Autor Tópico: Cores escuras nos meus fotolivros da Dreambooks  (Lida 3786 vezes)

wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Online: 26 de Outubro de 2015, 14:23:40
Olá,
Tem acontecido algo que realmente não consigo achar uma solução, Fotografo em Raw, edito minhas fotos e monto as lâminas no Indesign, até ai tudo bem, as fotos no monitor saem bacanas, mas na hora que eu recebo o fotolivro começa a minha frustração.
Calibro meu Monitor com um cololímetro bem simples(Colormunki Smile), e uso um perfil icc para colocar as cores dentro da gamma da impressora para não ter surpresa nas cores, o grande problema seria ainda assim as laminas saírem escuras, já não sei oque fazer, onde que eu estou errando, se é problema com meu hardware ou workflow.

Qualquer ajuda, dica será bem vinda, alguém passou ou passa por isso, será que tem solução, ou devo desistir dos fotolivros?

Desde já agradeço a atenção de todos.
Wellington.
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2015, 14:42:31
Posta as fotos e o histograma delas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2015, 14:52:57
Todas Minhas Imagens seguem essa padrão.





Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2015, 15:09:19
Não parecem escuras mesmo.
Está mandando em sRGB para eles?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2015, 15:20:31
Sim em SRGB, as primeiras eu mandei em Adobe mas teve diferença de cor e a partir disso só mando em SRGB.
Na minha calibração uso D65 e Gamma 2.2, será que isso ou não tem nada a ver? as cores não saem off, mas saem escuras, já mandei email pra eles, mas responderam com e-mails padrão que não resolveu nada.
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2015, 16:18:56
Poste a mesma foto no album e digital aqui pra gente dar uma olhada, assim fica difícil de dizer alguma coisa


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2015, 16:38:25
Infelizmente já esta na mão do cliente, vou tentar ver oque consigo, mas tenho outros pra chegar e posto a lâmina a foto no digital e a foto do álbum, mas resumidamente se vierem escuras o problema não esta na edição, talvez na gamma do meu monitor ou eu posso pedir suporte novamente pra eles?
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2015, 16:41:05
O Uso de Colorchecker ajudaria  somente nas cores ou no ponto de preto e branco da foto?
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2015, 16:48:25
uso um perfil icc para colocar as cores dentro da gamma da impressora para não ter surpresa nas cores,

Colega, o padrão icc que usa é o fornecido para Dreambooks, certo?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2015, 16:56:16
Colega, o padrão icc que usa é o fornecido para Dreambooks, certo?

Eu nunca achei no site deles.
O que tenho é uma mira de cor que baixei e eles enviaram a mesma impressa em 3 tipos de papel.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2015, 17:31:09
O perfil icc uso um genérico da própria impressora, Theta76(informação da própria pagina deles) por causa da calibração por hardware, as cores batem...Tentei pelo método da mira de cor mas não deu muito certo, ainda mais que mando muitas fotos pra lab químico e pra não ficar mudando nada no olho preferi ter um calibrador e trabalhar com perfis de cada lab.
Já mandei e-mail pedindo confirmação sobre o icc, mas não fui respondido, por isso deixei pra lá, mas é um pouco ruim trabalhar na incerteza de como vai vir o fotolivro, sei q o erro está sendo meu, por que  vejo muito trabalho bom deles por ai.
Talvez seja chatice mesmo minha, mas pros químicos batem 99%
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2015, 17:54:05
A grosso modo, o perfil é maquina x papel, por isso falta algum dado que vc não passou

Não sei como funciona a forma de impressão de um equipamento deste porte, os que conheço existem basicamente duas formas, ou vc manda num perfil geral, sRGB por exemplo e o equipamento ajusta para o  sRGB tendo como base o substrato ou manda já no perfil ICC e a maquina não altera em nada e claro tem que estar com o mesmo papel do perfil enviado.

Quando ocorre a cag.. quer dizer, DESVIO é o operador alimentando com papel A fisicamente e informando B ao sistema

Acredito ter alguma ponta solta no processo, não faz sentido só os seus álbuns estarem apresentando problema (pelos relatos de outros clientes deles)

Já tive consulta de gente reclamando da Digipix devido a cor, por isso iria mudar de fornecedor... acabei dando pós venda pra Digipix na faixa  :doh:, o perfil enviado pela fotógrafa estava errado



wegfox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2015, 18:49:16
Já cometi o erro de enviar no perfil errado  :doh: , mas eu uso o perfil somente dentro do ligtroom para uma prova de cor e fecho o arquivo em srgb(pelo função softproof do software), oque não bate seria o "ponto de preto" que no caso dessa imagem o terno do noivo sai quase que preto absoluto, mas estou desconfiado mesmo que seja meu monitor com no mínimo gamma errado, e que para esse tipo de revelação um gamma de 2.2 não seja o ideal, assim que chegar um outro fotolivro, onde todas as fotos foram tiradas em um sitio a céu aberto por volta das 20:00 vou ter uma noção mais apurada...Esse ano já mandei uns 30 fotolivro pra lá, não tenho o que reclamar da qualidade, mas me parece que depois que eu mudei meu workflow de mandar as fotos pro programa web deles e diagramar lá por diagramar e mandar as laminas prontas minhas fotos saem diferentes.
Talvez seja ou neurose minha ou esteja realmente deixando pontas soltas.
Um Colorchecker valeria a pena pra esse ajuste? Trabalhamos com nikon e canon no mesmo evento. 
Canon T4i - Sigma 17-50 2.8
Speedlite 430EX II - YongNuo YN622C


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2015, 21:28:28
Mas a calibração 2.2 é padrão até nos MAC´s hoje em dia, certo?

Olhando assim parece lambança de perfil ICC e pelos cuidados que está tomando, acho que é do lado deles ou vc teve alguma instrução equivocada

Tem que insistir na solução junto a encardenadora, eles tem que passar no minimo a forma correta de envio, de preferência documentado





GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2015, 22:15:25
Mas a calibração 2.2 é padrão até nos MAC´s hoje em dia, certo?

Olhando assim parece lambança de perfil ICC e pelos cuidados que está tomando, acho que é do lado deles ou vc teve alguma instrução equivocada

Tem que insistir na solução junto a encardenadora, eles tem que passar no minimo a forma correta de envio, de preferência documentado

O 2.2 é padrão pra usuário não profissional para profissionais o indicado é o 1.8