com grandes aberturas. Tem um pouco de LoCA como um esverdeado na área do nariz, mas é tão pouco que nem me dei conta na hora de converter.

Eu não me desfaço da minha nem a pau :)



 






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2015, 12:21:11
Também tenho uma e é minha lente preferida!  :wub: