As três primeiras estão lindíssimas, super delicadas e transmitem sentimentos muito bons!
A #05 e #06 também estão bonitas. Bons P&Bs!
Agora posso ser sincera? Por favor, não se chateia.
Eu não gostei nada da #07 (e teve gente aí em cima que gostou, ou seja é bem particular a opinião mesmo).
Ela estava de vestido e levantou a saia? Foi isso? Ou é uma roupa aberta?
Eu expliquei os aspectos que gostei da ultima foto,e do aspecto que nao gostei da mesma.
Espero que vc me permita estimar o que vc gostou das 3 primeiras fotos.
Eu diria que sao os elementos fortes como a janela com a luz penetrando nela na primeira, o cavalo na segunda e o vestido transparente branco junto ao portao chunck da terceira. Todos esses elementos transmitem uma certa rusticidade e talvez liberdade.
Sao belas escolhas de elementos.
Mas ai entro em uma questao similar a de uma conversa em outro forum, sobre a escolha da modelo.
Diz a lenda que nao existe foto ruim com belas modelos. Tem ate uma citacao de algum desses fotografos celebridades que disse que com uma boa modelo vc pode deixar a camera na mao de um macaco, ou clicando no altomatico, e sair para tomar um cafe, voltar depois de 1 hora e vc tera fotos boas por causa da modelo.
A associacao que estou fazendo aqui eh que usando elementos fortes, as pessoas tenderao a gostar das imagens. Bons elementos (apropriados elementos) sao otimos para atrairem a atencao e instigar os sentimentos e imaginacao. Nesse sentido eu tambem julgo tais fotos como boas.
Mas indo alem, pq para mim a leitura da imagem nao termina aqui (mas pode terminar aqui para quem estiver satisfeito ja que nao ha nada de errado nisso), tais elementos eu nao vejo como conclusao da leitura mas sim como isca, porta de entrada, para uma narrativa, que espero encontrar em demais elementos. Principalmente na composicao e enquadramento, pq para mim eh onde o grosso na imagem eh narrada.
Nao so para mim mas para inumeros artistas visuais. Citando Banksy ele diz que o segredo esta na composicao por exemplo, ou mais ou menos isso.
Sem a intencao de causar ofenca ou provocacao, e espero que o Jacob nao se incomode com meu comentario. A composicao/enquadramento dessas tres fotos, aos meus olhos aparecem como pouco trabalhadas em seu potencial de narrativa.
Observe, o que eu estou escrevendo aqui eh pela oportunidade didadica sobre meu olhar e instrucao, o que esta longe de significar que meu olhar e instrucao seja a melhor. Eh nada mais do que apenas um olhar e instrucao de alguem a mais nesse mundo a fora.
A primeira imagem me incomoda pq eu vejo um conflito entre querer mostrar o forte elemento da janela como um todo e ao mesmo tempo nao se distanciar da modelo. Fica um conflito entre elementos de destaque janela e a mulher.
Entao a pergunta que me vem eh, pq nao dar uma ambientacao a janela e expor a janela e modelo como unico elementos ao ambiente? Ou pq nao esquecer do design legal da janela e fechar de vez na modelo, deixando apenas a ideia da janela com alguns de seus elementos?
A reosta que me bem, e que eh muito comum entre boa parte dos fotografos, parece ser aposta maior feita no elemento da janela, perdendo o foco, atencao ou ate mesmo se importando menos o demais aspectos da narrativa. A aposta de que a janela, e sua luz, fara seu papel chamativo de elementos atrativos o suficiente para tornar a foto boa o suficiente para ser apreciada.
Eh uma aproximacao muito bem sucedida dependendo do publico algo, como foi para vc. Ou nao tao bem sucedida dependendo tambem do publico alvo, como foi para mim. E qualquer um pode ser sucetivel a tal aproximacao. Eu nao me excluo disso obviamente (tanto eh que tenho muito que melhorar nas minhas proprias fotos).
Eu vejo o mesmo nas demais imagens postadas aqui. A diferenca eh que a ultima tem mais elementos que me agradam, como o contraste das cores, a textura e ambientacao e enquadramento mais proximo do meu paladar, mas ainda nao la.
Essa questao dos elementos e enquadramento, e narrativa, eh que nem uma sala com bons e belos moveis. Algumas pessoas nao vao se importar onde estao os moveis, podem estar espalhados. Apenas o fato do belo movel esta ali ja o faz apreciar o tal e gostar do local onde o belo movel esta. Enquanto para alguns outros os belos moveis ajudam a deixar a sala mais atraente, mas o bom arranjamento do local de cada model, e principalmente o que motiva cada model se encontrar no canto ou espaco que esta, eh o que torna a sala apreciativa e agradavel como um todo.
Alguns escolhem seus parceiros pq tem belos olhos e cabelo, outros pelo dote financeiro, outros pelo cerebro ou personalidade. E tem aqueles que nao conseguem apreciar tais coisas individualmente e escolhem seus parceiros pelo arrando do todo.
Sao apenas exemplos bobos para me fazer entender melhor
Por isso, e com isso, eu entendo a diferenca entre nossas preferemcias.
Nao que a minha preferencia seja melhor do que a sua. Sao apenas olhares, espectativas e apreciacoes diferentes.
Caso alguem tenha se ofendido e me achado metido ou arrogante, pode jogar os tomates em mim. Eu mereco para aprender a ficar calado.