Autor Tópico: Pra Viagem: SL1 vs G1 X Mark II  (Lida 3732 vezes)

Lobo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Feminino
  • menos é mais
    • Flavia Lobo Fotografia
Online: 09 de Outubro de 2015, 20:18:18
Olá Pessoal … gostaria da opinião de vocês. Ano passado fiz uma viagem de três meses e levei  minha SL1 com uma lente Canon 15-85. foram 3 messes de sobe e desce escadas , morros, pontes, castelos, carregando exatos 1 kilo, só de equipos de foto, fora coisas pessoais.

Agora vou viajar novamente, mas estou pensando em levar a  SL1 com 24:2.8 pancake (35mm no fator de crop),  o peso cairia p 500g.

Aí vem a questão: Estou com medo desses 35mm me limitar muito, será que compro uma G1 X Mark II, ela tem um bela sensor e um zoom de 24~120.

Em viagem fotografo tudo, paisagens, pessoas, portas, maçanetas, carros antigos, flores etc…viagens né! .. vc está aberto pro mundo…
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, 20:21:21 por Lobo »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2015, 20:58:50
Nessas condições acho valido optar pela G1.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2015, 21:46:29
Não limita não. Viajei pra NY com uma X100S que é 35 mm equivalente fixa.
Eu ainda levaria a 18-55 junto para uso esporádico ou uma 10-18.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2015, 22:26:06
A SL1 com a lente do kit é muito mais câmera que a G1X. Usei uma G1X que um primo meu comprou e pude comparar.

Se fosse eu, SL1 + 24mm + 18-55 do kit.


JOUPETUTI

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2015, 07:41:51
Fiz uma viagem ao Chile com a SL1, a 18-55 e a 10-18, o conjunto fica bem leve em comparação a 6D com 24-105. Às vezes sentia falta de uma tele, mas tinha que usar o que tinha em mãos. A gente acaba se adaptando. Tem gente que tira fotos uma viagem inteira de celular, então acho que apenas uma SL1 e 24mm seria suficiente,  se peso fosse crucial, precisando ae adaptar ao conjunto, então.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2015, 07:49:44
Em todas as viagens que faço, sempre levo só uma câmera com uma lente fixa. Nos últimos anos, tem sido sempre a SL1 e uma 28mm. Claro que limita, mas tendo isso em mente, suas fotos já vão ser pensadas assim.

A G1X é uma ótima câmera também, sensor quase tão grande quanto o da SL1, e acho que fica bem mais leve e compacto que a SL1 + 24mm. Se já tivesse uma, acho que seria a escolha mais lógica, mas se for pra comprar uma, daí não sei se vale a pena, ela ainda está bem cara...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2015, 11:26:21
A G1X é uma ótima câmera também, sensor quase tão grande quanto o da SL1, e acho que fica bem mais leve e compacto que a SL1 + 24mm. Se já tivesse uma, acho que seria a escolha mais lógica, mas se for pra comprar uma, daí não sei se vale a pena, ela ainda está bem cara...

O problema é que a G1X não está com essa bola toda que falam. A objetiva tem uma CA bem razoável e perde bastante nitidez nas bordas nos extremos dos comprimentos focais. A performance em baixa luz com iso alto também fica muito aquém da SL1 e mesmo da T2i. É uma câmera muito cara para o tipo de performance que ela dá.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2015, 15:31:43
O problema é que a G1X não está com essa bola toda que falam. A objetiva tem uma CA bem razoável e perde bastante nitidez nas bordas nos extremos dos comprimentos focais. A performance em baixa luz com iso alto também fica muito aquém da SL1 e mesmo da T2i. É uma câmera muito cara para o tipo de performance que ela dá.

Já experimentei a versão 1 e não achei nada ruim desse jeito não, achei bem razoável. Mas acho que a grande vantagem dela pra esse caso específico e que ela é bem menor, bem mais leve e com um zoom bem versátil. É ver se isso compensa a menor qualidade em comparação à SL1. Pra mim, especificamente, não compensa, por isso ainda mantenho a SL1 aqui para hobby e afins.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2015, 15:58:27
Já experimentei a versão 1 e não achei nada ruim desse jeito não, achei bem razoável. Mas acho que a grande vantagem dela pra esse caso específico e que ela é bem menor, bem mais leve e com um zoom bem versátil. É ver se isso compensa a menor qualidade em comparação à SL1. Pra mim, especificamente, não compensa, por isso ainda mantenho a SL1 aqui para hobby e afins.

Acho uma boa se levar em conta o peso e tamanho.
Nem deve ter tanta diferença para uma apsc imprimindo até 20x30.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2015, 16:32:32
Acho uma boa se levar em conta o peso e tamanho.

Sim, ainda mais levando em consideração a finalidade (viagem).


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2015, 22:27:23
A G1X Mk II é uma baita câmera compacta, mas sinceramente, eu a consideraria uma péssima escolha:

1º Se comparada à SL1 com a 24mm f/2.8 pancake, a unica "vantagem" (entre aspas, porque isso vai de cada um) é a lente ser mais angular (equivalente a uma 24mm f/2 na posição Wide) e ter zoom. Em termos de peso, ela é mais pesada que a SL1 com a 24mm pancake (a G1X Mk II pesa mais que 500g com a bateria).
2º Se comparada à outras compactas, ela é grande.

Minha sugestão: esquece a G1X Mk II e procura uma Sony RX100 ou Canon G7X, mas ao invés de trocar a SL1 por uma delas, leva como segunda câmera. Garanto que vai ser um kit ainda mais leve do que a SL1 com a 15-85mm.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


Lobo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Feminino
  • menos é mais
    • Flavia Lobo Fotografia
Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2015, 23:27:20
Hoje fui ao centro de São Paulo, nas lojas de equipamento fotográfico, para ver de perto a tal G1 X Markii. Ela é bem parrudinha, nada leve,  estranhei a pegada  e a coisa de não ter viewfinder, pode me incomodar um pouco, apesar de tbm ser canon, senti que teria que aprender um pouco a mexer com ela,  para extrair o melhor dela, estou achando muita mão de obra, para uma câmera que usarei só em viagem. (fora o preço) semi nova por  R$2,500. Bem cara!!!


Gostei muito da  opinião de muitos aqui sobre usar a SL1 com a lente do Kit, é meio escurinha, mas tem IS, talvez vá comprá-la novamente, há muito tempo não usava essa lente, ela é muito leve e bem versátil para uso em viagem.

Esta sendo muito rica para mim  essa troca de opiniões, tão logo eu decida comento com vocês. Obrigada a todos por enquanto!!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2015, 23:35:16
Minha sugestão: esquece a G1X Mk II e procura uma Sony RX100 ou Canon G7X, mas ao invés de trocar a SL1 por uma delas, leva como segunda câmera. Garanto que vai ser um kit ainda mais leve do que a SL1 com a 15-85mm.

Aí já concordo. Coincidentemente, meu primo trocou a G1X por uma RX-100 Mk3, e a camerinha é beeeeem melhor. A G7X eu nunca usei, então não posso opinar.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2015, 00:01:42
Não gosto da lente kit 18-55 nova da Canon. Ela pode ser boa de imagem, mas é extremamente grande! Tá loco! hahaha

Queria um corpo de SL1 com uma 18-55 retrátil da Nikon. Daí sim, seria ótima para viagem.

D600 - E-M10


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2015, 00:51:31
Eu queria mesmo era uma "pancake", como a da Pentax:



T+