Autor Tópico: Minha câmera foca mas não dispara!  (Lida 16779 vezes)

Juliana Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Online: 25 de Outubro de 2015, 18:08:33
Oi gente! Procurei pelo fórum, mas não encontrei nenhum tópico com o mesmo problema que eu... Espero não estar abrindo um tópico repetido...

Tenho uma Nikon D7000. Quando eu vou fotografar, no meio do ensaio às vezes ela simplesmente não dispara... Ela foca (faz até aquele barulhinho de encontrar o foco), mas trava e não dispara... Já troquei até a lente uma vez pra ver se o problema tava na lente, mas não... Já mudei pro foco automático também e ainda assim ela simplesmente não dispara... Já testei mudar a posição, ir mais pra longe... Enfim, já testei de tudo e sempre acontece isso! Ai depois volta ao normal... Alguém já teve algum problema assim e sabe como resolver?

Obrigada!  :ok: :ok: :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2015, 20:41:32
Experimente trocar o cartão.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2015, 00:55:25
Felizmente nunca tive problema assim. Tente restaurar às configurações e fábrica para ver.

Fora isso, não faço ideia do que pode ser.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2015, 08:45:28
Qual configuração está usando?

AF-S, AF-C, AF-A?

Prioridade de disparo ou de focagem?

Foco e disparo no botão do obturador?

Além do bip de focagem, atente para o indicador de foco (bolinha verde) no canto esquerdo do visor, pode ocorrer de após o foco você se mover e o foco se perder (vai aparecer uma seta no lugar da bolinha) ai dependendo do modo de focagem ela não vai disparar.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2015, 15:35:20
Vc esta usando o flash da camera?



Alphanarf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2017, 19:19:37
Enfrento o mesmo problema, já troquei o cartão  a lente e o problema continua alguém tem alguma solução?


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2017, 20:26:43
Já que o tópico foi desenterrado vou dar meu 2 cents.

A poucos dias percebi que minha D7200 estava se comportando desta maneira. Fiquei bem preocupado até me dar conta que só ocorria quando usava o flash da própria máquina, ou seja, o que impede a máquina de efetivamente concluir o disparo após o sinal de foco é o tempo de reciclagem do flash.

Observe se este não é teu caso @Alphanarf


« Última modificação: 11 de Março de 2017, 20:30:04 por MoisesFontana »
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Alphanarf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2017, 23:24:04
Uso um flash externo, a maquina fica toda funcional quando o foco está no manual só que fotografar festa infantil é difícil,crianva corre para todos os lados rs

Já coloquei em todos os modos Af-a-c-s, todos funciona um pouco e depois param 😭😭😭


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2017, 10:08:34
Uso um flash externo, a maquina fica toda funcional quando o foco está no manual só que fotografar festa infantil é difícil,crianva corre para todos os lados rs

Já coloquei em todos os modos Af-a-c-s, todos funciona um pouco e depois param 😭😭😭

Acho que você está enfrentando o clássico problema das Nikon's, Buffer cheio. O problema ocorre em uma sequencia de disparos não É? Depois de alguns segundos ela volta?

Se for isso. Use bons cartões, originais e rápidos, e se conforme, vai melhorar, mas não resolver, isso é crônico da Nikon (Salvo as concebidas para esporte tipo a D4 e D500)


Alphanarf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2017, 00:00:14
Então a solução é trocar a câmera?

(Uso cartões novos e originais 32gb classe 10 90mb)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2017, 08:53:59
Então a solução é trocar a câmera?

(Uso cartões novos e originais 32gb classe 10 90mb)

Verifique se 90Mb são de escrita ou de leitura. Confirme que a velocidade de escrita (que é o que realmente importa) é alta também.

Explique melhor em que condição isto acontece. É depois de muitas fotos tiradas em sequência rápida? Seus cartões são SD nativos ou MicroSD com adaptador?


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2017, 09:17:35
Acontece com determinada cor?
Por exemplo cinza com fundo azul e bege, ao amanhecer.
No modo manual, fotômetro zerado, a foto está normal?
Se a resposta for sim no primeiro caso e não no segundo, aconselho a levar na assistência técnica autorizada.
« Última modificação: 13 de Março de 2017, 09:18:16 por Marcio WH »


Alphanarf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #12 Online: 14 de Março de 2017, 06:00:12
Verifique se 90Mb são de escrita ou de leitura. Confirme que a velocidade de escrita (que é o que realmente importa) é alta também.

Explique melhor em que condição isto acontece. É depois de muitas fotos tiradas em sequência rápida? Seus cartões são SD nativos ou MicroSD com adaptador?
Então não sei ver a velocidade de escrita no cartão, comprei um da Lexar que está escrito 600x speed se for esse o problema espero que isso resolva.

O problema acontece do nada, até mesmo quando estou fazendo a decoração, não tenho o costume de fazer foto sequencia as fotos tem uma pausa até achar um assunto a ser fotografado.

Nenhum amigo meu fotógrafo já viu isso acontecer

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk



Alphanarf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #13 Online: 14 de Março de 2017, 06:01:21
Acontece com determinada cor?
Por exemplo cinza com fundo azul e bege, ao amanhecer.
No modo manual, fotômetro zerado, a foto está normal?
Se a resposta for sim no primeiro caso e não no segundo, aconselho a levar na assistência técnica autorizada.
A imagem sai normal sem alteração de cor se foi isso a pergunta

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2017, 15:50:59

Eu particularmente  não gosto de excessos de automatismo , tenho uma Df e uma D7000 ... Na 7000 as vezes isso acontece . NÃO ME LEMBRO aonde se configura mas há uma VELOCIDADE MÍNIMA DE DISPARO e essa velocidade que está impedindo seu obturador de disparar . Conjugado à  ela ela existe o range máximo de AUTO ISO que por sua vez também irá segurar o obturador . Diminuindo a velocidade mínima e aumentando o ISO máximo esse problema deixará de existir , agora tem de procurar em configurações pois como eu disse não lembro mais .... estou velho e ficando esquecido . :hysterical: ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !