Autor Tópico: Canon 70D - Possível solução ao foco - REIKAN FOCAL  (Lida 10314 vezes)

@bruno_bo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 05 de Outubro de 2015, 14:01:24
Galera da Canon 70D

Comprei a cãmera sem saber dos problemas de diferença da qualidade e velocidade de foco entre o modo LiveView e através do Viewfinder. Uma pena e confesso que foi vacilo não ter pesquisado mais sobre algo tão brabo antes de ter comprado.

Enfim, para minha sorte, depois de muito pesquisar, cheguei até um grupo de email (isso mesmo) de uma galera da gringa que alguns amigos confirmaram haver passado pelo problema com a EOS 70D
Um deles me recomendou comprar um programa de ajuste de foco automético chamado Reikan FoCal, nesse site aqui: http://www.reikan.co.uk/focalweb/
Disse que a camera dele, após três idas à assistência técnica, teve o mesmo destino de muitas outras 70D bichadas: foi substituída por outro aparelho. O novo veio sem o problema mas muitos amigos dele não tiveram a mesma sorte e a Canon apenas recusava-se a aceitar a existência do defeito.
Um desses amigos confirmou que 99% do problema foi resolvido com esse programa, chamado FoCal.

Gostaria de saber de vocês: alguém aqui ja chegou até esse programa? Já o utilizou?
Alguém que tenha a Canon 70D já tentou utilizar esse programa?

Grande abraço

 
 



Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2015, 14:59:25
seu equipamento tb tem problema ou vai comprar a licenca por que outros tiveram?Se esta com problema,tente fazer o MA primeiro..ou procure na net,um tutorial do tb forista,Armando Ferreira sobre ajustar usando LV..eu tenho o focal,mas qd eu tinha a 7d dava erro antes de terminar o processo...ainda bem que comprei o standard kkk..mas talvez nem seja o programa,nao entender ingles eh froids
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2015, 15:37:57
Eu uso o Focal há alguns anos. Tanto para minha 7D Clássica no modo full auto do programa quanto na 7D II que é feito pelo processo manual. Um amigo meu que tem uma 70D já fez o micro ajuste com ele.

Eu recomendo realizar micro ajuste em qualquer câmera que tenha a opção. Sempre há possibilidade de refinar o foco e obter fotos ainda mais nítidas.

Agora quanto ao problema específico Bruno, eu não posso ajudar. O que posso dizer é que o Focal vai melhorar o foco das fotos feitas normalmente, corrigindo qualquer back/front focus.

Muita gente opta por comprar um licença para X pessoas e dividir os custos, porque infelizmente o custo é alto.

Abraço!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 16:07:33 por Lhama »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2015, 15:48:23
opa,certamente melhorara significativamente Lhama.Sugeri tentar antes o ajuste justamente por ser caro a licenca "top".....no meu caso,nao descobri o pq do erro,acabei desistindo de fazer na 7d.Hj ja nem tenho ela,mas tentarei refinar ainda mais o foco da minha atual
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2015, 16:07:09
Silvio desculpe. Eu citei o seu nome quando na verdade era para citar o do Bruno. Corrigi na postagem.

Abraço!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 16:07:56 por Lhama »


@bruno_bo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2015, 16:50:42
seu equipamento tb tem problema ou vai comprar a licenca por que outros tiveram?Se esta com problema,tente fazer o MA primeiro..ou procure na net,um tutorial do tb forista,Armando Ferreira sobre ajustar usando LV..eu tenho o focal,mas qd eu tinha a 7d dava erro antes de terminar o processo...ainda bem que comprei o standard kkk..mas talvez nem seja o programa,nao entender ingles eh froids

Então Silvio, é isso mesmo! O meu tem, de leve, esse problema. Mesmo no tripé, em velocidade rápida, com 10 segundos no temporizador, qualquer abertura entre 1.2 e 3.5 perde bastante a qualidade no autofoco. É como se o ponto central do viewfinder estivesse deslocado ou a cameras fizesse backfocus. Percebi ambas as situações em fotos diferentes.

Eu microajustei o foco pra +4 e ficou muito perto da qualidade de foco rapido via LiveView. Contudo, ainda não chega no sharp que o Live View consegue. Chega uns 90% mas ainda daria pra ficar melhor, pro poder cropar aquela foto legal ou poder imprimir maior.
Ouvi falar que poderia dar erro mesmo. Enfim, vou pesquisar mais e ver se consigo correr atrás de alguma solução via Canon pra câmera. Tenho umas fotos pra fazer no dia 17 então não devo mandar pra assistência ainda.

Valeu!

Eu uso o Focal há alguns anos. Tanto para minha 7D Clássica no modo full auto do programa quanto na 7D II que é feito pelo processo manual. Um amigo meu que tem uma 70D já fez o micro ajuste com ele.

Eu recomendo realizar micro ajuste em qualquer câmera que tenha a opção. Sempre há possibilidade de refinar o foco e obter fotos ainda mais nítidas.

Agora quanto ao problema específico Bruno, eu não posso ajudar. O que posso dizer é que o Focal vai melhorar o foco das fotos feitas normalmente, corrigindo qualquer back/front focus.

Muita gente opta por comprar um licença para X pessoas e dividir os custos, porque infelizmente o custo é alto.

Abraço!

Então Lhama, obrigado por compartilhar a dica da licença.
Pelo preço do programa, não sabendo se valia realmente a pena, preferi pesquisar mesmo.

De qualquer forma, vou arriscar, acredito. Antes devo tentar buscar auxílio em outros grupos e ver se alguma medida via microajustes tenha tido bom resultado.

Como falei ali pro Silvio, parece backfocus e também que o ponto central estaria desalinhado. É muito louco. Se utilizo um dos seis pontos em trono do central, esse problema não contece. A câmera crava o foco. Se usar o central, ela deixa a desejar.

Valeu!

Agora, na câmera, pessoal, também tem a opção de ajustar o foco de acordo com a lente. Não achei material ensinando sobre o tipo de ajuste específico pra cada lente. Sabe onde encontraria?
Nessa opção aqui:


O que são esse comandos W e T?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2015, 17:13:20
Wide e Tele. Você pode memorizar duas posições para cada lente.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


@bruno_bo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2015, 18:55:28
Wide e Tele. Você pode memorizar duas posições para cada lente.

Então, DMZamora

Obrigado pela explicação. Nunca mexi com ajustes finos.

Vou pesquisar mais. Abraço


@bruno_bo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2015, 19:57:25
Apenas pra fechar, consegui dois videos no youtube que me auxiliaram bastante a realizar o ajuste fino do foco.

Recomendo muito os outros videos dos autores (apenas um deles possui um único video).

Abraço




https://www.youtube.com/watch?v=EyhBKW-ohe8&list=PLziA6B0GGUg-eJv_0GvhmcfuvzKREt6QK


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2015, 09:13:38
Quem comprou o Reikan Focal em conjunto aqui no fórum, comprou qual versão? Quantas maquinas podem ser ajustadas com uma licença?

De repente se alguém animar formar um grupo para adquiri-lo eu teria interesse.
 

Obrigado
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2015, 14:44:09
Quem comprou o Reikan Focal em conjunto aqui no fórum, comprou qual versão? Quantas maquinas podem ser ajustadas com uma licença?

De repente se alguém animar formar um grupo para adquiri-lo eu teria interesse.
 

Obrigado
na versao standard que comprei,da pra registrar 5maquinas.Essa de comprar em grupo é bom,porque a versão mais top é um absurdo de caro!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2015, 19:16:50
brabo isso ... sei o que vc está passando, comprei ela no lançamento... tirando esse grande problema e o ruído do ISO Alto que me decepcionou e uma puta camera ... agil versátil ..... para mim o gosto foi mais amargo ainda... comprei junto com uma 17-55 2.8 e perdia o foco quase sempre no ponto central. Vendi tudo e comprei um kit da 6D.
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


Farias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2015, 14:47:36
Galera da Canon 70D

Comprei a cãmera sem saber dos problemas de diferença da qualidade e velocidade de foco entre o modo LiveView e através do Viewfinder. Uma pena e confesso que foi vacilo não ter pesquisado mais sobre algo tão brabo antes de ter comprado.

Enfim, para minha sorte, depois de muito pesquisar, cheguei até um grupo de email (isso mesmo) de uma galera da gringa que alguns amigos confirmaram haver passado pelo problema com a EOS 70D
Um deles me recomendou comprar um programa de ajuste de foco automético chamado Reikan FoCal, nesse site aqui: http://www.reikan.co.uk/focalweb/
Disse que a camera dele, após três idas à assistência técnica, teve o mesmo destino de muitas outras 70D bichadas: foi substituída por outro aparelho. O novo veio sem o problema mas muitos amigos dele não tiveram a mesma sorte e a Canon apenas recusava-se a aceitar a existência do defeito.
Um desses amigos confirmou que 99% do problema foi resolvido com esse programa, chamado FoCal.

Gostaria de saber de vocês: alguém aqui ja chegou até esse programa? Já o utilizou?
Alguém que tenha a Canon 70D já tentou utilizar esse programa?

Grande abraço

Eu também não sabia desse problema @bruno_bo e adquiri essa câmera recentemente. Já encontrou uma solução? Estou pesquisando aqui, mas nada concreto ainda.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2015, 15:03:42
Eu também não sabia desse problema @bruno_bo e adquiri essa câmera recentemente. Já encontrou uma solução? Estou pesquisando aqui, mas nada concreto ainda.

Já testou sua câmera para saber se ela apresenta o problema? Se não, pode estar se preocupando com algo que não existe  :assobi:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


@bruno_bo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2015, 14:45:44
Eu também não sabia desse problema @bruno_bo e adquiri essa câmera recentemente. Já encontrou uma solução? Estou pesquisando aqui, mas nada concreto ainda.

Então, ainda não... Uma pena