Autor Tópico: Ajuda com primeiros equipamentos de iluminação!  (Lida 7761 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2015, 17:13:00
No caso de luz contínua, 100w de fluorescente já da uma luz forte, né? deve ter em torno de 7000 lumen. A Atek que tem uns kits assim, que vem com duas ou até sete lampadas de 45w.
E sai bem mais barato do que pegar quatro tochas.

Na verdade, não, é bem fraco, até da pra brincar de fazer uns retratos, teria que usar grandes aberturas e ISO alto, não e funcional... (isso não quer dizer que não de pra fazer, foto por foto vc faz até a luz de velas)...

E no caso das tochas, duas de 200-250w seriam suficientes pra um estúdio pequeno?
Gostamos desse modelo http://www.atek.com.br/?p=produtos-340-Flash+Modelo+New+Compact+250+-+Bivolt apesar de ser analógico. Mas não acredito que seja problema.

Seriam, mas não essas que vc falou, particularmente tb não recomento, tem tochas por valor similar e muito melhores, http://www.tecnodale.com.br/110V-Flash-SK-300-Greika-Godox-para-Estudio-Fotografico--TOCHA-/prod-3077028/ , que tem muito mais potência, divisão de carga fracionada, e ja vem com o refletor  (se acrescentar um refletor a esse conjunto New compact vai ficar 50 reais de diferença entre elas)  :ok:
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, 17:14:13 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Harry Thomaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Página Facebook
Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2015, 18:06:30
Eu nao sei com que frequencia vc vai fotografar e se esta usando lampadas economicas, mas se fotografar com muita frequencia pense na conta de luz. Talvez pagar mais caro com strobles sai mais barato no final.
Pretendemos usar lampadas frias (fluorescentes). Estamos correndo de halogenas!
O problema dos strobles é o preço. Mas me parece interessante, talvez depois que entrar um dinheiro

Citar
O que vc pode fazer tambem eh alugar um estudio com sua namorada. E com ela fazer algumasfotos experimentando alguns equipamentos e potencia do flash. Assim vc tem mais claro quanto depotencia sera o ideal ou suficiente para vcs, e materiais tambem. E se tiver algum amigo fotografo mais experiente para levar junto e dar umas dicas melhorainda.
Alugar um estúdio é uma alternativa boa, mas os únicos amigos fotógrafos que tenho moram longe. Dois do Sul e um daqui, mas o daqui só trabalha com foto externa.

Citar
A potencia vai depender do ISO de preferencia e  DOF (alguns gostam de bem largo e outros preferem mais estreito).

Veja tambem o tempo de reciclagem do flash. Dependendo do workflow isso conta muito.
Não é muito legal depender do ISO, quanto mais potência sem extrapolar no valor, melhor.
Sim, isso de reciclagem já sofremos um pouco, vamos ter que ver isso!

Na verdade, não, é bem fraco, até da pra brincar de fazer uns retratos, teria que usar grandes aberturas e ISO alto, não e funcional... (isso não quer dizer que não de pra fazer, foto por foto vc faz até a luz de velas)...
É, nesse caso fica inviável. Vi uns softbox que tem suporte pra quatro soquetes de lampada, acredito que da pra chegar a 500w fluorescente. O sistema é esse aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702820565-kit-iluminaco-p-estudio-c-softbox-60x90cm-tl-04-c-220v-_JM. Essas lampadas são de 70, mas vi um kit com 4 de 125w (não estou achando agora). Ficaria melhor assim?

Citar
Seriam, mas não essas que vc falou, particularmente tb não recomento, tem tochas por valor similar e muito melhores, http://www.tecnodale.com.br/110V-Flash-SK-300-Greika-Godox-para-Estudio-Fotografico--TOCHA-/prod-3077028/ , que tem muito mais potência, divisão de carga fracionada, e ja vem com o refletor  (se acrescentar um refletor a esse conjunto New compact vai ficar 50 reais de diferença entre elas)  :ok:
Essa tocha realmente parece ser muito melhor e mais robusta. Sem falar no tempo de reciclagem que é bem baixo. Gostei.
Eu não estava cogitando Greika pois ouvi umas pessoas falando mal. Não lembro o motivo, mas parece ser "preconceito" com marca estrangeira


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2015, 18:37:11
Pretendemos usar lampadas frias (fluorescentes). Estamos correndo de halogenas!

Melhor Halogenas do que luz fria... o problema é o alto consumo de energia e o calor...

É, nesse caso fica inviável. Vi uns softbox que tem suporte pra quatro soquetes de lampada, acredito que da pra chegar a 500w fluorescente. O sistema é esse aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702820565-kit-iluminaco-p-estudio-c-softbox-60x90cm-tl-04-c-220v-_JM. Essas lampadas são de 70, mas vi um kit com 4 de 125w (não estou achando agora). Ficaria melhor assim?

Não, isso é para video, desconsidere fazer usar em estúdio para fotos, mesmo que seja 10 conjuntos desses... da pra fazer, como eu disse até a luz de velas, mas funcionalmente em estúdio, para fotografar pessoas, o mais indicado é trabalhar com flash mesmo...

Quanto a Greika, ela não é necessariamente uma marca, e sim uma importadora, que coloca o nome dela nas peças que importa, então nem tudo que importam é necessariamente bom... esse flash que passei é godox, na minha opinião, a melhor marca chinesa do mercado, claro que existem modelos e modelos, a linha mais básica deles por exemplo eu não recomendo de forma alguma, mas esse do link é bom  :ok:
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, 18:38:19 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Harry Thomaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Página Facebook
Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2015, 19:43:16
Melhor Halogenas do que luz fria... o problema é o alto consumo de energia e o calor...
O alto consumo e o calor que são o problema. Mas uma fluorescente de 5500k não fica bom?

Citar
Não, isso é para video, desconsidere fazer usar em estúdio para fotos, mesmo que seja 10 conjuntos desses... da pra fazer, como eu disse até a luz de velas, mas funcionalmente em estúdio, para fotografar pessoas, o mais indicado é trabalhar com flash mesmo...

Certo. Pretendemos trabalhar só com pessoas, não objetos.
No caso de não usar luz continua, talvez de pra comprar duas mais tochas e usar no softbox. Ou uma sombrinha e um softbox...
Nós começamos a pesquisar antes pra justamente isso, eliminar aos poucos a duvida teórica e depois partir pras duvidas praticas, antes de gastar dinheiro.

Citar
Quanto a Greika, ela não é necessariamente uma marca, e sim uma importadora, que coloca o nome dela nas peças que importa, então nem tudo que importam é necessariamente bom... esse flash que passei é godox, na minha opinião, a melhor marca chinesa do mercado, claro que existem modelos e modelos, a linha mais básica deles por exemplo eu não recomendo de forma alguma, mas esse do link é bom  :ok:

Entendi. Eu havia visto alguns modelos Godox, inclusive no mercado livre. Fiquei me perguntando se eram de qualidade mesmo.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, 19:43:58 por Harry Thomaz »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 10 de Outubro de 2015, 13:56:09
Eu tenho fotografado com luz continua em estudio fazendo retratos esses dias.
ISO400, f1.8 e 1/15 de velocidade.

Para mim funciona perfeitamente. Ate mesmo na pos edicao pq praticamente nao requer retoque na pele, a nao ser para quem tem pele muito mal cuidada. Pq a luz por si so ja da um tom mais suave na pele e cabelo do que a luz do flash.

Mas eu nao fotografo comercialmente. Entao depende de cada um.

Eu comprei essas lampadas que vc falou que queria usar. 125w input e +600w output. Ja chegaram mas eu so posso recolher segunda feira para testar. E olha pretendo usar com abertura f233.

De toda forma, strobles tem precos bem acessiveis. Nao vale a pena economizar com strobles para uso comercial.  Vai no que ja eh familiar e conhecido e deixa as experimentacoes para as atividades mais pessoais paralelas. E so encorpore tais experimentacoes quando ja passar da faze de experimento, for algo conhecido, manjado.



Tem um monte de coisas que vc vai ouvir por ai as pessoas falarem que "nao da" mas que da sim, sendo ate mesmo o metodo comum no passado em muitos casos.

Tudo depende do resultado, forma de trabalho, etc, que vc espera. E principalmente o resultado e forma de trabalho que melhor agrada e facilita para o cliente tambem, se tratando de trabalho comercial.


Harry Thomaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Página Facebook
Resposta #20 Online: 10 de Outubro de 2015, 18:19:08
Eu tenho fotografado com luz continua em estudio fazendo retratos esses dias.
ISO400, f1.8 e 1/15 de velocidade.

Para mim funciona perfeitamente. Ate mesmo na pos edicao pq praticamente nao requer retoque na pele, a nao ser para quem tem pele muito mal cuidada. Pq a luz por si so ja da um tom mais suave na pele e cabelo do que a luz do flash.

Mas eu nao fotografo comercialmente. Entao depende de cada um.
Então. Ontem fomos ver uns vídeos com luz continua, e mesmo a luz fria (5500k+) como mais quente, ficaram super bonitas.
E como ela quer fotografar newborn, vai precisar de uma fonte de luz continua, por que a criança assusta com flash.
Provavelmente vamos ficar com duas tochas dessa da Godox que o @leonobox recomendou e uma fonte de luz contínua.
Nós vamos fotografar coisas simples a princípio. Começando de baixo.

Citar
Eu comprei essas lampadas que vc falou que queria usar. 125w input e +600w output. Ja chegaram mas eu so posso recolher segunda feira para testar. E olha pretendo usar com abertura f233.
O que achei interessante dessas luzes é que são fáceis de achar e tem um preço bem acessível. Sem falar na variedade de potência. Com um soquete pra quatro lampadas da pra ter a potência que quiser basicamente.

Citar
De toda forma, strobles tem precos bem acessiveis. Nao vale a pena economizar com strobles para uso comercial.  Vai no que ja eh familiar e conhecido e deixa as experimentacoes para as atividades mais pessoais paralelas. E so encorpore tais experimentacoes quando ja passar da faze de experimento, for algo conhecido, manjado.
Ontem fui pesquisar alguns e encontrei 400/500w de led por 400/600 reais. Realmente não é tão caro.
Um refletor de quartzo também me pareceu interessante, e não tá caro http://www.emania.com.br/home/produto/codigo:6418/refletor-iluminador-de-quartzo-ql-1000-1000ws-luz-continua#.Vhl_SXpVhBc
O que muda é a temperatura da cor.
Quero algo que de pra encaixar barndoor pra usar gel colorido. Ou alguma outra coisa que de pra usar. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705539192-rebatedor-barndoor-p-flash-de-estudio-greika-k150-160-250di-_JM algo assim. Esses parecem ser resistentes a luz quente.

Citar
Tem um monte de coisas que vc vai ouvir por ai as pessoas falarem que "nao da" mas que da sim, sendo ate mesmo o metodo comum no passado em muitos casos.

Tudo depende do resultado, forma de trabalho, etc, que vc espera. E principalmente o resultado e forma de trabalho que melhor agrada e facilita para o cliente tambem, se tratando de trabalho comercial.
Sim. Isso é verdade. Até por que muita coisa vem com experiência e troca de opiniões.

Desde que criei o tópico já aprendi coisa demais. Vocês estão ajudando muito!
Tenho certa facilidade em assimilar especificação tecnica com desempenho. Sou tecnico de hardware de computador, então mexo com números o tempo todo hahaha.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 11 de Outubro de 2015, 01:38:36
Nao se preocupe muito com a temperatura usando essas lampadas pq elas nao esquentam muito igual as demais lampadas comuns.

 :ok:



O soquete que eu comprei foi esse da primeira opcao:
http://www.fotoimpex.de/shopen/lighting/lights/



Harry Thomaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Página Facebook
Resposta #22 Online: 12 de Outubro de 2015, 12:29:39
Nao se preocupe muito com a temperatura usando essas lampadas pq elas nao esquentam muito igual as demais lampadas comuns.

 :ok:



O soquete que eu comprei foi esse da primeira opcao:
http://www.fotoimpex.de/shopen/lighting/lights/
Eu vi um desse com luz fluorescente. É bom por poder usar difusor.
Tem uns que tem como prender no softbox também.
Acredito que vamos ficar com um desses. É bem barato e vai ter uso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 12 de Outubro de 2015, 20:38:11
Eu vi um desse com luz fluorescente. É bom por poder usar difusor.
Tem uns que tem como prender no softbox também.
Acredito que vamos ficar com um desses. É bem barato e vai ter uso.

Esse foi feito propriamente para estudio. Vc pode usar qualquer modificador nele. Mas o ring flash nao eh tao universal, tem que usar o da mesma marca que tem um formato mais especifico.


Harry Thomaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Página Facebook
Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2015, 19:34:46
Esse foi feito propriamente para estudio. Vc pode usar qualquer modificador nele. Mas o ring flash nao eh tao universal, tem que usar o da mesma marca que tem um formato mais especifico.
Sim, isso do anel eu vi. Mas parece que boa parte dos soft/octa/hazy aceitam todo tipo de anel.
No caso, o que vamos comprar é de encaixe bowens S. Mas da pra trocar o anel por Bowens (no caso o do Godox). Qualquer coisa pergunto pro vendedor antes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 14 de Outubro de 2015, 20:29:56
Eu testei essa lampada e ela, com uma grande softbox fiz uns autos retratos em ISO 200, f2.8 e 1/60 de velocidade. Uma diferenca de 4 stops comparado com a lampada comum que eu estava usando antes.

O meu so com uma lampada. O seu soquete com 3 lampadas acredito que vc estara muito bem.


Harry Thomaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Página Facebook
Resposta #26 Online: 15 de Outubro de 2015, 22:46:52
Eu testei essa lampada e ela, com uma grande softbox fiz uns autos retratos em ISO 200, f2.8 e 1/60 de velocidade. Uma diferenca de 4 stops comparado com a lampada comum que eu estava usando antes.

O meu so com uma lampada. O seu soquete com 3 lampadas acredito que vc estara muito bem.
Então. Nós havíamos visto algo como esse aqui http://www.novoart.com.br/kit-tl-4-softbox-90x90-iluminador-com-4-lampadas-godox-420w-p399. Não esse exatamente pois o preço é alto. Mas é parecido.
Gostei do negócio de ter botões pra escolher quantas lampadas ficam acesas.

Essas lampadas são bem fortes. Acho que duas dessas tá de bom tamanho!

A propósito, achei esses iluminadores http://www.emania.com.br/home/produto/codigo:6418/refletor-iluminador-de-quartzo-ql-1000-1000ws-luz-continua#.ViBX9vmrSUl
Parecem ser de qualidade.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2015, 22:51:29 por Harry Thomaz »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #27 Online: 15 de Outubro de 2015, 23:32:38
Essas lampadas são bem fortes. Acho que duas dessas tá de bom tamanho!

Não são fortes não... eu tenho aqui no estúdio uma dessas, no anúncio diz que são lâmpadas de 105W, a que eu tenho aqui é de 125W, pra vc ter uma ideia, usando ela em um striplight a um metro de distância do modelo, eu tenho que usar a configuração 1/60, f2.8 e ISO 1600...

A foto feita nessa configuração:



E uma da lâmpada, uso ela em um tubo base da Atek, assim consigo colocar ela em outros acessórios que ja uso nas tochas...



Não to nem entrando no mérito se é bom ou não, oq tem que ser analisado é se essa é uma configuração boa pra vc trabalhar, com ISOs altos, velocidades baixas e grandes aberturas  :ok:
« Última modificação: 15 de Outubro de 2015, 23:51:18 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 16 de Outubro de 2015, 05:59:04
Acho que na sua corrente deve ter alguma perda de energia leonobox. Ou seu striplight eh muito streito para ter 3 stops de diferenca.

Eu com um softbox um pouco maior, a menos de 2m de distancia, consigo f2.8, 1/60 ISO 200.

A diferenca eh que eu nao estou usando striplight.

PS: Vendo a foto da sua lampada, ela eh mais curta do que a minha 125w. Eu nao acredito que sua lampada seja a versao 125w (ou pode ser que a marca dasua seja mais curta).


Concordo com o ultimo paragrafo do leonobox e repito o que ja disse aqui umas duas vezes:

Tudo depende do resultado, forma de trabalho, etc, que vc espera. E principalmente o resultado e forma de trabalho que melhor agrada e facilita para o cliente tambem, se tratando de trabalho comercial.

Meu palpite seria que com 4 lampadas dessas 125w vc estara bem servido para fotografar com:
ISO 200 ou menos;
1/60 ou 1/125;
 f5.6 para cima;
Com a luz a distancia de aproximadamente 2metros.

Mas lembre que 4 lampadas 125w vao puxar 500w de energia. E vc tem que conferir se a frequencia de trabalho usando essas lampadas compensa a conta de luz.



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #29 Online: 16 de Outubro de 2015, 10:11:54
Obrigado pelos comentários C R O I X! a corrente elétrica esta ok aqui, a lâmpada é de 125W e com um Softbox maior aqui a configuração é a mesma :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).