Autor Tópico: Lentes Macro  (Lida 2152 vezes)

patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Online: 20 de Outubro de 2015, 09:59:54
Pessoal,

Um amigo me questionou sobre lentes macro para fotografia de dentes (Ele é dentista  :assobi:)
Eu nunca usei lentes macro, e fique de dar uma pesquisada pra ele.
O que vocês me dizem das lentes macro da Canon ?
Li alguns post sobre a 60mm e a 100mm, mas ficam empatadas...
Não sei se estou enganada, mas a 100mm seria melhor pra ele, pois não precisaria ficar tão próximo da boca do cliente ?  Ou não ...???
Ou será que uma 60mm numa cropada aceitaria uma distância razoavel ?
Ele ainda não tem câmera, e eu estou pensando em indicar pra ele uma T3i ou mesmo uma 60D usada...
Gente, me ajuda aí...  :ok:
Valeu !!!
 



Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2015, 10:42:36
As duas são excelentes. Usei durante muito tempo uma 60mm, com ótimos resultados. Em relação à distância, a diferença não é muito grande, apenas uns 5 cm. A vantagem da 60mm é ser menor e menos pesada, mas também não há uma grande diferença. Qualquer câmera serve (eu ainda uso uma 40D para meu trabalho "profissional", ou seja, fotografar olhos de animais), mas é importante que ele tenha um iluminador ou um flash circular.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2015, 11:45:23
Também não tenho experiência alguma com macros, mas acho que está no caminho certo pela descrição do trabalho...

O que posso comentar é sobre um conhecimento básico de que a EF-S 60mm Macro é a versão para cropadas das 100mm macro para full-frame, ou seja, terão o mesmo ângulo equivalente em seus respectivos sistemas.

Acredito que essa 60mm seja o suficiente sim em termos de alcance/ângulo e seria a minha indicação junto a qualquer Rebelzinha e algum sistema de iluminação, lembrando que em macro acabará usando aberturas menores para não reduzir muito a profundidade de campo e, consequentemente, precisará de mais luz.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2015, 12:22:52
Pensando em um fator de crop de 1.5-1.6, a 100mm ficaria muito fechada, não?
Canon


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2015, 12:29:03
...
 Qualquer câmera serve (eu ainda uso uma 40D para meu trabalho "profissional", ou seja, fotografar olhos de animais), mas é importante que ele tenha um iluminador ou um flash circular.
Bretas, o que vc indicaria a respeito de iluminador ou flash circular ?  Meu amigo é totalmente leigo... e eu não conheço esse tipo de equipamento.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2015, 12:37:52
http://fotografiadigitalodonto.blogspot.com.br/2009/11/saudosa-dental-eye.html?m=1

De uma olhada no link acima... no passado existiu uma câmera exatamente com este objetivo.

Talvez consiga extrair alguma informação do artigo sobre a câmera ou no próprio site que fala sobre o tema.

Boa sorte
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2015, 13:05:42
Eu trabalho com um Canon 14EX, mas há Youngnuo similar bem mais barato. Quanto aos iluminadores, não tenho nenhuma experiência, mas há alguns bem baratos por ai. Melhor seria se ele conseguisse um emprestado para testar, evitando desperdício de dinheiro.


JulioRJ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2015, 05:33:50
se ele nao quer ficar muito próximo do cliente, pode tentar com uma distância focal maior como uma 70-300 + anéis de macro.

no meu caso como uso muito pouco (só pra detalhes de festas, alianças, maquiagem etc) os anéis me atendem bem. uso uma 135mm manual com anéis, fica bem legal e nao preciso ficar colado em cima. só é meio chato ficar trocando os anéis no começo. mas depois de um tempo você já sabe o que vai querer e coloca o anel certo de primeira.

uma outra coisa que eu tenho vontade de fazer um dia é esse hack:
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2015, 06:49:36


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2015, 10:12:23
Tive a 100 Macro USM da Canon, lente muito boa, só troquei pela 105 OS da Sigma por causa do OS de 4 pontos (maravilhoso) e da nitidez um pouco melhor. O dentista deve usar a câmera fixada num tripé ou similar, então a 100 ou 60mm devem ser mais do que suficientes. Eu recomendaria (por conhecer) a 100mm, ou até essa 105mm OS Macro da Sigma, pois a DF é maior, então pode ficar mais longe da boca dos clientes. Abraços!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2015, 10:14:41
Existe outra opção que muitos esquecem...

http://www.bhphotovideo.com/c/product/12145-USA/Canon_2537A003_50mm_f_2_5_Compact_Macro.html

Essa lente é muito boa, sim, mas lembrando que ela não é macro 1:1 como a 60mm ou a 100mm da Canon (para ser macro, precisa comprar mais um adaptador, que acaba deixando o set mais caro), e 50mm não é muito bom para dentista, pois para ter a mesma magnificação, tem que chegar mais perto ainda da boca do cliente. Abraço.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2015, 10:51:45
Essa lente é muito boa, sim, mas lembrando que ela não é macro 1:1 como a 60mm ou a 100mm da Canon (para ser macro, precisa comprar mais um adaptador, que acaba deixando o set mais caro), e 50mm não é muito bom para dentista, pois para ter a mesma magnificação, tem que chegar mais perto ainda da boca do cliente. Abraço.

Aliás, a 50mm Compact Macro (US$299) mais o Life Size converter (US$269) acabam custando mais caro que a 100 USM Macro (hoje US$549). Não pensei que o converter da 50mm Macro fosse tão caro:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/12311-USA/Canon_2818A004_Life_Size_Converter_EF.html

Acho que a melhor escolha é a 100mm Macro USM, ou em último caso a 60mm, que tá até mais barata. Abraço!

Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!