Autor Tópico: Canon 70D - Possível solução ao foco - REIKAN FOCAL  (Lida 10247 vezes)

Farias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2015, 22:44:32
Então, ainda não... Uma pena

Como por enquanto só tenho a 18-55, tá difícil para testar.

Consegui uma 50mm 1.8 e testei a 2.0
Não sei se fiz o teste certo.
O foco foi no primeiro "a"

Pelo viewfinder



Pelo liveview



não sei por que as imagens não apareceram, segue o link:

viewfinder: http://prntscr.com/8zwou6
liveview: http://prntscr.com/8zwqfg
« Última modificação: 06 de Novembro de 2015, 22:46:14 por Farias »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 06 de Novembro de 2015, 23:50:10
Seria melhor fazer a foto com a pilha deita e em angulo, focando em uma letra no meio da palavra.
Ai vc veria bem se o foco está certo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2015, 17:23:14

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


@bruno_bo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2015, 15:52:32
Como por enquanto só tenho a 18-55, tá difícil para testar.

Consegui uma 50mm 1.8 e testei a 2.0
Não sei se fiz o teste certo.
O foco foi no primeiro "a"

Pelo viewfinder



Pelo liveview



não sei por que as imagens não apareceram, segue o link:

viewfinder: http://prntscr.com/8zwou6
liveview: http://prntscr.com/8zwqfg

Realmente, dá pra perceber a imprecisão do foco, não? e olha que a sua 1.8 está próxima.

As definições das palavras no texto SuperHyper e a cabeça da pilha, além da relação de foco entre as outras letras, o brilho na borda superior da pilha, o contraste. É bizarro.

O meu problema não é bem com objetos próximos, nem em fotos chapadas. Verifiquei muito com pessoas isso. Por exemplo, em um ensaio de casal, ou modelo. A coisa fica chata pq a camera erra o foco. Quando vai editar, o rosto ta "soft". Perdi muita foto assim, exatamente como esta nos videos que coloquei.






 


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Novembro de 2015, 18:11:54
Mesmo não corrigindo o problema da 70D, esse software parece ser muito bom, sempre se pode dar uma refinada com o microajuste! Porém li alguns reviews dizendo que havia uma inconsistência no resultado depois de varias tentativas.  Alguém aqui o Plus?  o Pro sai quase 500,00!
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


Paulo Ribeiro95

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2015, 14:19:14
Fala rapaziada, estou querendo pegar a 70d no box da Mia na av paulista, e não vem com garantia. Gostaria de saber se vocês conseguiram resolver esse problema do foco, e se a própria Canon tem suporte pra esse tipo de problema deles. grande abraço.


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #21 Online: 09 de Janeiro de 2016, 16:54:57
98% das 70D tem esse problema. Tb tenho uma e pesquisei muito tentando uma solução. Não existe. A solução é trocar de câmera.

Mas se vc nao quer, como eu (por falta de grana e pq gosta dela para videos) ja que no brasil tudo é um estupro. eles enfiam no nosso cu, sem dó, o que pode tentar fazer é:

1. Tentar o AFMA com um chart que possua regua. ex: http://www.the-digital-picture.com/Images/Review/Datacolor-SpyderLensCal.jpg

2. Evitar aberturas abaixo de 2.0. (fazer o que.... quem manda comprar coisa bixada)

3. Clicar varias fotos para uma mesma cena. Ao invés de fazer apenas um clique, faça pelo menos 3 ou 4 para garantiar que uma saia com foco cravado.

Só que este nao é um problema de back ou front focus padrao como em outras cameras, onde é so aplicar um afma e tudo fica beleza. o problema da 70d é outro. é inconsistencia no foco. hora ela faz hora nao. nao interessa se esta feito afma, vai falhar do mesmo jeito.  eu ja varei noites fuçando e é esta é a minha conclusão. bem como outros gringos dizem na internet.

A 70d é uma puta camera, principalmente com video. ate fotografias é impressionante qdo se usa imagens com foco cravado e boas lentes. chega a enganar... parece ate uma 6d e 5d.

As vezes fuço alguns fotografos gringos retrateiros, e uns usam 70d, como o Victor Supertramp e Angel Ruiz Sanchez. Ambos usando sigma art, não se percebe diferença entre uma 6d ou 5d. Já entrei em contato com os dois, e os dois afirmaram que perdem bastante fotos tb devido a esse problema. por isso, sempre fazem 3 ou mais fotos de cada variação.

(incluo aqui, de gorjeta pra vocês, um segredinho que vai melhorar a qualidade das fotos - nitidez - que na verdade se chama "lens optimizer"  no software DPP da canon. editem seus raws, e depois abra no DPP e atualiza a lente com lens optmizer... vai ver a diferença... show de bola!!!!!!!)  depois é so exportar devidamente  (sem aplicar sharpen em nenhum momento) - apenas fazer o resize pra web devidamente.  tem tuto na net pra isso.  vai ver a qualidade final... surpreendente. eles fazem iso E NAO DIZEM.)

ex de uma foto minha (sem nenhum sharpen aplicado, apenas o optmizer) com um 50mm 1.8 em f/1.8:
clique na imagem


tem uma fotógrafa (que agora nao me lembro o nome) e não consegui achar ela no 500px, mas as imagens dela com a 70d eram absurdas de nitidas. qdo eu olhei, pensei: deve estar usando uma 5d mk iii. eram as   imagens mais impressionantes que ja vi com uma 70d... nao sei se ela excluiu a conta dela... tentei achar e nao consegui...  mas acho que ela estava usando lentes L canon 135mm ou 100mm.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2016, 17:21:50 por miramez »
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 09 de Janeiro de 2016, 23:02:59

98% das 70D tem esse problema. Tb tenho uma e pesquisei muito tentando uma solução. Não existe. A solução é trocar de câmera.



Sério? Qual a fonte deste dado estatístico?
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2016, 06:27:43
98% das 70D tem esse problema. Tb tenho uma e pesquisei muito tentando uma solução. Não existe. A solução é trocar de câmera.

Mas se vc nao quer, como eu (por falta de grana e pq gosta dela para videos) ja que no brasil tudo é um estupro. eles enfiam no nosso cu, sem dó, o que pode tentar fazer é:

1. Tentar o AFMA com um chart que possua regua. ex: http://www.the-digital-picture.com/Images/Review/Datacolor-SpyderLensCal.jpg

2. Evitar aberturas abaixo de 2.0. (fazer o que.... quem manda comprar coisa bixada)

3. Clicar varias fotos para uma mesma cena. Ao invés de fazer apenas um clique, faça pelo menos 3 ou 4 para garantiar que uma saia com foco cravado.

Só que este nao é um problema de back ou front focus padrao como em outras cameras, onde é so aplicar um afma e tudo fica beleza. o problema da 70d é outro. é inconsistencia no foco. hora ela faz hora nao. nao interessa se esta feito afma, vai falhar do mesmo jeito.  eu ja varei noites fuçando e é esta é a minha conclusão. bem como outros gringos dizem na internet.

A 70d é uma puta camera, principalmente com video. ate fotografias é impressionante qdo se usa imagens com foco cravado e boas lentes. chega a enganar... parece ate uma 6d e 5d.

As vezes fuço alguns fotografos gringos retrateiros, e uns usam 70d, como o Victor Supertramp e Angel Ruiz Sanchez. Ambos usando sigma art, não se percebe diferença entre uma 6d ou 5d. Já entrei em contato com os dois, e os dois afirmaram que perdem bastante fotos tb devido a esse problema. por isso, sempre fazem 3 ou mais fotos de cada variação.

(incluo aqui, de gorjeta pra vocês, um segredinho que vai melhorar a qualidade das fotos - nitidez - que na verdade se chama "lens optimizer"  no software DPP da canon. editem seus raws, e depois abra no DPP e atualiza a lente com lens optmizer... vai ver a diferença... show de bola!!!!!!!)  depois é so exportar devidamente  (sem aplicar sharpen em nenhum momento) - apenas fazer o resize pra web devidamente.  tem tuto na net pra isso.  vai ver a qualidade final... surpreendente. eles fazem iso E NAO DIZEM.)

ex de uma foto minha (sem nenhum sharpen aplicado, apenas o optmizer) com um 50mm 1.8 em f/1.8:
clique na imagem


tem uma fotógrafa (que agora nao me lembro o nome) e não consegui achar ela no 500px, mas as imagens dela com a 70d eram absurdas de nitidas. qdo eu olhei, pensei: deve estar usando uma 5d mk iii. eram as   imagens mais impressionantes que ja vi com uma 70d... nao sei se ela excluiu a conta dela... tentei achar e nao consegui...  mas acho que ela estava usando lentes L canon 135mm ou 100mm.
pelo lightroom essa foto esta fora de foco?Se o Dpp fez isso com ela,ate eu vou instalar rsrsrs.Ficou show de bola essa foto!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2016, 18:32:35
Sério? Qual a fonte deste dado estatístico?

Isso se chama "achismo" :ok:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2016, 20:22:29
42,7% de todas as estatísticas são feitas na hora.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:21:49
42,7% de todas as estatísticas são feitas na hora ***

*** para tentar justificar uma opinião que convêm ao criador :hysterical:


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #27 Online: 13 de Janeiro de 2016, 23:39:53
Isso se chama "achismo" :ok:

é por aí. rsrsrsrs
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM