Autor Tópico: Qual é a técnica?  (Lida 1409 vezes)

Thiago Brambilla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de Casais
    • Bram Fotografia
Online: 14 de Outubro de 2015, 17:45:42
Fala galera, não achei nada no forum a respeito do que vou perguntar.

Vejo vídeos de fotografos apontando a camera para algum assunto ao lado da modelo ( por exemplo), focam e depois apontam a camera para a modelo que é o assunto principal e clicam.
Que técnica é essa? Por que fazer isso?

Nikon D610
Nikon D610
50mm 1.8


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2015, 18:14:25
Conheço não...  :ponder:

O que já vi é o fotógrafo apontar pros olhos da modelo, apertar o botão pela metade pra fazer foco (pode ser junto com fotometria  ou não), recompor (pra aparecer a modelo inteira, ao invés de só da cintura pra cima, por exemplo) e depois fotografar.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2015, 18:42:08
Não devem focar, devem utilizar o objeto ao lado para fotometria e usam o * ( em Canon) para travar a medição :ok:


Thiago Brambilla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de Casais
    • Bram Fotografia
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2015, 23:44:13
Não devem focar, devem utilizar o objeto ao lado para fotometria e usam o * ( em Canon) para travar a medição :ok:


Assistam esse vídeo... em 18:20 ele faz oq eu falei. Ele aponta para o lado, escuta o bip do foco e volta pro assunto que é o modelo


https://www.youtube.com/watch?v=wbPS6-KFStE
Nikon D610
Nikon D610
50mm 1.8


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2015, 00:02:33
Ueh, ele só está focando no rosto e recompondo...


Thiago Brambilla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de Casais
    • Bram Fotografia
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2015, 00:21:39
Ueh, ele só está focando no rosto e recompondo...

Man, sorry heheh comprei minha camera a 1 mes e estou estudando... oq é recompor? porque fazer isso?
Nikon D610
Nikon D610
50mm 1.8


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2015, 04:44:58
Man, sorry heheh comprei minha camera a 1 mes e estou estudando... oq é recompor? porque fazer isso?

Leitura educativa :)

http://www.dicasdefotografia.com.br/como-tirar-fotos-bem-focadas/
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2015, 07:57:32
Man, sorry heheh comprei minha camera a 1 mes e estou estudando... oq é recompor? porque fazer isso?

Em resumo sao dois passos antes de fazer a foto e apos medir a luz. O primeiro eh focar e o segundo enquadrar.


No viewfinder tem os pontos de foco.
Digamos que vc escolha o ponto de foco no centro do viewfinder para focar as suas fotos.

Ao fotogtafar alguem, normalmente eh preferivel o rosto em foco.
Entao o fotografo aponta esse ponto de foco, que esta no meio do frame, no rosto da modelo.
Aperta metade do botao de do disparador para focar.
O "bip" indicanque que a area onde o ponto de foco esta apontado (que eh no rosto da modelo) ja esta focado.

Apos ter focado a parte que quis que fique em foco na imagem, o fotografo entao pode reenquadrar a imagem e finalmente fazer as fotos.

Pq ao escolher o ponto de foco no meio do frame, e ao apontar esse ponto de foco no rosto da modelo, logo o rosto da modelo estara no meio da imagem. Mas nao ele nao quer o rosto da modelo no meio damfoto. Entao o fotografo reenquadra, apos ter focado a parte de interesse, para deixar o rosto e demais partes do corpo da modelo em areas diferentes da imagem.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2015, 10:36:03
Em resumo sao dois passos antes de fazer a foto e apos medir a luz. O primeiro eh focar e o segundo enquadrar.


No viewfinder tem os pontos de foco.
Digamos que vc escolha o ponto de foco no centro do viewfinder para focar as suas fotos.

Ao fotogtafar alguem, normalmente eh preferivel o rosto em foco.
Entao o fotografo aponta esse ponto de foco, que esta no meio do frame, no rosto da modelo.
Aperta metade do botao de do disparador para focar.
O "bip" indicanque que a area onde o ponto de foco esta apontado (que eh no rosto da modelo) ja esta focado.

Apos ter focado a parte que quis que fique em foco na imagem, o fotografo entao pode reenquadrar a imagem e finalmente fazer as fotos.

Pq ao escolher o ponto de foco no meio do frame, e ao apontar esse ponto de foco no rosto da modelo, logo o rosto da modelo estara no meio da imagem. Mas nao ele nao quer o rosto da modelo no meio damfoto. Entao o fotografo reenquadra, apos ter focado a parte de interesse, para deixar o rosto e demais partes do corpo da modelo em areas diferentes da imagem.

Exatamente, foi o que eu disse lá em cima, com menos palavras. E definitivamente sem o "bip".  :D


Thiago Brambilla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de Casais
    • Bram Fotografia
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2015, 13:21:05
bacana pessoal! Entendi o que é recompor.
Obrigado pela ajuda  :ok:
Nikon D610
Nikon D610
50mm 1.8


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2015, 17:10:44
Eu não vi o vídeo pois estou no trabalho, assisti um dia um curso onde o fotógrafo queria fazer uma foto da silhueta de um cara na praia, ele mirava no sol, fotometrava e depois clicava no objetivo, assim saia o círculo completo do sol  com aquela bolinha avermelhada no fundo, top.