Autor Tópico: Não apenas poste...  (Lida 6562 vezes)

Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2015, 18:36:41
Esquenta com isso não mano.
Deixa os idosos descansarem  :D

Esquento não!

Tem uma expressão popular que diz: "enquanto descansa, carrega pedra..."  :hysterical:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2015, 18:38:57
Aliás, bonita foto. :ok:

Ia falar sobre a foto mas fiquei meio sem jeito já que o foco é outro, mas já que o Rodrigo mandou, gostei também...rsrs  :clap:

foco no poste, e no resto tb.

apoiado!

 :D

Grato a todos!

É uma foto parcial de Budapeste e do rio Danúbio. Um lugar que vale a pena conhecer...  :wub:

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2015, 18:39:56
Muitos tbm só comentam fotos dos amigos fora as próprias... :assobi:
Enfim, to contigo Pedreira!  :clap: :clap: :clap:

Tamo junto!!!  :)

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2015, 18:43:51
Fica chato mesmo.
Só uma observação...

Porque nenhum de vcs comentaram minha foto da "Bia" ?

Cuidado com o teto de vidro galera.

Rodrigo, não há telhado de vidro! Tanto o Joabe como a Thata são colegas que comentam muito mais do que postam fotos.
A questão aqui não é que tenhamos que comentar TODAS as fotos da primeira página, mas se cada um que postar uma foto, comentar duas ou três dos demais colegas, a dinâmica da Galeria já mudaria significativamente...

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2015, 18:54:30
Concordo com o que você escreveu no tópico...
Mas percebi algo meio "chato" nesses poucos meses que estou me interessando em fotografia. Percebi que a classe dos fotógrafos mais experientes, seja fotografo entusiasta ou fotografo profissional, é uma "ala" que não gosta de trocar de experiência, não gosta de passar conhecimento a iniciantes.. talvez eles veem um novato como eu como um "moleque", olham com desdém ou quando  falam com a gente é sempre  com um certo desprezo, um "ar" de soberania. A fotografia é algo que mexe muito com o ego alheio, e o ego do fotografo quando é muito massageado passa de um certo limite e quando passa do limite entra a parte esnobe e mesquinha da pessoa. Claro, que, não são todos os fotógrafos que são assim, mas a maioria tem esse lado meio esnobe, meio mesquinho... Tenho lido muitos sites, muitas discussões sobre o assunto, até mesmo na internet em canais do youtube você vê esse tipo de fotógrafo que pensa que é o "cara". Vejo fotografia como arte e como um entusiasta da arte esperaria que a classe dos fotógrafos fosse mais unida, mais divertida... mas me decepcionei com esse lado da fotografia, o que vejo é muita competição idiota nesse meio. Ai eu vejo os videos e palestras dos grandes mestres como Sebastião Salgado, Evandro Teixeira, Walter Firmo, Cristiano Mascaro, RIpper, German Lorca de 93 anos e você vê a simplicidade e humildade deles para com todos, os caras descem do "pedestal" e vem até vocÊ, é esses que tenho como espelho de arte, de como lidar com as pessoas, de como ensinar e por ai vai... Mas no meio fotografico, infelizmente, essa bandeira levantada por ti meu caro Pedreira é algo complicada haha

Marcel!

Não creio que o que você menciona seja uma característica particular dos fotógrafos. É uma característica humana, felizmente, de apenas uma parte de nós.
Alguns músicos vão assistir aos colegas só pra ver se eles erram, professores universitários com maior titulação sonegam informações, colegas de trabalho se recusam a ensinar, com medo de perder o seu posto, etc...
Mas continuo achando que a questão que eu trouxe à baila não é de egoísmo ou de sonegação de informações. O que peço é, apenas, uma redistribuição da participação no fórum, reservando alguns comentários para as fotos postadas nessa galeria!

Grande abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2015, 20:41:22
Pedreira sus fotos são perfeitas cara!! nas suas fotos so consigo comentar, Otimo, Parabéns, Perfeita kkk
Ricardo Ghion


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2015, 20:52:18
kkkk continuo achando que está fazendo chover em copo d'água.
Mas respeito seu ponto de vista.



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2015, 21:28:18
Tá andando com os caras errados ué...



Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #23 Online: 06 de Outubro de 2015, 08:22:19
Todo mundo que inicia precisa do feedback, crítica construtiva de quem está começando, isso em todas as áreas. Aqui é um fórum, espaço democrático, assim como também um espaço de interação, é tão boa a interação. Todo mundo ganha com isso, tanto quem ajuda quanto quem é ajudado, mas cada um pensa de uma forma diferente, né?!  :ponder: Concordo totalmente com o autor do tópico. A idéia do fórum é a interação, não a monopolização.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 06 de Outubro de 2015, 10:02:16
Esse é um espaço público, aonde todo o tipo de gente ( que gosta de fotografia ) interage, aprende, ensina.

Assim sendo, é normal que se tenha alguns que usem o Fórum só pra mostrar seu trabalho sem nunca trocar qualquer informação e outros que mesmo sendo membro de muitos anos nunca tenha sequer postado uma única foto, somos livres e cada um participa conforme deseja.

Também acho desperdício alguns com qualidade fotográfica simplesmente usarem o Fórum somente para receber elogios, quando poderiam transmitir um pouco do seu conhecimento e experiência, mas cada um da o que tem.

No geral ainda acho que esse canal está saturado de assuntos técnicos que discutem o pêlo da pulga, muitas vezes sem se chegar a uma conclusão que efetivamente ajude, e totalmente carente de discussões sobre conteúdo, arte e tudo mais, que é que vai fazer a diferença na fotografia.



Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 06 de Outubro de 2015, 11:09:10
Caracas! Tô me sentindo velha, mesquinha, egoísta... e tudo só porque tenho quase 5.000 postagens... seus..desalmados!  :(

 :)

Mas... não acho que se deva apenas colocar a responsabilidade disso sobre os pequenos ombros dos dinossauros do forum... cada um tem seu tempo e muitos dos que participavam e muito quando eu era novata, estão navegando em outras águas e de vez em quando voltam... e outros que eram novatos agora são idosos no MF e fazem esse papel.
 Confesso que eu tenho minhas fases... as de falar muito e as de desaparecer... e quando falo, falo o que penso, mesmo que geralmente eu vá na contramão da maioria. Já arrumei muita confusão na Galeria pois vários dos colegas que postam querem simplesmente "ouvir" que suas fotos são maravilhosas! E se criticamos construtivamente como muitos de vocês dizem que querem, se melindram... e desculpem, mas isso enche o saco...

Além disso, existem as fases das postagens... às vezes é uma enxurrada do mesmo tema... por exemplo: retratos e estúdio. Não entendo NADA sobre isso! Não tenho como comentar... e tem assuntos que absolutamente não me atraem, como macros de insetos... nem abro a postagem... cada um escolhe o que quer ver e onde quer comentar... mas sim, concordo que comentários são ótimos para nosso crescimento. E proponho um exercício: saiam da posição de comentar "ótima foto!" "Maravilhosa!" " :clap: " e comecem a olhar a foto e comentar mais detalhadamente, mesmo que tenham gostado muito...  ;)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #26 Online: 06 de Outubro de 2015, 11:14:57
Caracas! Tô me sentindo velha, mesquinha, egoísta... e tudo só porque tenho quase 5.000 postagens... seus..desalmados!  :(

 :)

Mas... não acho que se deva apenas colocar a responsabilidade disso sobre os pequenos ombros dos dinossauros do forum... cada um tem seu tempo e muitos dos que participavam e muito quando eu era novata, estão navegando em outras águas e de vez em quando voltam... e outros que eram novatos agora são idosos no MF e fazem esse papel.
 Confesso que eu tenho minhas fases... as de falar muito e as de desaparecer... e quando falo, falo o que penso, mesmo que geralmente eu vá na contramão da maioria. Já arrumei muita confusão na Galeria pois vários dos colegas que postam querem simplesmente "ouvir" que suas fotos são maravilhosas! E se criticamos construtivamente como muitos de vocês dizem que querem, se melindram... e desculpem, mas isso enche o saco...

Além disso, existem as fases das postagens... às vezes é uma enxurrada do mesmo tema... por exemplo: retratos e estúdio. Não entendo NADA sobre isso! Não tenho como comentar... e tem assuntos que absolutamente não me atraem, como macros de insetos... nem abro a postagem... cada um escolhe o que quer ver e onde quer comentar... mas sim, concordo que comentários são ótimos para nosso crescimento. E proponho um exercício: saiam da posição de comentar "ótima foto!" "Maravilhosa!" " :clap: " e comecem a olhar a foto e comentar mais detalhadamente, mesmo que tenham gostado muito...  ;)


Tem isso também, gostei da sua observação quanto à crítica, tem que ser construtiva, falar o que achar e ponto, nem tudo é maravilhoso e lindo, e as críticas ajudam e muito no crescimento. às vezes gosto do corredor polonês, porque se precisar o pessoal que comenta "mete o pau" mesmo...rsrs. Mas isso é para o crescimento de quem posta a foto.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Outubro de 2015, 11:35:35
Pedreira, gostei da sua foto, e mais ainda do jogo de palavras em seu título, acho que a sua intenção é válida... mas, gostaria apenas de deixar aqui algumas opiniões:

1- Acho o fórum fantástico, um local gratuito e que me proporcionou um aprendizado enorme! Veja bem, muitos não comentam na galeria, mas respondem prontamente um questionamento sobre flash, lente, técnica, fotometria, calibração de monitores, uso do lightroom, etc... somente alguns temas que me lembro aqui...

2- Já li (eu acho que foi aqui) que colocar fotos para avaliação em fóruns é igual colocar o seu filho em uma roda cercado de mães e liberar a galera para falar sobre o que acham de errado na criação dele.... tenso e por mais que todos digam que a crítica é bem vinda... no final sempre há alguém magoado...

3- Quando posto minhas fotos na galeria, de alguma forma aquela foto é boa (ao menos para mim) e foi este o motivo de eu escolher a mesma para postagem... quando ninguém comenta - para mim o silêncio já é uma resposta > provavelmente não despertou o interesse em ninguém  :D :D :D :D

4- Não me sinto incomodado quando alguém mais antigo posta uma foto e chovem comentários.. acho natural, o cara tem uma história, muitos se conhecem pessoalmente, já trabalharam juntos, batalharam juntos, se encontraram em cursos, etc... existe aí um carinho, uma amizade além do fórum... além é claro, de postar fotos de qualidade também !!, acho isso natural...

5- No meu caso o que me motiva comentar na galeria, são os extremos... uma foto que para mim está muito ruim ou aquela que está excelente (na minha avaliação)....

6- Sou iniciante, mas tentarei comentar mais na galeria e de forma mais objetiva e realmente construtiva..
Abraços
« Última modificação: 06 de Outubro de 2015, 11:35:51 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Outubro de 2015, 12:16:16
Vou dar o meu pitaco, eu acho que o cara quanto mais estuda e mais experiente fica, mais vai entendendo que essa questão de "O que é uma foto boa???" é ampla e irrestrita. Existem vários conceitos embutidos, completamente subjetivos, e fica cada vez mais difícil para a mente experimentada determinar modelos ou conceitos que não vão se sustentar.

Por outro lado o iniciante pensa que deveria existir um conhecimento pré determinado, e que se ele aprender esses conceitos terá as glorias ser um bom fotografo, um cara que faz boas fotos. E nesse meio tem os caras que ficam retrucando e discordando do que um ou outro acha/pensa sobre a foto, e tem os puxa sacos, e tem tbm os que não entendem nada e querem se unir à uma turma/panela e ficam babando em tudo, lembrando que tudo isso é normal, afinal o ser humano que é um indivíduo naturalmente sociável.

Eu acho que falta leitura aqui neste fórum, estudo e discussão sobre artigos que falam sobre essas questões do entendimento de uma fotografia, mas sei tbm que tudo isso é um pé no saco, e pouca gente tem paciência para isso.

Por exemplo, quem já se propôs a entender o trabalho de Cindy Sherman. Ou entender o que representa o trabalho de Nan Goldin??? Diz ai, porque Dorothea Lange e Sally Mann são fotografas reconhecidas??? Pergunto mais ainda, porque o trabalho de Diane Arbus parece ser tão diferente de Annie Leibovitz, mas ambos são tão importantes??? Éh, falei só nome de fotografa mulher, só de sacanagem...

Bom.... e então??? Por onde começar??? Para os novatos recomendo ir além dos conceitos de composição, porque essa questão da boa foto não fica só por ai, ela vai além. Por exemplo entender os conceitos de Studium & Punctum desenvolvidos por Roland Barthes, isso já é um bom começo!!!

E pra quem esta iniciando eu recomendo, leiam, estudem e sim, discutam, mas saibam que ler apenas meia dúzia dois artigos do google não trará conhecimento suficiente para entender tudo sobre fotografia, é apenas um começo. Procurem incansavelmente a opinião de professores, doutores e curadores, esses são os caras que estudaram e que tem condições de descrever e analisar um assunto com mais bagagem técnica.

E por favor, foto de cachorrinho, gatinho, por do sol, florzinha, do lindo filhinho ou daquela amiga bonita com um belo sorriso, ao menos pra mim, é impossível de comentar!!!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2015, 12:32:22 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #29 Online: 06 de Outubro de 2015, 12:33:20
Vou dar o meu pitaco, eu acho que o cara quanto mais estuda e mais experiente fica, mais vai entendendo que essa questão de "O que é uma foto boa???" é ampla e irrestrita. Existem vários conceitos embutidos, completamente subjetivos, e fica cada vez mais difícil para a mente experimentada determinar modelos ou conceitos que não vão se sustentar.

Por outro lado o iniciante pensa que deveria existir um conhecimento pré determinado, e que se ele aprender esses conceitos terá as glorias ser um bom fotografo, um cara que faz boas fotos. E nesse meio tem os caras que ficam retrucando e discordando do que um ou outro acha/pensa sobre a foto, e tem os puxa sacos, e tem tbm os que não entendem nada e querem se unir à uma turma/panela e ficam babando em tudo, lembrando que tudo isso é normal, afinal o ser humano que é um indivíduo naturalmente sociável.

Eu acho que falta leitura aqui neste fórum, estudo e discussão sobre artigos que falam sobre essas questões do entendimento de uma fotografia, mas sei tbm que tudo isso é um pé no saco, e pouca gente tem paciência para isso.

Por exemplo, quem já se propôs a entender o trabalho de Cindy Sherman. Ou entender o que representa o trabalho de Nan Goldin??? Diz ai, porque Dorothea Lange e Sally Mann são fotografas reconhecidas??? Pergunto mais ainda, porque o trabalho de Diane Arbus parece ser tão diferente de Annie Leibovitz, mas ambos são tão importantes??? Éh, falei só nome de fotografa mulher, só de sacanagem...

Bom.... e então??? Por onde começar??? Para os novatos recomendo ir além dos conceitos de composição, porque essa questão da boa foto não fica só por ai, ela vai além. Por exemplo entender os conceitos de Studium & Punctum desenvolvidos por Roland Barthes, isso já é um bom começo!!!

E pra quem esta iniciando eu recomendo, leiam, estudem e sim, discutam, mas saibam que ler apenas meia dúzia dois artigos do google não trará conhecimento suficiente para entender tudo sobre fotografia, é apenas um começo. Procurem incansavelmente a opinião de professores, doutores e curadores, esses são os caras que estudaram e que tem condições de descrever e analisar um assunto com mais bagagem técnica.

E por favor, foto de cachorrinho, gatinho, por do sol, florzinha, do lindo filhinho ou daquela amiga bonita com um belo sorriso, ao menos pra mim, é impossível de comentar!!!


2X