Autor Tópico: Ensaio Gestante - Renata Leote  (Lida 1851 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 17 de Outubro de 2015, 20:33:49
Seguem algumas do último ensaio de gestante feito por mim e minha equipe!

01


02


03


04


05


06


07


O motivo da locação é claro para o casal, eles se conheceram num sítio, ele é veterinário :D  :ok:
@jacobfotografiacriativa


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2015, 21:32:24
eu gostei muito da foto 07.... :clap:
« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, 21:32:37 por pkawazoe »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2015, 21:46:16
Gostei da iluminacao, e contraste de luz e de cor da ultima, com os quais o DOF curto ficou bem nessa, ajudando a dar um tom mais "dreaming". Alem de tudo, a textura das cores e formas estao gostosas de se ver.

Mas nao fui com a cara do enquadramento. Nao na questao da centralizacao da gravida, mas sim na questao dompreenchimento do frame.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2015, 19:16:19
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2015, 08:35:10
Gostei da 1, 3 e 7...
As demais não gostei não... Na vdd não gostei mto do tema nem do tratamento que é sempre o que mais gosto nas suas fotos... Claro, como sempre é somente MINHA opinião, importante mesmo é o cliente ter gostado...
« Última modificação: 19 de Outubro de 2015, 08:35:23 por thatamatos »
Thais Matos


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2015, 09:52:35
Ensaio top! pra mim está muito bom  :clap:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2015, 10:18:47
 :clap: :clap: :clap:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2015, 11:05:29
A 7 tá linda! :clap:
Canon


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2015, 12:07:26
O que mais me chama a atenção nos seus trabalhos é a forma como conduz e utiliza a luz, seja natural ou artificial. Você tem uma percepção muito boa mesmo, digna dos melhores fotógrafos. A forma como fez o tratamento e a composição ficam um pouco menos importantes diante da sua arte de iluminar. Um dia quero chegar no seu nível, aí estarei satisfeito. Parabéns pelo trabalho, a cliente deve ter adorado.  :clap:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2015, 12:27:07
Dessa vez me incomodou um pouco os cortes e enquadramentos, as vezes um tanto apertados, como na foto 2 e 4. Na foto também podia ter chegado ela um pouquinho pra esquerda ou fotografá-la de frente para aproveitar um pouco mais a simetria.

No mais, excelente direção e uso de luz. A foto 7 está soberba.
 :worship: :worship:


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2015, 12:53:50
As três primeiras estão lindíssimas, super delicadas e transmitem sentimentos muito bons! :)
A #05 e #06 também estão bonitas. Bons P&Bs!  :ok:


Agora posso ser sincera? Por favor, não se chateia.
Eu não gostei nada da #07 (e teve gente aí em cima que gostou, ou seja é bem particular a opinião mesmo).
Ela estava de vestido e levantou a saia? Foi isso? Ou é uma roupa aberta?

« Última modificação: 20 de Outubro de 2015, 12:59:38 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2015, 14:58:14
As três primeiras estão lindíssimas, super delicadas e transmitem sentimentos muito bons! :)
A #05 e #06 também estão bonitas. Bons P&Bs!  :ok:


Agora posso ser sincera? Por favor, não se chateia.
Eu não gostei nada da #07 (e teve gente aí em cima que gostou, ou seja é bem particular a opinião mesmo).
Ela estava de vestido e levantou a saia? Foi isso? Ou é uma roupa aberta?

Eu expliquei os aspectos que gostei da ultima foto,e do aspecto que nao gostei da mesma.


Espero que vc me permita estimar o que vc gostou das 3 primeiras fotos. :)
Eu diria que sao os elementos fortes como a janela com a luz penetrando nela na primeira, o cavalo na segunda e o vestido transparente branco junto ao portao chunck da terceira. Todos esses elementos transmitem uma certa rusticidade e talvez liberdade.

Sao belas escolhas de elementos.

Mas ai entro em uma questao similar a de uma conversa em outro forum, sobre a escolha da modelo.
Diz a lenda que nao existe foto ruim com belas modelos. Tem ate uma citacao de algum desses fotografos celebridades que disse que com uma boa modelo vc pode deixar a camera na mao de um macaco, ou clicando no altomatico, e sair para tomar um cafe, voltar depois de 1 hora e vc tera fotos boas por causa da modelo.

A associacao que estou fazendo aqui eh que usando elementos fortes, as pessoas tenderao a gostar das imagens. Bons elementos (apropriados elementos) sao otimos para atrairem a atencao e instigar os sentimentos e imaginacao. Nesse sentido eu tambem julgo tais fotos como boas.

Mas indo alem, pq para mim a leitura da imagem nao termina aqui (mas pode terminar aqui para quem estiver satisfeito ja que nao ha nada de errado nisso), tais elementos eu nao vejo como conclusao da leitura mas sim como isca, porta de entrada, para uma narrativa, que espero encontrar em demais elementos. Principalmente na composicao e enquadramento, pq para mim eh onde o grosso na imagem eh narrada.

Nao so para mim mas para inumeros artistas visuais. Citando Banksy ele diz que o segredo esta na composicao por exemplo, ou mais ou menos isso.

Sem a intencao de causar ofenca ou provocacao, e espero que o Jacob nao se incomode com meu comentario. A composicao/enquadramento dessas tres fotos, aos meus olhos aparecem como pouco trabalhadas em seu potencial de narrativa.

Observe, o que eu estou escrevendo aqui eh pela oportunidade didadica sobre meu olhar e instrucao, o que esta longe de significar que meu olhar e instrucao seja a melhor. Eh nada mais do que apenas um olhar e instrucao de alguem a mais nesse mundo a fora.

A primeira imagem me incomoda pq eu vejo um conflito entre querer mostrar o forte elemento da janela como um todo e ao mesmo tempo nao se distanciar da modelo. Fica um conflito entre elementos de destaque janela e a mulher.
Entao a pergunta que me vem eh, pq nao dar uma ambientacao a janela e expor a janela e modelo como unico elementos ao ambiente? Ou pq nao esquecer do design legal da janela e fechar de vez na modelo, deixando apenas a ideia da janela com alguns de seus elementos?
A reosta que me bem, e que eh muito comum entre boa parte dos fotografos, parece ser  aposta maior feita no elemento da janela, perdendo o foco, atencao ou ate mesmo se importando menos o demais aspectos da narrativa. A aposta de que a janela, e sua luz, fara seu papel chamativo de elementos atrativos o suficiente para tornar a foto boa o suficiente para ser apreciada.

Eh uma aproximacao muito bem sucedida dependendo do publico algo, como foi para vc. Ou nao tao bem sucedida dependendo tambem do publico alvo, como foi para mim. E qualquer um pode ser sucetivel a tal aproximacao. Eu nao me excluo disso obviamente (tanto eh que tenho muito que melhorar nas minhas proprias fotos).

Eu vejo o mesmo nas demais imagens postadas aqui. A diferenca eh que a ultima tem mais elementos que me agradam, como o contraste das cores, a textura e ambientacao e enquadramento mais proximo do meu paladar, mas ainda nao la.

Essa questao dos elementos e enquadramento, e narrativa, eh que nem uma sala com bons e belos moveis. Algumas pessoas nao vao se importar onde estao os moveis, podem estar espalhados. Apenas o fato do belo movel esta ali ja o faz apreciar o tal e gostar do local onde o belo movel esta. Enquanto para alguns outros os belos moveis ajudam a deixar a sala mais atraente, mas o bom arranjamento do local de cada model, e principalmente o que motiva cada model se encontrar no canto ou espaco que esta, eh o que torna a sala apreciativa e agradavel como um todo.

Alguns escolhem seus parceiros pq tem belos olhos e cabelo, outros pelo dote financeiro, outros pelo cerebro ou personalidade. E tem aqueles que nao conseguem apreciar tais coisas individualmente e escolhem seus parceiros pelo arrando do todo.

Sao apenas exemplos bobos para me fazer entender melhor

Por isso, e com isso, eu entendo a diferenca entre nossas preferemcias.  :ok:
Nao que a minha preferencia seja melhor do que a sua. Sao apenas olhares, espectativas e apreciacoes diferentes.



Caso alguem tenha se ofendido e me achado metido ou arrogante, pode jogar os tomates em mim. Eu mereco para aprender a ficar calado.  :D


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2015, 15:18:24
CROIX eu aprendo pra caramba contigo. Acredite! :ok:

Excelente análise.

Eu costumo gostar de fotos que me transmitem algo que gosto. Nem sempre conscientemente, logicamente.
É legal ver outras opiniões, com maior embasamento artístico.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2015, 15:21:10
Claro, nao deixando de repetir que as fotos do Jacob tem se tornando mais interessantes com a experiencia que ele tem tido fotografando.

Mas eu vou dizer mais. Eu acredito que o Jacob ainda tem muito para aperfeicoar. E nao digo isso por me comparar a ele e me achar melhor do que ele, ate mesmo pq eu tambem acredito que eu tenho muito o que aperfeicoar, tanto quanto o Jacob. Mas eu digo isso para nao deixar o Jacob cair na zona de conforto convencido de que chegou ao topo de seu potencial, como prova de apreciacao de minha parte.

Pouquissimos chegam ao topo de seu potencial por inumeras razoes. Todos nos temos sempre um degrau a mais que podemos escalar.


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2015, 20:13:44
Perfeitas! Mas a terceira e a sétima não curti o enquadramento ...muito centrado ...claro que vai do gosto... Por isso aprovou todas ... Parabéns !
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900