Autor Tópico: Não apenas poste...  (Lida 6565 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #45 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:22:31
A maioria das pessoas que postam fotos querem receber "criticas corretivas", aquelas que eles pensam ser capazes de corrigir os erros da foto. Ninguem quer saber de "criticas estruturais", aquelas que envolvem um reestruturaçao na meneira de pensar a fotografia. Como nunca gostei de usar liquid paper, prefiro nem comentar :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:28:47
Pow, isso eu já nao curti nao. :-P

kkkkkkkkkkkk, eu ja me emocionei e elogiei várias fotos do seu lindo filhinho spyder, e ele é lindo mesmo, não tenho duvidas disso, mas observando que suas fotos pra mim são cinema & jazz. E elas são bem diferentes do simples registro do filhinho, que tem uma carga emocional muito grande pra bastante gente mas pra mim, nem tanto...
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 10:30:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #47 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:36:59
kkkkkkkkkkkk, eu ja me emocionei e elogiei várias fotos do seu lindo filhinho spyder, e ele é lindo mesmo, não tenho duvidas disso, mas observando que suas fotos pra mim são cinema & jazz. E elas são bem diferentes do simples registro do filhinho, que tem uma carga emocional muito grande pra bastante gente mas pra mim, nem tanto...
Bom saber lindsay. Eu até ficaria mais feliz se você tivesse acertado o sexo. É uma menina :D.

A nao ser que voce esteja falando do novo integrante da família. Recentemente nasceu um menino. Mas nao acho que seja o caso.  :D

Mas agora falando sério, entendo o que voce quer dizer. Algo que é tao pessoal que nao interessa a mais ninguem . Mas sei lá...vejo muita gente curtindo foto do filho dos outros no facebook. Talvez seja pra receber de volta quando postar a foto do seu filho.  :)
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 10:37:33 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:55:28
Bom saber lindsay. Eu até ficaria mais feliz se você tivesse acertado o sexo. É uma menina :D.

A nao ser que voce esteja falando do novo integrante da família. Recentemente nasceu um menino. Mas nao acho que seja o caso.  :D

Mas agora falando sério, entendo o que voce quer dizer. Algo que é tao pessoal que nao interessa a mais ninguem . Mas sei lá...vejo muita gente curtindo foto do filho dos outros no facebook. Talvez seja pra receber de volta quando postar a foto do seu filho.  :)
Caramba, sim, desculpe, eu lembro do cabelo e do rostinho, mas errei o sexo... acho que confundi com as fotos da Manu Melo Franco, que tem um menino mas com um cabelão de menina... desculpa ai Spyder!!!

Mas saiba que ainda tenho algumas imagens memoráveis que vc postou guardadas aqui na minha mente!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #49 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:57:55
Caramba, sim, desculpe, eu lembro do cabelo e do rostinho, mas errei o sexo... acho que confundi com as fotos da Manu Melo Franco, que tem um menino mas com um cabelão de menina... desculpa ai Spyder!!!

Mas saiba que ainda tenho algumas imagens memoráveis que vc postou guardadas aqui na minha mente!!!

Que legal, Lindsay! Bom saber disso!
Vc conhece o trabalho da Manu? Lindo né?

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 08 de Outubro de 2015, 11:32:57
Que legal, Lindsay! Bom saber disso!
Vc conhece o trabalho da Manu? Lindo né?
Sim, eu conhecia um pouco o trabalho até o ano passado, quando a conheci em Tiradentes, ela é super amiga de uma outra colega... E depois que entrei no mundo dela me impressionei mais ainda. Vc sabe, ela tem um blog onde descreve as passagens e faz reflexões sobre uma escolha de vida...

Muito bacana, eu gosto mesmo!!!
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 11:40:45 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 08 de Outubro de 2015, 11:34:45
sugeri isso Lindsay,pq uma vez assisti um video,que o cara faz uma foto normal,tira o fundo,substitui por outro e incrementa com edicao e tal.Ficou linda a foto,mas me fez pensar;Temos que ser bons fotografos ou bons editores?E se o cara quer ou sente falta de um debate maior em cima do seu trabalho,eu vejo dessa forma,pq nw optar por colocar a foto crua ou entao as duas para o pessoal debater?Entendi seu ponto de vista,alias,bem apurada!Mas....no meu caso que ainda estou aprendendo,se eu postasse uma foto sem edição e o pessoal me falasse que ficaria melhor eu ter fotometrado em lugar diferente,assim assado,agregaria mais para o meu aprendizado do que uma foto editada,onde falariam coisas do tipo;mexe no contraste,exposicao,etc...A forma como cada um enxerga as coisas,no momento da captura por exemplo,isso é de grande valia pra mim,pq muitas vezes eu saio,nw consigo ver de forma mais "artística" digamos assim,mas tem gente que tem mil ideias.Logico que nw da pra copiar certas coisas,mas o ponto de vista contribui.Abs

Sim, sim, sim Silvio, eu entendo, e acho o exercício que vc propôs bacana e válido... E acho tbm que tem haver mais desse tipo exercício por aqui, essa comparação é construtiva...

Bom, na verdade eu não queria perder a oportunidade da provocação, para entrar um pouco mais pra dentro desse mundo da analise e da edição.

Então agora que tal puxar a corda mais um pouco... Sim, porque quando um cara comenta a sua foto, ele está editando a sua foto. E ele está participando de sua produção... E então como fica a questão da autoria, já pensou nisso???

Pronto já provoquei mais um pouco... Mas será que a sua foto que o cara editou, ainda é sua ou passa a ser dele tbm???

Sem pudores, ok, apenas pela discussão, por exemplo, eu mesmo adoraria ver o Spyder editando uma foto que eu tirei... Mas isso é porque eu gosto do trabalho dele, tem todo um acabamento, um clima, uma assinatura que é dele, que eu gosto, e que não consigo fazer igual!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 08 de Outubro de 2015, 15:54:24
Tenho uma questão bem mais simples: Se alguém posta na Galeria de Fotos para que @s colegas comentem, porque não pode comentar as fotos dos outros colegas também?  :ponder:

Isso me lembra o futebol de rua, de várzea, a pelada ou o "baba", como chamamos aqui na Bahia. Nesse espaços (bem como no futebol profissional), parece que o "craque" tem carta branca pra fazer o que quiser. Ele goza de privilégios que os outros jogadores não gozam. Ele nunca vai pro gol, ele joga em todos os times, ele não contribui com dinheiro pra comprar a bola, sem a qual não há partida...

Não sei quanto a vocês, mas eu, particularmente, gosto da reciprocidade!  :assobi:

Abraços a tod@s!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #53 Online: 08 de Outubro de 2015, 17:07:14

...as fotos da Manu Melo Franco


Fui dar uma olhada nas fotos dela.. putz, tem um estilo bem interessante mesmo.
 :ok:


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #54 Online: 09 de Outubro de 2015, 16:24:05
Tenho uma questão bem mais simples: Se alguém posta na Galeria de Fotos para que @s colegas comentem, porque não pode comentar as fotos dos outros colegas também?  :ponder:

Isso me lembra o futebol de rua, de várzea, a pelada ou o "baba", como chamamos aqui na Bahia. Nesse espaços (bem como no futebol profissional), parece que o "craque" tem carta branca pra fazer o que quiser. Ele goza de privilégios que os outros jogadores não gozam. Ele nunca vai pro gol, ele joga em todos os times, ele não contribui com dinheiro pra comprar a bola, sem a qual não há partida...

Não sei quanto a vocês, mas eu, particularmente, gosto da reciprocidade!  :assobi:

Abraços a tod@s!

X2

Concordo com você. Sim à coerência...
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 09 de Outubro de 2015, 19:47:14
Pelo jeito todo mundo já disse quase tudo que poderia ser dito sobre o post original, mas mesmo assim vou dar meus 2 cents.

A proposta para que os profissionais pudessem participar mais, comentando as fotos dos demais foristas seria ótima, não fosse impossível. Imaginem fotógrafos magníficos como temos por aqui perdendo seu tempo analisando fotos de cachorro, gatos, florzinhas em foco, florzinhas fora de foco, por do sol com um monte de fios e postes na frente e por aí vai...não vai dar gente. Vamos cair na real e se contentar com os poucos comentários que existem, pois não se poderá ter mais que isto.

Imaginem o Pictus comentando alguns tratamentos que são feitos e mostrados no Corredor Polones como se fossem o crème de la crème. Não vai dar. Ele é pavio curto e iria mandar o dono da foto para aquele lugar, não sem antes mandá-lo estudar mais uns 10 anos e depois, só depois, voltar aqui e postar um tratamento para ele poder analisar e comentar. Dei o exemplo do Pictus porque os tratamentos que o cara faz são apenas estupendos, mas há outros profissionais por aqui que devem olhar as fotos do Corredor e dizerem: MEU DEUS!

E por fim não podemos esquecer do homem, este bicho nojento que acha que a terra não gira em torno do Sol, mas sim em torno do seu próprio umbigo. O elemento posta uma foto no corredor porque ele achou (muitas e muitas vezes...) só ele achou uma imagem phodona. Putz...ele não vai postar aquela que ele achou uma porcaria, ou mesmo uma mais ou menos. Ele vai postar a phodona, segundo ele. Aí ele espera receber um monte de elogios, tapinhas nas costas e ainda alguém mais imbecil que ele dizer: pô cara, esta foto tá demais! Se ele não recebe isto, mas apenas críticas, aí ele chora, esperneia e é capaz até de partir para agressões pessoais.

Então turma, vamos nos contentar com o que temos, que já é bom, na medida que o forum é mais, muito mais que receber comentários de fotos que fazemos.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #56 Online: 10 de Outubro de 2015, 20:20:03
Meu primeiro post aqui, então o que vou escrever não é direcionado a alguém do tópico. É apenas um pensamento que eu tenho, e sobre os últimos comentários.

Li alguns livros sobre fotografia (poucos, comparados aos que os mais experientes do fórum já leram). Poucos me inspiraram. Talvez seja por ignorância minha ou questão de gosto, mas não gosto de fotos artísticas demais. Para mim é a mesma coisa que eu olhar um quadro de Salvador Dali ou Cândido Portinari: "quadro legal, mas e ai?"

Servem com inspiração, mas para mim, não serve para ser tomado como padrão. Gosto mais de fotos de flores, animais e objetos, do que sombras borradas, fotografias com efeitos pesados que tiram o realismo ou fotos com dupla exposição e o  >:D a quatro... :hysterical:

Por este motivo que não tenho vontade alguma de postar fotos na galeria.  :D


Ricksilvares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #57 Online: 11 de Outubro de 2015, 21:04:37
Tenho uma questão bem mais simples: Se alguém posta na Galeria de Fotos para que @s colegas comentem, porque não pode comentar as fotos dos outros colegas também?  :ponder:

Isso me lembra o futebol de rua, de várzea, a pelada ou o "baba", como chamamos aqui na Bahia. Nesse espaços (bem como no futebol profissional), parece que o "craque" tem carta branca pra fazer o que quiser. Ele goza de privilégios que os outros jogadores não gozam. Ele nunca vai pro gol, ele joga em todos os times, ele não contribui com dinheiro pra comprar a bola, sem a qual não há partida...

Não sei quanto a vocês, mas eu, particularmente, gosto da reciprocidade!  :assobi:

Abraços a tod@s!

X3!

Um comentário a parte....
Fico impressionado com alguns foristas. Parece que odeiam reciprocidade ou democracia, como falou o Pedreira.Parece que já nasceram sabendo tirar fotos geniais. E ainda desmerecendo quem posta fotos pra ouvir críticas, PRA APRENDER. Não senhor, vc não entendeu nada: as pessoas postam no corredor pra aprender. Ninguém ali se julga o creme de lá creme, como vc parece julgar de si mesmo ao desmerecer os outros. Não percebe que esse tipo de preconceito AFASTA pessoas do fórum? Desvia o fórum de um dos seus objetivos mais legais??? Bem, eu aprendi com algus mestres e gênios de diferentes áreas, que os maiores são humildes. Já os que muito falam......
Parece que tem gente aqui que deveria estar no "Clubinho dos Grandes Fotógrafos Top Do Brasil", e não no FÓRUM Mundo Fotográfico. Acho que vou no Aurélio ver de novo o significado da palavra Fórum.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, 21:13:15 por Ricksilvares »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #58 Online: 13 de Outubro de 2015, 11:43:22
Vou dar o meu pitaco, eu acho que o cara quanto mais estuda e mais experiente fica, mais vai entendendo que essa questão de "O que é uma foto boa???" é ampla e irrestrita. Existem vários conceitos embutidos, completamente subjetivos, e fica cada vez mais difícil para a mente experimentada determinar modelos ou conceitos que não vão se sustentar.

Por outro lado o iniciante pensa que deveria existir um conhecimento pré determinado, e que se ele aprender esses conceitos terá as glorias ser um bom fotografo, um cara que faz boas fotos. E nesse meio tem os caras que ficam retrucando e discordando do que um ou outro acha/pensa sobre a foto, e tem os puxa sacos, e tem tbm os que não entendem nada e querem se unir à uma turma/panela e ficam babando em tudo, lembrando que tudo isso é normal, afinal o ser humano que é um indivíduo naturalmente sociável.

Eu acho que falta leitura aqui neste fórum, estudo e discussão sobre artigos que falam sobre essas questões do entendimento de uma fotografia, mas sei tbm que tudo isso é um pé no saco, e pouca gente tem paciência para isso.

Por exemplo, quem já se propôs a entender o trabalho de Cindy Sherman. Ou entender o que representa o trabalho de Nan Goldin??? Diz ai, porque Dorothea Lange e Sally Mann são fotografas reconhecidas??? Pergunto mais ainda, porque o trabalho de Diane Arbus parece ser tão diferente de Annie Leibovitz, mas ambos são tão importantes??? Éh, falei só nome de fotografa mulher, só de sacanagem...

Bom.... e então??? Por onde começar??? Para os novatos recomendo ir além dos conceitos de composição, porque essa questão da boa foto não fica só por ai, ela vai além. Por exemplo entender os conceitos de Studium & Punctum desenvolvidos por Roland Barthes, isso já é um bom começo!!!

E pra quem esta iniciando eu recomendo, leiam, estudem e sim, discutam, mas saibam que ler apenas meia dúzia dois artigos do google não trará conhecimento suficiente para entender tudo sobre fotografia, é apenas um começo. Procurem incansavelmente a opinião de professores, doutores e curadores, esses são os caras que estudaram e que tem condições de descrever e analisar um assunto com mais bagagem técnica.

E por favor, foto de cachorrinho, gatinho, por do sol, florzinha, do lindo filhinho ou daquela amiga bonita com um belo sorriso, ao menos pra mim, é impossível de comentar!!!



Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:04:10
Interessante perceber como não temos paciência e compreensão com o "momento" do outro. É como repreender, com rispidez, as brincadeiras e bagunças das crianças, sendo que nós já fizemos a mesma coisa um dia.

Alguém aqui, nos seus primeiros meses de interesse e prática na fotografia, buscou saber "porque o trabalho de Diane Arbus parece ser tão diferente de Annie Leibovitz, mas ambos são tão importantes"???  :ponder:

Abraços  :ok:
« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, 13:05:26 por Anderson Sales »
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/