Autor Tópico: Primeiras impressões da lente Yongnuo YN EF 35mm f2.0  (Lida 46633 vezes)

sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Outubro de 2015, 20:43:11
Boa noite pessoal,
Ontem minha Yongnuo YN EF 35mm f2.0 chegou!
Cerca de 24h com a lente não é tempo suficiente para conhecê-la bem, mas creio que já posso postar minhas primeiras impressões. Futuramente pretendo completar esse tópico com um review mais aprofundado.

1- História
A YN EF 35mm f2.0 é fabricada pela Yongnuo, famosa por seus flashs low cost (mas nem por isso ruins) e por seus outros produtos de iluminação.
A YN35 é uma lente híbrida, tendo o projeto óptico baseado na veterana Canon EF 35mm f2.0 e o corpo baseado na Canon 50mm f1.8 II. Creio que essa combinação inusitada tem por objetivo reduzir os custos de produção da Yongnuo, pois ela também fabrica um clone da Canon 50mm f1.8 II, sendo assim, ela precisa investir somente em um projeto de corpo para duas lentes. Isso traz um inconveniente que explorarei mais abaixo.

2- A lente
A lente parece melhor construída que a 50mm 1.8 da Canon, mas é visível o uso extensivo de plástico.
A serigrafia é bem feita, sem letras borradas ou tortas. Isso realmente me surpreendeu.
O diâmetro da rosca do filtro é de 52mm, apesar de que essa informação não está presente em nenhuma parte do corpo da lente.
A lente é bastante leve, mas ainda assim mais pesada que a 50mm 1.8 da Canon.

IMG_3578 by Gabriel Gomes, on Flickr

IMG_3579 by Gabriel Gomes, on Flickr

Uma grata surpresa foi a baioneta de metal, muito bem construída e de encaixe perfeito na câmera:
IMG_3581 by Gabriel Gomes, on Flickr

Abaixo segue uma comparação com a Canon 50mm. As duas lentes são muito parecidas!
IMG_3582 by Gabriel Gomes, on Flickr

Vista de lado, podemos ver o efeito do uso do mesmo corpo da Canon 50mm no conjunto óptico da 35mm: Quando na distância mínima de foco, o bloco óptico NÃO recua completamente para dentro do corpo, o que esteticamente não fica legal...

IMG_3583 by Gabriel Gomes, on Flickr

3- Características

Motor de foco: É barulhento assim como a 50mm Canon, apesar do som mais grave. A velocidade de foco é semelhante a 50mm Canon. Ela caça algumas vezes, assim como as outras lentes baseadas nessa solução de foco.

Anel de foco: Basicamente o mesmo da 50mm Canon: Pouca área de contato e operação muito "solta"

Iris: A íris de 7 lâminas parece muito bem construída. Preciso testar melhor o bokeh, mas dizem ser melhor que o da 35mm Canon.
IMG_3585 by Gabriel Gomes, on Flickr

4- Qualidade de imagem
Bom, por enquanto só pude fazer alguns testes, mas já pude perceber os pontos expostos abaixo.
As fotos foram feitas com uma Canon 5D Classica, luz natural da manhã e as fotos foram exportadas sem nenhum tipo de ajuste.

4.1- YN 35mm @ f2.0
- Com a lente toda aberta em f2.0, é possível perceber a formação de vinheta e uma perda de resolução, mesmo na minha 5D, que tem um sensor de baixa densidade.
IMG_3568 by Gabriel Gomes, on Flickr

4.2- YN 35mm @ f2.8
- Fechando a lente pra 2.8, ainda existe vinheta, mas bem menos pronunciada. A resolução melhora bem e creio que esse é o ponto inicial de uso da lente, sem perdas consideráveis.
IMG_3570 by Gabriel Gomes, on Flickr

4.3- YN 35mm @ f4.0
- Nesse ponto, a vinheta praticamente desaparece e a lente alcança uma resolução muito boa, sem grandes perdas, mesmo avaliando a imagem a 100%
IMG_3574 by Gabriel Gomes, on Flickr

4.4- Canon 18-55 @34mm f4.5
- Apenas para comparação, incluí uma foto da 18-55. Como a 18-55 está adaptada para full frame, é possível ver uma vinheta pronunciada, que peço que ignorem. O importante é comparar o poder de resolução e a reprodução de cores da lente.
A 18-55 ganha em poder de resolução em relação a YN 35mm, mas isso não quer dizer que a YN 35mm seja ruim.
IMG_3576 by Gabriel Gomes, on Flickr

Bom, como veredito final, gostei da reprodução de cores da YN 35 mm e do seu poder de resolução a partir de f4.

5- Usando a lente
A lente é bastante leve e, apesar do problema do bloco óptico não ser completamente recolhido, fez um bom par com a 5D, sendo uma opção muito boa para fotografia de rua.
No final de semana terei a oportunidade de testar melhor a lente e postarei fotos em situações diversas.

IMG_3602 by Gabriel Gomes, on Flickr

IMG_3604 by Gabriel Gomes, on Flickr

6- Preço e considerações finais

Eu paguei US$97.00 com frete no Aliexpress em meados de agosto, o que deu cerca de R$360,00.
A lente chegou em meados de outubro, portanto foram 2 meses de espera.
Fui taxado, mas o vendedor declarou como US$15.00, o que gerou um imposto total de R$70,00.
Sendo assim, o custo total da lente ficou em R$430,00.

Sobre o valor, certamente é uma boa opção para quem quer experimentar o mundo da 35mm, tendo em vista que  a Canon 35mm f2 antiga está  por volta de R$1000,00 usada.
Talvez, se os 5mm não fizerem diferença, seja melhor investir em uma Canon 40mm 2.8, que é encontrada nova por cerca de R$700,00 e tem qualidade de imagem superior. Digo isso pois se eu fosse taxado pelo valor nominal da lente, certamente ela iria sair por cerca de R$700,00, tornando a sua compra muito menos vantajosa.

Quanto a qualidade de imagem, ela ficou dentro do esperado para uma lente nessa faixa de preço.
Gostei bastante da reprodução de cores e da resolução a partir de f4.0
Preciso analisar outros parâmetros como bokeh e AC, mas por enquanto, estou bastante satisfeito com a aquisição.

Abraços

Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2015, 21:42:11
Então aquela parte que se move quando foca nunca recolhe totalmente?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:22:27
 >:(
Então aquela parte que se move quando foca nunca recolhe totalmente?
Exatamente. Certamente uma consequência da economia no projeto.
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:55:05
Hum, provavelmente para caber a ótica da 35mm no corpo da 50.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2015, 23:31:50
Baseado nas fotos que você colocou, tem uma boa qualidade de imagem a primeira vista.
Mas como disse, a 40mm f/2.8 STM é uma concorrente direta e de peso.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2015, 23:53:15
Baseado nas fotos que você colocou, tem uma boa qualidade de imagem a primeira vista.
Mas como disse, a 40mm f/2.8 STM é uma concorrente direta e de peso.
Difícil concluir qualquer coisa mas a 40 mostra resultados bem mais consistentes.

Percebi que em f/2.0 é bem sofrível na ressolução, mesmo no centro. Vou esperar postar mais fotos e impressões.

Parabéns por esse review.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2015, 23:55:39
A propósito, já linkei esse tópico lá nas referências de pesquisa no tópico fixo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


JulioRJ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2015, 09:25:54
interessante... mas acho que só vou formar minha opinião sobre as lentes YN daqui alguns bons anos, se elas ainda estiverem por aí funcionando, beleza.
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:11:01
Difícil concluir qualquer coisa mas a 40 mostra resultados bem mais consistentes.
Percebi que em f/2.0 é bem sofrível na ressolução, mesmo no centro. Vou esperar postar mais fotos e impressões.

Sim Thales, mas quando disse que a "40mm STM é concorrente de peso", foi mais pelo preço da 35mm da YN (97 dólares convertidos em reais, tomando como base o dólar paralelo + comissão dos vendedores da Paulista), sai o mesmo que a Canon (mas que apresenta resultados melhores no acabamento e imagem). Foi neste sentido... :D :ok:


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2015, 15:03:37
Que bizarro o lance do elemento ótico frontal. Eu usei a mesma lente na PhotoImage (a YN levou alguns exemplares) e ela não ficava assim pra fora. Digo, não com esse tanto de corpo pra fora. Será que não rolou uma falha de controle de qualidade?  :ponder: :ponder:

Até mesmo nas fotos da lente que rodam o Google não tem o tanto que fica pra fora do seu exemplar:




Mesmo o vídeo da DigitalRev não tem esse corpo todo pra fora.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2015, 15:43:55
Baseado nas fotos que você colocou, tem uma boa qualidade de imagem a primeira vista.
Mas como disse, a 40mm f/2.8 STM é uma concorrente direta e de peso.

Sim, ainda preciso fazer mais testes, mas apesar da questão da resolução quando toda aberta, a qualidade de imagem parece boa.
Eu faço questão dos 5mm a menos e por isso optei pela 35. Acho a 40 mais próxima da 50mm do que da 35mm.


Difícil concluir qualquer coisa mas a 40 mostra resultados bem mais consistentes.

Percebi que em f/2.0 é bem sofrível na ressolução, mesmo no centro. Vou esperar postar mais fotos e impressões.

Parabéns por esse review.

A propósito, já linkei esse tópico lá nas referências de pesquisa no tópico fixo.

Obrigado!!! Em breve postarei mais fotos


Que bizarro o lance do elemento ótico frontal. Eu usei a mesma lente na PhotoImage (a YN levou alguns exemplares) e ela não ficava assim pra fora. Digo, não com esse tanto de corpo pra fora. Será que não rolou uma falha de controle de qualidade?  :ponder: :ponder:

Até mesmo nas fotos da lente que rodam o Google não tem o tanto que fica pra fora do seu exemplar:


Mesmo o vídeo da DigitalRev não tem esse corpo todo pra fora.

De fato, nas minhas fotos ele está mais pra fora do que a posição mínima, mas mesmo assim, achei uma falha o elemento central não se retrair totalmente quando em foco mínimo.

Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2015, 21:12:25
Seguem algumas fotos de atualização que fiz ontem a noite:

1 - Iris bem fechada, em f10, para mostrar o efeito da iris de 7 lâminas em fontes de luz pontuais.
Gostei bastante! Além disso, quando bem fechada, a lente se torna bem nítida.

IMG_3606 by Gabriel Gomes, on Flickr

2 - Teste de bokeh com ela totalmente aberta (f2.0)
Ela gera um padrão bem interessante. Pena que em abertura máxima a nitidez seja bastante prejudicada

IMG_3607 by Gabriel Gomes, on Flickr

3 - Teste de bokeh em f2.8
IMG_3608 by Gabriel Gomes, on Flickr

4 - Teste de bokeh em f4.0
IMG_3609 by Gabriel Gomes, on Flickr

Por favor, se houver alguma situação específica que queiram avaliar a lente, me digam.
Abraços
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2015, 21:24:03
Contra luz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sandro bello

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2015, 14:06:32
vale comprar lente yongnuo 35mm f2???


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2015, 14:44:12
acho que já tem tópico falando dessa lente
inclusive comparando ela com a sua "irmã  mais velha" da canon.

e a conclusao no tópico foi que a da canon é superior, mas a diferenças é tão pequena que pelo preço da yongnuo ela vale mais a pena. questao de custo benefício
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot