Autor Tópico: Estou querendo começar a fotografar....  (Lida 793 vezes)

Pedras

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 15 de Outubro de 2015, 14:05:04
E ai pessoa, tranquilo ?!

Estou pensando em começar a fotografar com o intuito de tirar fotos de aniversários infantis, só que não seria minha primeira profissão, eu ia fazer disso mais como "bicos" de final de semana.

Primeiramente gostaria de saber se eu posso aprender "fazendo", eu iria ler teoria na internet e aplicar na pratica, acho que é a melhor maneira de aprender e evoluir.

Segundo eu gostaria de saber uma câmera boa, mas não tão cara que me atenda em relação a entregar fotos de boa qualidade para aqueles que contratarem meus serviços.

E por fim eu gostaria de saber como vocês começaram divulgando o trabalho de vocês ?!


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2015, 15:02:04
Bem vindo ao fórum Pedras.

Embora não seja um Ás, e não tenha tanto tempo assim de "carreira", acho que o principal é praticar. E MUITO.

Comecei a fotografar porque sempre adorei tirar fotos, desde pequeno... Não entendia nada sobre o assunto, mas aquilo me fascinava.  Quando comprei minha primeira câmera, carregava-a para todos os lados, sempre lendo muito e tentando aplicar tudo o que lia.

Um dia, quando estava em um parque da cidades com minha esposa e cunhada, encontramos uma amiga dela, que estava gestante. Pedi licença e fiz algumas fotos dela de brincadeira, sem pose nem nada... Era apenas para comparar distancias focais e tal... Ela adorou a foto!

Foi assim que fechei meu primeiro serviço. Agendamos uma sessão. Daí as coisas começaram a rolar.

Onde quero chegar?

PRA MIM, você deve primeiro praticar muto e fazer pequenos trabalhos, que os serviços começarão a aparecer.
Você se divulgar muito cedo pode te meter em sérios problemas.
Imagine você ser contratado para fazer um aniversário enorme, com muita coisa envolvida, sem que você ao menos saiba como fotografar direito...

Enfim, espero ter ajudado :D
« Última modificação: 15 de Outubro de 2015, 15:03:37 por jefersonperrot »
Canon


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2015, 16:53:06
Olá Pedras,
Eu 35 anos, casado, fotografando a uns 2 anos por hoby, vamos lá

 fiz alguns aniversários no começo e foi lá que várias coisas foram se desenvolvendo, pode ser um bom começo pra você. Nas palavras do colega, vai ajudar a você a praticar muito.
Varias empresas de fotografia que conheço tem como carro chefe o aniversário infantil.

Se vc ama fotografia e sabe que é isso que quer na vida, compra de cara uma full frame, assim vc vai pular muita, muita, muita reflexão sobre a melhoria da sua imagem. Se não sabe ainda, aconselho uma Canon T5i + 17-50mm 2.8 Sigma + flash de boa marca.

Por quê a T5i?
Porque ela tem display móvel e é touchscreen, ótima para fazer composições fotografando com a câmera relando o chão só tocando na telinha onde quer o foco, ou de cima para baixo olhando o display segurando a câmera no altão, num caso de corte de gravata num casamento. Ou fotografando uma mesa de decoração pelo LCD, tocando na tela onde quer o foco, já vendo a composição mais fácil na telinha, ajuda muito.

Por quê a  17-50mm 2.8 sigma?
A 17mm é ampla, é clara, pega cenas completas, se vc puxar zoom no 50mm, vc já tem a cinquentinha na mesma lente. E por ser sigma, é mais barata.

Flash bom?
Sim, compra flash bom para conseguir uma boa venda depois se precisar.

Lembre-se, aprenda bastante antes de se promover como fotógrafo, deixe o seu trabalho dizer isso.
Se for fazer algo por preço simbólico, faça de graça que é melhor.
Quando aprender bem a dominar a câmera e tratar as fotos, suba os preços.
Regra de ouro do fotógrafo, só forneça ao cliente e divulge o excelente do excelente, nada de foto sem tratamento, ou crua. Melhor mostrar 8 fotos fantásticas no Facebook do que 43 fotos da festa toda.

Tem um outro tópico que fizemos aqui que vou colar na próxima resposta, ler tudo fará bem, abraços



« Última modificação: 15 de Outubro de 2015, 16:59:55 por edugandolfe »


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2015, 16:54:27
OS 50 PASSOS SUGERIDOS PARA INICIANTE SEGUIR
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105636.60

1- Inclinar-se para Canon ou Nikon pela facilidade e melhores preços de lentes e equipamentos.
2- Leia o MANUAL de sua câmera por pelo menos 2 vezes antes de pedir ajuda e orientação.
3- Não há necessidade de começar pelo equipamento mais caro. O olhar fotográfico é mais importante que a câmera.
4- Ler, pesquisar, correr atrás. Hoje com a internet, qualquer coisa está a disposição para se aprender, e quanto mais, melhor.
5- Com uma busca rápida no Google, encontre canais de fotografia no YouTube - nacionais e internacionais - e assista quantas vezes achar necessário.
6- Reflex é coisa do passado. Mirrorless é muito melhor!
7- A lente do kit é pensada para ser versátil e possibilita fotografar na grande maioria das situações de um usuário comum. Portanto, antes de sair comprando lentes antes mesmo de ter começado a fotografar, use a lente do kit por um tempo e a partir daí veja quais situações ela não te atende para comprar um lente nova.
8- Entender a luz, olhar, enxergar e perceber a luz com os seus degradês e nuances, entender como a luz incide em uma cena e as diferentes fontes de luz.
9- Nunca, jamais, em hipótese alguma pare de estudar, se acomodando num mesmo patamar.
10- Não deixe o dial nos modos automáticos. Aprenda a usar o M e vai conseguir deixar as fotos do jeito que você quer, não do jeito que a câmera decidiu.
11- Procure boas referências, leia muito, treine o olhar, assista filmes observando a composição visual e a luz, seja crítico e curioso, domine algum software de tratamento, mas saiba que o menos as vezes é mais e por ultimo mas não menos importante, jamais desanime, o aperfeiçoamento só se dá através de muito esforço e estudo.
12. Fotografia é o resultado entre o equipamento e a luz. Procure entender um e outro. Quanto mais você souber da luz e do seu equipamento, maior o domínio sobre a fotografia.
13 - Repare qual distancia focal mais utilizada com sua lente do kit. Isso te ajudará a compor melhor as cenas e também na escolha das objetivas futuras.
14 - Estude arte em geral. Pintura, escultura, música, cinema... Todas têm elementos que se aplicam à fotografia.
15 - Não trate o flash como inimigo, ele será o seu maior aliado, sempre!
16 - Não se esqueça de estudar gamut de cores e perfis de papeis, afinal foto é para ser mostrada
17 - Desligar o LCD da cam para aperfeiçoar a fotometria.
18 - Visite com mais frequência sites de fotógrafos que te inspiram, e visite menos os sites de reviews de equipamentos.
19 - Aprenda a realizar um bom tratamento na pós produção.
20 - Espante a preguiça, faça bastante fotos, pratique muito, seja criativo.
21 - Porém perca o hábito da "tentativa e erro", fotografe com consciência, planeja suas fotos antes do clique. A fotografia começa antes de você ligar a câmera!
22 - É perfeitamente possível se tornar um grande fotógrafo sem saber uma única palavra de inglês. Mas grande parte do conhecimento fotográfico foi escrito nessa ou traduzido para essa língua. Vale a pena!
23 - Em 99% dos casos a melhor opção é fotografar em formato RAW.
24 - Eventualmente e sem compromisso profissional, saia da zona de conforto, e fotografe em JPG para aperfeiçoar a fotometria.
25 - Não ache que quem faz a foto é a câmera, não o fotógrafo. Se você acha que precisa comprar uma Leica M9, ou uma Canon 1Dx pra começar a fotografar, esqueça a fotografia.
26 - Não comece na fotografia cobrando, pratique, estude quando estiver pronto saberá!
27 - Se você é iniciante, crie uma conta no Flickr e crie seu portifólio, siga as pessoas que inspiram você e tenha idéias novas.
28 - Analise suas fotos e antes de mostrá-las, tente identificar onde você errou.
29 - Consuma muito material estético. Quadros, gravuras, xilogravuras, escultura, alto e baixo relevos, fotos, fotos, fotos... Habitue seu olhar a ver a estética no mundo ao seu redor.
30 - O melhor equipamento é aquele que está na sua mão!
31 - Tampe o LCD da sua câmera e saia por uma tarde para fotografar em modo M. Isso fará você pensar antes de clicar!
32 - A fotografia não nasceu já na era digital. Estudar sobre os processos analógicos é muito importante - e isso inclui os processos mais alternativos/antigos que se possa imaginar.
33 - Sem Luz não há registro, então, estude-a como fator principal. A maior parte das fotos belas, lindas ou estupendas não existiria sem a iluminação adequada.
34 - Não pense que escrever "Fulano de tal Photographer" no Facebook te fará o melhor e mais bem sucedido profissional da área. Se estiver pensando em trabalhar com fotografia, prepare uma (boa) reserva financeira, porque os cliente demoram um pouco a aparecer.
35 - Lembre-se, no mercado fotográfico, saber "se vender" e administrar o dinheiro (ou a falta dele) é tão importante quanto fotografar bem.
36 - A fotografia como negócio requer investimento, seja em equipamentos bons (Não necessariamente a 1Dx ou D4s) e principalmente, reserva. Além disso, computadores potentes e confiáveis, e cópias de segurança de todos os arquivos. Em pelo menos duas mídias independentes, além do seu computador de trabalho. Não vale comprar um HD gigante e particioná-lo, pra ter duas cópias.
37 - O importante não é a abundância de luz, e sim a qualidade da luz (Cliff Mautner), lembre se desta frase e aproveite a beleza da luz de janela e domine a luz para criar e dar volume ao objetivo.
38 - Se você não tem a obrigação de entregar fotos limpas e sem artefatos evidentes, desapegue da tara pela foto limpa. Não há qualquer demérito em granular ou 'ruidar' uma foto, desde que combine com a cena. Encarre o ruído como mais uma opção estética disponível para sua fotografia.
39 - Gaste mais tempo entendendo a LUZ e não fique bitolado em equipamentos.
40 - Aprenda as principais regras de como tirar uma boa foto( composição, perspectiva, foco, etc. ) mas não fique preso a elas. Quebrar regras significa criar seu próprio estilo. Uma foto extremamente nítida não é necessariamente uma foto boa. Além disso, não tente aprender tudo ao mesmo tempo. Aprenda o que cada parâmetro ajustável( abertura, velocidade, ISO, WB, distância focal, etc. ) faz para saber como altera-lo de forma a obter a foto que imaginou. O conhecimento só vem na prática, e com o tempo.
41 - Aprenda a usar o Lightroom ou outro software de edição para corrigir suas fotos, más não deixe isso ser seu braço direito, tente errar menos no click e não ficar dependente dos programas.
42 - Para evitar dar aquele branco no momento do ensaio, leve consigo um tablet com um banco de fotos para uma referência e inspiração.
43 - Busque fazer amizade e contato com outras pessoas que também gostam de fotografar. A troca de experiências é engrandecedora e estimulante.
44 - Não seja um sabe tudo arrogante, compartilhe sempre o conhecimento.
45 - Não deixe de ler o livro LUZ, CIÊNCIA E MAGIA
46 - Estude, veja fotos que te inspiram e siga um estilo que te agrade, se não achar, crie o seu!
47 - a fotografia é uma arte, mas para que seja feita com perfeição, é preciso que se estude com muita entrega e dedicação, só assim a cada dia se aprendera mais...
48 - Lembre-se sempre que é mais provável que o limitador dos seus resultados seja você e não o seu equipamento - portanto domine o seu equipamento, invista em conhecimento, participe de fóruns e veja fotos registradas com equipamento similar ao seu, provavelmente perceberá que ainda tem muito a melhorar!
49 - Não tenha medo do flash. Ele é seu aliado, para quando faltar a luz natural que você precisa, ou para complementá-la. Saber fotografar com flash é tão importante quanto saber fotografar sem ele.
50 - Leia os passos anteriores, pense, pratique e tire suas conclusões.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2015, 16:54:52 por edugandolfe »