Autor Tópico: Dúvida entre lentes.  (Lida 4988 vezes)

Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Outubro de 2015, 14:03:49
Olá pessoal.
Estou com dúvida em qual lente comprar pra minha NX30.
Se compro a: com abertura maior, com menos ampliação 30m
http://www.comclickshop.com.br/lente-externa-dslr/2380-lente-externa-intercambiavel-ex-s30nb-30mm-f20-pancake-preta-para-camera-nx-samsung.html
Ou a: com abertura menor e mais ampliação
http://www.comclickshop.com.br/lente-externa-dslr/2274-lente-externa-intercambiavel-ex-w16nb-us-16mm-f24-ultra-wide-pancake-preta-para-camera-samsung.html

O objetivo é fazer fotos da minha esposa gravida com fundo desfocado, do meu filho que vai nascer e fotos noturnas.
Acho que uma das duas me atendem para isso, ou outras que vcs me indicarem.

Um abraço
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Thiago Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2015, 14:09:39
Boa tarde,

Não tenho conhecimento quanto a qualidade óptica das duas, mas eu iria de 30mm 2.0f, já é uma abertura boa para conseguir mais desfoque, até porque terá que ter uma abertura boa pois como é um recém nascido irá ficar deitado possivelmente ou no colo, onde o segundo plano estará bem próximo ao objeto.



tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2015, 14:46:26
Qualidade ótica da 30mm é muito superior a da 16mm. Essa 30mm é show de bola, pode comprar sem medo hehe.

ps.: Fotos com fundo desfocado consegue até com a do kit.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, 14:47:02 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2015, 12:14:34
Obrigado.

Existe alguma lente de outra marca compatível com a NX30?
Oi se comprar um adaptador para colocar lentes da nikon na NX30, a lente da Nikon vai perder qualidade? Ou será como se não tivesse adaptador?
Obrigado
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2015, 01:15:40
Olha, tenho as duas. É difícil compará-las, pois tem ângulos de visão bem distintos. Particularmente gosto mais de imagem da 30mm, mas não posso reclamar muito da qualidade da 16mm.

Sobre desfoque, dá pra fazer até com a lente do kit, como disse o tnsantos, mas a abertura extra consegue resultados melhores. Dá uma olhada nessa exemplo de uma 35mm em F/2.0 e F/5.6:
F/2.0
F/5.6
Fonte: http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-35mm-f-1.4-L-II-USM-Lens.aspx

Repare que com o mesmo enquadramento em F/5.6 os itens ao fundo já são bem reconhecíveis.

No seu caso, se tivesse que escolher, pegaria a 30mm. Quando os preços não eram tão salgados ela era aquela lente obrigatória em qualquer set NX.

Sobre lentes adaptadas, há a questão de que só poderá fazer ajustes de foco e abertura de forma manual, eu particularmente não acho prático. Lentes de terceiros tem as Samyang, mas não deve conseguir encontrar aqui no Brasil as versões com mount NX.

T+


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2015, 07:00:34
Muito obrigado a todos.
Estou começando,  e vocês me ajudaram muito.
A samsung tem cameras Boas com bom custo benefício, pena que as lentes são um pouco difíceis de achar.
Vou ficar de olho nessa 30mm. E vou compra-lá quando chegar a BF em novembro.

Muito obrigado
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2015, 23:21:55
Na verdade está difícil encontrar tanto câmeras quanto objetivas NX. Parece que a Samsung deu uma segurada na produção (NX30 e NX3000 são feitas aqui, mas os componentes são importado$) e também cortou a importação de objetivas, com certeza o câmbio está atrapalhando. A 30mm praticamente dobrou de preço de março pra cá.

Se quer mesmo a 30mm, não sei se esperaria Black Friday, os preços vem subindo desde março, e a Comclick é uma loja que vende peças de reposição, objetivas são um plus no catálogo deles, acho bem improvável entrarem na BF. Só minha opinião  :ok:

T+


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2015, 07:26:32
Mas vice tem razão.
Talvez  eles não entrem em promoção, até porque com esta crise a samsung deu uma pausa na producão, aí se a oferta é pouca o preço tende a subir...

E o que você acha da 45mm que é 1.8?
Valeww
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2015, 14:31:37
Também tenho a 45mm, ela tem um ângulo mais fechado que a 30mm, é boa pra retratos mais fechados. O autofoco dela é um pouco mais rápido, mas o desfoque em regiões com muito contraste fica estranho na abertura máxima, fechando em 2.8 em diante fica normal. Em geral a qualidade de imagem das duas é muito boa. Se fosse comprar apenas uma lente fixa pra usar na NX seria a 30mm.

Se quiser comparar os ângulos de visão:
http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/ (escolha o modo DX)

T+


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2015, 14:48:32
Onde eu estava que não tinha visto esse site?
Vocês são d++++

Muito obrigado pelas dicas
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


conradoserpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2015, 12:36:44
Olha, tenho as duas. É difícil compará-las, pois tem ângulos de visão bem distintos. Particularmente gosto mais de imagem da 30mm, mas não posso reclamar muito da qualidade da 16mm.

Como eu faço pra não ter efeito bokeh?


Thiago Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2015, 19:21:30
Utilize uma abertura menor, número "f" maior e diminua a distância entre objeto e outros planos.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2015, 19:22:47
ops :D
« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, 19:23:09 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2015, 20:14:50
Também tenho a 45mm, ela tem um ângulo mais fechado que a 30mm, é boa pra retratos mais fechados. O autofoco dela é um pouco mais rápido, mas o desfoque em regiões com muito contraste fica estranho na abertura máxima, fechando em 2.8 em diante fica normal. Em geral a qualidade de imagem das duas é muito boa. Se fosse comprar apenas uma lente fixa pra usar na NX seria a 30mm.

Se quiser comparar os ângulos de visão:
http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/ (escolha o modo DX)

T+

ola pessoal.

depois de certeza comprar a 30mm, e nao encontra-la facilmente, vi a opcao da 45mm 1.8, o que me esta me deixando encucado.
Ja sei que ela desfoca menos que a 30mm e que sua distancia focal minima e maxima sao maiores...
Imagino que para bater fotos do meu bebe, a 30mm seria perfeita, porem, imagino sobre seu desfoque extremo quando for bater foto de aniversario noturno, ou de um casal amigo, dos meus pais, sobrinhos brincando... (por exemplo), e a 30mm desfocar muito. Como na foto do cachorro acima, nao sei se existe regulagem para essa lente, mas desfocou muito, e é porque esta proximo, quando o assunto estiver mais distante entao desfocará mais????

Alem disso a distancia minima de foco da 45mm nao é tao grande assim, permitindo que seja tirada fotos do meu bb (newborn).
o Problema é que eu penso as vezes que a 45mm talvez seja mais dinamica que a 30mm (nao sei), alem da 45mm ter um botão MF AF..

Preciso de opnioes.

Muito obrigado
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 20:18:12 por Pabllo Tacyanno »
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2015, 21:48:18
Cara, distância focal é muito pessoal. Eu mesmo prefiro entre 30mm e 35mm (aps-c). A melhor forma de você descobrir qual a sua preferida é usando a lente do kit e estudando. Usa bastante a tua lente do kit por, digamos, uns 2 meses pelo menos. Depois você abre no lightroom e vê quais as distâncias focais que você mais usou. Enquanto isso vai investindo em cursos e conhecimento.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S