Autor Tópico: Dúvida: mais uma lente ou segundo corpo  (Lida 5462 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Online: 16 de Outubro de 2015, 17:47:04
Boa tarde, pessoal. Estou numa dúvida agoniante. Penso em somente trabalhar com lentes fixas e tenho apenas um corpo, então, ficar trocando de lentes durante um evento é muito ruim.

Então, estou pensando em vender a minha Sigma 35mm 1.4 ART e a Canon 24-105mm f/4 para comprar uma 50mm f/1.2 L.

Sendo assim, ficaria com a 50L 85L e a 135L. Sei que muitos fotógrafos cobrem determinados eventos 85% com uma 50mm. Eu não tenho gostado do que a Sigma 35mm tem me proporcionado, pois gosto muito do "bokeh", cores, contraste e compressão de imagem das 50mm, 85mm e 135mm.

Já li muito a respeito da 50L ser soft em f/1.2, porém sharp não é tudo em uma imagem.

O que acham?

a) Sentirei falta de uma lente mais aberta, tipo 24mm ou mesmo a 35mm? ou
b) permaneço com a 35mm e compro outro corpo (FF)?

Aceito sugestões / opiniões.

Desde já agradeço.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 17:56:24 por rafael1904 »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2015, 18:26:43
a) Sentirei falta de uma lente mais aberta, tipo 24mm ou mesmo a 35mm? ou
b) permaneço com a 35mm e compro outro corpo (FF)?

Talvez eu esteja sendo muito áspero ao dizer isso, mas... se você, que está tirando as fotos, não sabe dizer isso, como outras pessoas vão saber? É  uma questão muito pessoal que vai de acordo com seu estilo e sua visão.

Sim, eu acho que você vai sentir falta de uma lente mais aberta que 50mm. Mas outra pessoa pode dizer o contrário.

E a lógica de comprar outro corpo FF seria para deixar a lente 35mm permanentemente nele?


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2015, 18:43:59
Talvez eu esteja sendo muito áspero ao dizer isso, mas... se você, que está tirando as fotos, não sabe dizer isso, como outras pessoas vão saber? É  uma questão muito pessoal que vai de acordo com seu estilo e sua visão.

Sim, eu acho que você vai sentir falta de uma lente mais aberta que 50mm. Mas outra pessoa pode dizer o contrário.

E a lógica de comprar outro corpo FF seria para deixar a lente 35mm permanentemente nele?

Seria para deixar colada a 85L, pois é uma lente muito complicada para ficar tirando e colocando, devido ao fundo da lente ficar muito exposto.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2015, 19:26:20
Se você só tiver uma camera e faz eventos, a resposta não erro, compre outro corpo.
A menos que vc tenha um backup que não citou.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2015, 19:47:17
Se você só tiver uma camera e faz eventos, a resposta não erro, compre outro corpo.
A menos que vc tenha um backup que não citou.

X 2

Sem contar que um set de escala 50mm (35, 85 e 135) em FF fica bem interessante.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2015, 21:16:17
Cara, eu acho essa tua dúvida super normal e pertinente. Eu pensei muito, muito, muito antes de adquirir todo meu equipamento.

Bem vamos lá, pelo jeito vc faz fotografia social. Vou te dizer que eventos sociais tem várias partes diferentes, em um determinado momento duas câmeras é perfeito, em outro a simplicidade de um corpo e apenas uma lente (zoom ou fixa) é a melhor solução.

Sobre as grandes angulares que vc citou, parece pouco, mas na prática dá bastante diferença entre 24mm, 28mm e 35mm. Eu acho 35mm uma distância focal morta, é igual carro flex, não é bom em nada.

Eu optei pela 28mm 1.8, SUPER MEGA rápida de foco, bem leve e com um ótimo resultado ótico. Não uso a 24mm 2.8 pq fica "sobrando" espaço demais no frame (minha opinião).

Ai tenho a 50mm 1.4 pela velocidade de foco, pq caso contrário a 1.8 seria o suficiente.

E a 85mm 1.8 (Boa, bonitona e barata), que uso para detalhes, retratos e coisas assim, pq a hiperfocal dela é muito ruim.

E tenho a 70-200mm 2.8 (sem IS pq pra mim n é necessário), essa lente poderia se chamar VERSATILIDADE. Se é verdade que é possível cobrir um evento com a 50mm, tb é verdade com a 70-200mm (com jeitinhos e estilos é claro). Em ensaios ela me dá muitas possibilidades estéticas.

Corpos, hoje tenho a 5dmkii e 5d clássica. Vou te falar, se tivesse duas 5d clássicas seria quase a mesma coisa. Mas n mexo em time que está ganhando.

Então existem momentos que eu fotografo com apenas uma câmera, e outros que uso duas.

Tem mais, meu assistente tem uma 24-70II que tb usamos em algumas partes do evento (casamento no caso). Estou pensando em adquirir uma 24-70 clássica, mas ainda estão bem caras as usadas.

Cara, cuidado pra ficar se preocupando muito com equipamento, querendo o TOP de linha e tal, a lente mega cara que faz book do capeta e tem nitidez cósmica, pq NESTE nicho de mercado (eventos) o cliente não sabe a diferença de uma lente do kit e uma Zeiss (novamente minha opinião), ele vai valorizar os momentos, as pessoa (amigos e parentes) fotos de impacto e, talvez o mais importante, a postura do fotógrafo no evento, proatividade e solicitude. Sim, eu sou muito indicado pelos clientes por estas características pessoais que nada tem a ver com a fotografia em si.

Essa discussão é muito válida, ajuda a melhorar o rendimento do nosso trabalho e tb a perceber os atalhos da profissão.

Grande abraço!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2015, 21:24:53
O que é hiperfocal ruim?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2015, 21:46:05
Toda lente tem um limite mínimo pra focar, ok.....mas tem também um limite máximo, depois deste limite máximo existe um limbo e no final a hiperfocal, distância ao infinito onde o foco e nitidez funcionam de maneira diferente.

Pq que na fotografia de paisagem deve-se focar no horizonte? Para acessar a hiperfocal, onde todos os planos vão ter foco. E pq se fecha bem o diafragma, para ter uma boa nitidez.

Na hiperfocal vc vai ter foco em todos os planos mesmo com diafragma bem aberto, não rola desfoque.

Na 85 1.8 a distância entre a distância máxima de foco e a hiperfocal é meio curta. Ai se vc se afasta do seu assunto demais, não está na hiperfoca e ainda trabalha com diafragmas maiores pra ter desfoque, apanham o foco e a nitidez.

Mas isso n é um problema, pq ela foi projetada para fazer fotos de assuntos próximos, e n paisagem. Por é uma lente "retrateira", utilizada por grandes fotógrafos em todo o mundo.

Toda lente tem essa relação da hiperfocal, mas os projetos são diferentes.

Um teste legal é pegar uma lente com diafragma grande, abrir ele no máximo e focar na hiperfocal (ou no infinito fica mais fácil). Não vai ter desfoque, mas foco (mesmo que com uma nitidez duvidosa) em todos os planos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2015, 22:10:51
Estou achando estranho...

Focar no horizonte ou no infinito não é boa ideia para paisagens quando se tem primeiro plano pois o mesmo vai sair desfocado.

Hiperfocal que conheço depende da abertura, da DF e do tamanho do sensor. Não depende do fabricante da lente.
A 85mm em FF e em f/16 tem a hiperfocal em 15 metros, ficando em foco tudo que estiver entre 7 metros e o infinito.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 22:11:21 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2015, 22:17:18
Experimenta fazer a mesma coisa com este diafragma em f/1.2 ou 1.8. Mesmo com algum assunto no primeiro plano.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2015, 23:12:54
Um teste legal é pegar uma lente com diafragma grande, abrir ele no máximo e focar na hiperfocal (ou no infinito fica mais fácil). Não vai ter desfoque, mas foco (mesmo que com uma nitidez duvidosa) em todos os planos.

Uhm, acho que você está enganado... mesmo focando no infinito, uma lente 85mm de grande abertura vai te dar uma profundidade de campo bem rasa, a diferença é que o primeiro plano é que vai ficar mais desfocado.

O que vai aumentar a sua hiperfocal é a ter uma distância focal pequena, nas grande angulares.

Usando umas lentes Leica como exemplo (pois elas possuem a escala de distância), dá pra ver que na Noctilux 50mm no infinito e em f/4 vai deixar tudo em foco de mais de 10 metros pra frente: 




Já na Super-Elmar 18mm dá pra ver a diferença. Em f/4 ela deixa tudo em foco de 3 metros pra frente:



Se você colocar essa 18mm em f/11 é provável que ela foque em praticamente quase tudo na sua frente até o infinito, o que seria impossível em uma 85mm até na abertura mais fechada, e muito menos em f/1.2 ou f/1.4.

E o que você disse sobre fazer fotos de paisagens focando no infinito também me parece errado, pelo menos no que diz respeito a nitidez. Depende da lente que você usa e da abertura, mas se você quer nitidez máxima a melhor estratégia é focar antes de infinito, pois o primeiro plano também ficará em foco.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2015, 00:05:03
"Sobre as grandes angulares que vc citou, parece pouco, mas na prática dá bastante diferença entre 24mm, 28mm e 35mm. Eu acho 35mm uma distância focal morta, é igual carro flex, não é bom em nada."
Voltando ao topico, sou da opiniao do guilherme, aliás até que enfim encontrei alguem que pensa igual eu sobre as 35mm, nao vejo nada de mais na imagem pra gerar esse auê todo em cima delas, da sigma entao, pelo amor, ô lente com imagem que me desagrada.
Cara se nao gosta dela, nem adianta ficar, ainda mais que és retrateiro.
Vende as lentes e fica com as 50/85/135.
Com 3k voce pega a 5d classica pra deixar 100% do tempo numa das teles e a 28/1.8 pra ter a seguranca de uma wide.
Eu qinda sonho com a Sigma entrando pra ferrar com uma 28/1.4 Top, ja que desisti de esperar pela canon e nikon.
É a minha Df preferida e pra cobrir esse furo, estou utilizando uma zuiko 28/2.0 meio rara, mais o problema é que é manual e nessa Df de perto a magnificacao é grande e qualquer centimetro perde o foco, ja de longe a magnificacao é pequena e dificil acertar."Sobre as grandes angulares que vc citou, parece pouco, mas na prática dá bastante diferença entre 24mm, 28mm e 35mm. Eu acho 35mm uma distância focal morta, é igual carro flex, não é bom em nada."
Voltando ao topico, sou da opiniao do guilherme, aliás até que enfim encontrei alguem que pensa igual eu sobre as 35mm, nao vejo nada de mais na imagem pra gerar esse auê todo em cima delas, da sigma entao, pelo amor, ô lente com imagem que me desagrada.
Cara se nao gosta dela, nem adianta ficar, ainda mais que és retrateiro.
Vende as lentes e fica com as 50/85/135.
Com 3k voce pega a 5d classica pra deixar 100% do tempo numa das teles e a 28/1.8 pra ter a seguranca de uma wide.
Eu qinda sonho com a Sigma entrando pra ferrar com uma 28/1.4 Top, ja que desisti de esperar pela canon e nikon.
É a minha Df preferida e pra cobrir esse furo, estou utilizando uma zuiko 28/2.0 meio rara, mais o problema é que é manual e nessa Df de perto a magnificacao é grande e qualquer centimetro perde o foco, ja de longe a magnificacao é pequena e dificil acertar. Quem se acostuma com o look das canikon, dificilmente consegue se agradar do look das sigmas.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, 00:09:25 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2015, 00:13:55
Cara, eu acho essa tua dúvida super normal e pertinente. Eu pensei muito, muito, muito antes de adquirir todo meu equipamento.

Bem vamos lá, pelo jeito vc faz fotografia social. Vou te dizer que eventos sociais tem várias partes diferentes, em um determinado momento duas câmeras é perfeito, em outro a simplicidade de um corpo e apenas uma lente (zoom ou fixa) é a melhor solução.

Sobre as grandes angulares que vc citou, parece pouco, mas na prática dá bastante diferença entre 24mm, 28mm e 35mm. Eu acho 35mm uma distância focal morta, é igual carro flex, não é bom em nada.

Eu optei pela 28mm 1.8, SUPER MEGA rápida de foco, bem leve e com um ótimo resultado ótico. Não uso a 24mm 2.8 pq fica "sobrando" espaço demais no frame (minha opinião).

Ai tenho a 50mm 1.4 pela velocidade de foco, pq caso contrário a 1.8 seria o suficiente.

E a 85mm 1.8 (Boa, bonitona e barata), que uso para detalhes, retratos e coisas assim, pq a hiperfocal dela é muito ruim.

E tenho a 70-200mm 2.8 (sem IS pq pra mim n é necessário), essa lente poderia se chamar VERSATILIDADE. Se é verdade que é possível cobrir um evento com a 50mm, tb é verdade com a 70-200mm (com jeitinhos e estilos é claro). Em ensaios ela me dá muitas possibilidades estéticas.

Corpos, hoje tenho a 5dmkii e 5d clássica. Vou te falar, se tivesse duas 5d clássicas seria quase a mesma coisa. Mas n mexo em time que está ganhando.

Então existem momentos que eu fotografo com apenas uma câmera, e outros que uso duas.

Tem mais, meu assistente tem uma 24-70II que tb usamos em algumas partes do evento (casamento no caso). Estou pensando em adquirir uma 24-70 clássica, mas ainda estão bem caras as usadas.

Cara, cuidado pra ficar se preocupando muito com equipamento, querendo o TOP de linha e tal, a lente mega cara que faz book do capeta e tem nitidez cósmica, pq NESTE nicho de mercado (eventos) o cliente não sabe a diferença de uma lente do kit e uma Zeiss (novamente minha opinião), ele vai valorizar os momentos, as pessoa (amigos e parentes) fotos de impacto e, talvez o mais importante, a postura do fotógrafo no evento, proatividade e solicitude. Sim, eu sou muito indicado pelos clientes por estas características pessoais que nada tem a ver com a fotografia em si.

Essa discussão é muito válida, ajuda a melhorar o rendimento do nosso trabalho e tb a perceber os atalhos da profissão.

Grande abraço!

Muito obrigado pela ajuda, Guilherme. Realmente, o segundo corpo tem feito falta. Pois quem tem somente uma cam....blá blá....todos sabem: tem nenhuma. Em relação a 35mm, acho bem o que vc disse mesmo....! FoV morto, não curti mesmo. Irei olhar essa 28mm. Abraço.


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2015, 07:51:12
Achei que tivesse comentando ontem, deve ter sido o sono... Eu não faria evento sem uma GA de jeito nenhum... Só com a 50mm então nem pensar, com a 35mm eu ja levava a 17-40 pra garantir. eu seguiria a opinião da galera ai, outro corpo pra fazer evento tranquilo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2015, 18:37:28
Acho que é mais importante pra você ter um segundo corpo do que investir em lentes se realmente quer seguir no caminho de eventos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales