Autor Tópico: Dúvida impressão das fotos  (Lida 1378 vezes)

Xasper

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 24 de Outubro de 2015, 00:03:21
Pessoal, não entendo nada de fotografia, portanto peço para analisarem o caso e me responderem se isso é normal ou não.

Tinha uma foto, montada num quadro (foto revelada em fotógrafo, em preto e branco) normalmente, tinha o vidro, a foto em papel fotográfico comum, e atrás da foto um papelão normal encontrado em todos os quadros.

Ocorre que após anos precisei desmontar esse quadro para fazer uma cópia da foto, já que não possuo mais o negativo.

Assim, ao desmontar, notei que apareceu uma imagem da foto, no papelão que estava atrás dela.

Notem que a foto estava virada na direção oposta ao papelão.

Este tipo de transferência de imagem é normal?? Só através da luz que possa ter passado pelo foto a mesma foi impressa no papelão???

Desde já agradeço a quem puder me explicar como isso é possível, entenderia se a foto estivesse virada pro papelão, mas ela estava repito, virada pro vidro, e o papel fotográfico é grosso, pra permitir a passagem de luz artificial, cerca de 40 watts (potência da lâmpada da sala onde o quadro estava), já que este quadro nunca foi exposto a luz do sol.

« Última modificação: 24 de Outubro de 2015, 00:09:24 por Xasper »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2015, 14:07:11
Que interessante!
Vc tem alguma foto do quadro e deste fenomeno para a gente ver? hehe


Xasper

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2015, 15:39:08
Que interessante!
Vc tem alguma foto do quadro e deste fenomeno para a gente ver? hehe

Não é meu interesse dizer que é um fenômeno, queria saber se é possível a transmissão de imagem via efeito de luz só isso.

Estou tentando achar uma explicação lógica, por que pode ter certeza que o que eu postei é a verdade, sem nenhum tipo de sensacionalismo.

Como disse, não entendo nada de fotografia, das reações químicas que são executadas no papel fotográfico, só achei muito estranho, o fato da imagem da foto aparecer atrás no papelão.

Na verdade não é bem a imagem, é mais pro negativo da imagem, já que só aparece os contornos da imagem como uma descoloração mais clara no papelão. 

Só não postei as imagens, por que estou sem scanner em casa, quando tiver um disponível vou postar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2015, 19:23:58
Se levar em conta que a luz (talvez UV) tende a debotar cores que ficam por muito tempo expostas a ela...

E levar em conta que as partes mais claras da imagem atravessa mais luz do que as paste mais escuras, que bloqueiam mais a luz.

Podemos concluir que eh algo perfeitamente possivel.

Na verdade, muitos fotografos usam papel positivo como negativo (por economia por exemplo, ou pelo "ISO" bem baixo). E com esse papel que fez a foto apos obter a imagem negativa, faz impressao a luz a contato, igual se faz com pelicolas. A diferenca eh que o papel eh mais prosso e o tempo deexposicao a luz para se fazer a impressao e mais longa, do que usando filme negativo. E usam papel RC que nao contem nada que atrapalhe a luz a atravessar o papel, diferente de papeis de fibra.

Na pior da shipoteses, o papel mallavado contendo algumas quimicas e residuos deprata, pode ter contamonado o papelao no findo tambem, ajudando a transferencia da imagem.

Mas mesmo que essa contaminacao quimica nao tenha acontesido, eh ainda possivel como descrevi no inicio.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2015, 19:31:51
Essa foto por exemplo, foi feita usando um papel fotografico (para seimprimir fotos) como negativo. Ou seja, nolugar de usar pelicula na camera eu coloquei um papel fotografico.

Fiz a foto e no papel aparece aimagem negativa. E posicionando esse papel com a imagem negativa sobre outro papel, eu entao imprimi a imagem positiva no segundo papel, impresso a luz como feito tradicionalmente.



Eh o que aconteceu com o papelao no fundo da sua foto. A diferenca eh que no seu cado, da foto positiva vc obteve uma imagem negativa no papelao.

Lembrando que antes do facil acesso a luz domestica e da impressao com luz de lampada, as fotos eram impressas com a luz do sol mesmo.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2015, 19:35:54
Completando o CROIX todo papel é fotossensível,uns mais outros menos


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2015, 19:47:37
Justin Quinnell eh um fotografo famoso em usar papel para fazer fotos. E usa latas de cerveja, lata de lixo ou caixa de fostoro como cameras.

Ele ficou conhecido pelas suas fotos de longa duracao (aproximadamente 6 meses de exposicao) escondendo a camera atras de uma placa ou em cima de um poste e voltando depois de 6 meses para ver o que obteve da foto.

Ao tirar o papel da camera, pos os 6 meses de exposicao, ele scaneia o papel e obtem a imagem.

 como essas:



Esses rastros deluz eh o movimento do sol durante esse periodo de exposicao


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2015, 19:51:10
Não é meu interesse dizer que é um fenômeno, queria saber se é possível a transmissão de imagem via efeito de luz só isso.

Estou tentando achar uma explicação lógica, por que pode ter certeza que o que eu postei é a verdade, sem nenhum tipo de sensacionalismo.

Como disse, não entendo nada de fotografia, das reações químicas que são executadas no papel fotográfico, só achei muito estranho, o fato da imagem da foto aparecer atrás no papelão.

Na verdade não é bem a imagem, é mais pro negativo da imagem, já que só aparece os contornos da imagem como uma descoloração mais clara no papelão. 

Só não postei as imagens, por que estou sem scanner em casa, quando tiver um disponível vou postar.

Tira uma foto com o celular.
Quando comecei a ler, pensei que vc ia dizer que ficou "pintada" no vidro do porta retrato.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2015, 20:01:05
Pessoal, não entendo nada de fotografia, portanto peço para analisarem o caso e me responderem se isso é normal ou não.

Tinha uma foto, montada num quadro (foto revelada em fotógrafo, em preto e branco) normalmente, tinha o vidro, a foto em papel fotográfico comum, e atrás da foto um papelão normal encontrado em todos os quadros.

Ocorre que após anos precisei desmontar esse quadro para fazer uma cópia da foto, já que não possuo mais o negativo.

Assim, ao desmontar, notei que apareceu uma imagem da foto, no papelão que estava atrás dela.

Notem que a foto estava virada na direção oposta ao papelão.

Este tipo de transferência de imagem é normal?? Só através da luz que possa ter passado pelo foto a mesma foi impressa no papelão???

Desde já agradeço a quem puder me explicar como isso é possível, entenderia se a foto estivesse virada pro papelão, mas ela estava repito, virada pro vidro, e o papel fotográfico é grosso, pra permitir a passagem de luz artificial, cerca de 40 watts (potência da lâmpada da sala onde o quadro estava), já que este quadro nunca foi exposto a luz do sol.



isso é perfeitamente possível....
e poderia ser descrito como a técnica de "Antotipo"
era mais comum ser feitas com folhas de plantas.....mas tbm dá para ser fazer com papel
tudo depende do tipo de papel, um amigo fazia com aqueles papéis cor-de-rosa de mercadinho
vc coloca um negativo e deixa exposto ao sol por 30 dias....e ai vc tem uma imagem fixada no papel ou numa folha

https://atelienovo.wordpress.com/2015/01/11/oficina-de-antotipo-e-fitotipo-2/
 


Xasper

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2015, 11:59:21
Agradeço a todos que responderam e tentaram explicar como foi possível o acontecimento.

Se é possível pela simples exposição a luz artificial o caso está encerrado.

Obrigado a todos.