Autor Tópico: Filtro UV Preso  (Lida 2095 vezes)

gatocity1

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Online: 18 de Outubro de 2015, 13:54:23
Olá pessoal tudo bem?
Espero que sim com todos.

Estou com um problema um pouco bizarro,
o que me acontece é o seguinte:

Comprei um kit com 2 Filtros uv para minha 55mm juntamente com uma Tulipa.
Nas primeiras vezes que coloquei o filtro ele "entrou e saiu" numa boa, agora ele
ficou preso e não sai de forma alguma.

Já aconteceu isso com alguém? Alguém pode me ajudar?
Sinceramente estou desesperado com isso.

Agradeço a todos.


bjorn

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Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2015, 14:32:03
WD40 ... bem de leve na ranhura EXTERNAdo filtro .... aguarde 30 segundos e tente tira-lo .
Caso negativo procue numa loja especializada uma chave de filtro de 55mm e use-a para remove-lo .
Nao se desespere porque se entrou ele vai sair com certeza .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


gatocity1

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Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2015, 14:37:52
Olá amigo,
Obrigado pela resposta, porém o que não entendi foi a parte que diz:
WD40 ... bem de leve na ranhura EXTERNAdo filtro .... aguarde 30 segundos e tente tira-lo .


Marcel A.

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Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2015, 15:29:43
Elástico já tentou ? Enrole com algumas voltas ao redor do filtro e tente...


gatocity1

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Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2015, 15:55:09
Olá Marcel A.,

Com elástico ainda não, mas tentei com "Câmara de Ar" e não funcionou de forma alguma, vi
em outro forúm isso.

Vou tentar com elástico também, obrigado!
Alguém mais em outra dica?


amador47sc

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Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2015, 21:19:40
salvo se você tenha rosqueado com muuuita força que que a rosca não estivesse rodando lisa, a peça vai sair da mesma forma que entrou. uma leve variação de temperatura, uma leve pancadinha na palma da mão só pra dar aquele início que está faltando.

WD40 ...

Óleo


AlexandreS

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Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2015, 09:31:07
As vezes prende por diferença do coeficiente de dilatação entre o anel do filtro e a rosca da lente. Aqui mesmo no fórum tem vários casos relatados e eu fui um "sorteado" que coloquei o filtro na lente um dia a tarde e quando fui retirar a noite, não saia de jeito nenhum.

Antes de fazer qualquer coisa, experimente deixar o conjunto lente + filtro no sol por alguns minutos, e depois tente retirar normalmente. Se mesmo assim não sair, aí sim tente alguma técnica mais agressiva.





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


felipemendes

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Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2015, 11:30:56
Uma vez uma amiga deixou a câmera cair, e quebrou o filtro, amassando também o aro. Eu consegui tirar pra ela usando um abridor de potes:


Se for uma 18-55, tem que tomar bastante cuidado, porque o elemento dianteiro gira pra fazer o foco, então tem que segurar firme este elemento.


Kokimoto

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Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2015, 13:24:21
As vezes prende por diferença do coeficiente de dilatação entre o anel do filtro e a rosca da lente. Aqui mesmo no fórum tem vários casos relatados e eu fui um "sorteado" que coloquei o filtro na lente um dia a tarde e quando fui retirar a noite, não saia de jeito nenhum.

x2, isso acontece bastante. Tem que tentar num dia em que a temperatura esteja parecida com a temperatura de montagem rsrsrs
D600 - E-M10


silvano

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Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2015, 15:43:36
x2, isso acontece bastante. Tem que tentar num dia em que a temperatura esteja parecida com a temperatura de montagem rsrsrs
Sò no novo alinhamento entre lua, sol e marte  :hysterical:
Mais a dica do Kikimoto é boa, pois realmente são materiais distintos e se o do filtro dilata mais e você coloca em num dia frio (quando ele não está dilatado) e agora esquentou, precisará esfriar pra ele contrair e poder retirar novamente.
É o mesmo principio da produção de eixos de trem, eles são ligados às rodas por dilatação térmica, se esquenta a roda com o furo para o furo aumentar e engata-se o eixo, quando volta a temperatura ambiente a roda esfria, contrai e fica firme ao eixo, não tem cristo que tire, só com maçarico.  :D
« Última modificação: 19 de Outubro de 2015, 15:44:32 por silvano »
Silvano Rocha
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@erissonazevedo

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Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2015, 22:57:26
em mecânica tem uma técnica pra resolver esses problemas: acordar a rosca... enquanto tenta girar, vai batendo lateralmente no entorno do filtro.... batidas leves...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre