Autor Tópico: Equipamentos necessários para cobrir um evento (Formatura de ensino médio)?  (Lida 6486 vezes)

Renata cabral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Bom dia!
Estarei cobrindo uma formatura daqui a dois meses. São 18 formandos no total, o evento durará 5 horas e pediram 300 fotos. Serão dois fotógrafos, eu e mais uma pessoa, porém por não termos experiência e equipamentos que achamos necessários cobramos apenas 600 reais. Gostaria de saber se o equipamento abaixo é o suficiente para tirar fotos com qualidade. Poderiam me orientar?

São duas câmeras:
Canon: T3i; Lente: 50mm 1.8; Flash: 600EX-RT.

Canon: T5i; Lente: que vem no kit; Flash: da própria câmera.

Estarei grata por qualquer auxilio.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2015, 10:35:36
Bom dia!
Estarei cobrindo uma formatura daqui a dois meses. São 18 formandos no total, o evento durará 5 horas e pediram 300 fotos. Serão dois fotógrafos, eu e mais uma pessoa, porém por não termos experiência e equipamentos que achamos necessários cobramos apenas 600 reais. Gostaria de saber se o equipamento abaixo é o suficiente para tirar fotos com qualidade. Poderiam me orientar?

São duas câmeras:
Canon: T3i; Lente: 50mm 1.8; Flash: 600EX-RT.

Canon: T5i; Lente: que vem no kit; Flash: da própria câmera.

Estarei grata por qualquer auxilio.
Não acho o equipamento limitante mais sim conhecimento. Parece que nunca fez eventos desse tipo, certo?
Flash: da própria câmera. Não vai dar certo, a imagem não fica legal com esse tipo de flash direto, Você vai precisar de um bom FLASH para que as imagens fiquem boas, ainda mais que o local geralmente é escuro sem muitas luzes.

Canon: T3i; Lente: 50mm 1.8; Flash: 600EX-RT.
Olha, acho que vai ficar muito limitado, quando tiver 2-3 formandos querendo aparecer na foto não vai caber na imagem.

Acho que o problema maior aqui não é o equipamento e sim a falta de experiência, que aliado a falta de conhecimento pode te dar problemas.

Perguntas:
Quantas baterias possuem cada câmera? Tens Umas 3 pelo menos?
Quantos pentes de memória? Uns 3 de 16gb pelo menos?
Possui  câmeras ou lentes de backup caso alguma estrague?
Possui flash de backpu caso algum estrague?

Se, pelo menos 1 das respostas acima for "NÃO", precisa pelo menos alugar para não correr riscos, por mais que não tenha lucro, pode ser sua salvação.

Abraço.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2015, 12:21:31
@Silvano acho que a cobertura vai ser só da colação e diplomas etc, parece que não vai ser da festa. Ai muda muito, mas vc tem razão tem risco de algo dar errado.
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


Renata cabral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:41:47
Obrigado pela resposta, infelizmente não tenho nenhum componente que sirva como backup ainda, estou começando agora, então possuo somente as coisas que descrevi acima. A cobertura seria para a festa também e é com isso que estou mais preocupada, com os riscos que poderei estar assumindo.
Vocês saberiam dizer qual a lente melhor para esse tipo de evento? Pois a 50mm como o Silvano disse não caberá um número grande de pessoas e a outra lente que vem no kit é escura...

Muito obrigado pela atenção.
Att.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:53:16
Obrigado pela resposta, infelizmente não tenho nenhum componente que sirva como backup ainda, estou começando agora, então possuo somente as coisas que descrevi acima. A cobertura seria para a festa também e é com isso que estou mais preocupada, com os riscos que poderei estar assumindo.
Vocês saberiam dizer qual a lente melhor para esse tipo de evento? Pois a 50mm como o Silvano disse não caberá um número grande de pessoas e a outra lente que vem no kit é escura...

Muito obrigado pela atenção.
Att.

e necessario equipamento reserva, pilhas , cartoes, tudo,
podem se aventurar desse jeito
18 formandos e  pouca gente.
Se houver algum problema, podem dos 2 kits fazer um
e so um fotografa.
coloca o flash 600 com a lente do kit, qual e???18-55/18-135???
e usa a 50 para detalhes.
Boa sorte.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2015, 14:06:40
...porém por não termos experiência e equipamentos que achamos necessários cobramos apenas 600 reais...

Você deixou ciente seus contratantes que não tem experiência e equipamento e por isso está cobrando o valor "X"?

Se não deixou, de nada adiantará ter cobrado barato, pois independente do preço, eles vão querer um bom trabalho.

E nessa condição que você está descrevendo (Falta de conhecimento e experiência, Flash popup, 50tinha, sem backup), existe uma grande probabilidade de dar "M".

Se você deixou isso bem claro, e eles aceitaram, então coloca no papel e faz o responsável assinar.

Vou dizer o que eu "Roberto Dellano" faria.

Se eu não tivesse equipamento razoável e principalmente experiência, faria de graça, deixando todos cientes de que aquilo para mim era uma "escola". Fiz muito isso, trabalhei em muito casamento de graça como terceiro fotografo para adquirir conhecimento e experiência, e sempre dei o melhor de mim.
Mas cada um é cada um.

O caso é que entre 18 alunos, se estão esperando um profissional e der "caca", serão 18 pessoas falando mal de você.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço.



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2015, 14:07:29
A 50mm é uma lente clara, usa ela sem flash e joga o flash na câmera com a lente do kit.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2015, 15:19:41
Boa tarde!

Eu tenho um pouquinho de experiência em foto de formatura.
18 formandos, com dois fotógrafos, dá pra fazer. Não vai ser uma baba, mas dá sim.

Só que essa lente 50 1.8 não vai ter muita utilidade na hora do pega. E o flash extra vai fazer falta.

Os momentos mais puxados das formaturas são:

-Antes do início, quando os alunos chegam, com beca e tals. Pra tirar fotos individuais de todos eles, precisa agilidade, extroversão pra abordar todo mundo, "Oi, vc é formando(a), vamos fazer umas fotinhos?", etc...
-A hora das entregas dos certificados, costuma ser um pouco corrida, geralmente um fotógrafo pega a hora da entrega com o diretor, e outro pega a assinatura com o professor "nome de turma", eu acho. Vai depender do cerimonial da escola.
-A saída/final é o momento mais tenso/chato, porque todos os parentes querem tirar foto, ao mesmo tempo, e ninguém quer esperar, porque tá todo mundo com fome.

Durante as entradas, um só pode fazer as entradas dos formandos e do corpo docente, (Isso se o fotógrafo se garantir né), enquando o outro fotógrafo pode ir pra cima do palco, fazer fotos individuais dos alunos, etc...

Durante o falatório, dá pra colocar a 50 1.8, fazer umas fotos sem flash, usando o DOF curtinho pra dar um efeito legal. Os formandos adoram.
Atenção nas homenagens, não deixem de tirar foto de ninguém, e assim dá tudo certinho.

A zica mesmo é nos momentos citados lá em cima. De resto é sussa.

Essa parada de 300 fotos, esqueça. Vcs vão tirar foto pra caramba. 18 formandos, só de entrada vai umas 50/60 fotos, rsrsrsrsrsrs

Some a isso, fotos com as famílias, individuais, entrega de diplomas, etc...


Renata cabral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2015, 08:32:51
Muito obrigado pelas dicas!!
A outra lente é 18-55. Entendo os riscos, mas ainda não ha nada confirmado, a escola ficou de me retornar!! Deixei tudo bem claro para eles e caso aceitem farei um contrato, mas só farei o trabalho se eu conseguir os componentes como backupS, até porque não quero fazer um trabalho ruim.
Agradeço muito a ajuda de todos. Deu para ver com mais clareza como vai ser o evento.
Obrigado!!


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2015, 20:52:53
Situação difícil, desejo boa sorte  :ok:


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2015, 18:47:04
Você deixou ciente seus contratantes que não tem experiência e equipamento e por isso está cobrando o valor "X"?

Se não deixou, de nada adiantará ter cobrado barato, pois independente do preço, eles vão querer um bom trabalho.

(...)


Vou dizer o que eu "Roberto Dellano" faria.

Se eu não tivesse equipamento razoável e principalmente experiência, faria de graça, deixando todos cientes de que aquilo para mim era uma "escola". Fiz muito isso, trabalhei em muito casamento de graça como terceiro fotografo para adquirir conhecimento e experiência, e sempre dei o melhor de mim.
Mas cada um é cada um.

O caso é que entre 18 alunos, se estão esperando um profissional e der "caca", serão 18 pessoas falando mal de você.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço.



Boa tarde!

Eu tenho um pouquinho de experiência em foto de formatura.

(...)

Essa parada de 300 fotos, esqueça. Vcs vão tirar foto pra caramba. 18 formandos, só de entrada vai umas 50/60 fotos, rsrsrsrsrsrs

Some a isso, fotos com as famílias, individuais, entrega de diplomas, etc...

Mais evidências para uma antiga certeza que tenho: só os grandes conseguem ser humildes.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2015, 19:41:55
Boa tarde!

Eu tenho um pouquinho de experiência em foto de formatura.
18 formandos, com dois fotógrafos, dá pra fazer. Não vai ser uma baba, mas dá sim.


Aproveitando o assunto.
Nunca fiz formatura porque acho o ramo mais anti-ético da fotografia mas fiz um ensaio para uma turma por causa de um amigo formando.
E agora eles querem que eu faça a colação de grau.
Os ritos da cerimonia eu me garanto, minha duvida é saber essa conta da quantidade de fotografo por formando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2015, 03:39:31
Fiz três ano passado... e fechei duas para esse ano!
Backup é fundamental.. para qualquer tipo de evento... e realmente, 300 fotos? Vai ser bem mais! Leve memória, pilhas e se não tem bateria reserva, verifique que pelo menos estão bem carregadas e não click a toa... uso uma só durante o evento... colação e baile!
Quantidade de fotógrafos por aluno... calculo mais ou menos de 8 a 10 alunos por fotógrafo! acho um bom número. E de preferência combine fatos coletivos com eles antes... tipo entrega de rosas aos pais (aqui rola muito isso) falo para a hora que forem entregar, fiquem com eles até serem fotografados, para nenhum ficar sem!

No mais... fique o mais informada possível dos fatos que irão acontecer durante o evento! E boa sorte! ;)
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2015, 08:38:12
@mbennert
Você divide os alunos entre os fotógrafos antes ou vão fazendo isso naturalmente durante a cobertura?

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2015, 23:44:54
@mbennert
Você divide os alunos entre os fotógrafos antes ou vão fazendo isso naturalmente durante a cobertura?

Naturalmente... as vezes rola uns clicks dobrados, mas antes assim do que passar algum! Divido mais em tipos de fotografia... um faz mas retratos e outro mais geral, assim um pode ficar com uma zoom estilo 24-105 e outro com uma tele, 135mm (meu caso) ou 70-200! Pelo menos até agora tem funcionado muito bem!
A divisão fotógrafo x aluno é mais na hora do coletivo... principalmente valsa, onde todos estão lá e o tempo é curto! O que acho bacana é dividir a pista de dança, ai cada um fica mais ou menos no mesmo lugar ou girando sentido contrário, enquanto os alunos vão passando, vc fotografa! Não sei como os demais fazem nessa hora, mas comigo tem funcionado bem.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1