Autor Tópico: Foco noturno Canon 7D  (Lida 1905 vezes)

Larsen

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 21 de Outubro de 2015, 13:21:52
Olá Pessoal,

Sou novo no fórum, e gostaria de saber quais recursos a Canon 7D tem pra ajustar o foco a noite, sabendo que o foco automático se perde sem iluminação. Já vi aqueles sensores infravermelho saindo do rádio transmissor do flash externo pra ajustar o foco a noite, apesar de ter um, não sei como fazer pra acionar esse sensor.
Desde já, agradeço.

Obrigado
Francis


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2015, 16:15:25
Olá Pessoal,

Sou novo no fórum, e gostaria de saber quais recursos a Canon 7D tem pra ajustar o foco a noite, sabendo que o foco automático se perde sem iluminação. Já vi aqueles sensores infravermelho saindo do rádio transmissor do flash externo pra ajustar o foco a noite, apesar de ter um, não sei como fazer pra acionar esse sensor.
Desde já, agradeço.

Obrigado
Francis

Não posso dizer especificamente sobre a 7D pq não tenho, mas eu diria que não conheço nenhuma câmera que tenha um ajuste específico pra de noite.

Por isso que os flashs tem esse laser pra ajudar no foco, já usei algumas vezes e é bem útil quando se tem pouca iluminação ou quando está fotografando a balada de um casamento, por exemplo.
Na minha câmera vc tem como ativar ou desativar essa luz lá nos menus de Custom Function se não me engano. A opção deve ter um nome parecido com AF Assist Beam

Edit: pra quem usa flash fora da câmera, tem alguns disparadores que tem essa luz também
« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 16:15:57 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Larsen

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2015, 16:43:34
Obrigado pelo retorno  :)
Tenho um flash Yongnuo 600EX, sei que ela tem esse feixe de luz pra ajustar o foco em locais de pouca luz.
Na Canon 7D não achei esse recurso que vc citou :(

Abraço
Francis


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2015, 16:50:19
É pra ser alguma opção desse tipo:



Dá pra vc ligar ou desligar pelo flash tbm, mas aí tem q dar uma olhada no manual.
Se estiver ativo em ambos e mesmo assim não estiver disparando, aí pode ser problema no flash =/
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Larsen

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2015, 17:00:59
Como faço pra incluir uma imagem? vou mandar a tela pra você.

Att
Francis


JulioRJ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2015, 14:01:01
acho mais interessante focar manualmente mesmo no escuro.

depois que passei a usar lentes antigas, descobri o quanto é fácil se livrar do foco automatico. algumas vezes é mais rápido e pratico focar manualmente do que ficar procurando foco pelo AF, mesmo com luz... na minha opinião.
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2015, 15:22:23
acho mais interessante focar manualmente mesmo no escuro.

depois que passei a usar lentes antigas, descobri o quanto é fácil se livrar do foco automatico. algumas vezes é mais rápido e pratico focar manualmente do que ficar procurando foco pelo AF, mesmo com luz... na minha opinião.
Verdade, com a T3i que tinha Live View eu focava muito rápido com lentes antigas, só dar zoom digital 5x que já era.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2015, 16:15:16
acho mais interessante focar manualmente mesmo no escuro.

depois que passei a usar lentes antigas, descobri o quanto é fácil se livrar do foco automatico. algumas vezes é mais rápido e pratico focar manualmente do que ficar procurando foco pelo AF, mesmo com luz... na minha opinião.

Dependendo da situação, se não tiver essa luz de auxilio ao foco, é mais negócio ir na mão mesmo.
Só que eu não me arrisco a fazer isso num casamento por exemplo  :hysterical:

Como faço pra incluir uma imagem? vou mandar a tela pra você.

Att
Francis

Sua imagem tem que estar hospedada em algum lugar na Web (PostImage, Imageshack, Flickr, etc...) e aí vc coloca a URL da imagem entre as tags '[ img ]'[ /img ]' (sem as aspas)
« Última modificação: 23 de Outubro de 2015, 16:17:30 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2015, 11:25:15
Se você não quiser usar o flash, compra um transmissor ST-E2. Ele serve pra disparar o flash remotamente, mas eu usava para fotografar shows, visto que ele emitia a luz auxiliar IR e eu não precisava montar um flash na câmera.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2015, 11:58:52
Outra opção é o 622C da Yongnuo, ele tem aquela luz auxiliar que joga um padrão "laser" na região central do quadro.