Autor Tópico: FZ200 Problema no obturador?  (Lida 23027 vezes)

sanguinete

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Outubro de 2015, 09:22:34
Olá pessoal, já leio o fórum há um bom tempo, porém só me registrei agora. Gostaria de pedir uma ajuda no entendimento de um pequeno problema com uma FZ200 da Panasonic.

Já dei uma pesquisada na internet porém não encontrei nada que me dissesse realmente se as câmeras digitais compactas e SuperZoom possuem diafragma e obturadore mecânicos, sei que é nítido ver que algumas não possuem. Porém eu ouço um pequeno click quando disparo a FZ200. Alguém pode me tirar esta dúvida?

Pois bem, quando vou tirar fotos elas estão estourando durante o dia, é como se o obturador estivesse demorando demais, não há ajuste que eu faça de abertura ou tempo de exposição que resolva. Já a noite consigo tirar fotos normalmente.

A bronca é que não achei um local aqui em Recife que pudesse fazer o reparo. Não chequei o contador, mas se não em engano está próximo de 10 mil cliques.

Grato pela atenção!
« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, 09:26:54 por sanguinete »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2015, 11:27:27
Diafragma é mecânico (vc enxerga ele abrindo e fechando quando dispara a foto), mas o obturador é eletrônico mesmo.
Já viu se o ISO não está alto demais? Já viu se não está com compensação de exposição em "+"?


sanguinete

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2015, 12:58:34
Oi Helena, já dei um reset na câmera pra deixar com configurações originais.

Eu dei uma olhada no manual de serviço dela e é isso mesmo, não vi nada sobre Diafragma pq ele faz parte do conjunto de lentes neh, que é quase blindado. Mas não tem obturador mesmo não.

Achei uma assistência e o técnico disse que normalmente isso é sensor. No manual tem tanto procedimento para troca do sensor que to pensando em não consertar, se a assistência deixar de seguir um procedimento qualquer eu posso ter um produto com qualidade ruim. O jeito é juntar as Dilmas e pegar outra!

Obrigado!


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:25:55
O obturador da FZ200 é mecanico. É so colocar contra a luz deixar o diafragma na abertura maxima e dar um clique que da pra ver ele abrindo e fechando, tanto é que faz barulho de obturador, so que mais baixo que numa DSLR.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:45:45
O obturador da FZ200 é mecanico. É so colocar contra a luz deixar o diafragma na abertura maxima e dar um clique que da pra ver ele abrindo e fechando, tanto é que faz barulho de obturador, so que mais baixo que numa DSLR.

olha só, não sabia dessa.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2015, 20:11:58
olha só, não sabia dessa.

 :ok: Minha FZ 70 tem... quando ajusta a abertura da pra ver o diafragma abrindo e fechado quando dou o clique o obturador a cobre o sensor e faz barulho... da pra ouvir um "tac" bem modesto como de estivesse batendo com a ponta da unha no corpo da câmera quando ponho em modo silencioso, ou seja sem emitir nenhum som da camera, ainda é possivel ouvir o estabilizador funcionando.


sanguinete

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2015, 20:54:48
Pedro, quando voce falou fui lá na maquina conferir, e olha só o que é!

Travou o diafragma. Agora dá pra conferir a qualidade do técnico, não to confiante em levar pra consertar. provavelmente o diafragma faz parte do bloco de lentes, vai sair tão caro que é melhor comprar outra. É uma pena, é uma câmera de qualidade indiscutível! Ela fica super exposta porque dependendo da abertura o diafragma impede o obturador de fechar e abrir.

Agora vai a parte engraçada, a ultima vez que tinha usado a câmera foi no eclipse da Super Lua, tive dificuldade em fotografar e atribui à luminosidade da lua, pelo visto não era a lua. E agora a coincidência, outro amigo meu estava com uma super zooom tirando fotos tbm, e a danada travou o corpo da lente todo estendido! Ahhhh Lua Daaanaaaddaaa!  :D



« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, 21:08:54 por sanguinete »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2015, 08:55:39
Da pra levar numa assistência e mandar tirar o diafragma, voce vai ficar sempre na abertura maxima, o que nao é ruim dado o tamanho do sensor, mas vai fotografar normalmente atuando no iso e velocidade.

Pra ajeitar nao fica tao caro nao, provavelmente ela compartilha o mesmo diafragma das outras da linha.


sanguinete

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2015, 10:36:03
Da pra levar numa assistência e mandar tirar o diafragma, voce vai ficar sempre na abertura máxima, o que não é ruim dado o tamanho do sensor, mas vai fotografar normalmente atuando no iso e velocidade.

Pra ajeitar nao fica tao caro nao, provavelmente ela compartilha o mesmo diafragma das outras da linha.

Verdade cara, é uma boa para salvar a câmera. Dado o tamanho do sensor não vai influir muito na profundidade de campo. Essa FZ200 é a unica da Linha FZ que tem abertura 2.8 em todo o range da lente.

Obrigado!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2015, 10:36:37 por sanguinete »


sanguinete

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2015, 20:32:40
Só para fechar o caso, desmontei tudo e pus as laminas do diafragma de volta ao lugar! Só espero não ter 1Kg de sujeira nas lentes agora ehehehe

Eu ando com esta câmera no bau da moto, não lembro de ter deixado ela cair, mas tbm não lembro se ela estava na moto no dia que passei em um buraco imenso que rasgou pneu e tudo mais. Deve ter sido pancada, pois 2 laminas estavam fora de posição, apenas saíram do "trilho"

segue as fotos e um videozinho, que tão muito ruins por sinal pois foram com celular!


https://youtu.be/jV4sS26HIYQ





rca

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2019, 20:07:32
Olá...Minha câmera velhinha deu exatamente esse problema, consigo visualizar que o diafragma não está fechando adequadamente! É difícil abrí-la para proceder o conserto?? Tem algum lugar que mostra como fazer?

Abraços
Rodrigo Condé
Panasonic FZ5, Canon 77D + 18-135mm
http://flickr.com/photos/rconde
Caxambu/Juiz de Fora - Minas Gerias


sanguinete

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2019, 16:13:40
Olá...Minha câmera velhinha deu exatamente esse problema, consigo visualizar que o diafragma não está fechando adequadamente! É difícil abrí-la para proceder o conserto?? Tem algum lugar que mostra como fazer?

Abraços

Opa vi agora. Se voce nao tem muito aptidao em desmontar coisas, sugiro levar numa técnica. É difícil sim, tem muita coisa no caminho e eu mesmo acabei melando as lentes com o dedo e caiu sujeira. Precisei desmontar de novo e limpar as lentes. Existe manuais de manutenção das cameras do proprio fabricante, você tem que procurar na internet da sua pra saber como desmontar. Ou seguir na tora desmontando com cuidado, foi como eu fiz.


Antonio Kropf

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 251
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2019, 00:07:18
Já conseguiu testar para ver se está funcionando bem?
Nikon D7200 +  18-140mm + AF-P 70-300 VR DX + 35mm 1.8 Nikkor + Tokina 11-16mm