Autor Tópico: Iniciando no Analógico - Dúvidas Digitalização  (Lida 1878 vezes)

fravo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Outubro de 2015, 10:37:00
Pessoal,
Eu fotografo com DSLR, mas de uns dias pra cá me deu vontade de comprar uma câmera analógica e acabei adquirindo uma Pentax Spotmatic.

Comprei o filme mais baratinho que achei pra fazer um teste (kodak colorplus 200), mas agora começaram a surgir algumas dúvidas:

Eu gostaria de além de ter o print, ter também o arquivo digital pra poder ajustar uma coisa ou outra no lightroom, compartilhar com amigos, etc.
No laboratório aqui perto de casa falaram que só digitalizam no formato JPEG.

Posso estar enganado quanto ao conceito todo da coisa, mas pra quem está acostumado a tratar arquivos RAW, o JPEG é um pouco limitado, não é?
Gostaria de saber se existe algum lugar na ciadade de São Paulo que revela e digitaliza em algum outro formato que me permite tratar melhor a imagem, como TIFF. Ou posso ir de JPEG mesmo e ser feliz?


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2015, 15:32:00
Não é que o JPG seja limitado, mas a compressão dele faz com que a imagem perca qualidade. Dependendo do uso que você vai dar à foto, isso pode ser um problema, mas você pode tratar a imagem como qualquer outro tipo de arquivo. Tenta ver se o laboratório pode salvar como JPG, mas com a qualidade máxima, é capaz de ficar bom. Depois, você salva como TIFF em casa.


fravo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2015, 16:35:40
Por hora eu não iria usar pra nada além do meu arquivo pessoal, afinal, não tenho a mínima experiência com fotografia analógica.
É mais por curiosidade mesmo... Se eu for me aprofundar, aí talvez vale a pena comprar um scanner pra digitalizar os negativos.


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2015, 15:59:08
Então o JPG serve, nem precisa pedir pra escanearem na qualidade máxima.
Abraço e boa sorte!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2015, 23:15:58
A longo prazo um scanner pode sair kmais barato que pagar pela digitalização. Com o scanner em casa podes scanear o negativo sem perda de qualidade. Depois escolhes o formato que desejares para salvar o arquivo. TIFF seria uma opção legal.
JVc.


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2015, 09:35:18
A longo prazo um scanner pode sair kmais barato que pagar pela digitalização. Com o scanner em casa podes scanear o negativo sem perda de qualidade. Depois escolhes o formato que desejares para salvar o arquivo. TIFF seria uma opção legal.

Oi!

Você recomenda algum scanner pra negativo?
cargocollective.com/marinas


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2015, 09:45:38
Não conheço os modelos atuais. Já fazem vários anos que busquei isso, de tal modo que a informação que coletei não seria mais relevante. À época a Nikon produzia um escaner específico para negativos (que quase comprei), mas acabei pegando um modelo de mesa e um acessório específico para negativos. Alguém com informação mais atualizada deve eventualmente trazer alguma sugestão.

A B&H tem 29 opções:
http://www.bhphotovideo.com/c/buy/Film-Scanners/ci/1151/N/4077634573
JVc.


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2015, 10:07:12
Não conheço os modelos atuais. Já fazem vários anos que busquei isso, de tal modo que a informação que coletei não seria mais relevante. À época a Nikon produzia um escaner específico para negativos (que quase comprei), mas acabei pegando um modelo de mesa e um acessório específico para negativos. Alguém com informação mais atualizada deve eventualmente trazer alguma sugestão.

A B&H tem 29 opções:
http://www.bhphotovideo.com/c/buy/Film-Scanners/ci/1151/N/4077634573

Muito obrigada!  ;)
cargocollective.com/marinas


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2015, 14:21:36
Oi!

Você recomenda algum scanner pra negativo?

Já vi muitas recomendações ao HP G4050 e aos da Epson, tipo série V300 (se for só para 35mm) ou V500 (se também for scanear filmes 120 - médio formato).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2015, 22:08:10
Meu pitaco para os iniciantes no assunto...

NÃO compre um scanner para filme enquanto não estiver dominando o uso do filme. Scanners bons são caros e o ato de escanear a ajustar a imagem para ter um resultado realmente bom, não é trivial.

Peça inicialmente para o laboratório escanear em 1200-2400 dpi e pode salvar em jpeg mesmo. Acredite, no início não vai te fazer a menor diferença se for jpeg oi tiff.

Depois, tendo dominado a técnica de expor direito em filme, aí sim, se tiver uma demanda que justifique a compra de um scanner, poderá prosseguir.

Parece fácil mas escanear direito um filme negativo colorido, mas não é.


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2015, 08:24:41
Meu pitaco para os iniciantes no assunto...

NÃO compre um scanner para filme enquanto não estiver dominando o uso do filme. Scanners bons são caros e o ato de escanear a ajustar a imagem para ter um resultado realmente bom, não é trivial.

Peça inicialmente para o laboratório escanear em 1200-2400 dpi e pode salvar em jpeg mesmo. Acredite, no início não vai te fazer a menor diferença se for jpeg oi tiff.

Depois, tendo dominado a técnica de expor direito em filme, aí sim, se tiver uma demanda que justifique a compra de um scanner, poderá prosseguir.

Parece fácil mas escanear direito um filme negativo colorido, mas não é.

Oi!

Acontece que os laboratórios daqui até digitalizam as fotos numa boa qualidade, mas cobram muito caro pra isso (pelo menos, pra mim). Aí pensei em um scanner pra ver se compensa heheh

Mas no fim, acho que não vou adquirir um tão cedo por causa de $$$.

Mas obrigada pelo toque!

Beijos
cargocollective.com/marinas


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2015, 13:29:23
Vc orçou na FotoCampinas? Acho o preço deles bom, e bem mais barato que a concorrência.
Como o AFShalter disse, escaner bom não é barato. Coloca uns R$1.000,00 ai. Ai se tu dividires pelo preço da FotoCampinas vais ver que vai precisar de MUITO filme pra valer a pena a compra do escaner. E quando ele se pagar, haverá um bem melhor no mercado e vc vai querer trocar.

O único jeito de baratear os custos da fotografia analógica e importar filme pelo Ebay.


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2015, 14:01:57
Vc orçou na FotoCampinas? Acho o preço deles bom, e bem mais barato que a concorrência.
Como o AFShalter disse, escaner bom não é barato. Coloca uns R$1.000,00 ai. Ai se tu dividires pelo preço da FotoCampinas vais ver que vai precisar de MUITO filme pra valer a pena a compra do escaner. E quando ele se pagar, haverá um bem melhor no mercado e vc vai querer trocar.

O único jeito de baratear os custos da fotografia analógica e importar filme pelo Ebay.

No fim, orcei em outros lugares e vi que a FotoCampinas é a melhor opção mesmo. Eu imaginava que poderia ser mais barato, mas vi que a realidade é bem diferente heheh. E realmente, com mil reais eu digitalizo muitos filmes na FotoCampinas!
cargocollective.com/marinas