Autor Tópico: Review Pessoal Canon EF 50 1.8 STM  (Lida 8587 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 17 de Agosto de 2015, 13:52:06
Thales,

A 40mm 2.8 é mais nítida?

[]s
Então.... vou abrir um tópico agora sobre algo relacionado. Não sei se é questão de objetiva ou corpo. Se o corpo da minha 5D2 estiver com o AF realmente calibradinho, posso dizer que a 40 2.8 para mim foi mais afiada em nitidez mas não tem a mesma cor e contraste da nova 50 1.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2015, 22:40:02
Então moçada, fiz o ajuste de microfoco e ficou em -13 na minha 5DII mas ainda não me encontrei com a 5D2 no foco. Coisa que eu fazia com um pé nas costas com a 6D e também fazia na 5Dc.
Abaixo, duas fotos depois do microajuste.

Percebi que consegui resultados melhores em 1/125 ou mais rápido.

1.ƒ/1.8  50.0 mm 1/45  100
20151004-IMG_3510 by Thales Souto, no Flickr

2.
20151004-IMG_3518 by Thales Souto, no Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2015, 23:32:34
Thales, lembre-se de que a 50 1.8, mesmo a nova STM, é bastante soft em abertura máxima  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2015, 10:45:50
Pensando se devo comprar essa lente ou nao...
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2015, 12:45:22
Comigo, tanto na 40D como na T5, foco cravado em f/2, bokeh agradável, pouca CA, nitidez normal, mesmo em f/2. (só fotografo em pontos inteiros).

Thales, em FF o "mínimo" seria 1/50, mesma DF, eu usaria 1/125 para garantir.

Na primeira foto me parece mais "Blur" que falta de foco.

Para mim, em APS-C, velocidade de 1/125 é o mínimo na "mão", em 1/60 já percebo um blur.

Bem superior à 50tinha antiga, em minha opinião, em todos os quesitos.  :ok:
« Última modificação: 06 de Outubro de 2015, 12:53:26 por ArmandoFerreira »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2015, 13:00:12
Comigo, tanto na 40D como na T5, foco cravado em f/2, bokeh agradável, pouca CA, nitidez normal, mesmo em f/2. (só fotografo em pontos inteiros).

A impressão que eu tive quando fiz meus testes é que dava CA até F/2.2, a partir daí não dava mais...

Pensando se devo comprar essa lente ou nao...

COMPRE :D
Achei ela beeem superior à 50II que eu tinha antes, e substituí minha 40mm 2.8 pela nova 50mm
« Última modificação: 06 de Outubro de 2015, 13:01:48 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 06 de Outubro de 2015, 16:13:27
A impressão que eu tive quando fiz meus testes é que dava CA até F/2.2, a partir daí não dava mais...

COMPRE :D
Achei ela beeem superior à 50II que eu tinha antes, e substituí minha 40mm 2.8 pela nova 50mm

Opa meu caro, não cheguei a testar, só em f/2, f/2.8, f/4 e f/5.6, que são as aberturas que mais uso.

Normalmente eu a uso em f/2 ou f/2.8, sempre perfeita!  :ok:


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #22 Online: 06 de Outubro de 2015, 18:56:54
Vale citar que a Canon fez um pequeno ajuste nos elementos óticos, mais notavelmente no coating. Por isso que ela teve uma melhora em relação à cores e contraste, pois se dependesse do conjunto ótico, seria exatamente a mesma coisa que a 50mm f/1.8 II.

Quanto ao foco, a STM é mais lenta (pouquíssima coisa, mas é), porém tem o foco mais preciso e silencioso, e isso  já vale.

Agora, Thales, a unica coisa que eu achei estranha foi o seu teste de vinheta. Os testes que eu fiz apresentaram uma vinheta muito maior do que as das suas fotos. Será que você não aplicou as correções automáticas na hora de converter? Pergunto isso porque eu deixei programado pro meu LR aplicar sempre que eu importo arquivos.  :ponder:
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #23 Online: 06 de Outubro de 2015, 18:56:56
Fantástico review. Como tenho pouca experiência, nunca tinha me vindo à cabeça que diminuir a abertura aumentava o campo de foco (não sei se esse é bem o nome) e melhorava a nitidez.

O problema é que eu odeio ruído, e a T5i não se comporta tão bem com ISO alto, então eu evito aumentar a abertura e o ISO, ainda mais que não sabia desse "truque".

Gostaria de deixar uma foto que tirei aqui para vocês avaliarem, que gostei bastante, mesmo não sendo uma macro achei que ela se comportou bem nesse caso, mas tive de usar MF.
OBS: Tirei em JPEG, não tem edição, e não sei ver as configurações sem ser na câmera, só sei que provavelmente foi em f/1.8 e ISO 100. Velocidade provavelmente bem alta obviamente.
OBS2: Provavelmente a foto ficou bem fraca e eu gostei por não entender nada mas beleza hahahaha
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 06 de Outubro de 2015, 19:54:59
Agora, Thales, a unica coisa que eu achei estranha foi o seu teste de vinheta. Os testes que eu fiz apresentaram uma vinheta muito maior do que as das suas fotos. Será que você não aplicou as correções automáticas na hora de converter? Pergunto isso porque eu deixei programado pro meu LR aplicar sempre que eu importo arquivos.  :ponder:
Está certo mesmo. Mas em outras fotos percebi um pouquinho mais. Mas de maneira geral é uma vinheta que dá até um charme na foto.

Comigo, tanto na 40D como na T5, foco cravado em f/2, bokeh agradável, pouca CA, nitidez normal, mesmo em f/2. (só fotografo em pontos inteiros).

Thales, em FF o "mínimo" seria 1/50, mesma DF, eu usaria 1/125 para garantir.

Na primeira foto me parece mais "Blur" que falta de foco.

Para mim, em APS-C, velocidade de 1/125 é o mínimo na "mão", em 1/60 já percebo um blur.

Bem superior à 50tinha antiga, em minha opinião, em todos os quesitos.  :ok:
Armando essa é uma das poucas fotos que usei menos de 1/60, apesar de quando tinha a 6D conseguia ótimos resultados em 1/50.

Percebi que na 5D2 que estou agora meus resultados melhoram demais acima de 1/200. Quero acreditar que a minha mão não está mais firme/estabilizada como antes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #25 Online: 06 de Outubro de 2015, 22:25:55
Está certo mesmo. Mas em outras fotos percebi um pouquinho mais. Mas de maneira geral é uma vinheta que dá até um charme na foto.
Armando essa é uma das poucas fotos que usei menos de 1/60, apesar de quando tinha a 6D conseguia ótimos resultados em 1/50.

Percebi que na 5D2 que estou agora meus resultados melhoram demais acima de 1/200. Quero acreditar que a minha mão não está mais firme/estabilizada como antes.

Thales,
Gostaria de aproveitar estas últimas impressões que você relatou para esclarecer uma dúvida que tenho desde que peguei minha 5dII usada. Antes eu tinha uma Sony DSRL (onde o espelho é fixo) e uma mirrorless, além de ter experimentado rapidamente algumas APS-C mais baratas da Nikon e Canon. Quando peguei a 5dII, o que me chamou mais a atenção foi o "tapa" que o espelho dá. É muito forte! Atrapalha demais em velocidades mais baixas. No começo era bem ruim, pois eu não estava acostumado.
Comparada a outras FullFrames que você já utilizou, você sente diferença no "tapa" do espelho? Prometo não me aprofundar nesta questão para não desviar do tópico. Só aproveitei que você estava falando justamente sobre a 5dII e velocidades baixas do obturador.

Obrigado


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 06 de Outubro de 2015, 22:42:36
Thales,
Gostaria de aproveitar estas últimas impressões que você relatou para esclarecer uma dúvida que tenho desde que peguei minha 5dII usada. Antes eu tinha uma Sony DSRL (onde o espelho é fixo) e uma mirrorless, além de ter experimentado rapidamente algumas APS-C mais baratas da Nikon e Canon. Quando peguei a 5dII, o que me chamou mais a atenção foi o "tapa" que o espelho dá. É muito forte! Atrapalha demais em velocidades mais baixas. No começo era bem ruim, pois eu não estava acostumado.
Comparada a outras FullFrames que você já utilizou, você sente diferença no "tapa" do espelho? Prometo não me aprofundar nesta questão para não desviar do tópico. Só aproveitei que você estava falando justamente sobre a 5dII e velocidades baixas do obturador.

Obrigado
Não sei se é tapa mas posso lhe dizer que a 5Dc foi a máquina com obturador "mais barulhento" e a 6D foi a mais silenciosa com D90 e 5D2 no meio. Na minha opinião se isso estive relacionado eu teria uma performance na coroa muito pior que nas outras e é ao contrário. O resultado de AF mesmo em velocidades menores era espetacular na 6D e muito bom na Coroa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #27 Online: 07 de Outubro de 2015, 09:57:43
Thales,
Gostaria de aproveitar estas últimas impressões que você relatou para esclarecer uma dúvida que tenho desde que peguei minha 5dII usada. Antes eu tinha uma Sony DSRL (onde o espelho é fixo) e uma mirrorless, além de ter experimentado rapidamente algumas APS-C mais baratas da Nikon e Canon. Quando peguei a 5dII, o que me chamou mais a atenção foi o "tapa" que o espelho dá. É muito forte! Atrapalha demais em velocidades mais baixas. No começo era bem ruim, pois eu não estava acostumado.
Comparada a outras FullFrames que você já utilizou, você sente diferença no "tapa" do espelho? Prometo não me aprofundar nesta questão para não desviar do tópico. Só aproveitei que você estava falando justamente sobre a 5dII e velocidades baixas do obturador.

Obrigado
OFF TOPIC::esse lance do "tapa" me incomoda na mk3..nesse quesito,prefiro as nikons,no barulho tambem.Tem uma opção na mk3 que o barulho fica mais suave,parece que o movimento do espelho fica mais lento(acho que é isso)na mk2 nw tem essa opcao?
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Outubro de 2015, 11:27:43
Não sei se é tapa mas posso lhe dizer que a 5Dc foi a máquina com obturador "mais barulhento" e a 6D foi a mais silenciosa com D90 e 5D2 no meio...


OFF Topic::Isso pq vocês não viram minha XTi, não sei se é o caso somente da minha mas faz barulho pra caramba, acho que é do motor que aciona o espelho.

Minha 5Dc comparada a ela é o Sam Fisher de tão discreta e silenciosa...agora tenho uma camera stealth hahaha
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #29 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:53:23
OFF TOPIC::esse lance do "tapa" me incomoda na mk3..nesse quesito,prefiro as nikons,no barulho tambem.Tem uma opção na mk3 que o barulho fica mais suave,parece que o movimento do espelho fica mais lento(acho que é isso)na mk2 nw tem essa opcao?
Não tem. Mas, na real, a 5D Mk III é muito mais suave que a 5D Mk II. Das 5D, a mais suave são as 5DS e 5DS R, que tem tipo um "amortecedor" no espelho.

Quando eu vou fazer foto no tripé ou em baixa velocidade eu costumo usar o drive silencioso para dar uma amenizada na vibração do espelho, porque o negócio é tenso.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.