Autor Tópico: vc sente ou sentia vergonha de fotografar em alguns lugares  (Lida 5391 vezes)

costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #45 Online: 13 de Novembro de 2015, 00:41:46
interessante sua história, desista não, eu mesmo to apostando meu futuro nisso...ainda sou um mero amador...to estudando e estudando.

eu também continuo estudando fotografia. Pra ano que vem tem projeto fotográfico sendo posto em prática. Vai ter que dar certo  :ok:
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 13 de Novembro de 2015, 11:18:27
Nem preciso dizer que me identifico muito com esse tópico. Comecei com Street Photography ha uns 03 anos atras, alem de todos grandes Street Photographers, um trabalho fantástico que me inspirou muito foi o do Brandon Stanton do HONY (Humans Of New York) que eu tive o prazer de encontra-lo algumas vezes por NYC. Boa parte do meu trabalho eu tirei nos USA em cidades que eu morei, sendo NYC a minha favorita. Pra quem curte Street NY tem tudo o que você gosta, segurança, diferentes culturas, todas classes sociais e tudo mais, é literalmente o paraíso para os Street Photographers. Duas grandes diferenças entre lá e aqui são, em primeiro lugar a violência e em segundo o costume das pessoas em ver fotógrafos pelas ruas, isso faz com que vc fotografo não se sinta um peixe fora d'agua. Pra quem esta começando, street photography é uma situacao realmente amedrontadora, como você vai tirar uma foto de uma pessoa que nunca viu na vida? sem falar nada.... simplesmente apontar e tirar? Acredito que essa é a grande barreira entre não tirar a foto ou eternizar um momento do cotidiano das pessoas.
Quando retornei para o Brasil, 02 meses atras, fiquei me perguntando se eu conseguiria reproduzir com a mesma qualidade aquilo que eu fazia la fora. Essa foi a grande questão, eu fiquei pensando sobre os assaltos, sobre a personalidade dos brasileiros em achar que alguém tirando fotos na rua deve ser um pervertido ou que esteja entrando em seu espaço pessoal e diversas outras coisas. O que tive como respostas pra todas essas perguntas foi, "se você não for pra ruas e tirar fotos você realmente não vai ser assaltado, não vai ser agredido por alguém, porem você vai ter perdido todas as oportunidades de fotos incríveis que podem ser tirar aqui SP (minha cidade por exemplo)".
Levando isso em conta coloquei algumas regras pro meu trabalho, não fotografo crianças, sempre preciso estar visível pro fotografado, nunca ando por lugares que não são movimentados  e não fotografo a noite.
Acho que seguindo essas regras o numero de problemas é reduzido drasticamente.
Com relação ao medo e vergonha de fotografar isso só você pode resolver, você deve colocar algumas metas e traçar um caminho de como vai alcança-las.
Algumas dicas:
-Não fotografe crianças;
-Não fotografe uma mulher de costas por exemplo;
-Utilize fones de ouvido enquanto fotografa, isso vai desmotivar as pessoas a virem falar com você....reclamar...etc;
-Comece em lugares muito movimentados, isso vai ajudar a você se camuflar no ambiente;
-Em fotografia de rua menos é mais, prefira lentes e câmeras pequenas, sem flash, sem mochilas gigantes, sem tripés, sem alça da nikon/canon. Quanto menos chamativo você for melhor;
-Antes de sair pra fotografar tome pelo menos uma semana caminhando pelo local, conheça o tipo de pessoa que passa por ali, como é o movimento, se tem policiamento por perto e todos esses outros fatores;
-Conheca muito bem a sua câmera/lente, em street photography um determinado momento é o que vai diferenciar um snapshot de uma fotografia incrível.
-Deixe sua câmera sempre pronta pra fotografar, ajuste-a previamente conforme o local que esta.
-Leve baterias extras
-Pense muito bem na composição da foto, eu por exemplo sempre tento colocar no mínimo 03 elementos em cada frame.
-Leve umas frutas/barras cereal pra comer
-por ultimo... DEIXE O MEDO EM CASA E SAIA PRA FOTOGRAFAR. (o máximo que pode acontecer é você ser assaltado, tomar uma facada/tiro, ser agredido...etc..  :D Eu amo o Brasil!)

Caraca escrevi demais, bom essa é minha contribuição por autor e pra todos que estão participando do tópico, apenas o pouco que sei sobre Street Photography. Quem sabe um dia não me torno um John Free ou Bruce Gilden da vida rsrsrs.

« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 11:18:48 por guinicholas »
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D