Autor Tópico: Tripé para foto de paisagem  (Lida 10728 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #15 Online: 24 de Outubro de 2015, 22:24:10
Aff esse é muito caro. Tb preciso de um tripé para um NX300 lente 200m, uso geral.
Mas queria que fosse pequeno e leve para levar na mochila ou a tira-colo pequenas viagens e videos em casa.
Máximo 350 pila

Se não dá para adquirir um bom tripé agora, o melhor é não comprar nenhum...pois se comprar um meia boca que vai quebrar um galho voce verá rapidamente que não presta e que foi furada comprar ele, e depois voce vai ter que desembolsar mais grana para comprar um bom tripé, ou seja a grana que vc gastou no tripé furreca não vai voltar....e se desfazer de tripé ruim é tão ruim quanto se desfazer da sogra. :D

Sempre é melhor esperar mais e juntar mais e ter algo de qualidade que vc sabe que não vai ter que se esquentar. :ok:
« Última modificação: 24 de Outubro de 2015, 22:25:34 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 25 de Outubro de 2015, 00:34:50
Se não dá para adquirir um bom tripé agora, o melhor é não comprar nenhum...pois se comprar um meia boca que vai quebrar um galho voce verá rapidamente que não presta e que foi furada comprar ele, e depois voce vai ter que desembolsar mais grana para comprar um bom tripé, ou seja a grana que vc gastou no tripé furreca não vai voltar....e se desfazer de tripé ruim é tão ruim quanto se desfazer da sogra. :D

Sempre é melhor esperar mais e juntar mais e ter algo de qualidade que vc sabe que não vai ter que se esquentar. :ok:


Eu penso justamente o contrário. Quando não tenho  o dinheiro pra comprar o melhor, compro o que dá. Tem que guardar proporções: não vou comprar uma Tekpix porque não tenho dinheiro pra comprar uma D810, mas comprei meu tripé no DX coisa de 5 anos atrás. Na época disseram que ia quebrar rápido, e até hoje tá lá inteirão.

Então, meu conselho é procurar um tripé barato sim, mas que tenha boas referências. Se não tem muita pressa, veja em lojas chinesas, que normalmente têm bons preços por produtos que vão atender bem uns 3 anos, pelo menos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Outubro de 2015, 11:47:42
Um problema que qualquer usuário pode enfrentar no futuro é precisar de assistência técnica/manutenção. Mas isso pode ser mais importante pra uns e menos para outros, depende da intensidade de utilização.

Marcas de tripé de boa qualidade que vc encontra aqui no BR com boas possibilidades de resolver problemas assistência técnica:

- Manfrotto (tenho alguns, são ótimos)
- Benro (tive no passado, é ótimo)
- Slik (tenho alguns, são ótimos)

Marcas que tbm são ótimas, mas a assistência no BR será mais difícil:

- Sirui (tenho um de carbono, que é maravilhoso)
- Digipod (tenho vários e são muito bons, melhor relação custo beneficio)
- Gitzo (nunca tive, mas ja vi vários, são ótimos)

"Vivitar" apesar de antigamente ser reconhecida na fabricação de lentes alternativas pra SLRs, atualmente me parece mais uma marca usada por algum distribuidor chinês de produtos OEM, exclusivamente para distribuição em algum mercado, tipo assim, eles resolvem colocar a marca Vivitar em algum produto relacionado à fotografia para vender no Brasil e alguns outros países porque existe um certo conhecimento dessa marca.

Bem diferente das outras marcas que citei que desenvolvem tecnologia em projetos e processos de fabricação.

Mas isso não significa que esse tripé ai que vc viu no ML seja ruim. Teria que ver de perto, e entender a sua utilização.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 25 de Outubro de 2015, 12:03:06

Eu penso justamente o contrário. Quando não tenho  o dinheiro pra comprar o melhor, compro o que dá. Tem que guardar proporções: não vou comprar uma Tekpix porque não tenho dinheiro pra comprar uma D810, mas comprei meu tripé no DX coisa de 5 anos atrás. Na época disseram que ia quebrar rápido, e até hoje tá lá inteirão.

Então, meu conselho é procurar um tripé barato sim, mas que tenha boas referências. Se não tem muita pressa, veja em lojas chinesas, que normalmente têm bons preços por produtos que vão atender bem uns 3 anos, pelo menos.

Veja a quantidade de anûncios, que inclusive aqui mesmo aparecem, vendendo tripé meia boca e fala pra mim que esses vendedores já não adquiriram um tripé bem melhor que o do anûncio. :assobi:

Os valores que vou dizer aqui são só para a explicação. ;)

O raciocínio sobre isso é: Se eu gasto agora R$350,00 com um tripé meia boca, logo depois tenho que investir mais dinheiro para comprar um tripé melhor no mercado, vou ter que ter a além dos R$350,00 já gastos, juntar mais o restante que faltava para o bom tripé. :ponder:

Então R$350,00 do primeiro ruim, mais R$350,00 que eu teria se tivesse esperado + R$200,00(vamos supor que é isso que faltava para um bom tripé), ao longo já gastei um total de R$900,00.

Entenda, como eu disse esses R$350,00 do primeiro não voltam mais e se tivesse esperado e juntado só o complemento teria um gasto total de R$550,00 em um tripé de marca, bom e confiável.

NO seu caso voce ficou com o tripé(não sei a marca ou qualidade e não sei se você tem outro), mas geralmente quem entra aqui vem sempre com essa dúvida e é a pergunta mais batida: "Qual tripé devo comprar?".

EU Felipe, não aconselharia uma pessoa novata a investir a pouca grana que tem ou não, em algo que sei que na frente não vai lhe atender bem, até porque sabemos que tudo em fotografia é caro e isso é jogar dinheiro no ralo. :ok:
Fábio Pedro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2015, 12:07:32
Não recomendo digipod, tenho um que a trava da altura da coluna central foi arrancada do corpo do tripe porque não aguentou o peso de um YN 460.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2015, 18:03:56
Não recomendo digipod, tenho um que a trava da altura da coluna central foi arrancada do corpo do tripe porque não aguentou o peso de um YN 460.
Caraca, qual o modelo desse seu tripé ai??? Pergunto porque a linha pro deles é ótima, mas to vendo no ML muito tripézinho meia boca de R$ 150,00 tipo esses Velbom e cia, tbm com a marca Digipod... esses de duzentos conto não valem nada mesmo...
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 25 de Outubro de 2015, 19:02:28
Caraca, qual o modelo desse seu tripé ai??? Pergunto porque a linha pro deles é ótima, mas to vendo no ML muito tripézinho meia boca de R$ 150,00 tipo esses Velbom e cia, tbm com a marca Digipod... esses de duzentos conto não valem nada mesmo...

A referencia já descascou, mas é dessa faixa de 200 para baixo. Pelas fotos parece muito com o 257.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2015, 19:39:34
A referencia já descascou, mas é dessa faixa de 200 para baixo. Pelas fotos parece muito com o 257.
Pois é, bem lembrado, tem que tomar cuidado na hora de comprar, a Digipod tem uma linha mais barata que não é boa, bem diferente da linha pro que tenho vários aqui, tomando pancada a anos!!! Abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2015, 19:45:20
Veja a quantidade de anûncios, que inclusive aqui mesmo aparecem, vendendo tripé meia boca e fala pra mim que esses vendedores já não adquiriram um tripé bem melhor que o do anûncio. :assobi:

Os valores que vou dizer aqui são só para a explicação. ;)

O raciocínio sobre isso é: Se eu gasto agora R$350,00 com um tripé meia boca, logo depois tenho que investir mais dinheiro para comprar um tripé melhor no mercado, vou ter que ter a além dos R$350,00 já gastos, juntar mais o restante que faltava para o bom tripé. :ponder:

Então R$350,00 do primeiro ruim, mais R$350,00 que eu teria se tivesse esperado + R$200,00(vamos supor que é isso que faltava para um bom tripé), ao longo já gastei um total de R$900,00.

Entenda, como eu disse esses R$350,00 do primeiro não voltam mais e se tivesse esperado e juntado só o complemento teria um gasto total de R$550,00 em um tripé de marca, bom e confiável.

NO seu caso voce ficou com o tripé(não sei a marca ou qualidade e não sei se você tem outro), mas geralmente quem entra aqui vem sempre com essa dúvida e é a pergunta mais batida: "Qual tripé devo comprar?".

EU Felipe, não aconselharia uma pessoa novata a investir a pouca grana que tem ou não, em algo que sei que na frente não vai lhe atender bem, até porque sabemos que tudo em fotografia é caro e isso é jogar dinheiro no ralo. :ok:
Essa conta e raciocínio que vc fez ta super correta, se o cara vai permanecer na fotografia, a melhor forma de investir é seguindo esse caminho. No passado ja cometi o erro de comprar coisa meia boca, e depois perder dinheiro. Resta saber se o cara que ta iniciando tem cacife pra acreditar nisso.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 25 de Outubro de 2015, 21:06:38
Veja a quantidade de anûncios, que inclusive aqui mesmo aparecem, vendendo tripé meia boca e fala pra mim que esses vendedores já não adquiriram um tripé bem melhor que o do anûncio. :assobi:

Os valores que vou dizer aqui são só para a explicação. ;)

O raciocínio sobre isso é: Se eu gasto agora R$350,00 com um tripé meia boca, logo depois tenho que investir mais dinheiro para comprar um tripé melhor no mercado, vou ter que ter a além dos R$350,00 já gastos, juntar mais o restante que faltava para o bom tripé. :ponder:

Então R$350,00 do primeiro ruim, mais R$350,00 que eu teria se tivesse esperado + R$200,00(vamos supor que é isso que faltava para um bom tripé), ao longo já gastei um total de R$900,00.

Entenda, como eu disse esses R$350,00 do primeiro não voltam mais e se tivesse esperado e juntado só o complemento teria um gasto total de R$550,00 em um tripé de marca, bom e confiável.

NO seu caso voce ficou com o tripé(não sei a marca ou qualidade e não sei se você tem outro), mas geralmente quem entra aqui vem sempre com essa dúvida e é a pergunta mais batida: "Qual tripé devo comprar?".

EU Felipe, não aconselharia uma pessoa novata a investir a pouca grana que tem ou não, em algo que sei que na frente não vai lhe atender bem, até porque sabemos que tudo em fotografia é caro e isso é jogar dinheiro no ralo. :ok:

O raciocínio está correto. Mas eu também acho que o meu está...

De maneira alguma eu recomendaria comprar sem pesquisar. No meu caso, o tripé que eu comprei custou 55 dóalres em uma época em que o dólar custava 2,10 reais. Além disso, fui atrás de um cuja cabeça tinha pra reposição (10 dólares, a saber. Além disso, a cabeça da Manfrotto é intercambiável com o meu tripé). Nunca tive dor de cabeça, então minha experiência é boa neste sentido.

Justamente pra pessoa novata, eu não recomendaria o melhor do mercado, pra nada. Essa pessoa pode estar empolgada no momento mas, da mesma maneira que não acho que ela precise começar com uma full frame, também acho que não precisa começar com um tripé muito caro.

Se a diferença entre o melhor e o pior fosse pequena, eu daria plena razão ao seu raciocínio. Mas acho que por uma boa diferença, eu recomendaria o mais barato. O difícil é acertar o quão barato se consegue comprar um bom tripé.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2015, 10:11:42
O raciocínio está correto. Mas eu também acho que o meu está...

De maneira alguma eu recomendaria comprar sem pesquisar. No meu caso, o tripé que eu comprei custou 55 dóalres em uma época em que o dólar custava 2,10 reais. Além disso, fui atrás de um cuja cabeça tinha pra reposição (10 dólares, a saber. Além disso, a cabeça da Manfrotto é intercambiável com o meu tripé). Nunca tive dor de cabeça, então minha experiência é boa neste sentido.

Felipe não disse que seu modo de pensar tá errado, longe de mim, mas há de convir comigo sobre isso que expliquei, e o ponto que você bateu sobre o preço do Dolar está certo "foi-se a época do Dolar R$2,10"... :(


A pessoa tem que primeiro pensar no seu bolso, se ela quer o tripé meia boca porque tem dinheiro só pro tripé meia boca....compra então, mas depois não chora....há aqui no MF quem até defenda que é melhor um tripé meia boca para ter alguma estabilização, do que não ter nenhum e nehuma estabilização ou ficar usando aqueles beans bag, e falo isso até mesmo porque eu já disse isso aqui uma vez e nunca estive tão enganado, até ver na prática o diferencial de um tripé bem firme, cara isso é uma coisa que é só experimentando e tomando no ... que vc aprende. :D


Citar
Justamente pra pessoa novata, eu não recomendaria o melhor do mercado, pra nada. Essa pessoa pode estar empolgada no momento mas, da mesma maneira que não acho que ela precise começar com uma full frame, também acho que não precisa começar com um tripé muito caro.

Bom se a pessoa tem posse para bancar essa brincadeira acho que deve comprar sim o melhor, é melhor do que fazer a escalada de câmeras de entrada para câmeras mais robustas até fullframe, porque vai incidir nisso ai que eu já disse, o cara compra uma D3100 na emplogação porque é o que dava com a grana disponível, daqui 6 meses já quer uma D7200 ou logo uma D800. Dúvido ele conseguir o valor da D3100 devolta, mesmo dizendo que ela tem sei lá 7k o valor cai ai uns 20%, 30% ou mais que isso.

O problema de quem começa a fotografar é achar que a câmera e as lentes  são o fator principal, e ainda não entendem que a técnica de fotografia é o que importa primeiro, lógico que ela tem que ter alguma DSLR para começara treinar e mesmo assim não é fundamental ter uma DSLR.

E porque tem que começar com uma D3100?, ou porque tem que ser com uma D800? Não importa!, o que antes importa é a pessoa saber o que ela vai querer fazer na fotografia(Newborn, Estúdio, Vida Selvagem, reporter fotográfico, etc...),então já compra aquela que ela sabe que vai lhe atender no que pretende fazer dentro da fotografia.

Eu por exemplo, sou amador, e uso minha DSLR de forma amadora, só uso para meu prazer, por gostar de fotografia, e só compraria uma Fullframe para lazer se eu ganhar na Megasena :D, mas enquanto isso não acontece, eu quero ver se ainda chego numa D7100 ou D7200, sem pressa, e porque quero trocar? Por questão estética, hoje eu sei que a D7100 ou D7200, lida bem melhor com o ruído do que a D5100, e pretendo trocar por essa questão estética e por limitações de controles da D5100, mas me mantendo ainda dentro do formato DX, senão terei que vender  todas as minha lentes DX também e comprar lentes para fullframe.


Citar
Se a diferença entre o melhor e o pior fosse pequena, eu daria plena razão ao seu raciocínio. Mas acho que por uma boa diferença, eu recomendaria o mais barato. O difícil é acertar o quão barato se consegue comprar um bom tripé.

É por isso que dei esse toque, porque a diferença é alta e quem tem remuneração mediana aqui no Brasil e ainda tem família para sustentar, não pode ficar fazendo troca-troca toda hora, até mesmo se a pessoa comprar na empolgação e depois ver que o que comprou suado, abrindo mão de outras coisas, não lhe atende como deveria, a pessoa fica frustrada logo de cara.

Eu dei meu toque e tentei aqui passar minha vivência com tripés(Já tive 2 meia-boca)e voce tá fazendo o mesmo, passando sua experiência, mas quero deixar aos novatos a opção de pensar primeiro e bem e só depois decidir o que vai optar. :ok:
Fábio Pedro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 28 de Outubro de 2015, 02:30:25
Eu dei meu toque e tentei aqui passar minha vivência com tripés(Já tive 2 meia-boca)e voce tá fazendo o mesmo, passando sua experiência, mas quero deixar aos novatos a opção de pensar primeiro e bem e só depois decidir o que vai optar. :ok:

Isso é absolutamente correto!

E, sinceramente, pode ser que eu esteja perdendo alguma coisa usando um tripé meia boca. Acho que nunca perdi foto por causa do tripé, mas tenho que concordar que, por exemplo, a altura dele não seja apropriada à minha estatura. O ato de fotografar fica mais difícil. Então, se o conforto for um fator importante, deve ser colocado na conta também. Assim como a expectativa de qualidade. No final das contas, a gente recebe pelo que paga.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #27 Online: 28 de Outubro de 2015, 09:26:38
Isso é absolutamente correto!

E, sinceramente, pode ser que eu esteja perdendo alguma coisa usando um tripé meia boca. Acho que nunca perdi foto por causa do tripé, mas tenho que concordar que, por exemplo, a altura dele não seja apropriada à minha estatura. O ato de fotografar fica mais difícil. Então, se o conforto for um fator importante, deve ser colocado na conta também. Assim como a expectativa de qualidade. No final das contas, a gente recebe pelo que paga.

Não é só pela altura e o conforto, voce sabe disso. ;)
Fábio Pedro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 28 de Outubro de 2015, 13:10:27
Não é só pela altura e o conforto, voce sabe disso. ;)

Pior que não. Fora a altura, não tenho reclamação do meu tripé xing-ling. Justamente por isso acho que vale a pena.

Ainda tem a questão do desapego. Eu sou muito menos apegado ao meu tripé de 60 dólares que seria por um de 300...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Outubro de 2015, 14:33:03
Como se ve, essa questão é muito pessoal mesmo, vários pontos de vista, e muita informação e raciocínio interessante dos colegas, que só engrandecem este fórum.

Apenas para complementar com minha experiência, eu gostaria de colocar o seguinte.

Foto de paisagem demanda muita técnica e bons equipamentos. Muitas vezes o colega vai se deparar com as questões técnicas que estão nos limites da exposição, como a exposição em baixa velocidade, ou ainda com a qualidade que está atrelada à latitude dos equipamentos digitais, qualidade essa que tem ligação direta com os ISOs menores. Nem vou falar de outras questões como tamanho de sensor e outras coisas que são importantes para foto de paisagem porque o caso aqui é do tripé.

Quero lembrar tbm das condições adversas de se fotografar em locais abertos, como por exemplo o vento, que balança mesmo os equipamentos.

Então, o que posso recomendar para o colega, é um tripé com ótima estabilidade, tanto na cabeça quanto nas pernas e estrutura. E pra ser estável ele precisa ser parrudo, relativamente pesado e ter boa absorção às vibrações, normalmente esses equipamentos são mais caros!!!

« Última modificação: 28 de Outubro de 2015, 14:35:17 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.