Autor Tópico: Roupas e atitudes do fotógrafo em casamento  (Lida 8330 vezes)

thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Online: 05 de Outubro de 2015, 10:51:32
Fui madrinha esse fds de um casamento em um sítio em Arujá SP... Fiquei um pouco pasma com as atitudes e vestimentas do fotógrafo do casamento, ok que é um trabalho cansativo e deve-se usar roupas confortáveis, mas o fotógrafo estava com uma camiseta preta com uma estampa do Chaves e All Star branco... A assistente dele tinha o cabelo roxo e estava com blusa de alças e jeans... Não achei vestimentas profissionais ainda mais para um casamento que não era lá tão simples assim... As fotos que vi até agora que saíram na pagina dos fotógrafos ficaram excelentes, bom trabalho, mas acho que as vestimentas ficaram mto em contraste com o evento. Sem contar que achei ele um pouco grosso ao pedir as poses para os noivos e padrinhos...

Como não sou do ramo gostaria de saber de quem é fotógrafo de casamento é comum esse tipo de vestimenta? O cansaço e stress de fazer um evento desse justificam a falta de tato do profissional ao pedir uma pose para as pessoas?
Thais Matos


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:02:34
Nada justifica a "falta de tato" do profissional! Acho que educação e respeito a cima de tudo!
Mas a questão das roupas ou estilo do fotógrafo, creio que os noivos já o conheciam como ele é e se porta... Provavelmente já viram ele antes, né!
Apesar de eu sempre ir de pelo menos calça social e gravata... tem gente que vai de camiseta mesmo! Cada um tem seu estilo...
Agora pergunto a você... contrataria ele para fazer seu casamento? Se sim, com certeza ele deve ser um ótimo fotógrafo (não tanto profissional, segundo seu relato)! Se não, a aparência dele e da assistente e o jeito dele se portar estão fazendo ele perder clientes!  :ok:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:07:23
Acredito que este assunto já tenha sido discutido aqui, porém deve estar perdido no fundo do baú  :D

vamos lá.
Acredito que para cada evento deva existir uma forma certa de se vestir , eu geralmente em infantil vou de tênis , camisa polo , calça jeans ou sarja.
Quando fotografo crianças deito muito no chão , ajoelho , rolo, entro na piscina de bolinhas e se precisar pulo até na lama kkkkk

Em minha pequena experiência em casamentos já trabalhei de terno e gravata , achei muito ruim e incomodo.
Hoje em dia trabalho com roupa escura e sem estampa, sempre sapato social limpo e engraxado , calça escura preta de preferencia, camisa social de manga longa azul escura ou preta.
O que acho bacana é estar sempre com uma camisa nova já que desbota muito e a aparência não fica boa.

Acho que o pretexto de usar qualquer roupa seja desculpa , já que hoje em dia pode -se vestir confortável e estar "social".

Cada um tem um estilo , mas quando se oferece para fazer qualquer trabalho que seja deva se vestir de acordo. 


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:11:34
A citação ao cabelo roxo mostra que é mais um questão de preconceito...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:28:12
Achei as fotos ótimas, mas acho que faria um adendo para irem ao menos de social, para não destoar muito das outras pessoas... Acho que o fotógrafo tem que passar mais batido, não ser a atração da festa!!

A citação ao cabelo roxo mostra que é mais um questão de preconceito...

Eu mesmo já tive cabelo azul, roxo, rosa na minha adolescência, só acho que não combina com o evento... Minha opinião, só isso! Não gostaria que o tópico levasse outro rumo :doh:, minha intenção é somente saber se é padrão ou não, não vou a casamentos toda semana! Se eu trabalhasse com evento desse tipo não pintaria dessa cor, pois como disse acima, acaba chamando mais atenção do que deveria ou poderia, MEU FEELING!!

Poxa, como as pessoas estão pragmáticas esses tempos! :aua: :aua:
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 11:30:05 por thatamatos »
Thais Matos


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:30:11
Odeio ter que me vestir como o "Anjo da Morte" em casamentos.  :hysterical:
Minha roupa geralmente é uma camisa (não preta), calça jeans preta e um tênis (poderia ser um All Star se não fosse tão desconfortável).

Tenho certeza que meu público alvo não liga que eu tenha um visual "mais moderninho".

Você pode não achar cabelo colorido e tênis apropriado.
Mas se os noivos não ligam, então qual o problema?
Vai ver eles podem até ter escolhido o profissional pela personalidade. Vai saber.

Quanto ao comportamento, não justifica não, claro.
Tratar bem o cliente, mesmo em situações de stress, é parte do serviço.

Porém às vezes em um evento temos que ser diretos e objetivos, ou não sai foto nenhuma.
E às vezes as pessoas confundem "direto" com "grosso".
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 11:34:45 por Hoogle »


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:42:22

Você pode não achar cabelo colorido e tênis apropriado.
Mas se os noivos não ligam, então qual o problema?
Vai ver eles podem até ter escolhido o profissional pela personalidade. Vai saber.


A noiva estava bem irritada... Rolou vários problemas durante o casamento e um desses pra ela, foi as vestimentas do fotógrafo... Fora as patadas, como "vcs vão ficar quietos ou vamos ficar a noite toda aqui?!" Ela chegou a discutir com o mesmo durante as fotos com as madrinhas... =/

Thais Matos


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2015, 11:54:15
Eu particularmente uso roupa social/semi social o tempo inteiro, gosto de usar. Entao não entendo homem que acha desconfortável usar camisa, sapato e uma gravata, sinceramente pra mim é tão confortavel quanto bermuda, camiseta e tenis.

Quanto a cor do cabelo, não entendi, me soou estranho o seu comentário. Ela poderia muito bem ter cabelo roxo com uma roupa mais social, da mesma forma que eu tenho até o pescoço completamente tatuado e uso roupa social direto...


Eu acho que nao justifica, usar um allstar, calça jeans, uma camisa social com suspensório e tal, ja fica social e continua sendo estiloso e diferente. Não precisa ser o foco de atenção do evento inteiro
@jacobfotografiacriativa


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2015, 12:39:30
Esse é um dos motivos de não ter vontade alguma de fotografar pessoas (no máximo, um book no estúdio).
As pessoas SEMPRE reclamarão de algo.

Acho que cada situação exige um comportamento adequado para a ocasião. Num casamento, os fotógrafos jamais devem chamar mais a atenção do que os noivos.

Já fui convidado para um casamento de um colega motoqueiro. Casamento no campo e ao ar livre. O fotógrafo cheio de tattoos e pircing. A maioria nem se incomodou (nem eu). Afinal de contas, os noivos e convidados tinham o mesmo "estilo"... :D

Mas num casamento mais elegante, que exigem vestimentas mais "comportadas", pega mal um fotógrafo ir de All star e camiseta branca. Não se trata de preconceito, e sim de bom senso.



jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2015, 12:50:08
EU uso roupas sociais para quase todas as ocasiões. Eu gosto, prefiro e me sinto bem assim.
Não vejo o estilo mais casual como problema.
Quanto às vestimentas citadas, não acredito que o fotógrafo tenha mudado da água para o vinho repentinamente, sendo assim a noiva já devia o conhecer antes do evento, não é?
Ela já devia ter ciência do estilo que o mesmo usava nos eventos...
Canon


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2015, 16:11:04
talvez os noivos nw tenham exigido nada,mas o cara de all star na festa,destoando totalmente dos demais,pra mim eh um profissional relaxado!E sobre ser meio grosso,as noticias correm,quem paga e quem participa,gosta de ser tratado com educacao..eu mesmo nw indicaria um profissional assim.Conheco um que ele eh ate bom fotografo,mas eh grosso e nw aceita sugestoes..tem q ser do jeito dele..e muita gente ja nw o contrata rsrs
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2015, 20:35:11
Cada um cada um.
Se o cara quer ficar parecendo uma árvore de natal na festa , que fique !

Final de semana agora tenho casamento , vou de boné e bermuda . Quem sabe penduro uma melancia no pescoço só pra parecer o fotógrafo diferentão e descolado.

Aff.


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2015, 21:56:07
Cada um cada um.
Se o cara quer ficar parecendo uma árvore de natal na festa , que fique !

Final de semana agora tenho casamento , vou de boné e bermuda . Quem sabe penduro uma melancia no pescoço só pra parecer o fotógrafo diferentão e descolado.

Aff.

Sinceramente não sei se foi essa intenção, mas ficou parecendo isso! Como o Rick99 disse, não se trata de preconceito mas de bom senso!!
Mas o pessoal falando q eu tava com uma visão preconceituosa meu deu até preguiça de ficar acompanhando o tópico...

Resumo do caso, os fotógrafos chamaram mta atenção com vestes destoadas do local em que estavam! Não q mude alguma coisa (DEIXAR CLARO) mas era um casamento evangélico e muito tradicional (CCB), a noiva hj comentou comigo q odiou e que se não fosse as fotos terem ficado boas ela iria até processar Kkkkkkkkk Claro q ela estava nervosa e tudo o mais... Conhecia o trabalho do fotógrafo,  mas não sabia desse detalhe... Enfim!

Obrigada por quem comentou e entendeu meu ponto de vista, vcs são massa!  :ok:
Thais Matos