Autor Tópico: Impressora L800 sem fidelidade de cores na impressão  (Lida 17691 vezes)

Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Online: 13 de Outubro de 2015, 09:23:31
Olá, amigo!

Depois de muito pesquisar e ler muito comentários positivos resolvi adquirir uma impressora Epson L800 para confecções de Capas para box de DVD e personalização das mídias para entrega aos meus clientes.

Recebi a impressora faz alguns dias e até agora ao imprimir não consegui fidelidade de cores na impressões, já fiz muitos testes a impressão sempre puxa muito o amarelo, as cores de peles estão ficando laranja, estou usando papel fotográfico Grossy 130gr injeket.

Alguém sabe como posso configurar a impressora para ter mais fidelidade nas cores?
Estou convertendo sempre o perfil de cores no PS para L800 PHOTO PAPER GROSSY, e os resultados são esses, o nível de tinta amarela inclusive já esta baixando...rs

Será que isso é normal?

Fiquei decepcionada, já que havia visto tantos comentários positivos sobre a qualidade de impressão desta impressora...

Agradeço imensamente quem puder ajudar!!!!  :ok: :ok: :ok:

Obrigada!!!!
« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, 09:34:17 por Sabrinab »
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2015, 10:21:24
Esta usando perfil de papel no PS?

Na hora de imprimir, deixou o PS gerenciar as cores? Tem que fazer isso na configuração da impressora deixando ela flat, sem auto correção nenhuma para o PS gerênciar

No PS ainda tem algumas alternativas para gerenciamentoda cor, eu prefiro prefiro Perceptual, ou seja as adaptações do gamut são para simular o observado e prefiro a compensação de preto... isso é pessoal


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2015, 11:31:26
Esta usando perfil de papel no PS?

Na hora de imprimir, deixou o PS gerenciar as cores? Tem que fazer isso na configuração da impressora deixando ela flat, sem auto correção nenhuma para o PS gerênciar

No PS ainda tem algumas alternativas para gerenciamentoda cor, eu prefiro prefiro Perceptual, ou seja as adaptações do gamut são para simular o observado e prefiro a compensação de preto... isso é pessoal

spositom,

Perdoe minha ignorância, mas o que seria deixar a impressora flat?
Eu não deixo o PS gerenciar, entro, ele pergunta se quero gerenciar para RGB 1998, eu não faço o gerenciamento e converto o perfil para L800 PHOTO PAPER GLOSSY, estou fazendo errado?
após salvo em JPEG e imprimo do visualizado do windows, se eu imprimir direto do PS fica pior, acentua as sombras deixando a imagem bem escura, talvez pela compensação de preto que também marco.

Nossa, minha fotos saem laranja, o amarelo invade a foto...
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2015, 11:52:08
1) Imprima o padrão de impressão e veja se todas as seis cores estão sendo usadas. Pode ser que alguma cor, no caso um dos cianos esteja faltando por estar entupido ou outro problema.

2) Veja se você não trocou por engano o tipo de tinta de um determinado tanque, por exemplo, o ciano e o ciano claro.

3) Se os dois ítens acima estiverem ok, pode ser que seu monitor esteja mal calibrado, com excesso de azul. Verifique e se necessário, recalibre.

4) A L800 é bem fiel nas cores. Se continuar ruim, leve na assistência técnica. Antes disso verifique se o monitor/programa/impressão estão usando o mesmo espaço de cor.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, 11:52:59 por AFShalders »


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2015, 12:44:09
1) Imprima o padrão de impressão e veja se todas as seis cores estão sendo usadas. Pode ser que alguma cor, no caso um dos cianos esteja faltando por estar entupido ou outro problema.

2) Veja se você não trocou por engano o tipo de tinta de um determinado tanque, por exemplo, o ciano e o ciano claro.

3) Se os dois ítens acima estiverem ok, pode ser que seu monitor esteja mal calibrado, com excesso de azul. Verifique e se necessário, recalibre.

4) A L800 é bem fiel nas cores. Se continuar ruim, leve na assistência técnica. Antes disso verifique se o monitor/programa/impressão estão usando o mesmo espaço de cor.

Olá, AFShalders!!!

As cores foram depositadas em seus devidos recipentes, estão corretas sim, verifiquei...
O mais estranho é que quando imprimo em folha normal A4 as cores ficam perfeitas, quando mando em papel fotografico o amarelo invade a foto.

Será defeito? Será o papel?

Meu notebook tem tela IPS que calibro sempre, irei repetir o processo por via das dúvidas.
Estou configurando certo ao menos?
Estou super triste com essa situação...

Agradeço por tentar me ajudar!!!  :ok:
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2015, 12:52:31
spositom,

Perdoe minha ignorância, mas o que seria deixar a impressora flat?
Eu não deixo o PS gerenciar, entro, ele pergunta se quero gerenciar para RGB 1998, eu não faço o gerenciamento e converto o perfil para L800 PHOTO PAPER GLOSSY, estou fazendo errado?
após salvo em JPEG e imprimo do visualizado do windows, se eu imprimir direto do PS fica pior, acentua as sombras deixando a imagem bem escura, talvez pela compensação de preto que também marco.

Nossa, minha fotos saem laranja, o amarelo invade a foto...

ooops, desculpe o termo não técnico

Dar uma olhada no que o Antônio falou é primordial.... problema com o produto podem ser, matéria prima, equipamento, processo/falta de conhecimento (as vezes acontece) ou ambiente (sei lá, papel úmido por exemplo)

O perfil que comentou é na edição da foto e está certo da forma que esta fazendo, o que comentei foi após editado, na janela de impressão do PS

Por ter optado pelo perfil do papel vc tem que deixar o PS gerenciar a impressão... ele vai passar as cores para impressora ... meu inglês não é muito bom, mas dá pra entender,

https://www.youtube.com/watch?v=gnxo0Ffp3KQ

São impressoras diferentes, mas o processo é o mesmo

Bem, já eliminou 2 problemas

Se ainda der errado, pode ser o equipamento com defeito ou papel ruim/danificado


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:18:16
Bem, vamos por partes, para simplificar.

Se a imagem está muito amarela, significa inicialmente que há falta de ciano.

A falta de ciano pode ser originária de falta de tinta depositada no papel na quantidade correta ou uso de perfis diferentes no monitor e na impressão, ou ainda um excesso de azul na calibração do monitor. Basicamente é isso.

Se imprime com um determinado papel corretamente e da forma errado com o outro tipo, pode ser que um dos cianos (a L800 tem ciano claro e ciano escuro) esteja entupido. Refaça o teste de impressão padrão da impressora para ter certeza que está tudo ok. Use a função de limpar os bocais umas duas vezes.

Se o padrão de teste estiver perfeito, não é problema da impressora. Verifique tudo que falei, uma, duas, três vezes. O mais provável é o monitor descalibrado.

Ajustes no tipo de papel tem mais a ver com a resolução e quantidade de tinta usada do que com cores propriamente falando. Qual exatamente o papel que está usando ?




« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, 13:19:57 por AFShalders »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:40:34

O mais estranho é que quando imprimo em folha normal A4 as cores ficam perfeitas, quando mando em papel fotografico o amarelo invade a foto.


Agora que vi, tá com cara de papel ruim, mas tem que certificar que a impressora esteja boa, tem que imprimir o teste das verificações dos jatos


Se a imagem está muito amarela, significa inicialmente que há falta de ciano.


Ajustes no tipo de papel tem mais a ver com a resolução e quantidade de tinta usada do que com cores propriamente falando. Qual exatamente o papel que está usando ?


Se o papel tiver um comportamento "estranho" tem que perfilar.....

Quando o povo da Epson faz os perfis ICC e os drives de impressão eles estão pré determinando a quantidade de tinta para cada tipo de papel.

Agora,  papel corante é FxxA, tem uns muito ruins.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2015, 14:23:10
Até onde fucei não tem como adicionar perfil de papel nela.
O que eu faço é testar os vários perfis de glossy da espson e ver qual fica melhor no papel.

Mas primeiro é melhor imprimir a pagina de teste como falaram.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2015, 14:48:59
Não tem como adicionar o perfil na impressora, nem nela nem nas pigmentadas pras impressões fine art

Na documentação dos fabricantes de papeis eles indicam qual é o setup da impressora ideal

Quando vc perfila um papel através de um espectrofotômetro, aproxima-se o tipo de papel e dando certo (não pode borrar) mantem ele nas próximas impressões

Se é um barytado por exemplo usa um gloss premium, imprime os tags para perfilar, e usando o perfil ICC gerado na edição da foto,  repete o setup na impressora


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2015, 16:15:53
Pra quem usa Mac fica mais fácil, é só usar o PrintFab

http://www.printfab.net/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2015, 18:16:46
Tem versão Windows tb http://www.printfab.com/en/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2015, 18:31:27
Pra quem usa Mac fica mais fácil, é só usar o PrintFab

http://www.printfab.net/

Fiquei interessado pra perfilamento, um Add

Vc usa?



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2015, 18:33:50
http://zedonet.com/en_p_pfwin_driver.phtml?&mfg=Epson

Não achei a L800 na lista. Parece que não tem a linha ecotank.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2015, 19:35:07
http://zedonet.com/en_p_pfwin_driver.phtml?&mfg=Epson

Não achei a L800 na lista. Parece que não tem a linha ecotank.


O perfil dela é o mesmo da P50