Autor Tópico: Vendendo fotos em feiras  (Lida 6664 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 19 de Outubro de 2015, 17:10:20
Vender foto em feiras? Você quer dizer feiras de eventos?

Nunca tinha pensado nesse tipo de negócio.

Acho que uma boa são feiras de decoração, feiras de artesanato ou mesmo feirinhas mais "hipsters" onde tem brechós, etc.

Mas claro, tem que encaixar o modelo de negócio. Não adianta tentar vender foto caríssima em uma feira de artesanato onde o pessoal está indo comprar boneca feita de restos de tecido,rs.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 19 de Outubro de 2015, 20:48:44
Vender foto em feiras? Você quer dizer feiras de eventos?

Nunca tinha pensado nesse tipo de negócio.

Nao, feira de rua mesmo. Artesanato, antiguidades (que costumam ter objetos caros), usados, ate mesmo feira de comida, feira natalina, feira de lojas que abrem suas tentas nas ruas em alguma feira em algum dia especial, etc.... Comercio de rua qualquer.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 19 de Outubro de 2015, 20:51:38
Acho que uma boa são feiras de decoração, feiras de artesanato ou mesmo feirinhas mais "hipsters" onde tem brechós, etc.

Mas claro, tem que encaixar o modelo de negócio. Não adianta tentar vender foto caríssima em uma feira de artesanato onde o pessoal está indo comprar boneca feita de restos de tecido,rs.
Depende do material. Tem artesanato de couro ou com pedras mais caras que nao sai barato. O mesmo vale para fotografia. Vc pode vender por 5 conto uma foto digital qualquer ou por 50 ou 100 conto uma foto impressa com maior cuidado, versao limitada, uma imagem original, ou/e com moldura e mount de alta qualidade.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 30 de Outubro de 2015, 12:40:40
Eu de volta em outro mercado vendendo minhas fotos, mas agora pasei para o level 2 com uma mesa. :)





jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #34 Online: 30 de Outubro de 2015, 14:36:57
C R O I X, tenho uma dúvida. Se não quiser responder tudo bem, entenderei perfeitamente.
Como você precifica suas fotos? É por tipo de impressão? Tamanho?
Só por curiosidade mesmo. :D
Canon


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #35 Online: 30 de Outubro de 2015, 16:01:55
Eu de volta em outro mercado vendendo minhas fotos, mas agora pasei para o level 2 com uma mesa. :)




E aí? Como andam as vendas?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #36 Online: 30 de Outubro de 2015, 16:02:59
Outra pergunta...voce tem que ter alguma autorizaçao pra vender na rua?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #37 Online: 30 de Outubro de 2015, 16:04:31
Será que um "photo truck" nao faria sucesso? :ponder:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #38 Online: 30 de Outubro de 2015, 16:22:52
Outra pergunta...voce tem que ter alguma autorizaçao pra vender na rua?

Sim, a quase totalidade das legislações municipais requerem autorização previa para venda sob risco de fiscalização. multa e apreensão da mercadoria.
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 30 de Outubro de 2015, 17:35:30
C R O I X, tenho uma dúvida. Se não quiser responder tudo bem, entenderei perfeitamente.
Como você precifica suas fotos? É por tipo de impressão? Tamanho?
Só por curiosidade mesmo. :D

Vc sabe que precificar obras visuais eh totalmente subjetivo.

Vc vai ouvir muito por ai que vender por menos de 50€, seja qual for o tamanho e tipo deimpressao, eh sujar o nome e classificar seu trabalho como produto de supermercado para as massas.

Eu precifico da seguinte maneiras:

As fotos feitas tradicionalmente a contato com mount (o mount eh acido livre museum grade, ou seja top do top) eu vendo por 50€, nao importa o tamanho. Em geral essas fotos sao impressas com papel de fibra ou puro algodao, e tonadas com selenium. (Essas fotos em fibra mesmo sem selenium ou qualquer outro pos tratamentodura pelo menos 100 anos sem perda de qualidade). E essas fotos eu normalmente faco um trabalho mais caprichado.

Essas mesmas fotos sem mount eu vendo por 30€ as menores (6x4.5) e 40€ as maiores (6x7 e 6x9).

As fotos a contato sem mount, impressas em papel de Resina(?) e sem pos tratamento para longividade e Dmax eu vendo por 10€ (esse tipo de papel sem por tratamento para longividade dura aproximadamente 40 anos, dependendo das condicoes em que eh conservada obviamente, mas tem quem diga que esse tipo de papel hoje em dia preserva a imagem por mais decadas do que no passado). Essas fotosnormalmente eu nao me dedico tanto a dar muito caprixo. Em geral sao mais fotos de testes que faco e para nao jogar fora eu vendo. Mas ainda assim pode ser colecionado e apreciado.

As fotos parnoramica feitas a contato sem mount em papel de puro algodao ou Fibra, tratadas com selenium ou impressas em tonalidades bem quentes, eu vendo por 60€.

As fotos grande formato 5x4in feitas a contato sem mount em papel de puro algodao ou Fibra, tratadas com selenium ou impressas em tonalidades bem quentes, eu vendo por 70€.

As fotos grande formato 5x4in feitas a contato com mount em papel de puro algodao ou Fibra, tratadas com selenium ou impressas em tonalidades bem quentes, eu vendo por 100€.

Fotos impressas tradicionalmente ampliadas para 5x4 ou 5x7 sem mount com papel de resina(?) eu vendo por 10 euros. E com mount eu vendo por 30€.

Eu tenho algumas fotos antigas digitalizadas e impressas com impressoras em tamanho maiores e qualidade que considero inferiores apesar de arquivaveis, essas eu tambem vendo por 10€. A intencao eh acabar logo com elas e focar no na venda de fotos feitas a contato e com papel de fibra ou algodao a partir de 30€.

Apesar de tudo, eh muito mais dificil vender fotos acima de 10€. Eh mais facil vender 3 fotos de 10€ do que uma de 30€ por exemplo. Por outro lado, vale muito mais apena vender 1 foto de 50€ ou mais cara a cada dois dias do que vender 3 fotos de 10€ todos os dias.

Mas em geral, vender por muito barato, por mais que muitas pessoas facam cara feia, trasmite a mensagem que eh um produto de producao em massa, para agradar donas de casas e pais de familias querendo decorar aquela parede com qualquer imagem bonitinha. E producao em massa esta geralmente associado com qualidade minima, para custos barateados, para maior acesso e maior quantidade de vendas.

Ja vendendo mais caro, transmite a ideia de algo feito com materiais de melhor qualidade, selecionados a dedo, para maior longividade e acessivel apenas para os favorecidos e apreciadores de verdade.

Em geral da para ver a diferenca nitida entre compradores que gostam da foto bonitinha para decorar a parede de casa, e compradores que gostam da foto pela apreciacao da imagem e sua qualidade, independente de qual parede ela vai parar ou se combina com a decoracao. A maioria dosmeus compradores sao o da segunda categoria, ate mesmo pelo tipo visual e tamanho das minhas fotos que apelam mas a eles. Esses acabam querendo muito levar alguma foto mas ficam com o pe atras por causa do preco. Alguns tentam descobrir se eu tenho opcao mais barata, so para levar algo. Outros nem perguntam mas acabam voltando mais tarde e comprando algo.

Por mais que eu tenha opcoes mais baratas a oferecer (pelo menos ate enquanto esses produtos mais baratos nao acabarem), para esse segundo publico essas opcoes mais baratas sao vistas como oportunidades em obter algo, mesmo em uma versao mais simples e menor qualidade. Tanto eh que perguntam ou conferem se a foto que estaolevando tem assinatura minha. Para eles eu percebo que essas versoes mais baratas nao deprecia o meu trabalho em versoes mais caras e melhor material e qualidade. Tanto eh que hoje mesmo um dono de uma galeria de arte, apos ver meus trabalhos pediu meu contato e me passou o cartao dele, dizendo ter muito interesseno meu trabalho.

Ja o primeiro publico (vamos chamar de comprador de decoracao ou de supermecado), eles nao ficam instigados em "levar algo" para ter um trabalho de um fotografo/artista que consideram bom ou apreciativo artisticamente. Eles apenas veem uma foto que acham legalzinha para algum ambiente pu para alguem em particular e querem levar aquelafoto em particular. Se tiver em um preco baixo levam na hora, se nao nem olham o resto do material, vao logo embora.

O pior eh que esses dois publicos nao tem tais caracteristicas relacionado a dinheiro. Ambos podem ter muito dinheiro ou pouco. No dia em que eu abri esse topico apos vender em outra feira, um senhor de idade bem simples estava muito adimirado com as fotos de modelos nuas, falando que eram arte de verdade. Dava para ver nos olhos dele e na maneira que ele foleava as fotoso quanto apego e apreciacao ele sentia pelasfotos e o quanto ele queria obter uma. Apos falar o preco de uma de 30€ ele falou que era muito para ele, mas mesmo assim queria ver mais e apreciar os demais materiais. Ao perceber o quanto ele apreciava uma das fotos, eu disse a ele que faria por 10€ para ele mas eu tiraria o mount da foto. Ele bem intusiasmado rapidamente se abaixou para procurar o dinheiro em uma das sacolas que ele carregava e me deus os 10€. E antes de ir embora perguntou se eu estava sempre ali vendendo e elogiou mais algumas vezes o meu trabalho.

Enquanto isso tem pessoas muito mais endinheiradas, que gastam mais com muitas futilidades ou regalias, como operfume da moda, roupa de marca da moda, camera fotografica "profissional", mas mesmo gostando do meu trabalho da para ver que querem levar algo bem barato, algo decorativo que acharam que combinam com alguma parede da casa. Ou seja, qualquer coisa bonitinha barata.

Isso eh o que eu notei com minha pouca experiencia vendendo nas ruas. Eu aprendo muito mas ainda falta muito para aprender tambem.

Entao vc precifica mais baseado no publico ou mercado que vc quer atingir do que baseando no tipo e qualidade do produto em si. Dependendo do local e publico vc pode vender uma foto minuscula ou uma foto reproduzida em "edicao limitada" de 10.000 copias por 200, 500, ou 1000 euros, dependendo do seu nome e da sua arte tambem, ou um produto unico, de tamanho gigante com os melhores materias feito 100% a mao por 30€.

No final das contas o importante eh vender. Se eu nao tivesse acesso ao limitado publico que paga 30€ ou 50€, mesmo que de vez em quando, eu provavelmente me focaria em produzir as versoes mais baratas para nao ficar sem publico. Ou abandonaria de vez o mundo das vendas de impressoes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 30 de Outubro de 2015, 18:22:12
E aí? Como andam as vendas?

Na feira que eu fui quando abri o topico, foi bem. Vendi 3 fotos, consegui um dinheiro bom, comparado com o que eu ganho no meu trabalho, tanto eh que se eu conseguir vender assim com frequencia eu posso passar a trabalhar meio periodo no meu emprego oficial e dedicar o resto do meu tempo fotografando e vendendo minhas fotos. Mas nessedia foi um dia ensolarado, apesar de frio, em uma regiao mais turistica e central e em um Sabado.

Hoje eu vendi apenas 2 fotos mais baratas, o que ainda valeu apenas mas nao o suficiente para conseguir me dedicar mais a isso se for sempre assim. Mas desta vez foi em uma Sexta, dia mais fechado, em uma feira menor, apesar de turistica tambem fica um pouco mais distante do centro e demais pontos mais turisticos e artisticos. Apesar de ficar em um bairro onde as pessoas tem bom poder aquisitivo. E eu senti que o movimento na feira estava um pouco mais fraco do que das vezes que passei antes a passeio. Mas quando fui a passeio foi em epoca de ferias.

Conseguindo 50€ por dia de venda na feira esta bom para mim. Na outra feira consegui mais do que isso e desta vez consegui menos.

Mas ainda tenho que tentar mais vezes para poder ter uma media do quanto vale a pena ou nao, e ate mesmo se eh possivel trabalhar menos no meu emprego oficial e me dedicar mais a isso ou nao. Mas por causa do meu emprego oficial eu acabo nao tendo frequentes oportunidades de vender nas feiras.




Outra pergunta...voce tem que ter alguma autorizaçao pra vender na rua?
Como eh em feira, os organizadores das feiras se responsabilizam pelos impostos, permissao do local, etc.

Nesse caso o que eu tenho que fazer eh pagar uma taxa pelo espaco que ocupo, que varia entre 4€ a 20€ por metro quadrado dependendo da feira do do local da feira.

Como eu so ocupo 1 metro quadrado, eu nao preciso reservar com antecedencia, eu posso chegar 30min antes e um dos organizadores me oferece um canto vago. Mas dependendo da feira vale a pena reservar antes e pegar um local bom, como eu fiz da outra vez. E local bom pode significar local coberto ou local de mais movimento, ou local proximo a entrada, ou local proximo a locais estrategicos como barracas de comida. Na outra feira eu reservei para nao correr o risco de ficar la no final da feira onde a maioria das pessoas nao aparecem, apesar de mais barato.

Desta vez eu nao reservei pq a feita toda eh coberta (de baiso de uma ponte de metro) e qualquer local da feira eh bom.



Será que um "photo truck" nao faria sucesso? :ponder:

Aqui onde eu vivo, se for em feira como essas vc nao precisa de altorizacao nenhuma, apenas reserve seu espaco na feira, pague pelo espaco e faca suas vendas.

Mas dependendo do seu caminhao, podem considerar a sua atividade como empresarial, e nesse caso vc esta sujeito a pagar impostos pelas suas vendas.

No meu caso, eu sou classificado como artista que nao vive dessa atividade, mas que vende apenas ocasionalmente. Por isso eu posso vender nas feiras sem pagar imposto pelas vendas, ou ter que fazer declaracao.

Ja vendendo fora de tais feiras, independente se for uma atividade "empresarial" ou nao, vc precisa depermissao municipal e pagar imposto, caso contrario vc pode ser atuado como atividade ilicita (sonegacao de imposto). E mesmo assim nao eh em qualquer lugar, qualquer dia e qualquer produto que dao permissao para isso. O negocio eh muito restrito, mas varia de cidade para cidade.

Eu estou em uma cidade mais flexivel. Antes eu morava em uma cidade onde artes visuais nao eram aceitos em feiras. Em geral a alemanha eh extremamente regulamentada e infexivel, e por isso muito limitadora em geral. Mas cidades mais cosmopolitas, onde ha mais artistas, mais turistas e pessoas menos "conservadora" e mais tranquilas, se consegue um pouco mais de alternativas e espaco. Berlin eh o polo artistico nao do da Alemanha mas da Europa atualmente. Mas eh um local um pouco mais dificil de se sobreviver economicamente, apesar de ser, ou ter sido, por muito tempo uma das capitais mais baratas de se viver no oeste europeu, e por isso atrair tantos artistas.

Hamburg por outro lado eh uma das cidades mais caras do mundo, mas eu acredito que ha mais oportunidades economicamente e um publico endinheirado melhor para tentar vender meu tralho, sem ter que competir com os artistas amontados em Berlin.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #41 Online: 03 de Novembro de 2015, 08:20:38
Mas em geral, vender por muito barato, por mais que muitas pessoas facam cara feia, trasmite a mensagem que eh um produto de producao em massa, para agradar donas de casas e pais de familias querendo decorar aquela parede com qualquer imagem bonitinha. E producao em massa esta geralmente associado com qualidade minima, para custos barateados, para maior acesso e maior quantidade de vendas.

Ja vendendo mais caro, transmite a ideia de algo feito com materiais de melhor qualidade, selecionados a dedo, para maior longividade e acessivel apenas para os favorecidos e apreciadores de verdade.

CROIX, primeiro obrigado pela resposta!

Essa era justamente a minha ideia quanto à venda das fotos.. Se você vender à um preço barato, será caracterizado algo "pobre"... Como se fosse produzido em massa mesmo.
Aqui não é fácil ver artistas vendendo fotos, e talvez seja por isso.

E obrigado pela explicação caso-a-caso das suas obras. :ok:
Canon


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #42 Online: 03 de Novembro de 2015, 08:42:22
Na feira que eu fui quando abri o topico, foi bem. Vendi 3 fotos, consegui um dinheiro bom, comparado com o que eu ganho no meu trabalho, tanto eh que se eu conseguir vender assim com frequencia eu posso passar a trabalhar meio periodo no meu emprego oficial e dedicar o resto do meu tempo fotografando e vendendo minhas fotos. Mas nessedia foi um dia ensolarado, apesar de frio, em uma regiao mais turistica e central e em um Sabado.

Hoje eu vendi apenas 2 fotos mais baratas, o que ainda valeu apenas mas nao o suficiente para conseguir me dedicar mais a isso se for sempre assim. Mas desta vez foi em uma Sexta, dia mais fechado, em uma feira menor, apesar de turistica tambem fica um pouco mais distante do centro e demais pontos mais turisticos e artisticos. Apesar de ficar em um bairro onde as pessoas tem bom poder aquisitivo. E eu senti que o movimento na feira estava um pouco mais fraco do que das vezes que passei antes a passeio. Mas quando fui a passeio foi em epoca de ferias.

Conseguindo 50€ por dia de venda na feira esta bom para mim. Na outra feira consegui mais do que isso e desta vez consegui menos.

Mas ainda tenho que tentar mais vezes para poder ter uma media do quanto vale a pena ou nao, e ate mesmo se eh possivel trabalhar menos no meu emprego oficial e me dedicar mais a isso ou nao. Mas por causa do meu emprego oficial eu acabo nao tendo frequentes oportunidades de vender nas feiras.



Como eh em feira, os organizadores das feiras se responsabilizam pelos impostos, permissao do local, etc.

Nesse caso o que eu tenho que fazer eh pagar uma taxa pelo espaco que ocupo, que varia entre 4€ a 20€ por metro quadrado dependendo da feira do do local da feira.

Como eu so ocupo 1 metro quadrado, eu nao preciso reservar com antecedencia, eu posso chegar 30min antes e um dos organizadores me oferece um canto vago. Mas dependendo da feira vale a pena reservar antes e pegar um local bom, como eu fiz da outra vez. E local bom pode significar local coberto ou local de mais movimento, ou local proximo a entrada, ou local proximo a locais estrategicos como barracas de comida. Na outra feira eu reservei para nao correr o risco de ficar la no final da feira onde a maioria das pessoas nao aparecem, apesar de mais barato.

Desta vez eu nao reservei pq a feita toda eh coberta (de baiso de uma ponte de metro) e qualquer local da feira eh bom.



Aqui onde eu vivo, se for em feira como essas vc nao precisa de altorizacao nenhuma, apenas reserve seu espaco na feira, pague pelo espaco e faca suas vendas.

Mas dependendo do seu caminhao, podem considerar a sua atividade como empresarial, e nesse caso vc esta sujeito a pagar impostos pelas suas vendas.

No meu caso, eu sou classificado como artista que nao vive dessa atividade, mas que vende apenas ocasionalmente. Por isso eu posso vender nas feiras sem pagar imposto pelas vendas, ou ter que fazer declaracao.

Ja vendendo fora de tais feiras, independente se for uma atividade "empresarial" ou nao, vc precisa depermissao municipal e pagar imposto, caso contrario vc pode ser atuado como atividade ilicita (sonegacao de imposto). E mesmo assim nao eh em qualquer lugar, qualquer dia e qualquer produto que dao permissao para isso. O negocio eh muito restrito, mas varia de cidade para cidade.

Eu estou em uma cidade mais flexivel. Antes eu morava em uma cidade onde artes visuais nao eram aceitos em feiras. Em geral a alemanha eh extremamente regulamentada e infexivel, e por isso muito limitadora em geral. Mas cidades mais cosmopolitas, onde ha mais artistas, mais turistas e pessoas menos "conservadora" e mais tranquilas, se consegue um pouco mais de alternativas e espaco. Berlin eh o polo artistico nao do da Alemanha mas da Europa atualmente. Mas eh um local um pouco mais dificil de se sobreviver economicamente, apesar de ser, ou ter sido, por muito tempo uma das capitais mais baratas de se viver no oeste europeu, e por isso atrair tantos artistas.

Hamburg por outro lado eh uma das cidades mais caras do mundo, mas eu acredito que ha mais oportunidades economicamente e um publico endinheirado melhor para tentar vender meu tralho, sem ter que competir com os artistas amontados em Berlin.
Obriado por responder, Croix! :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Christian Franca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 04 de Novembro de 2015, 13:52:23
Muito bacana isso Márcio.
E aqui no Brasil, alguém já se aventurou ou viu algo parecido? Quais os preços cobrados, em média???
Tudo que ví por aqui foram fotos antigas sendo vendidas.. mas o próprio fotógrafo, nos moldes do C R O I X não ví nenhum.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya